tamanho para reels
tamanho para reels

Qual é o tamanho para Reels do Instagram?

Neste guia, trazemos tudo o que você precisa saber para formatar seu Reels corretamente, apresentando tamanho do vídeo e capa, além do formato certo para o seu vídeo.

O Reels foi lançado em 2020 pelo Instagram em resposta ao crescimento do seu concorrente, o TikTok. Desde então, usuários, influenciadores, criadores de conteúdo e marcas utilizam o recurso para expandir sua audiência.

No momento, o Reels é um formato de postagem muito incentivado pela plataforma, e para quem busca mais oportunidades de crescer no Instagram, criar conteúdo para Reels nesse momento é uma excelente oportunidade.

Mas para crescer mesmo, não basta conhecer os melhores horários, saber quantas vezes postar ou até mesmo patrocinar seus Reels.

É necessário saber formatar bem o seu vídeo. Por isso, a seguir, você encontrará tudo sobre tamanho para Reels, tamanho para capa, formato do vídeo e  outros. Confira.

Por que conhecer o tamanho do vídeo para Reels?

O Instagram é uma plataforma que gera milhões de postagens diariamente. Estima-se que desde de o seu lançamento, mais de 50 bilhões de publicações já foram feitas no Instagram até hoje.

Com tantas postagens assim, o Instagram desenvolveu seus algoritmos e classificadores para selecionarem os melhores conteúdos para cada usuário da plataforma.

Já é conhecido que os vídeos têm um desempenho superior se comparado às postagens de imagens no Instagram, motivo esse pelo qual o Instagram vem incentivando o formato do Reels.

Evidentemente, o crivo dos algoritmos incluem várias informações das postagens, e também sua qualidade, no caso do formato de vídeos curtos, ele abrange o tamanho para Reels e seu formato.

Por essa razão, é essencial conhecer o tamanho ideal para o seu Reels e também outros elementos como formato e tamanho de capa.

Qual é o tamanho para Reels?

Agora que você sabe qual é a importância de conhecer o tamanho ideal para o seu Reels, você descobrirá qual é seu tamanho.

Assim como o Instagram Stories, os Reels foram projetados para serem visualizados verticalmente, em tela cheia e em dispositivos móveis.

Entendendo isso, o Reels utiliza a proporção de 9:16 e tamanho de 1080 pixels x 1920 pixels.

Embora o tamanho para formato vertical seja o especificado acima, existem quatro especificações do Reels que você deve conhecer.

  1. Proporção e tamanho para Reels: 9:16 (1.080 pixels x 1920 pixels).
  2. Tamanho para Reels no feed: 4:5 (1.080 pixels x 1.350 pixels).
  3. Tamanho para Reels no perfil: 1:1 (1.080 pixels x 1.080 pixels).
  4. Tamanho da área segura de texto:  4:5 (depende do seu vídeo).

É de suma importância conhecer os tamanhos, mas entender como elas afetam seu vídeo é ainda mais importante. A seguir, vamos falar com detalhes sobre cada tamanho.

Proporção 9:16 (1.080 pixels x 1920 pixels).

Esse é o principal tamanho para o seu vídeo do Reels. O tamanho 1080 pixels x 1920 pixels é o mesmo para Story e vídeos do feed.

No entanto, é importante lembrar que alguns dispositivos podem apresentar redução de até 35 pixels nas laterais esquerda e direita do display.

Então, em seu próximo vídeo, considere esse detalhe, pois ele é altamente relevante para a experiência do usuário.

Tamanho para Reels no feed: 4:5 (1.080 pixels x 1.350 pixels).

Ao criar o seu Reels, ele também é exibido diretamente no feed. Essa opção é muito vantajosa, pois permite que o espectador possa assistir o seu vídeo ali mesmo.

Embora isso seja ótimo do ponto de vista do engajamento, é importante ter atenção na formatação do seu vídeo considerando também sua exibição no feed.

Isso porque, no feed, o tamanho do Reels é diferente. Ele não é exibido com o tamanho do upload que você realizou.

Para não errar no tamanho para Reels no momento de criar seu vídeo, concentre-se em manter o conteúdo no centro do vídeo.

tamanho para Reels
Fonte: autor.

Seu Reels deve possuir o tamanho normal de 1080 x 1920 px, no entanto, para que nenhum conteúdo seja cortado quando for exibido no feed, textos e legendas do seu Reels devem estar posicionados na área correspondente a 1080 x 1350 px do tamanho normal (1080 x 1920 px), ou na proporção 4:5 (de 9:16).

Tamanho para Reels no perfil: 1:1 (1.080 pixels x 1.080 pixels).

No feed de fotos do perfil, o Reels é exibido na proporção 1:1 (quadrado). Aqui, ele aparece de acordo com a capa que você selecionou para o seu Reels.

Se você não planejar o tamanho da capa para seu Reels, poderá correr grande risco de ele ser exibido no seu perfil com uma capa cortada.

Então uma dica para que a capa não seja exibida cortada no perfil é você selecionar manualmente o corte da capa do vídeo.

Se você seguiu a dica anterior de concentrar o conteúdo no centro da tela do vídeo, provavelmente você não terá problemas com a capa do seu Reels.

Mas se você tiver dificuldades com a capa, crie uma capa e carregue diretamente da galeria do seu dispositivo. 

A capa deverá ter o tamanho de 1080 x 1920 px, mas o destaque do conteúdo estará no centro na área correspondente à 1:1 ou 1080 x 1080 px.

tamanho para Reels
Fonte: autor.

Tamanho da área segura de texto:  4:5 (depende do seu vídeo).

Quando os usuários visualizarem seu vídeo no player do Instagram Reels, eles verão seu vídeo vertical 9:16 completo. No entanto, esta não é uma visão completa e desobstruída.

O Instagram adiciona texto na parte superior com sua marca e interface “Reels”. Na parte inferior, eles sobrepõem as informações da sua conta, bem como seu título e informações sobre o áudio usado.

Eles também adicionaram ícones para curtir, comentar e compartilhar vídeos no canto inferior direito. 

Você pode ignorar isso e colocar texto e recursos visuais importantes em seu vídeo que cruzem esses elementos de sobreposição, mas isso não é recomendado.

Pode ser uma distração e algumas de suas mensagens não serão facilmente vistas. É por isso que recomendamos planejar uma “área segura de texto” em todos os seus álbuns do Instagram para manter seu conteúdo escrito principal longe dessas sobreposições.

Embora os tamanhos para visualização acima sejam bem definidos, isso não é tão preciso. 

O posicionamento dessas sobreposições na tela depende do tamanho do dispositivo em que o usuário está visualizando sua rolagem. 

Para dispositivos muito pequenos, a área segura de texto do Reels pode estar próxima ao centro 1:1 que identificamos acima para o perfil. 

No entanto, descobrimos que a maioria dos telefones define a área central para 4:5 e alguns pixels, o que é um bom ponto focal para pensar em uma área segura de texto.

Você deve ter muita atenção com a  área segura de texto ao criar seu Reels usando as ferramentas integradas do Instagram Reels que permitem adicionar texto, stickers e outros elementos.

Tamanho da Capa do Reels

A capa do seu Reels é de suma importância. Ela é exibida em seu feed (se você definiu que ela seja exibida), no explorar (se você compartilhou) e também em seu perfil na aba Reels.

No entanto, no perfil, para cada uma destas seções, a mesma capa é exibida com tamanhos diferentes. Enquanto no feed ela é exibida na proporção 1:1 (quadrado) na aba Reels ela aparece na proporção 9:16 (vertical).

No explorar ocorre da mesma forma, ela pode aparecer na proporção 9:16 ou 1:1.

Sendo assim, você precisa pensar em uma capa versátil que seja capaz de atender ambos os tamanhos de exibição de capa para o seu Reels.

Lembre-se sempre de definir a capa para o seu Reels e selecionar o corte da capa no formato 1:1. Dessa forma, você evitará que sua capa apareça cortada.

Conclusão

Agora você conhece todos os tamanhos do Reels necessários para garantir que seu conteúdo tenha a melhor formatação.

Siga estas práticas recomendadas – recomendadas pelo próprio Instagram — e seus Reels terão grandes oportunidades de serem destaque na página Explorar.

Você curtiu?