Um Reels de sucesso vai além do conteúdo do vídeo, inclui também diversos atributos, como uma boa legenda (descrição), que não é menos importante.
A legenda que você usa em seu Reels pode ser a chave para fisgar um espectador e obter a conversão que você tanto deseja (interações ou vendas).
Nesse sentido, fica a questão: como criar uma boa legenda para Reels? O que escrever? O que engaja? Como conduzir o espectador a uma ação?
Essas são dúvidas legítimas que merecem ser exploradas com muita atenção.
Por isso, neste artigo, trazemos para você tudo sobre legendas para Reels. Aqui, você encontrará dicas valiosas para o seu próximo vídeo.
Confira.
Como funciona as legendas para Reels do Instagram?
Antes de tudo, por legenda acreditamos que você também esteja se referindo à descrição do vídeo, que é o campo em que você insere um texto na etapa final antes de compartilhar.
Esse campo é onde você insere informações relevantes sobre o Reels que você está prestes a compartilhar em seu perfil com outros usuários.
Ele também serve como uma fonte para os algoritmos do Instagram coletarem dados sobre a sua publicação e determinar sua distribuição na plataforma.
Ou seja, o Instagram usa as informações contidas em sua legenda do Reels para exibi-lo na página Explorar de outros usuários ou decidir como e onde sugerir no feed de públicos relevantes.
O que você escreve é usado para incluir seu Reels nos resultados de pesquisa do Instagram toda vez que alguém buscar por um termo que você usou em sua legenda.
O campo de descrição do Reels suporta até 2.200 caracteres que você pode usar para inserir a legenda do seu vídeo.
O que escrever nas legendas do Reels?
Esse é o momento em que você deve ter muita atenção, pois, aqui, você não digita qualquer texto que vem à mente e marca algumas hashtags.
É necessário estratégia.
A princípio, é recomendável que você use o campo da descrição para criar uma legenda que envolva sua audiência.
Embora saibamos que poucas pessoas se concentram nas legendas do Reels, ela ainda é importante, pois é um composto de valor da publicação.
Sendo assim, pense no conteúdo do seu vídeo e tente identificar quais são os pontos mais relevantes sobre ele.
Por exemplo, seu Reels é uma promoção de produtos/serviços? Então é relevante inserir na descrição detalhes como onde encontrar mais informações, ou como entrar em contato.
Agora, se o seu vídeo é uma dublagem ou cena divertida, vale colocar na legenda do Reels pedidos para seguir sua conta, comentar e curtir.
Como fazer legendas para Reels que engajam?
Uma legenda para Reels de sucesso inclui elementos essenciais como palavras-chave, CTAs e emojis que você não pode deixar de lado no momento de descrever o seu vídeo.
Indo mais a fundo, para criar uma legenda para Reels que engaja, inclua:
- Palavra-chave: use palavras-chave do conteúdo do seu vídeo. É uma trend? Então ponha o nome da trend no campo. É uma dica sobre algo? Use o termo “dica para” + o tópico abordado.
- CTAs: aproveite para seduzir o espectador a realizar uma ação a partir do seu Reels. Você quer mais seguidores? Peça para seguí-lo ou visitar o seu perfil para ver outros vídeos. É um produto/serviço sendo promovido? Convide a visitar seu link na bio ou conversar no DM.
- Use hashtags relacionadas: marque hashtags relevantes no seu Reels. Mas use com estratégia. Não adianta por somente hashtags como #viral ou #reelsbrasil, você deve pensar em hashtags que as pessoas pesquisam.
- Use emojis: os emojis são ótimos para atrair a atenção e também servem muito bem para ilustrar. Seu vídeo é sobre dicas de renda extra, por exemplo? Use o emoji do rosto com cifrões. Mas se for sobre algo divertido, use o emoji do rosto dando risada.
É importante também que você fique atento aos primeiros caracteres do Reels. Embora você possa criar uma legenda de até 2.200 caracteres, apenas uma parte dela é visível, o restante é ocultada e só pode ser vista se o espectador tocar em “…”.
Então concentre nos primeiros caracteres! Sua frase principal deve ter entre 35-40 caracteres para ser visível antes de ficar oculta.
Ah! E, como dica, você pode usar a ferramenta Semrush para encontrar as palavras-chave mais pesquisadas e também tendências de termos de buscas da internet.
Com isso, poderá criar conteúdo a partir delas e incluir na legenda do seu Reels.
Você pode testar gratuitamente essa ferramenta com todos os seus recursos, durante 14 dias, por meio do nosso link exclusivo da Semrush.
Como chamar atenção na legenda do Reels?
Chame atenção na legenda criando frases capazes de despertar a curiosidade do espectador ao ver o seu vídeo no feed.
Existem várias maneiras de você chamar atenção com a legenda do seu Reels. A princípio, você pode considerar algumas estratégias básicas.
Usar uma pergunta pode ser um bom começo. Você pode usar frases como:
- “Isso também acontece com você?”.
- “É só eu ou mais alguém faz assim?”
- “Com que idade você descobriu que …?”
As legendas do Reels com perguntas provocam as pessoas a assistirem para entender o assunto e também comentarem.
Além das perguntas, você também pode incluir algumas afirmações que funcionam com louvor para chamar atenção.
- “Ninguém está falando sobre isso …”
- “Eu não acreditei, mas depois que …”
- “Dúvido que você sabia disso …”.
Assim como as perguntas, as afirmações sugeridas acima acionam o gatilho da curiosidade do espectador do seu Reels.
Afirmações fortes e que são ao mesmo tempo vagas deixam as pessoas curiosas e, normalmente, elas param para assistir.
Se o seu Reels é sobre a promoção de um produto ou serviço, você pode usar estratégias semelhantes, mas com um toque diferente.
Estes são alguns exemplos do que você pode usar:
- “Embalando seus pedidos”– vídeo de você preparando uma entrega.
- “Novidades que acabaram de chegar”– chegada de produtos novos.
- “Uma das dúvidas mais frequentes que recebo” – tira dúvidas sobre o produto/serviço.
Você pode se inspirar em nossas sugestões e criar sua legenda para Reels personalizada para o seu conteúdo e audiência.
4 dicas de legendas para Reels.
Veja mais algumas dicas que você pode usar nas legendas do seu Reels para ter mais destaque e aumentar suas taxas de engajamento no Instagram.
1 – Crie uma série de vídeos.
Ao criar o seu Reels, pense em como você pode dividi-lo em alguns vídeos. Muitas vezes, o vídeo é tão bom que as pessoas pedem mais.
Então, se decidir criar uma série de vídeos em torno de um tópico, use em sua legenda do Reels frases como “Parte 2 em breve”.
Essa estratégia costuma render muitos seguidores e engajamento no Reels, pois as pessoas desejam acompanhar para ver o desfecho.
2 – Use listas para o seu vídeo e legenda.
Uma ótima dica de conteúdo para Reels é abordar o assunto do seu vídeo criando uma lista. Elas são perfeitas para atrair o público e tornar o conteúdo mais compreensível.
Por exemplo, quer dar algumas dicas sobre um assunto? Experimente criar seu vídeo abordando 5 ou 3 dicas, ideias ou erros sobre o assunto.
Na descrição do seu Reels, escreva a lista que você apresentou no seu vídeo para as pessoas lerem.
3 – Use um gerador de copys se não tiver ideias.
Nem todos os dias estamos inspirados, mas sabemos que se temos uma tarefa a cumprir, ela precisa ser feita de qualquer maneira.
Então, nos dias em que as ideias não estiverem surgindo, você pode usar ferramentas geradoras copys para usar na legenda do seu Reels.
Uma ótima dica de gerador de legendas é a nossa ferramenta Aveli BioLink.
Com o Aveli BioLink, por meio de alta tecnologia de inteligência artificial, você pode gerar legendas para o seus conteúdos do Instagram em segundos.
Você só precisa adicionar algumas palavras, escolher o idioma, clicar em criar e pronto!
Sua legenda será gerada automaticamente perfeitamente formatada e já com hashtags inclusas, pronta para você copiar e colar.
4 – Inspire-se nas legendas das trends.
Você está reproduzindo alguma trend do Instagram no seu vídeo? Então observe bem as legendas que outros usuários estão escrevendo em seus Reels.
Elas podem ser uma base para você escrever a sua. Observe qual é a primeira frase da legenda, o tamanho, as hashtags usadas.
Compare alguns Reels para encontrar elementos em comum e tente descobrir se esses vídeos tiveram um bom desempenho.
Essa pesquisa minuciosa pode ajudar você a extrair ideias que podem melhorar o desempenho do seu Reels.
Conclusão
As legendas possuem um papel muito importante em uma postagem Reels. Elas são a principal fonte de informações dos algoritmos e classificadores do Instagram para entregarem o seu vídeo.
Por isso, no momento de postar seu Reels, certifique-se de criar a melhor legenda para ele. É crucial que você se concentre nos primeiros 35 caracteres e inclua palavras-chave e hashtags relacionadas.
Busque encontrar em seu setor o que tem apresentado bons resultados e se inspire sempre. Crie sua descrição do Reels com foco em provocar a curiosidade do espectador.
Você gostou das dicas? Tem alguma que queira compartilhar? Deixe nos comentários.
Perguntas frequentes
O que escrever na legenda do Reels?
Escreva os pontos mais relevantes sobre o seu vídeo. Use a primeira frase para chamar a atenção da audiência, no restante, inclua CTAs e hashtags relevantes.
Como fazer legendas para Reels que engajam?
Crie uma frase chamativa na sua primeira frase. Use CTAs para atrair conversões. Inclua emojis para ilustrar e atrair a atenção do espectador.
Como funciona as legendas para Reels do Instagram?
Serve como fonte para os algoritmos e classificadores do Instagram coletarem dados sobre a sua publicação e determinarem sua distribuição pela plataforma.