O que é e como fazer Publicação Cruzada em suas redes sociais (descubra os benefícios dessa estratégia)

publicação cruzada o que é
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Podemos apostar que, no momento em que ouviu ou leu algo que mencionasse o que é publicação cruzada, você foi correndo atrás de algum conteúdo que mostrasse todos os pontos positivos que essa estratégia é capaz de proporcionar.

Saiba que ela se trata de um meio mais do que capaz para aumentar o seu engajamento, alcance e destaque na plataforma.

É o que deseja, certo?

Vamos lá entender a sua definição, vantagens e, é claro, como fazer de forma prática.

O que é publicação cruzada?

A publicação cruzada diz respeito a uma estratégia por meio da qual você compartilha o mesmo conteúdo em plataformas diferentes.

Ainda que isso possa ser feito em contextos variados, abordaremos neste conteúdo a aplicação da publicação cruzada em redes sociais.

De forma resumida, funciona da seguinte maneira: você, que tem um perfil no Instagram, por exemplo, posta um conteúdo nesta rede social e, também, no perfil que tem em outras mídias sociais, como Twitter e Facebook.

Em outras palavras, você cria um post cruzado: uma postagem idêntica para gerar interações em plataformas diferentes.

Em termos gerais, as pessoas adotam essa estratégia para que consigam disseminar uma informação ou conteúdo em mais de um lugar sem ter o trabalho de sempre criar algo novo.

Para o caso de uma pessoa comum, essa publicação cruzada pode ser simplesmente o post de uma mesma foto em redes sociais diferentes.

Para uma empresa, porém, pode ser uma postagem referente a uma promoção em determinada época do ano, como o Natal.

3 benefícios de fazer publicação cruzada nas redes sociais

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Agora que você entende o que é publicação cruzada, é importante saber que essa ferramenta traz uma diversidade de pontos positivos. Entenda a seguir:

1 – Alcance

O primeiro ponto alto de se fazer publicação cruzada envolve o aumento do alcance do perfil na rede social. Ou seja, você consegue atingir um público mais amplo, afinal, em cada plataforma, terá seguidores novos, pois cada uma delas tem a própria base de seguidores.

Em uma linguagem mais objetiva, entender o que é publicação cruzada é saber que, por meio dela, você torna-se capaz de alcançar diferentes grupos demográficos: usuários com características diferentes, como idade, interesses e comportamentos.

Se você tem um perfil empresarial, por exemplo, esse tipo de abordagem é crucial para conquistar novos clientes.

Um cenário prático que exemplifica isso envolve o Instagram e o LinkedIn.

No Instagram, por exemplo, as marcas geralmente conseguem encontrar público mais jovem, no LinkedIn, por outro lado, conseguem alcançar público mais adulto e profissional, focado em negócios.

2 – Engajamento

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Outro ponto de peso ao se implementar a publicação cruzada diz respeito ao aumento do engajamento.

Só para deixar este conceito claro: engajamento nada mais é do que o nível de interação dos usuários com determinado perfil em uma rede social.

Entender o que é publicação cruzada e como fazê-la de forma prática favorece justamente esse aspecto, uma vez que você, ao postar o mesmo conteúdo em várias mídias sociais distintas, é capaz de aumentar as chances de as pessoas interagirem com você.

Esse aumento do engajamento se dá por pontos mencionados anteriormente, como o próprio crescimento de alcance do perfil.

Além do mais, a postagem cruzada faz com que mais pessoas a vejam, o que, matematicamente falando, aumenta a probabilidade de elas interagirem com o post, seja curtindo, comentando, salvando, enviando para um amigo etc.

Outros elementos que contribuem para isso são:

  • Facilidade de participação, pois as pessoas, ainda que tenham perfis em várias redes sociais, têm preferências na hora de comentar ou curtir posts em uma delas;
  • Reforço da mensagem: uma pessoa pode até não curtir um post quando olhá-lo pela primeira vez, isso, no entanto, pode mudar se ela der de cara com o mesmo conteúdo em outra rede social, especialmente se for uma em que ela é mais ativa.

3 – Economia de tempo

E aqui está um dos grandes pontos altos que todos aqueles que entendem a fundo o que é publicação cruzada se beneficiam: a economia de tempo.

Nesse sentido, é importante falar de três aspectos relacionados ao tempo: ele é vital, limitado e, eventualmente, nós acabamos batendo contra a parede porque estamos lidando com a falta dele no nosso dia a dia.

É por isso que a publicação cruzada não é só uma forma de conquistar mais usuários, engajamento e se destacar na plataforma. Essas são apenas algumas das boas novas que essa estratégia traz.

Isso porque a economia de tempo também é uma das suas vantagens, pois você não terá que criar conteúdo novo para cada rede social se adotar o post cruzado.

Em outras palavras, você não precisa criar um conteúdo exclusivo para cada plataforma (falaremos de uma exceção posteriormente).

Portanto, quando se faz uma publicação cruzada, você acaba ganhando tempo no processo de produção de conteúdo, por exemplo, o que é essencial para quem tem de investir tempo em outras áreas de um negócio.

Como fazer publicação cruzada em suas redes sociais?

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Ao entender o que é publicação cruzada, o primeiro aspecto que fica claro em nossas mentes é o fato de o quão benéfica essa estratégia é.

No entanto, para que você consiga aproveitar todos esses pontos positivos dela, precisa seguir determinados passos.

Abordamos isso em detalhes adiante. Confira.

Personalize o conteúdo

Como você sabe, cada uma das redes sociais possui as suas próprias particularidades, como o formato do conteúdo adotado nelas.

Por esse motivo, é indispensável que você personalize o conteúdo quando fizer publicações cruzadas.

Vamos a um exemplo para descomplicar isso?

Se você postar um conteúdo no Instagram, precisa adotar um post mais visual, como vídeos e imagens, já que se trata de uma mídia mais visual.

Já no LinkedIn, que se trata de uma mídia mais profissional, você tem de adotar uma abordagem com um tom mais profissional.

Digamos que você vai publicar o mesmo conteúdo em ambas as plataformas.

Enquanto que no Instagram você cria um carrossel com o conteúdo, adicionando imagens e escrevendo só uma breve legenda, no LinkedIn, além de personalizar o tom do post para um tom mais profissional, você publica o conteúdo em texto, quase ou nem sequer utilizando imagens.

Atenção ao horário de postagem

Por mais que o conceito de o que é publicação cruzada seja postar o mesmo conteúdo em plataformas diferentes, não quer dizer que você terá de fazer isso exatamente no mesmo horário.

Na verdade, as mídias sociais possuem várias diferenças, e uma delas envolve o melhor horário para postar em cada uma.

Portanto, para alcançar diferentes públicos e aumentar as chances de maior engajamento, é essencial fazer postagens em horários estratégicos.

Só para você ter uma noção, existe um melhor horário para postar no TikTok, no Instagram, no Twitter e em cada mídia social.

Quando não fazer publicação cruzada?

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Existem alguns cenários em que fazer uma publicação cruzada não é a decisão mais adequada.

Vamos listar alguns deles para que você esteja a par de quando implementar ou não essa estratégia.

Confira a seguir:

  • Relevância do conteúdo: nem sempre um conteúdo será relevante em todas as redes sociais, portanto, um mesmo post nem sempre deve ser publicado em todas elas. Se fizer isso por erro ou insistência, pode acabar irritando os seguidores;
  • Conteúdo repetitivo: lembra do que falamos sobre o benefício de economizar tempo ao não precisar criar conteúdo exclusivo? Eis a exceção: eventualmente, você precisará criar conteúdos inovadores para cada plataforma, evitando que os seguidores se entediem com o conteúdo. Se não fizer isso, com o tempo, por conta da falta de novidade e sensação de mesmice, eles podem deixar de seguir você.

Agora que sabe o que é publicação cruzada…

Hora de colocar essa estratégia em prática. Lembre-se de que ela traz vários benefícios, no entanto, você precisa implementá-la da forma certa.

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Personalize-se os conteúdos, publique-os em horários assertivos e, eventualmente, quando necessário, dê chance para as postagens exclusivas em cada mídia social.

Basta se guiar pelo seguinte pensamento: se os seguidores recebem sempre o mesmo conteúdo em todas as mídias sociais de uma pessoa/empresa, porque continuar seguindo esse perfil em todas as plataformas?

De qualquer maneira, entendendo o que é publicação cruzada e como fazê-la, agora você sabe como ter sucesso de engajamento e alcance. Em frente!

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