Como funciona a pesquisa no Instagram | Saiba tudo

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Até não muito tempo atrás, o Instagram mantinha em secreto dos usuários diversas informações sobre o funcionamento da plataforma.

Devido a isso, surgiram mitos em torno de diversos aspectos do Instagram, o que causou muita confusão e propagou muitos equívocos.

Os usuários desenvolveram várias teorias sobre o funcionamento da plataforma, baseando-se unicamente na experiência do usuário.

Mas em 2021 isso mudou. Os diversos mitos criados pelos usuários a respeito do Instagram gerou preocupação à empresa que, finalmente, decidiu compartilhar mais informações sobre o seu funcionamento.

Em junho deste ano, em seu blog oficial, pela primeira vez, o Instagram abriu o jogo sobre as principais dúvidas dos usuários sobre a plataforma.

O Instagram explicou como funciona o seu algoritmo, como ele classifica, trabalha e entrega cada conteúdo de acordo com cada recurso da plataforma.

Ainda nesta mesma postagem, o Instagram admitiu falhar em não se posicionar até aquele momento sobre as dúvidas dos usuários, o que gerou muitos mitos sobre a plataforma.

Reconhecemos que nem sempre fizemos o suficiente para explicar por que reduzimos o conteúdo quando o fazemos, o que é recomendável e o que não é, e como o Instagram funciona de forma mais ampla. Como resultado, entendemos que as pessoas inevitavelmente chegarão a suas próprias conclusões sobre por que algo aconteceu, e que essas conclusões podem deixar as pessoas confusas ou vitimizadas.

Nesse sentido, mais uma vez, o Instagram decidiu compartilhar informações sobre como funciona a classificação das pesquisas realizadas pelos usuários no aplicativo.

A seguir, descubra como o Instagram classifica os resultados das pesquisas no aplicativo e o que fazer para você ter o melhor posicionamento.

Como funciona a pesquisa no Instagram?

No Instagram os usuários podem fazer buscas no aplicativo inserindo termos ou palavras-chaves. Os resultados das buscas retornam contas de usuários, hashtags, localizações e outros.

Segundo o Instagram, o recurso de pesquisa foi feito para ajudar os usuários a encontrarem contas e tópicos de interesse.

O Instagram explica que a pesquisa é diferente de Feed, Stories, Reels e Explore porque as buscas mostram a ele como encontrar  o que os usuários precisam.

Quando alguém pesquisa no aplicativo, o Instagram organiza os resultados de pesquisa pelo que é mais relevante para os usuários, seja um amigo próximo, um criador de conteúdo que gosta etc.

Ao tocar na barra de busca do Instagram, a princípio, o aplicativo mostra as pesquisas mais recentes, depois, após inserir o termo, o Instagram retorna os resultados correspondentes com contas, hashtags, localizações, áudios e outros que contenham em seu nome parte do termo pesquisado.

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Sendo assim, a classificação das pesquisas obedecem os seguintes critérios:

  • Texto de pesquisa. O Instagram tenta combinar o que você digita com nomes de usuário relevantes, bios, legendas, hashtags e lugares.
  • Sua atividade. Isso inclui contas que você segue, postagens que você viu e como você interagiu com contas no passado. Geralmente o Instagram mostra contas e hashtags que você segue ou visita mais.
  • Informações sobre os resultados da pesquisa. Quando há muitos resultados próximos, o Instagram tem como critério a popularidade. Estes incluem o número de cliques, curtidas, compartilhamentos e seguindo para uma determinada conta, hashtag ou lugar.

Como aparecer nos resultados de pesquisa no Instagram

Se você tem um perfil no Instagram, é importante que você apareça nos resultados de pesquisa quando alguém estiver procurando por você.

Para que as pessoas encontre seu perfil, você deve tornar fácil para os outros encontrar suas fotos e vídeos, então aqui estão algumas práticas recomendadas que você pode usar para ajudar a aparecer nos resultados de pesquisa:

Tenha um @ e nome de perfil fácil

Os resultados da pesquisa são combinados com texto. Usar @ do Instagram ou nome do perfil relacionado ao conteúdo de suas postagens é o melhor método para aparecer em pesquisas relevantes.

Se seus amigos ou fãs o conhecem por um determinado nome, inclua esse nome em seu nome de usuário ou perfil para que você possa aparecer quando eles procurarem por você.

Inclua palavras-chave e locais relevantes em sua biografia

Certifique-se de que sua biografia inclua palavras-chave sobre quem você é e sobre o que é o seu perfil.

Se sua conta for específica para uma pequena empresa, compartilhar sua localização em sua biografia pode tornar mais fácil para as pessoas da sua área encontrá-lo.

Use palavras-chave e hashtags relevantes em legendas

Para que um post seja encontrado na Pesquisa, coloque palavras-chave e hashtags na legenda, não nos comentários.

O Instagram evita mostrar contas, postagens e hashtags que vão contra as diretrizes de recomendações nos resultados de pesquisa.

Como o Instagram faz a segurança das pesquisas

Contas que postam spam ou violam essas diretrizes podem ter posições baixas nos resultados de pesquisa, e você pode ter que pesquisar seu nome de usuário completo para encontrá-los.

As pesquisas de tópicos sensíveis também são moderadas com medidas adicionais de segurança para garantir que não seja exibido conteúdo relacionado que possa ser prejudicial.

Contas, hashtags e postagens que violam as diretrizes da comunidade são totalmente removidas do Instagram, o que os impede de aparecer na Pesquisa.

Novos recursos e melhorias em pesquisas no Instagram

A pesquisa foi originalmente criada para ajudar os usuários a navegarem no Instagram.

Segundo a plataforma, em breve será lançado uma série de melhorias projetadas para inspiração e descoberta.

Essas mudanças fazem do Instagram Pesquisar mais do que apenas uma maneira de encontrar contas e hashtags.

O objetivo é proporcionar experiência completa de página de resultados de pesquisa mais fácil e completa.

Conclusão

Como visto, a pesquisa no Instagram é uma ferramenta útil para os usuários pesquisarem por tópicos, perfis, hashtags, lugares e outros.

Para você aparecer nos resultados de pesquisas relevantes dos usuários, a melhor prática é incluir em seu nome de usuário, nome de perfil e biografia, palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.

Por fim, torne seu nome de usuário e perfil o mais fácil possível de ser pesquisável.

Considere como seus seguidores e interessados podem pesquisar por seu perfil no Instagram e inclua esses termos nas informações da conta.