Se você cria conteúdo para Instagram, provavelmente sabe como cada interação é importante. O Instagram é uma plataforma altamente competitiva e existem vários tipos de conteúdos que você pode utilizar.
Mas quais tipos de conteúdos para Instagram são estes? Qual deles funciona e tem mais chances de receber mais engajamento?
A resposta, sem dúvidas, é muito valiosa para quem atua frequentemente no aplicativo. Por isso, neste artigo, você conhecerá 12 tipos de conteúdos para Instagram.
Falaremos com detalhes sobre cada tipo, como usá-los e qual é a melhor estratégia para obter os melhores resultados.
Confira.
Por que conteúdo é importante no Instagram?
O Instagram é um aplicativo muito popular mundialmente. Ele é uma das principais plataformas de mídias sociais com mais usuários no mundo e, atualmente, tem cerca de 1, 1 bilhões de usuários.
Com tanta gente conectada, é visível as várias oportunidades que podem ser encontradas no aplicativo. Com a estratégia certa e um trabalho bem desenvolvido, é possível ganhar muito dinheiro no Instagram.
Para que isso seja possível, é crucial entender os gostos dos usuários e encontrar maneiras de atraí-los e conquistá-los.
Essa é uma tarefa difícil e, às vezes, pode levar muito tempo.
Porém, o conteúdo foi e continua sendo o elemento chave para o sucesso no Instagram.
Agora – mais do que nunca – a relevância do conteúdo para os usuários é um fator determinante para os algoritmos.
Isso porque o Instagram e outras plataformas de mídia social já integraram à sua estrutura algorítmica elementos de motores de pesquisas.
Os algoritmos do Instagram estão prontos para aprender com as pesquisas dos usuários e, com base nas suas atividades e histórico, sugerir conteúdo e resultados mais próximos das suas intenções de busca.
Então quanto mais conhecimento você possuir sobre os tipos de conteúdos que seus seguidores estão à procura no Instagram e for capaz de produzi-los, mais oportunidades de ampliar sua audiência você terá.
Por isso, a seguir, conheça os tipos de conteúdos para Instagram. Confira.
Tipos de conteúdos no Instagram
Não existe limites para os tipos de conteúdos que você pode criar dentro do Instagram. Tudo depende do que está em alta no momento e sua capacidade de explorar o tema ou assunto com criatividade.
Embora existam muitas possibilidades de tipos de conteúdos para Instagram, trouxemos alguns modelos que você pode usar ou se inspirar para o seu próximo conteúdo.
1. Citações.
Quem nunca viu alguém compartilhar, publicar ou receber como sugestão do Instagram postagens contendo citações?
Existem muitos tipos de conteúdos no Instagram que envolvem citações. Elas podem assumir várias formas, tais como prints de postagens do Twitter ou imagens com frases de pessoas notáveis.
Pois bem, citações é um dos tipos de conteúdos que você encontra e pode explorar em seu Instagram.
Praticamente todos adoram citações capazes de criar uma sensação de representatividade ou que sejam inspiradoras.
Elas são uma ótima forma de conteúdo, pois são fáceis de serem produzidas e, ao mesmo tempo, capazes de gerar muito engajamento no Instagram.
Você pode encontrar muitas ideias de citações no Pinterest, por exemplo, e pode criar uma arte simples e postar em seu Instagram.
Você também pode usar citações curtas para gerar conteúdo e postar nas notas do Instagram.
Outra opção também é repostar postagens do Twitter. Encontrou um tuite interessante e acha que vale a pena compartilhar? Então basta fazer o print e postar.
O melhor das citações é que elas funcionam para quase todo o tipo de Instagram. E se você se esforçar para que a citação tenha relação com os tópicos de conteúdos que você aborda em seu perfil, será melhor ainda.
2. Estilo de vida (lifestyle).
Muita gente se engana em pensar que as pessoas não se interessam por conteúdos que envolvem o cotidiano. Sim, esse tipo de conteúdo funciona e gera muito engajamento.
As pessoas costumam se interessar mais por conteúdos sobre o que alguém faz no dia a dia do que sobre o seu profissional. Elas seguem pessoas nas redes sociais para encontrar isso.
Elas querem saber o que você faz, do que gosta e outros assuntos. Porém, obviamente, ter equilíbrio é essencial. Então, antes, você deve considerar o motivo de alguém seguir você.
É por causa do seu trabalho? Elas querem dicas diárias ou ver mais conteúdos sobre os tópicos que você aborda? Se sim, então continue criando conteúdo sobre isso, mas, só de vez em quando, deixe elas conhecerem mais você.
Compartilhe seus hobbies, seu café da manhã, seu momento de relaxar ou seu momento com amigos e família. Isso estreita a relação com sua audiência e enriquece seu conteúdo.
3. TBT.
Tbt é a sigla que representa Throwback Thursday (Retrocesso quinta-feira) e pode ser considerado um dos tipos de conteúdos do Instagram mais populares da plataforma.
Só no Instagram, a hashtag #tbt acumula quase 600 milhões de publicações. Todas as quintas-feiras, você pode compartilhar com sua audiência postagens contendo lembranças de momentos especiais.
O tbt é um ótimo truque para trazer à tona outras postagens do seu feed. Por meio do tbt, você pode recuperar publicações que floparam e obter um pouco mais de engajamento – ou quem sabe ressuscitá-lo.
4. Caixa de perguntas.
As caixas de perguntas dos Stories são ótimas para criar conteúdo no Instagram e conquistar mais visualizações.
Uma dica interessante é abrir uma caixa de perguntas nos Stories e criar um vídeo respondendo cada dúvida.
Após isso, você pode baixar cada Story e reaproveitá-lo para criar conteúdo para o feed. Se você gravou um vídeo para responder uma pergunta, experimente fazer o download dele e postar como Reels.
Mas se você respondeu por meio de texto, então uma outra opção é fazer o download da imagem e redimensioná-la para um tamanho de foto adequada e postar em seu feed.
Fique atento às boas perguntas que você recebe em sua caixa e pense em como pode postá-las em seu feed de fotos e ganhar ainda mais engajamento.
5. Memes.
Memes são um dos poucos tipos de conteúdo que quase sempre funcionam muito bem no Instagram. Independentemente do seu nicho, você pode encontrar maneiras criativas de entreter seu público e obter muito engajamento por meio deles.
Frequentemente, usuários aparecem com algum tipo de meme inspirado em algo que viralizou nas redes sociais. Esses memes costumam ser temporários e, durante esse curto período, recebem muita atenção.
Sendo assim, você pode criar conteúdo com base nesses memes que estão em alta. Crie sua própria versão e poste no momento em que ele está fazendo sucesso na internet.
No momento de postar, não se esqueça de incluir hashtags relacionadas ao conteúdo. É bem provável que exista uma hashtag específica do meme e se for assim, não deixe de usá-la em sua publicação.
6. Tutoriais (carrossel ou Reels).
Este também é um tipo de conteúdo para Instagram que costuma render muito engajamento. Você pode usar formatos como carrossel ou Reels para criar tutoriais curtos.
Imagens em carrossel são ótimos para tutoriais porque você pode incluir até 10 imagens e dividir seu conteúdo em cada uma delas. Outra opção é o Reels e você pode criar um vídeo curto acelerado.
Se você possui um negócio no Instagram por exemplo e vende algum produto específico, pode criar um carrossel de imagens contendo dicas de uso ou respondendo as principais dúvidas dos clientes.
E se você tem algum tema em específico para abordar, pode criar um carrossel de imagens contendo breves explicações para auxiliar a compreensão da sua audiência.
7. Duetos.
Duetos não são conteúdos que você encontra em abundância no Instagram, porém é um tipo de conteúdo que, se usado com criatividade, pode gerar ótimos resultados.
Você pode usar praticamente qualquer vídeo ou publicação para criar um dueto. Por exemplo, você pode contestar uma fala de alguém sobre um determinado assunto, desmistificar algum tipo de crença ou apoiar alguma causa.
Mas você não precisa ser um agente passivo, pode também criar seu próprio vídeo, disponibilizar a opção de dueto e incentivar as pessoas a responderem o seu vídeo.
Ao fazer isso, você alcança mais pessoas, gera mais conteúdo criado por usuários e cria novas oportunidades de ser encontrado por públicos relevantes.
8. Antes e depois.
Conteúdos sobre antes e depois são ótimos porque são capazes de inspirar as pessoas – e quem não gosta de receber inspiração, não é mesmo? Esse é um tipo de conteúdo para Instagram que funciona perfeitamente.
Com ele você pode mostrar a evolução de alguma coisa. Começou uma dieta? Entrou na academia? Iniciou algum tipo de reforma? Tudo isso pode ser transformado em conteúdo de antes e depois.
Você pode criar carrosséis de imagens, fotos divididas ou até um Reels mostrando o antes e depois. Aproveite para dar todos os detalhes e não deixar os principais pontos de fora.
9. Unboxing.
Unboxing é um tipo de conteúdo em que se grava desembalando um produto adquirido recentemente. O criador mostra todos os detalhes, do recebimento até a abertura da embalagem tudo é gravado.
Unboxing é um tipo de conteúdo que atrai a atenção das pessoas com sucesso. Parece bobo, mas ver alguém desembalando algo gera uma sensação de expectativa muito interessante.
Se você costuma dar muitas dicas de produtos para uso doméstico ou pessoal, então pode criar postagens falando sobre isso por algum tempo – para contextualizar e gerar interesse – e, depois, criar um vídeo de unboxing compartilhando o momento com seus seguidores.
10. Challenges.
Challegens está entre os conteúdos para Instagram em maior abundância no aplicativo. Os desafios são criados mais frequentemente por marcas e empresas que buscam exposição, mas também existem challenges criados por usuários.
Os challenges assumiram novos formatos no Instagram. Há algum tempo eles eram criados em postagens no feed com alguma proposta em mente. No entanto, novos recursos deram novas versões para os desafios.
Um exemplo é a etiqueta Sua vez nos Stories. Você posta uma foto e desafia alguém a postar outra foto com base no desafio proposto.
Além disso, existem também etiquetas especiais que o Instagram lança temporariamente para os usuários marcarem fotos.
11. Dancinhas.
As dancinhas nunca estiveram em baixa no Instagram desde que o Reels foi lançado. Muitos artistas da indústria da música possuem o hábito de lançar uma dança junto com o seu novo hit musical.
Se a música cai no gosto das pessoas, pode-se notar a repercussão por meio dos milhares de vídeos de usuários fazendo a dancinha do hit de sucesso.
Como já recomendado por nós aqui em outros artigos, esse tipo de conteúdo é ótimo para publicar quando você não está inspirado com ideias de postagens no Instagram.
Esse conteúdo funciona como um poderoso “coringa” para manter sua regularidade de postagens em bons níveis.
12. Dublagens.
Dublagens costumam ser conteúdos muito divertidos e sua criatividade é o limite. Experimente usar áudios de memes que viralizaram ou sons famosos para criar vídeos divertidos.
Você também pode buscar outros vídeos para se inspirar e criar o seu próprio. Muitos usuários obtiveram ótimos resultados de engajamento com vídeos de dublagens.
Esse é um tipo de conteúdo muito característico do Reels. Então se você está com poucas ideias sobre o que postar neste recurso, as dublagens podem funcionar muito bem.
Qual conteúdo faz mais sucesso no Instagram?
Muitos conteúdos podem fazer sucesso no Instagram, mas conteúdos que envolvem as trends do momento são os que mais fazem sucesso.
Vale destacar que a maior parte das trends é uma combinação de um som ou hit que está fazendo sucesso com alguma abordagem de referência.
Por isso, é crucial que você acompanhe os conteúdos que estão em alta no momento.
Você pode fazer isso acompanhando semanalmente o nosso relatório do de tendências de Reels e músicas em alta no Instagram.
Observe quais são os sons ou hits que estão aparecendo com mais frequência na sua página explorar e conteúdo sugerido no seu feed de notícias do Instagram.
Depois, tente pensar em uma forma autêntica e criativa de usar a trend do momento para criar seu conteúdo. Essa é uma ótima maneira de receber novos visitantes em seu perfil.
Como escolher conteúdo para Instagram?
Escolha o seu conteúdo com base nos insights da sua conta do Instagram.
Use o painel de informações do seu perfil para analisar suas publicações mais populares e descobrir quais conteúdos geraram mais engajamento.
No painel de análise, você pode encontrar dados como total de alcance, curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários.
Cada métrica que se destaca mostra um significado para o conteúdo.
Por exemplo, muitas curtidas indicam que as pessoas gostaram, muitos comentários podem indicar que seu conteúdo provoca discussões, muitos salvamentos mostram alta relevância e compartilhamentos indicam que as pessoas podem ter se identificado com sua postagem.
Estude os gostos do seu público, use os dados do seu perfil e teste os conteúdos que apresentaram os melhores resultados em seu perfil do Instagram.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu 12 tipos de conteúdos para Instagram. Como visto, existem uma infinidade de conteúdos e sua criatividade é o limite.
Os tipos que apresentamos aqui são aqueles que mais fizeram sucesso no Instagram e todos eles ainda funcionam muito bem. Criar publicações com base neles gera muito envolvimento da audiência e você pode usá-los sem qualquer receio.
Como dica final, sempre que possível, adapte os conteúdos com o que está em alta no momento no Instagram. Aplicar os tipo de conteúdo certo com o que está em alta no aplicativo, multiplica as suas possibilidades de ser encontrado por públicos interessados e até ser sugerido pelo Instagram.
Fique atento as postagens do seu nicho. Você pode encontrar muitos outros tipos de conteúdos que estão fazendo sucesso e que você pode adaptar para suas novas postagens.