monetizar Instagram
monetizar Instagram

Monetizando Instagram: 7 formas de ganhar com seu conteúdo

Talvez você não saiba, mas existem muitas formas de você monetizar sua conta do Instagram. Ainda que você não seja uma celebridade, é possível ganhar uma boa renda como influenciador ou criador.

Até o final de 2022, o Instagram projeta investir algo em torno de US$ 1 bilhão de dólares para recompensar e incentivar criadores de conteúdo a continuarem trabalhando.

Conhecer as principais formas de monetizar o seu Instagram permite que você esteja entre os pioneiros e, consequentemente, obtenha mais ganhos.

Então, se você atua como influenciador ou criador de conteúdo digital no Instagram, a seguir, você encontrará as principais formas de monetizar sua conta do Instagram.

7 maneiras de monetizar sua conta do Instagram.

  1. Trabalhe com marcas.
  2. Junte-se a um programa de marketing de afiliados.
  3. Use selos em transmissões ao vivo.
  4. Ative anúncios em seus Reels do Instagram.
  5. Participe de Programas de Bônus.
  6. Ativar assinaturas do Instagram.
  7. Futuras possibilidades de monetização do Instagram.

O que é a monetização do Instagram?

Existem várias formas de você monetizar seu Instagram, desde parcerias com marcas, ganhos com anúncios em vídeos, ou experimentar o novo recurso Assinaturas do Instagram.

Mas, antes, é importante você entender que existe uma diferença entre monetização e venda. Monetizar uma conta do Instagram não quer dizer que você venderá produtos para sua audiência. Significa gerar receita por meio do conteúdo que você já trabalha em seu perfil.

A venda de produtos e serviços diretamente nas mídias sociais caracteriza-se como comércio social. Você até pode fazer isso, mas compreenda que, neste caso, não será monetização.

O Instagram é uma das principais plataformas para monetizar conteúdo. Só em 2021, o mercado global de influenciadores bateu o recorde de US$ 13,8 bilhões, isto é o dobro do registrado em 2019.

Engana-se ao pensar que todo esse dinheiro está concentrado em famosos super ricos. Cerca de 47% dos influenciadores do Instagram têm entre 5 mil a 20 mil seguidores, 26,8% possuem entre 20 mil e 100 mil, e apenas 6,5% têm mais de 100 mil seguidores.

A Meta, holding controladora do Facebook, está trabalhando muito para atrair e incentivar os criadores de conteúdo das suas plataformas de mídias sociais.

Não é difícil encontrar pessoas que obtêm renda do Instagram e outros aplicativos. Saiba que ainda é possível entrar nesse mercado e ganhar dinheiro também.

7 maneiras de monetizar sua conta do Instagram

No momento, há duas opções de monetizar sua conta do Instagram: a primeira é por meio de fontes patrocinadoras que estão fora do Facebook, a segunda é por meio dos próprios recursos do Facebook.

Veja a seguir sete maneiras de você monetizar seu conteúdo do Instagram e ganhar dinheiro como influenciador ou criador de conteúdo.

1 – Parcerias com marcas.

Trabalhar com marcas é geralmente a primeira ideia de como monetizar uma conta do Instagram. A forma é simples, uma marca patrocina suas divulgações.

Provavelmente você já se deparou com uma postagem patrocinada no Instagram, onde um influenciador posta uma foto fazendo publicidade de um produto.

Com o recurso conteúdo de marca, os anúncios em vários formatos de postagens do Instagram tornam-se mais criativos e interessantes para os usuários.

Como o conteúdo do seu Instagram é você quem controla, monetizar seu Instagram recebendo patrocínio de marcas é uma das maneiras mais fáceis de você obter ganhos.

Você pode negociar com marcas e fazer propostas de trabalhos estabelecendo seus critérios e os convencendo com informações relevantes do seu público e conteúdo.

Requisitos de elegibilidade:

  • O conteúdo do feed ou Story patrocinado por meio de pagamento ou produto gratuito deve usar o rótulo ” Parceria paga com”.
  • É recomendável que conteúdo patrocinado tenha uma tag #ad #publi ou #patrocinada .
  • Oficialmente não existe um limite mínimo de seguidores estabelecido, embora você provavelmente deverá possuir no mínimo 10 mil para começar. Muitos estão conseguindo fechar parcerias com marcas com menos, no entanto, esteja preparado para apresentar às marcas por que elas devem anunciar com você e o que você pode oferecer a elas.

2 – Programa de marketing de afiliados.

Com a disponibilização do recurso de links nos Stories e o lançamento do programa de afiliados do Instagram, as oportunidades de monetização de conteúdo cresceram consideravelmente.

O marketing de afiliados é tão antigo quanto a internet. Você compartilha um link rastreável para um produto, o cliente compra com seu link e você recebe uma comissão por indicar a venda. Simples.

O Stories do Instagram é perfeito para adicionar links de afiliados. O Instagram permite isso desde que você divulgue ao seu público que é um link de afiliado. Você também pode incluir links em suas legendas.

O recurso de afiliados do Instagram ainda encontra-se em fase de testes desde o início de 2022, porém a empresa já anunciou que em breve estará disponível para todos os criadores.

Aparentemente, o Instagram está desenvolvendo sua rede particular de afiliados onde você pode descobrir produtos dentro do aplicativo e então compartilhar seus links para receber comissões das vendas indicadas.

Requisitos de elegibilidade

  • Cumpra as diretrizes de conteúdo e as políticas de monetização do Instagram .
  • Seja honesto com seu público quando estiver compartilhando um link de afiliado. Recomenda-se usar uma hashtag simples como #ad , ou dizer: “Eu ganho uma comissão pelas vendas feitas com este link”. (Quando lançado, o Instagram Affiliate incluirá automaticamente um rótulo “Elegível para comissão”.)

Trabalhar com marcas e marketing de afiliados são duas maneiras de ganhar dinheiro usando sua conta do Instagram. Agora, veja como você pode ganhar dinheiro diretamente com os recursos integrados do Instagram.

3 – Use selos em suas lives do Instagram.

Você pode monetizar seu Instagram com o recurso selos. Funciona da seguinte forma: durante a transmissão da sua live, os espectadores podem comprar selos de você como uma forma de demonstração de apoio ou obter destaque durante a transmissão, dessa maneira você ganha dinheiro por cada selo adquirido.

Durante suas lives, você pode ativar o recurso e anunciar aos seus espectadores que é possível apoiá-lo por meio da compra desses selos.

Os visualizadores podem comprar vários selos durante a transmissão em valores de US$ 0,99, US$ 1,99 e US$ 4,99.

Para usar selos, clique no seu perfil e vá para o Painel Profissional. Clique na guia Badges e ative o recurso. Em seguida, você precisará configurar uma conta de pagamento por depósito direto via seu banco ou PayPal.

Requisitos de elegibilidade:

  • Os selos ao vivo estão disponíveis para todos os criadores de conteúdo qualificados nos EUA.
  • Para se qualificar, você precisa seguir as Políticas de Monetização para Parceiros e as Diretrizes da Comunidade do Instagram, ter mais de 18 anos e contar com mais de 10 mil seguidores. Acesse o Painel profissional para verificar a sua qualificação.
  • No momento, o acesso aos selos só está disponível para os criadores de conteúdo que receberam um convite e moram nos seguintes países: Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, Japão, Austrália, Turquia, Brasil e México. Acesse Configurações > Criador de conteúdo > Selos para verificar o status do seu convite.

4 – Ative anúncios em seus Reels do Instagram.

Até fevereiro de 2022, o Instagram oferecia anúncios em vídeo in-stream como método de monetização.

Agora, o Reels tornou-se o principal formato de vídeo no Instagram, por isso a plataforma anunciou a descontinuação da monetização de anúncios de postagem em outros formatos de vídeo. Ele está sendo substituído por um novo programa de compartilhamento de receita de anúncios para Reels em 2022.

Os Reels do Instagram são a principal forma de ganhar mais seguidores, por isso, você deve se concentrar neles agora, mesmo antes do lançamento dessa nova opção de monetização.

Requisitos de elegibilidade:

  • Atualmente em desenvolvimento pelo Instagram. Continue verificando os anúncios do Instagram ou siga a conta @creators.
  • O mesmo que todas as postagens de vídeo do Instagram: use uma proporção de 9:16 e certifique-se de que nenhum texto importante seja oculto pelas sobreposições do aplicativo.
  • Também é uma boa ideia verificar o guia de recomendações de conteúdo do Instagram para encontrar as melhores práticas. Um diferencial importante é criar conteúdo original para Reels ou, no mínimo, remover marcas d’água de outras plataformas se republicar.

5 – Programas de bônus.

Como uma das medidas adotadas pela Meta para atrair e incentivar os criadores das suas plataformas, a empresa anunciou programas de bônus de conteúdo do Instagram e Facebook. Por enquanto só é possível participar por meio de convite.

São três programas de bônus, sendo eles:

  1. Bônus de anúncios IGTV: disponível para criadores de conteúdo dos EUA e oferece um bônus único para criadores de conteúdo que assinam anúncios IGTV. Esse programa permitirá que criadores ganhem uma participação nos lucros quando a publicidade for veiculada durante o vídeo.
  2. Bônus de emblemas ao vivo: agora está disponível para criadores em 11 países, recompensando os criadores que atingem marcos de emblemas.
  3. Bônus de verão com Reels: está sendo lançado para criadores de conteúdo nos EUA nas próximas semanas e os pagará para apresentar ótimo conteúdo no Instagram Reels. As recompensas de verão com Reels podem ser encontradas na nova seção de recompensas do aplicativo Instagram. Os pagamentos serão feitos com base no desempenho dos Reels.

Infelizmente, esses programas de bônus não estão disponíveis a todos. Então como você pode ser convidado a participar? Postando regularmente conteúdo relevante e de alta qualidade.

6 – Ativar assinaturas do Instagram.

Outra novidade foi que em 2022, o Instagram anunciou o lançamento de assinaturas.

Com as assinaturas do Instagram, os criadores de conteúdo podem estreitar sua relação com seus seguidores mais engajados e aumentar sua receita mensal recorrente, dando aos assinantes acesso a conteúdo exclusivo e vantagens.

monetização Instagram
Fonte: Instagram.

Disponível no Facebook desde 2020, as assinaturas do Instagram permitem que seus seguidores paguem uma mensalidade para incentivar seu trabalho e acessar conteúdos exclusivos diretamente no Instagram.

Atualmente em beta, não são todos que podem obter acesso a este recurso, mas espera-se que isso ocorra em breve. Essa seria uma oportunidade de monetização muito valiosa por vários motivos óbvios:

  • Renda mensal estável e previsível.
  • A capacidade de comercializá-lo para seu público existente, com maior probabilidade de se transformar em assinantes pagantes.
  • Expanda seus negócios com novas ferramentas e produtos para essa base principal de assinantes.

Requisitos de elegibilidade.

  • Como outros recursos de monetização do Instagram, espera-se que seja lançado primeiro para criadores dos EUA, antes de expandir para outros países.

7 – Futuras possibilidades de monetização do Instagram.

Há uma expectativa de que mais recursos de monetização do Instagram sejam disponibilizados futuramente, como mencionado pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri.

Também existem fortes rumores que o Instagram está explorando a criação de um mercado NFT no aplicativo, porém ainda não há indicações claras de que isso vá acontecer.

Conclusão

Como visto, existem várias formas de monetizar seu Instagram. Embora boa parte dos recursos lançados estejam em fase de testes nos EUA, ou são obtidos por meio de convites, ou possuem requisitos restritos a poucos criadores, o caminho está em aberto.

É fato que o Instagram está desenvolvendo formas de incentivar criadores de conteúdo e influenciadores a continuarem atuando ativamente. Sendo assim, mantenha-se ativo e aguarde, pois futuramente você poderá estar entre os primeiros a acessar os recursos de monetização.

Você curtiu?