Grandes marcas têm usado anúncios do TikTok Ads para promoverem produtos em campanhas publicitárias.
Contando com uma segmentação avançada e recursos exclusivos para fazer anúncios, o TikTok Ads é diferente de muitas das plataformas digitais concorrentes.
E, quando usado de forma correta, pode trazer excelentes resultados.
Neste guia, você aprenderá passo a passo como criar anúncios no TikTok ads e veicular seu vídeo patrocinado no aplicativo.
Como criar anúncio no TikTok ads
A primeira etapa para fazer anúncio no TikTok Ads é criar uma conta por meio de um cadastro no TikTok Ads.
A página inicial do TikTok ads pode aparecer no idioma inglês para você.
Se isso acontecer, altere as configurações de idioma para Português do Brasil clicando em English no canto superior à sua direita da tela.
Após isso, role a página até o fim. Você encontrará um formulário, lá, efetue seu cadastro para começar a anunciar no TikTok com o TikTok ads.
Preencha a ficha com seus dados pessoais e responda algumas perguntas sobre o seu negócio, como área de atuação e o que deseja promover.
Após aprovado, você deverá efetuar login na conta e então poderá criar os anúncios no TikTok Ads.
O processo de criação de anúncio no TikTok é parecido com os de outras mídias sociais. Ao fazer seu login, você já estará na tela de criação de anúncios.
Passo 1 – Configurando a campanha.
A primeira etapa é selecionar o objetivo da sua campanha. Cada um dos objetivos publicitários possuem uma breve descrição do que é.
Neste guia, vamos configurar uma campanha de Tráfego no TikTok ads.
Na tela seguinte, você configurará o nome da sua campanha e o seu orçamento para veicular o anúncio.
Por padrão, o TikTok ads preenche um nome de campanha. Exclua o texto e preencha o campo com o nome personalizado da sua campanha.
Em seguida, você deve configurar o seu orçamento para o anúncio.
Na seção Configurações, ative o botão Definir orçamento da campanha. Em seguida, selecione o método de gasto do seu orçamento.
Há duas opções: diário e vitalício. No orçamento diário, você define o valor máximo de orçamento que o TikTok poderá gastar por dia com a sua campanha.
Já na opção vitalício, você define o valor total que deseja gastar com sua campanha e o TikTok distribui seu orçamento de forma automática durante o período em que a campanha estiver ativa.
Neste exemplo, selecionamos a opção vitalício e definimos um orçamento total de R$ 500. Em seguida, clique em Continuar.
Passo 2 – Configurando o grupo de anúncios.
Assim como no nome da campanha, o TikTok adiciona automaticamente um nome para o seu grupo de anúncios. Se desejar personalizar, basta apagar o nome e preencher o campo.
Nesta fase, você configurará para onde quer direcionar o usuário que tocar no link do seu anúncio. Você verá duas opções: Website ou App.
Na próxima seção, Posicionamentos, você pode selecionar onde os seu anúncios podem ser exibidos. Isso significa que você pode definir onde o seu anúncio pode ser veiculado no TikTok.
Neste exemplo, escolhemos a opção Posicionamento automático. Esta opção dá ao TikTok autonomia para posicionar seu anúncio onde houver oportunidade para veicular.
Dica: o posicionamento automático permitirá o TikTok veicular o anúncio nas oportunidades de posicionamentos de melhor custo/benefício.
Observe que há uma coluna à sua direita. Ela exibe o tamanho do público potencial do seu anúncio.
Essas informações mudam conforme as suas configurações de segmentação de público e posicionamento do anúncio.
Em seguida, role a página.
Passo 3 – Segmentando o seu público.
Está talvez seja a etapa mais importante no momento de configurar sua campanha de anúncio no TikTok Ads.
Uma segmentação correta pode resultar em mais conversões para o seu anúncio. Neste exemplo, vamos configurar usando a Segmentação personalizada.
A primeira configuração de segmentação envolve definir os parâmetros relacionados aos dados demográficos do seu público, tais como local, idioma, gênero, idade e até poder de compra.
Essas informações podem ser encontradas no painel de análise das plataformas onde você costuma se conectar com o seu público.
A maioria das plataformas oferecem um painel de análises onde você pode descobrir dados demográficos do seu público, com o próprio TikTok com TikTok Análytics, ou Instagram Insights, ou no Google Analytics.
Se você pretende prospectar clientes, é importante avaliar em qual fase do funil de vendas o anúncio deve atuar.
Por padrão, a base do funil costuma ter uma segmentação mais genérica. De toda forma, crie uma persona do seu público-alvo e defina os parâmetros que correspondem ao seu público.
Na seção Audiência, você pode incluir ou excluir públicos de anúncios para sua campanha.
Esses públicos só serão exibidos se antes houver criado públicos customizados a partir do seu Pixel do TikTok.
Além da audiência, é também possível segmentar por Interesse e Comportamentos.
De posse das informações da persona do seu público, inclua categorias relacionadas aos interesses e comportamentos dos seus prospects.
Ainda na fase de segmentação, na seção Dispositivo, você pode refinar seu público ao escolher o tipo de sistema operacional do dispositivo, a versão, o modelo e outros.
Quanto mais você adicionar segmentações, proporcionalmente menor será o público.
Passo 4 – Orçamento, programação do grupo de anúncio, lances e otimização.
Em Orçamento e programação, novamente, selecione o seu modelo de orçamento e valor financeiro.
Antes, você havia definido o orçamento a nível de campanha, aqui, você define o orçamento a nível de grupo de anúncios.
Isso significa que você pode criar mais de um grupo de anúncios dentro de uma campanha, cada um com segmentações e orçamentos diferentes.
Defina o período de veiculação do anúncio em Programação e, em Divisão do dia, selecione se o seu anúncio deve veicular o dia todo ou em hora específica.
Em Lances e otimização, você pode definir sua meta de otimização e estratégia de lance.
Quando você define uma meta de otimização, você diz qual é a principal métrica que deseja acompanhar em sua campanha.
Para campanha de tráfego, como é o caso deste exemplo, a meta otimização adequada é a opção Visualização da página de destino.
Em Estratégia de lance, você tem duas opções: limite de custo e lowest cost.
Se você optar por definir um limite de custo, o TikTok buscará por oportunidades de atingir sua meta de otimização com um custo próximo ao valor de referência que você definiu.
Esta é uma opção adequada se você quer controlar o ROI, pois assim definirá um limite de custo por conversão que permita ter lucro sobre o investimento.
Já na opção lowest cost, seu anúncio buscará por oportunidades sem um limite de custo, o que significa que as conversões (meta de otimização selecionada) aparecerão mais rápidas, porém, seu preço pode ser elevado.
Ao concluir, clique em Avançar.
Em configurações avançadas, você pode definir como o TikTok deve gastar seu orçamento: modo padrão ou acelerado.
- Modo padrão: seu orçamento é distribuído de forma equilibrada durante o período de veiculação definido. Essa opção é útil para dar ao TikTok ads melhores condições de encontrar oportunidades mais adequadas para os seu limite de lances.
- Modo acelerado: o TikTok gastará seu orçamento imediatamente ao encontrar uma oportunidade. Essa opção não pode ser habilitada se a opção Lowest cost estiver ativa.
Passo 5 – Configurando seu anúncio.
Agora você pode configurar um nome personalizado para seu grupo de anúncios, ou deixe o nome gerado aleatoriamente pelo TikTok.
Vincule sua conta do TikTok ao TikTok ads. Para isso, em Identidade, ative a opção Usar a conta do TikTok para veicular Spark Ads e vincule seu perfil do TikTok.
Em Detalhes do anúncio, deixaremos padrão. Agora, role a página.
Você pode importar seu vídeo ou utilizar uma publicação da sua conta. Neste exemplo, utilizamos uma postagem feita na conta. Em Texto, você pode alterar o texto do anúncio que será exibido.
Depois role a página novamente.
Aqui, defina a URL de destino do clique no anúncio. Depois, você pode definir o botão para a chamada de ação (Call to action) do usuário.
Deixe dinâmico se quiser que o TikTok encontre automaticamente a melhor chamada de ação para o seu anúncio.
Role a página novamente.
Você pode definir opcionalmente URLs para rastrear os cliques recebidos no anúncio.
Use essas opções para identificar os cliques no anúncio no painel do Google Analytics.
Finalmente, clique em Enviar.
Seu anúncio ficará em status de analise e, se estiver tudo correto, ele será aprovado e começará a veicular conforme a programação definida.
Otimize seu anúncio do TikTok
Foque em apenas uma chamada de ação para aproveitar todo potencial para o seu link de redirecionamento.
Por exemplo, se você deseja downloads do seu aplicativo, distraia os espectadores redirecionando-os para a tela de download do aplicativo.
A descrição nos anúncios do TikTok Ads é limitada a 80 caracteres. Portanto, use gatilhos mentais estratégicos na chamada de ação usando o Kit de criação de vídeo.
Como todas as descrições de anúncio são exibidas na parte inferior da tela, coloque seus principais elementos criativos no meio da tela para evitar poluição visual.
Busque também explorar as várias opções de segmentação e elementos criativos antes de restringir o anúncio às combinações de elementos mais bem-sucedidas.
Dica profissional
Além do Kit de criação de vídeo, explore a ferramenta Automação otimizada de criativos.
Ela aceita fazer upload de até 10 imagens ou 5 vídeos, 5 textos de anúncios e 1 CTA.
Após isso, a ferramenta combinará seus recursos de criativos em vários anúncios.
Ele testará uma variedade desses anúncios em toda a sua campanha e, no final, te dará a melhor combinação possível ao seu público-alvo.
Por fim, temos a ferramenta Página de destino.
Ela utiliza as imagens da URL inserida e combina essas imagens com a música para gerar automaticamente anúncios em vídeo.
Conclusão
O TikTok é a rede social que mais tem atraído usuários da geração Z.
Com esse novo formato de rede social, tudo o que estamos acostumados sobre anúncios on-line precisa ser revisto.
O aplicativo chinês, sem dúvidas, tem grande potencial para atingir públicos relevantes e ser uma ferramenta poderosa para marcas e empresas.
Para ter sucesso, integre as ferramentas da plataforma, como o Pixel aos seus principais canais, e rastreie seu público-alvo para anúncios posteriores.
Neste guia, você aprendeu como criar anúncios no TikTok. Agora é por em prática e ter sucesso.