Quer aprender como organizar as fotos do feed do seu Instagram? Então fique até o final e descubra.
Por que você deve organizar seu feed de fotos do Instagram?
Ter um feed do Instagram organizado tem vários benefícios, como:
- Deixar o seu perfil mais atrativo e profissional.
- Contribui para ganhar seguidores no Instagram.
- Facilita a localização de postagens relevantes pelos usuários.
- Facilita a localização do seu perfil nos mecanismos de pesquisa do Instagram por usuários interessados.
- Otimiza seu perfil para os algoritmos do Instagram direcionarem seus conteúdos para públicos relevantes.
- Fortalece o branding e sua estratégia de marketing.
Um feed organizado diz muito sobre o quanto você valoriza seus seguidores e o quanto leva a sério o conteúdo que posta no Instagram.
Embora organizar o feed do Instagram pareça se resumir em combinar cores e estilos de publicações, o processo vai mais além para quem realmente quer grandes resultados.
Organizar feed é também uma importante estratégia de marketing digital para o seu perfil.
Afinal, você quer atrair seguidores, então, para isso, deve organizar o seu perfil para torná-lo atrativo e fornecer todas as informações importantes sobre você.
Com uma boa estratégia de organização, você terá um planejamento completo dos momentos certos de postar cada conteúdo para ter sempre um feed organizado.
Portanto, antes de começar, busque definir bem sua estratégia de marketing para só então começar a organizar o seu feed do Instagram.
5 passos para organizar seu feed de fotos do Instagram
Você pode organizar o feed do seu Instagram da seguinte maneira:
- Definir um nome de usuário e palavra-chave.
- Informações na biografia.
- Organização dos destaques.
- Organização das publicações.
- Harmonização das cores.
A seguir, vejamos com mais detalhes cada um dos passos listados.
Nome de usuário e palavras-chave.
O nome de usuário é um elemento chave na organização e estratégia de SEO no Instagram.
Quando os usuários querem encontrar a sua conta no Instagram, eles pesquisam de forma intuitiva, ou seja, usam termos que acreditam estarem associados à sua conta.
Nesse sentido, no momento de organizar o feed do Instagram, é importante criar um nome de usuário que contenha palavras-chave que as pessoas provavelmente usarão na hora de pesquisar por seu perfil ou nicho.
Assim, você amplia as oportunidades de alguém que esteja pesquisando encontrar o seu perfil no Instagram.
Caso tenha dificuldades em encontrar um nome disponível, uma boa estratégia é inserir os termos “oficial”, “real” após o nome da sua conta.
DICA: evite criar um nome para sua conta que contenha sinais ou símbolos. Um bom nome deve possuir apenas palavras.
Informações de biografia.
A biografia, popularmente chamada de “Bio”, deve ser usada para otimizar seu perfil para o mecanismo de pesquisa do Instagram e apresentar informações relevantes da sua conta.
Por exemplo, se o seu Instagram é uma conta do seu negócio, inserir dados da empresa é uma excelente alternativa.
Informações como políticas de entrega, opções de pagamentos, endereço, e-mail e número para contato são muito relevantes.
De modo igual, se você é criador de conteúdo digital ou influenciador, sua biografia pode conter informações e frases que inspire um estilo ou lema de vida, ou tópicos dos conteúdos postados.
Por exemplo, você pode mencionar seu hobby favorito ou outros aspectos que entender serem relevantes.
Temos um guia completo sobre biografia do Instagram em que você encontra várias dicas úteis que você pode aplicar em seu perfil.
Você também pode inserir um link para direcionar os seguidores para o seu canal pessoal ou de atendimento.
Como só é possível inserir apenas um link, uma ótima opção gratuita é usar o Aveli Biolink que permite você criar uma página de biolink contendo vários links para direcionar os usuários para seus outros canais.
Organização dos destaques.
Na organização dos destaques vale considerar capas para o seu perfil cuja as cores harmonizem com a sua foto de perfil ou feed.
Caso tenha dificuldades para combinar cores, use sites que criam paletas de cores, como o Adobe Color.
Observe a cor que mais se destaca na foto do seu perfil, ou com as últimas publicações da conta, e crie uma paleta de cores com base nela.
Além disso, use os seus destaques para incluir stories relevantes da sua conta. Se você tem um tema de referência para os seus conteúdos, você pode usar os destaques para incluir alguns stories específicos sobre alguns assuntos.
Por exemplo, se em seu perfil você fala sobre dieta paleolítica, você pode criar um destaque contendo stories em que você fala o que é essa dieta e como funciona.
A ideia dos destaques é recuperar e disponibilizar para os seguidores e visitantes do seu perfil stories relevantes que você já postou em algum momento.
Os destaques também são ótimos para usar como seção de perguntas frequentes. Se você comercializa algum produto, você pode usar os destaques para criar um FAQ.
Você pode criar um storie com uma caixa de perguntas e receber dúvidas das pessoas sobre o seu produto. Depois, você pode responder cada uma das dúvidas em stories separados.
Então depois dos seus stories expirarem, você pode incluí-los em um só destaque e nomeá-lo como FAQ.
Desse modo, quando alguém tiver dúvidas, poderá encontrar informações diretamente nos destaques, ou você pode direcionar as pessoas para lá quando quiserem mais informações.
Organização das publicações.
Organizar as publicações demanda estratégia, então, antes de fazer qualquer publicação, é crucial saber como ficará o seu feed.
Para isso, a dica é usar aplicativos que te possibilitem obter uma prévia do seu feed antes de realizar a publicação. Mais à frente, você encontrará dicas de aplicativos que podem ajudá-lo a obter uma prévia do seu feed antes de postar.
Busque sempre planejar as postagens, observando as cores de fundo, as cores da capa e harmonia dos elementos das publicações.
Uma estratégia muito usada por blogueiros é alternar três fotos em uma distante e outra próxima, como neste exemplo:
Você também pode criar uma estratégia de fotos de respiro em seu feed. Fotos de respiro são fotos que dão um intervalo de postagem em suas fotos.
Essas fotos podem ser imagens contendo frases ou cores. A ideia é você criar pequenos intervalos de postagens em seu feed.
Além disso, as dimensões das publicações devem sempre serem consideradas quando se deseja organizar o feed do Instagram.
Harmonizando as cores do feed.
Organizar as cores do feed do Instagram não é tarefa fácil, pois exige que as postagens do presente sempre considere as postagens futuras.
Por isso, a dica é que você crie e use um paleta de cores para orientar as cores das publicações do seu feed de fotos do Instagram.
Antes de postar suas fotos, planeje as cores que estarão presentes nelas. Estude quais cores podem combinar com as fotos que já estão no seu feed do Instagram.
Como dito antes, se você tiver uma paleta de cores definida para o seu perfil, sem dúvidas sua tarefa será mais fácil, pois ela servirá como uma referência para suas futuras postagens.
Use ferramentas de edição para ressaltar dar mais vida as cores da sua foto e, se for o caso, aplique filtros de aplicativos de edição de fotos para dar estilo ao seu feed.
Como organizar o feed do Instagram com fotos já postadas?
Não é possível reorganizar a ordem das publicações que já foram feitas em um perfil do Instagram. No entanto, é possível você arquivar postagens específicas.
Você pode organizar seu feed do Instagram localizando postagens que podem ser harmonizadas e então remover as que você entender que desarmonizam o feed.
Quando você arquiva uma postagem, ela desaparece do seu feed, mas você pode retorná-la para o mesmo local a qualquer momento facilmente.
Para você arquivar uma postagem do seu feed de fotos do Instagram, siga esses passos:
- Entre no seu perfil.
- Toque na foto que deseja arquivar.
- Toque nos três pontos no canto superior direito acima da foto.
- Toque em Arquivar.
- Volte para o perfil e atualize deslizando e soltando rapidamente para baixo.
Para desarquivar uma foto, siga esses passos:
- Entre no seu perfil.
- Toque nas três linhas no canto superior à direita.
- Na janela aberta, toque em Itens arquivados.
- Toque em Arquivo de stories parte superior da página. Na janela que se abrirá, selecione Arquivo de publicações.
- Escolha a foto que deseja desarquivar. Toque nos três pontos no canto superior direito acima da foto.
- Toque em Mostrar no perfil.
- Volte para o perfil e atualize deslizando e soltando rapidamente para baixo.
Aplicativos para organizar o feed do Instagram
Existem muitos aplicativos disponíveis que você pode usar para ter uma prévia do seu perfil antes de postar uma nova foto.
A maior parte dos aplicativos de prévia de feed realizam uma integração com sua conta do Instagram para criar uma cópia do feed do seu feed de fotos.
Após a cópia ser gerada, você conseguirá simular uma postagem e ver como ela aparece em seu feed após publicada. Com isso, você pode analisar se a foto fica ou não harmonizada em seu feed.
Estes são alguns dos aplicativos de prévia do Instagram que você encontra em sua loja de aplicativos favorita e que pode ajudá-lo a organizar seu feed:
- Visualização de feed do Instagram.
- PREVIEW
- Pré-visualização do Instagram.
- Garny.
Obs: a maioria desses aplicativos, em sua versão gratuita, exibem anúncios e disponibilizam um número limitado de recursos.
Usando Guias do Instagram
O Instagram lançou em novembro de 2020 o Guias do Instagram. Esse novo recurso possibilita aos usuários a criação de guias com publicações em torno de um tópico específico.
Como ele, você pode fazer curadoria de conteúdos publicados, agrupando suas postagens do feed, postagens salvas, postagens por localização e até produtos.
Essa é uma ferramenta muito útil para organizar o feed do Instagram. Você pode usar as Guias do Instagram para criar categorias de temas e assuntos abordados em postagens do seu feed.
Isso facilita para os seus seguidores e visitantes a localização de postagens relevantes do seu feed, principalmente se você possuir muitas postagens.
Conclusão
Neste artigo, vimos os principais métodos e recursos que podem ser usados para organizar o feed do Instagram.
A organização é uma ação poderosa de marketing para atrair seguidores e aumentar o engajamento. Experimente aplicar as dicas aqui apresentadas no seu perfil pessoal ou do seu negócio.
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Até a próxima!