Erros de marketing no TikTok: 5 atitudes para evitar

erros de marketing no tiktok
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A questão não são os erros de Marketing no TikTok existirem, mas você não conhecê-los e, consequentemente, cometê-los. Quer mudar o jogo? Continue lendo.

Erros fazem parte do processo. Eles estão lá, e estarão lá, e tudo que você pode fazer é corrigi-los e evitar ao máximo não cometê-los novamente.

No marketing digital no TikTok, você possivelmente cometerá erros.

Enquanto tenta fazer marketing (porque você sabe os benefícios do TikTok para empresas), erros sorrateiros infiltram-se e corroem suas chances de sucesso.

Ou você descobre quais erros são esses, ou eles levarão sua empresa ao fracasso (e quando alguém perguntar por que você desistiu da plataforma, você dirá: “Aquele lugar da internet não funciona com todos, cara, acredite, eu tentei).

Mas acontece que o TikTok funciona. Você só precisa saber quais são os erros de marketing no TikTok, evitá-los e, assim, produzir vídeos estratégicos para conquistar os usuários.

Gostaria?

A seguir, 5 erros de marketing no TikTok que você precisa evitar antes que as coisas compliquem.

1 – Você está se dirigindo às pessoas erradas.

Você leu que o TikTok atingiu 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Também leu que, fora a China, o Brasil é o país que mais utiliza TikTok no mundo.

Sensacional! Então você pensa: “Wow! Eis um lugar promissor. Está lotado de potenciais clientes. Só preciso atraí-los fazendo marketing estratégico”.

Bem…

As coisas não funcionam assim, embora logicamente devessem. Por quê? Porque 60% dos usuários do TikTok são da geração Z: pessoas com até 25 anos.

Se o público do seu negócio inclui pessoas dessa faixa etária, ótimo, você está no lugar certo, basta dedicar-se a criar conteúdos incríveis.

No entanto, se seu público está acima dessa faixa etária, como a geração X (atualmente com 40 a 60 anos) ou a geração Y (atualmente com 25 a 40 anos), por exemplo, o TikTok pode não funcionar tão bem.

Dessa forma, ao produzir conteúdo no TikTok, você pode estar se dirigindo às pessoas erradas.

A recomendação é:

avalie seu negócio, conheça seu público e confira se vale a pena ou não tentar conquistá-lo por meio do TikTok.

2 – Seu conteúdo está desalinhado.

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Uma comparação meio absurda, mas que esclarecerá bem este erro no TikTok é: imagine produzir um vídeo de 10 minutos para o TikTok. Funcionaria? Não.

Primeiro: só é possível postar vídeos de até 3 minutos. Segundo: usuários do TikTok não querem vídeos longos, mas sim vídeos ágeis.

Claro, foi uma comparação absurda, mas apenas para você entender isto: crie conteúdos alinhados aos parâmetros do TikTok e evite desagradar os usuários.

Se você tem um canal no YouTube no qual posta conteúdos para fortalecer o marketing da sua empresa, não poderá simplesmente migrá-los para o TikTok.

Você não pode tentar encaixá-los de qualquer forma. O formato de tela é diferente, a duração do conteúdo é diferente, o tom do conteúdo é diferente, etc.

Para evitar erros de marketing no TikTok como esse, considere os seguintes conselhos ao criar vídeos:

  • crie vídeos divertidos;
  • crie vídeos dinâmicos;
  • crie vídeos curtos (se necessário, apenas se necessário, poste uma sequência de vídeos sobre um mesmo tópico, denominando-os de “Parte 1”, “Parte 2”, etc.).

3 – Você está com uma cara séria demais (e isso é um problema).

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Imagine entrar no TikTok e encontrar um conteúdo sério demais, sisudo demais, corporativo demais. Vê o problema disso?

A cultura do TikTok está ligada a conteúdos divertidos, dinâmicos e que não se levam tão a sério (embora estejam falando coisas importantes).

Se você pesquisar por empresas que fazem marketing digital no TikTok, provavelmente encontrará conteúdos cômicos em seus perfis. Motivo: eles funcionam — e muito!

Faça o mesmo e fuja deste erro no TikTok: ser sério demais quando os usuários esperam consumir conteúdos ágeis, dinâmicos e engraçados.

Algumas formas de fazer isso:

  • desafios de dança;
  • esquetes (peças de curta duração de caráter cômico);
  • uso de filtros divertidos;
  • reconstituir diálogos engraçados.

4 – Você só fala de venda, venda e venda (e mais venda).

Tudo bem, você está buscando saber quais os erros de marketing no TikTok porque, no final, deseja vender seu produto/serviço.

No entanto, usar táticas de vendas agressivas, ao invés de conquistar/engajar os usuários gradualmente, irá espantá-los para longe da sua empresa.

Eles verão você como aquele vendedor chato e estressante que, de cada 10 palavras ditas, 11 são sobre vendas e “aproveite o nosso desconto do dia”.

Se eles começarem a enxergar seu perfil dessa forma, você provavelmente os perderá e o marketing digital no TikTok apresentará rachaduras.

Lembre-se: pessoas acessam o TikTok para se divertir com vídeos engraçados, com aquelas trends de dancinhas legais, etc. Eles não esperam dar de cara com ofertas.

Por isso, se você insistir nessa abordagem de venda agressiva, eles deixarão de consumir os conteúdos do seu perfil aos poucos até finalmente caírem fora.

5 – Sua frequência de postagem está criando rachaduras.

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O TikTok, talvez mais do que qualquer outra mídia social, muda rapidamente. O que era tendência há 7 dias, agora está esquecido num canto escuro da plataforma.

Tendências nascem e morrem numa velocidade assustadora. É uma corrida, e você precisa estar pronto para corrê-la.

Um outro erro de marketing no TikTok é a frequência irregular de postagem.

Se você não posta com disciplina (o que pode ficar pior sem um calendário de conteúdo), os usuários que poderiam se engajar com você acabam engajando-se com empresas concorrentes.

Por outro lado, se você posta com frequência estratégica, estará sempre por dentro das tendências, o que aumenta as chances de novos usuários conhecerem seu negócio.

Além da frequência, atente-se também ao melhor horário para postar no TikTok.

Alguns erros de marketing no TikTok podem causar danos reversíveis, outros não.

Estranho seria se você não cometesse algum erro no TikTok ao tentar promover sua empresa.

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As pessoas perguntariam, curiosas: “O que você tem? Uma bola de cristal mágica?”

Tudo bem os erros de marketing no TikTok existirem. A boa notícia é que agora você os conhece e sabe como evitá-los.

Se evitá-los, é apenas questão de tempo até que seu perfil no TikTok conquiste maior visibilidade e atraia mais usuários/potenciais clientes.

Parece bom?

Portanto, atente-se a esses 5 erros de marketing no TikTok e mantenha o crescimento da sua empresa na plataforma numa crescente de sucesso.

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