8 dicas para loja virtual no Instagram vender mais

dicas para loja no instagram
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Ter uma loja on-line no Instagram seria promissor para o seu negócio, então você criou uma.

Após um tempo, porém, entendeu que precisava impulsioná-la de alguma forma para aumentar o faturamento.

Bem, praticar dicas para loja virtual no Instagram não é uma tarefa difícil.

Contudo, caso você não saiba exatamente quais passos seguir e os erros que não deve cometer de jeito nenhum, a história é outra.

Por exemplo, você pode ter visto que realizar sorteio é um bom jeito de ganhar seguidores, mas e o outro lado da moeda? Você viu?

Porque quando se faz sorteio, existem regras do Instagram que você jamais pode violar.

Neste conteúdo, separamos as melhores dicas para loja virtual no Instagram que farão você não apenas faturar mais.

Elas também irão garantir que você — talvez pela primeira vez — sinta-se confiante de que é possível sim viver por meio da venda de produtos na plataforma.

É isso que quer?

A seguir, descubra como!

O que é loja virtual no Instagram?

A loja virtual no Instagram é um recurso simples e intuitivo por meio do qual os usuários podem vender produtos diretamente na plataforma.

Com a loja, você basicamente monta uma vitrine online que traz diversos benefícios, como:

  • facilidade de alcançar clientes, pois eles já estão presentes na plataforma;
  • venda descomplicada, rápida e segura: os usuários podem comprar sem precisar sair do aplicativo;
  • experiência de compra interativa e visual com o uso de postagens atraentes.

Confira 5 maneiras de vender mais no Instagram

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Como tornar a vitrine online atraente e, assim, faturar mais? Veja 5 dicas para loja virtual no Instagram que aumentarão os seus ganhos.

1 – Ilustre os produtos com imagens atraentes

Um produto até pode ter ótima qualidade, mas sabe qual é o problema?

Os usuários que acessarão a sua loja virtual ainda não sabem disso, e provavelmente nunca saberão se a imagem escolhida para representar determinado produto for ruim.

É como um livro que narra uma história incrível, mas tem uma capa nada atraente.

Portanto, umas das mais eficientes dicas para loja virtual no Instagram é escolher imagens que geram no público o desejo de comprar o produto.

Se você vende roupas, por exemplo, use fotos de qualidade com pessoas vestindo elas. Você também pode utilizar fotos comerciais que já são produzidas para serem usadas em catálogos.

2 – Use vídeos estrategicamente

Às vezes, somente as fotos dos produtos não são suficientes para despertar o interesse de compra — ainda que elas os valorizem e tenham qualidade excelente.

Por isso, dependendo do produto, o vídeo irá representá-lo de forma mais eficiente.

Por exemplo, as fotos de um tênis de corrida podem causar desejo de compra, é verdade, e vão atrair muitos cliques.

No entanto, quando um usuário assiste a um vídeo de alguém usando esse mesmo tênis em uma corrida, pode ter um desejo ainda maior de comprá-lo.

Leia também: 14 ideias de postagem no Instagram para aumentar o engajamento

3 – Crie sorteios

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Se há poucos usuários acessando a sua loja virtual, as chances de você vender mais são menores.

É por isso que você precisa gerar mais tráfego para ela.

Uma das dicas para loja virtual no Instagram que ajudará você com isso é criar um sorteio, já que ele é uma forma eficiente e honesta de obter seguidores — ao invés de escolher atalhos prejudiciais como o método hsa do Instagram para ganhar seguidores.

Na criação do sorteio, porém, atente-se apenas em não violar as regras do Instagram.

4 – Conte uma história com o post

Façamos um teste.

Suponhamos que você foi convidado para um luau. A empolgação de ir ao evento, porém, surge e desaparece quase no mesmo instante.

Existe um problema: com qual roupa você irá? Você nunca foi a um luau, então é compreensível que não tenha o que vestir na ocasião, mas o tempo está passando e você precisa dar um jeito nisso.

Contar histórias é uma maneira de ajudar os usuários na decisão da compra.

Por “contar histórias”, nos referimos a apresentar o produto em um contexto real, e não estático, “posando” em uma foto ou vídeo.

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Voltando ao teste: desesperado para comprar o que vestir no luau, você encontra posts de roupas no Instagram.

Porém, você os confere rapidamente, já que eles não chamaram tanta atenção assim e nem o convenceram de comprar nada.

Contudo, depois de um tempo navegando na plataforma, você encontra um vídeo com várias pessoas festejando em um luau e elegantemente vestidas para a ocasião.

Parece até o destino mostrando exatamente o que você queria.

Mas não é destino. É simplesmente uma das dicas para loja virtual no Instagram que a empresa que postou o vídeo aprendeu e está aplicando.

Por fim, você, sem qualquer objeção, decide comprar algumas das peças de roupas presentes no vídeo.

Viu só?

Lembre-se: é preciso encontrar formas de se aproximar dos potenciais clientes e fisgá-los.

Contar histórias é uma maneira eficiente de fazer isso, então seja criativo e conte a melhor de todas.

5 – Crie um funil de vendas para sua loja.

Uma das maiores falhas de lojas virtuais no Instagram é ter parte das pessoas que visitam a loja indo embora sem efetuar uma compra e nunca mais voltar.

Essa falha está relacionada principalmente a ausência de um funil de vendas.

O funil de vendas é como um guia para os visitantes em potencial da sua loja cujo destino é botão “finalizar compra”. Sem ele, provavelmente você terá dificuldades em obter conversões de vendas para sua loja.

Então, é altamente recomendável que você considere criar um funil de vendas e comece a usá-lo em sua estratégia para obter o máximo de vendas possível.

3 dicas para loja virtual no Instagram

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Postar imagens atraentes, elaborar vídeos estratégicos e contar histórias são dicas para loja virtual no Instagram capazes de aumentar as vendas, porém, existem outras. Veja.

O que postar no Instagram de loja virtual?

Ter ideias para postar no Instagram todos os dias pode dar dor de cabeça, mas fica fácil com algumas das possibilidades que a plataforma oferece, como postar carrosséis.

Claro, dependendo do tipo de produto que você vende e do público-alvo que atende, alguns tipos de posts são mais estratégicos do que outros.

Por exemplo, se o seu público prefere saber os detalhes de um produto lendo a legenda do post ao invés de vê-los explicados em um vídeo, aposte nas legendas.

Se for o oposto, então crie vídeos explicando os detalhes e funcionalidades de um produto — como a explicação dos benefícios de se usar um miniprojetor.

Outra possibilidade são os anúncios. Você tem um número limitado de seguidores e somente uma parcela deles realmente verá aquilo que você postar.

Sendo assim, depois de publicar um vídeo e etiquetá-lo com o produto, por exemplo, você pode amplificar o alcance da publicação por meio de anúncios.

O que colocar na bio do Instagram de uma loja virtual?

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Outra dica para loja virtual no Instagram que impulsionará as vendas é escrever uma bio atraente.

Ela não deve ser gigantesca (os usuários podem nem sequer terminar de ler tudo), mas sim objetiva, simples e atraente.

Ela deve dizer o que o seu negócio oferece e para quem oferece.

Em seguida, há outras informações, como o horário de atendimento e um link de compra online.

As Lojas Americanas, por outro lado, levando em conta que a Black Friday acontecerá em breve, adota uma abordagem diferente.

Sua bio diz: “começou o esquenta Black Friday! ofertas antecipadas com preço de Black Friday tooodos os dias :)”

Como movimentar uma loja no Instagram?

A seguir, listamos dicas para loja virtual no Instagram capazes de movimentar seu negócio. Confira:

  • Interaja com os seguidores;
  • Explore o Instagram Insights para descobrir quais estratégias tiveram maior sucesso (conferindo as impressões, por exemplo) e depois replicá-las;
  • Invista em mídia paga;
  • Use hashtags, pois elas trazem novos usuários;
  • Crie legendas interativas que instiguem os seguidores a comentar, como as legendas para Reels;
  • Poste conteúdos populares e relevantes. Ou seja, aqueles que fazem os usuários marcarem outros usuários, como acontece quando se posta um Reels com músicas em alta;
  • Diversifique os formatos: reels, carrossel, post com uma imagem só, etc. Se postar sempre no mesmo formato, os usuários podem perder o interesse no perfil.

Hora de potencializar as suas vendas com as dicas para loja virtual no Instagram

Há diversas dicas para loja virtual no Instagram responsáveis por aumentar o engajamento e, consequentemente, as vendas.

Você viu algumas neste conteúdo.

Para determinadas ocasiões e tipos de produtos, certas dicas são mais eficientes do que outras, mas todas possuem igual capacidade de gerar conversões em vendas.

Portanto, hora de aplicar as dicas para loja virtual no Instagram que aprendeu.

A venda dos seus produtos pode estar a um post de distância.

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