Como encontrar as melhores hashtags para seus posts do Instagram!

melhores hashtags Instagram

Você já teve dúvidas sobre quais hashtags usar em seus posts do Instagram?

Você quer descobrir quais são as melhores hashtags para usar no seu nicho e obter o máximo de engajamento?

Então fique aqui, leia até o final e descubra agora mesmo.

Qual é a importância das hashtags para os posts do Instagram?

Todos sabemos que usar hashtags em posts é uma ótima maneira de conseguir maximizar os resultados de uma publicação.

Quando você usa hashtags em seus posts, suas oportunidades de obter mais engajamento aumentam significativamente.

Embora pareça que a ideia de usar hashtags nas publicações aumente o engajamento, esse pensamento é parcialmente equivocado.

Na verdade, o uso das hashtags se restringe a uma função: obter mais alcance da publicação.

O ganho de seguidores, curtidas, comentários e salvamentos, são apenas consequências do alcance do post por meio das hashtags.

Então usar esse recurso é uma ótima forma de criar novas oportunidades e crescer o seu perfil.

Como funciona as hashtags no Instagram?

As hashtags desempenham o papel de segmentação de conteúdo no Instagram.

Seu uso permite que o Instagram identifique o tipo de conteúdo e direcione para potenciais usuários interessados.

O algoritmo do Instagram é capaz de identificar usuários que demonstram interesses em determinados temas e assuntos e, por meio da seção Explorar e das hashtags, exibe posts de acordo com seu aprendizado.

De modo simples, publicações que obtêm taxas elevadas de engajamento em curto tempo, ganham mais visibilidade nas hashtags porque o Instagram identifica que o post é uma tendência.

Quando uma publicação obtém bom engajamento em um curto espaço de tempo, o Instagram passa a exibir essa publicação para mais e mais pessoas.

Se você segue alguma hashtag, provavelmente já viu alguns posts aparecerem para você na linha do tempo, e também é provável que o post tenha muitas curtidas e comentários.

Ou seja, publicações assim são exemplos de posts que são alavancados pelo Instagram por meio de uma hashtag.

Como encontrar as melhores hashtags para suas fotos e vídeos do Instagram?

A melhor maneira de encontrar as melhores hashtags para usar em suas publicações no Instagram é observar três fatores:

  • Nível de popularidade da hashtag (quantidade de publicações diárias e seguidores);
  • Relação da hashtag com o conteúdo do post;
  • Relação tamanho do perfil/popularidade da hashtag.

Ao inserir hashtags em postagens observando estes três fatores, você multiplica as possibilidades de ter um bom desempenho da publicação nas hashtags e, dessa forma, obter mais alcance e engajamento.

A seguir, vamos analisar cada um dos fatores para entender o seu impacto na hora de encontrar as melhores hashtags para usar em suas fotos e vídeos do Instagram e quais são as melhores práticas.

Popularidade da hashtag

Ao usar hashtags em posts do Instagram, o primeiro passo é analisar o seu nível de popularidade (quantidade de publicações).

Quanto mais popular for uma hashtag, mais disputada será a exibição da sua publicação tanto entre os posts da tag quanto na linha do tempo de quem segue a tag.

Uma forma de descobri a popularidade de uma hashtag é acessar a guia de pesquisa do próprio aplicativo do Instagram. Ao acessar qualquer hashtag, você terá acesso a quantidade de seguidores e de publicações da hashtag.

Para isso, entre no aplicativo, procure o ícone da lupa, vá na guia “#” e pesquise pelas hashtags do seu nicho. Dessa forma, você poderá descobrir o nível de popularidade de cada uma.

hashtags instagram

Relação da hashtag com o conteúdo do post

Como dito, o objetivo das hashtags é indicar ao Instagram qual é o nicho ou tipo de conteúdo que foi publicado. Sendo assim, o uso das hashtags deve ocorrer observando sua função.

No entanto, embora a função da hashtag esteja bem definida, muitos usuários que desejam obter mais alcance da publicação inserem tags que não possuem relação com o conteúdo.

Essa é uma prática equivocada de uso das hashtags. Isso porque, além de desviar a função do recurso, não se obtém benefício nenhum com tal prática.

O motivo é que, quando se usa hashtags que não estão relacionadas ao conteúdo da publicação, o post é exibido para pessoas que dificilmente terão interesse no conteúdo, como resultado, o algoritmo identifica o baixo nível de engajamento da publicação e passa a exibi-la para menos usuários.

Portanto, use em suas publicações hashtags relacionadas ao seu nicho ou o tipo de conteúdo do post. Busque também usar hashtags que tenham relação entre si.

Ao fazer isso, você garante que sua publicação seja exibida para pessoas que realmente poderão se interessar pela publicação. Dessa forma, sua taxa de engajamento aumentará e o Instagram exibirá a publicação a mais usuários.

Relação tamanho do perfil/popularidade da hashtag

Geralmente, em hashtag de alta popularidade, as publicações que obtêm maior destaque são de perfis grandes, isto é, com muitos seguidores.

Então o ideal para quem busca explorar todas as oportunidades das hashtags é encontrar tags com a popularidade mais adequada para o tamanho do seu perfil.

Ou seja, é necessário considerar a quantidade de seguidores do seu perfil na hora de escolher as melhores hashtags para o seu post do Instagram.

Sendo assim, se o seu perfil é um perfil grande, experimente usar mais hashtags de alta popularidade. Agora, se o seu perfil é pequeno, busque publicar em hashtags de baixa e alta popularidade.

Mesclando hashtags de média e alta popularidade você garante que a sua publicação apareça em tags de ambos os níveis.

As melhores práticas de uso das hashtags em publicações no Instagram

De nada adiantará aplicar todas as técnicas indicadas acima se o conteúdo não é relevante e de qualidade. O desempenho da foto ou vídeo que publicar no Instagram dependerá disso.

Vejamos algumas dicas que podem ajudar você a criar conteúdos relevantes e de qualidade.

Criando conteúdo relevante no Instagram

Conteúdo relevante quer dizer que os vídeos ou fotos que postar, seja no Feed, Story, IGTV ou Reels, precisam conter dicas ou ideias úteis para os seguidores.

Nesse sentido, é importante que os temas ou assuntos do seu nicho, que abordar em suas publicações, sejam atuais e práticos.

melhores hashtags instagram

Então busque entender quais são as principais dúvidas, desafios e tendências do seu setor, e trabalhe-os em seus posts de modo que desperte a atenção dos seguidores.

Ao abordar em seu conteúdo assuntos e temas relevantes para o seu segmento, você ganhará seguidores com muito mais facilidade.

Fuja de publicações caça likes, pois, embora elas até obtenham altas taxas de engajamento, ainda assim não são capazes de reter usuários como seguidores.

Criando conteúdo de qualidade no Instagram

Conteúdo de qualidade significa que a publicação foi feita dentro das melhores praticas de postagem.

Ou seja, a publicação possui um layout atrativo, com uma boa disposição dos elementos incorporados, além de uma legenda de fácil compreensão.

Harmonize as cores do post usando uma paleta de cores, crie uma publicação sob uma ideia minimalista. Se você publica vídeos, uma boa ideia é incluir legendas neles.

Isso dá acessibilidade a usuários deficientes, e também ajuda quem estiver em ambientes com muito barulho ou que não podem ouvir por qualquer outro motivo.

Então procure por publicações do seu nicho, observe quais são os modelos que estão fazendo sucesso com o público e inspire-se neles para produzir suas publicações.

Use carrosséis de imagens em posts, efeitos de transição e inclua músicas em seus vídeos. E claro, não se esqueça de usar as melhores hashtags.

Dessa forma, você conseguirá criar conteúdo de qualidade capaz de gerar conversões.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu como encontrar as melhores hashtags para usar em suas publicações no Instagram.

Você também aprendeu como usá-las com as melhores práticas e estratégias para obter mais engajamento e ganhar seguidores.

Como vimos, você encontrará as melhores hashtags para seus posts do Instagram combinando hashtags de baixa e média popularidade no texto da publicação.

Além disso, você também deve buscar usar somente hashtags relacionadas com o conteúdo da publicação e aliar as técnicas com conteúdo relevante e de qualidade.

Conta aí, gostou das dicas? Conte nos comentários e até a próxima.

Comentários

Leia Mais
lives do instagram como fazer
Como fazer lives no Instagram para ganhar seguidores