10 maneiras eficazes de aumentar seu engajamento no Instagram

Aumentar o engajamento no Instagram
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Todos querem descobrir a grande galinha dos ovos de ouro das mídias sociais, o segredo sobre como aumentar o engajamento no Instagram!

Quem busca a resposta, com certeza encontrará muitas estratégias. São muitos os métodos e técnicas ditas infalíveis de diversos gurus do marketing digital.

Isso ocorre pelo fato de o Instagram ser atualmente um dos meios mais populares de propagação de conteúdo e ações de marketing para negócios no Brasil.

A plataforma concentra mais de 500 milhões de usuários por dia, destes, 80% seguem, pelo menos, uma conta comercial no Instagram.

Sendo assim, se você tem planos de utilizar as mídias sociais para ganhar popularidade, seja para o seu negócio ou para você mesmo, saber como aumentar o engajamento no Instagram é o ponto mais importante que você deve trabalhar.

10 maneiras de aumentar seu engajamento no Instagram

Para aumentar seu engajamento no Instagram você deve:

  1. Postar fotos autorais e de qualidade.
  2. Publicar com frequência.
  3. Interagir com os seguidores.
  4. Convidar usuários para curtir, salvar e compartilhar.
  5. Gerar curiosidade.
  6. Estimular conversas no direct e comentários.
  7. Usar hashtags em suas postagens.
  8. Crie conteúdo no Reels do Instagram.
  9. Usar técnicas de SEO nas publicações e perfil da conta no Instagram.
  10. Siga tendências da plataforma.

A seguir, vamos abordar com mais detalhes cada um dos itens listados acima.

Você saberá como incluir cada um em sua estratégia de crescimento no Instagram. Confira.

1 – Publique fotos próprias para aumentar o engajamento.

É muito comum no Instagram, principalmente em contas comerciais, o uso de imagens contendo artes gráficas. Geralmente, essas imagens são usadas para informar algo específico, como uma promoção ou realizar um anúncio.

Imagens costumam ter um desempenho muito inferior se comparado com fotos autorais.

Isso provavelmente acontece porque diante de uma foto autoral, o visualizador se sente mais atraído ao convite para interagir.

Colocando isso em perspectiva, compare sua reação diante de uma foto e uma imagem.

Na maioria das vezes, uma foto ressoa mais convidativa para uma interação do que uma imagem.

No entanto, existem exceções. É possível criar imagens capazes de angariar muitas interações, mas, no geral, fotos costumam se saírem melhores.

Nesse sentido, se você possui um negócio no Instagram, experimente mudar sua estratégia.

Se você costuma usar muitas imagens, experimente usar fotos próprias dos produtos ou do seu estabelecimento.

Se você quer mais atenção, invista na qualidade das fotos e na organização do seu feed.

2 – Publique conteúdo com frequência.

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Publicar com frequência é a chave para aumentar o engajamento do Instagram.

Para os seguidores, a frequência de publicações é determinante na decisão de seguir ou não uma conta.

Para a maioria das pessoas, o ato de seguir alguém é como um voto de confiança.

Elas realmente esperam que aquele perfil seguido publique bons e novos conteúdos regularmente.

Quando isso não acontece, eles se sentem frustrados e deixam de seguir.

Portanto, a regularidade de publicações é muito importante para aumentar o engajamento.

Além disso, pense: quanto mais publicações você fizer, mais interações, envolvimentos, alcance e impressões vai acumular.

Isso é importante para o seu perfil, pois os algoritmos do Instagram também levam em conta o histórico do seu perfil.

Mesmo que seu engajamento seja baixo, com regularidade nas publicações, você acumula interações que futuramente podem resultar em mais engajamento devido ao seu bom histórico.

Quanto mais conteúdo criar, mais você acumulará e mais o Instagram entenderá que você é um bom produtor de conteúdo. Resultado? Mais alcance.

3 – Interaja com os seus seguidores.

Essa é uma estratégia muito importante para aumentar seu engajamento.

Lembre-se sempre, na maior parte do tempo as interações serão uma via de mão dupla, você precisa fazer sua parte também.

Busque sempre que possível, por exemplo, seguir de volta quem segue você.

Por mais que isso seja trabalhoso, você terá a oportunidade de interagir com eles curtindo ou comentando suas publicações.

Desse modo, você conseguirá chamar a atenção dos seus seguidores, além de ganhar interações como retribuição.

Siga essa estratégia se você for iniciante e tiver poucos seguidores.

À medida que seu volume de seguidores aumentar, chegará um momento em que as pessoas não se importarão mais em segui-lo e não serem seguidos de volta por você.

Além disso, curta e comente suas publicações. Você verá como crescerá o envolvimento deles com o seu conteúdo.

Existem diversas ferramentas de automação que poderão te ajudar nisso. Com elas você pode realizar diversas ações em massa, como se fosse um humano.

4 – Convide seus seguidores a executarem ações usando CTA.

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Embora as pessoas possam ter interesse em suas publicações, é muito comum elas verem e depois continuarem rolando para novas publicações do feed.

Por isso, para aumentar o seu engajamento no Instagram, uma boa estratégia é lembrar o seguidor de curtir a publicação, marcar alguém nos comentários e salvar para ver depois.

Ao publicar um post no feed, deixe um lembrete na legenda para o seguidor curtir a publicação caso tenha gostado.

5 – Gere curiosidade nos seus seguidores.

Uma excelente estratégia para manter os seguidores em constante envolvimento com o conteúdo da sua conta no Instagram é instigando sua curiosidade.

A curiosidade é a sensação de privação que vem de uma lacuna entre o que sabemos e o que desejamos saber.

A curiosidade deve ser na medida certa, pois se ela cria muita expectativa a pessoa tende a ficar receosa em descobrir, pois evitará a “verdade”, ou se ela tem pouca curiosidade, não há motivos fortes o bastante para ela prosseguir em pesquisar.

Dessa forma, o segredo está em criar um conteúdo que possua um conhecimento atraente sem revelar demais para o seguidor.

Experimente criar uma série de conteúdos sobre um tema, seja em vídeos ou postagens de fotos.

Seu seguidor certamente ficará tentado a assistir toda série.

6 – Envie mensagens no direct para aumentar o engajamento.

Sabemos que muitos usuários do Instagram não gostam dessa prática por acreditarem que é inconveniente.

Contudo, é importante saber que estimular conversas no direct com os seus seguidores é uma excelente estratégia para gerar engajamento.

Embora essa prática sofra muita rejeição, quando é executada de forma correta, ela tem muitos benefícios.

Como dica, crie uma pergunta. Ela necessariamente deve ser interessante e padronizada.

Por exemplo: você pode dizer algo como “Olá, vi que você é de Minas Gerais. Que legal! Eu sou da região norte, da cidade X, você conhece?“.

Em seguida, envie essa mensagem para os novos seguidores da sua conta.

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Dessa forma, quando o seguidor responder você, o Instagram detectará a interação e considerará que suas publicações são relevantes para esse usuário.

Como resultado, seu engajamento no Instagram aumentará.

7 – Explore as Hashtags.

Muitos usuários do Instagram seguem hashtags relacionadas aos assuntos do seu interesse.

Por seguirem hashtags, quando eles navegam no feed, o Instagram exibe publicações marcadas nas respectivas páginas das hashtags seguidas.

Então as hashtags são um ótimo meio para aumentar o alcance do perfil, pois sua publicação é exibida para outras pessoas além dos seus próprios seguidores.

Portanto, as hashtags são uma excelente forma de você alcançar o seu público.

Logo, ao fazer qualquer tipo de publicação, use as melhores hashtags que representam o conteúdo da sua postagem!

8 – Crie conteúdo no Reels do Instagram.

O Reels do Instagram é um recurso perfeito para se tornar famoso repentinamente e ganhar muitos seguidores.

Isso é possível porque o Reels apresenta mais oportunidades para viralizar vídeos do que qualquer outro.

O algoritmo do Reels exibe vídeos na página de descoberta do Instagram (Explorar) levando seu conteúdo para um público segmentado que provavelmente gosta do seu tipo de conteúdo.

Sendo assim, ao passo que você alcança novos públicos, mais seguidores você ganhará e consequentemente mais engajamento também.

Vá além das postagens do feed como fotos e vídeos e comece a criar conteúdo para o Reels do Instagram.

Você pode usar ferramentas de edição de vídeo e narração para criar vídeos curtos para o Reels.

E para ajudar você, temos um guia completo onde você pode encontrar ideias de conteúdos para Reels.

Você descobrirá que há muitas ferramentas de edição de vídeo e narração que vão ajudá-lo a criar o seu Reels.

Então, não existe mistério, é dominá-las e trabalhar duro.

9 – Use SEO no Instagram para melhorar o engajamento e ter mais visibilidade orgânica.

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Desde 2020, foi oficialmente anunciado que o Instagram se tornou mais amigável para as pesquisas.

Ao pesquisar palavras-chave na barra de pesquisa do Instagram, você deve encontrar vídeos, perfis e postagens relacionados.

Sendo assim, o SEO no Instagram também funciona como uma dica para aumentar o engajamento.

Um modo de aproveitar as vantagens dessa atualização é garantir que suas legendas incluam palavras-chave relevantes.

Elas ajudarão o Instagram a identificar o que está sendo mostrado ou falado em sua postagem.

Para ajudar ainda mais o Instagram, você precisa categorizar sua conta.

Assim como, também deve postar consistentemente conteúdo relevante para o seu nicho.

Além disso, outra maneira de ajudá-lo a aparecer na pesquisa em sua categoria é seguir outras contas semelhantes e adicionar uma palavra-chave relevante ao seu nome em sua biografia.

10 – Siga as tendências da plataforma.

Essa é uma prática para aumentar o engajamento no Instagram que nunca pode ficar de fora.

Acompanhar as tendências é crucial para que você ganhe mais destaque no aplicativo.

O tempo todo surgem novas tendências que ficam a em alta por um breve período.

No momento em que estão fazendo sucesso, os algoritmos do Instagram dão prioridade as postagens que exploram essa tendência.

E por que o Instagram faz isso? Ora, porque ele quer manter os usuários ativamente entretidos na plataforma.

Enquanto existir tópicos capazes de reunir milhões de pessoas, ele continuará a incentivar esse conteúdo.

Sendo assim, as trends são excelentes oportunidades de você “surfar a onda” e conseguir levar suas postagens para mais pessoas.

Temos um guia completo sobre como fazer sua postagem aparecer no Explorar do Instagram em que você pode aprender como receber destaque na sua conta por meio do Explorar do Instagram.

Acompanhe sempre que possível as tendências do seu setor e adapte-as ao seu conteúdo dando o seu toque pessoal. Sem dúvidas terá grandes conquistas.

O que dá mais engajamento no Instagram?

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Uma pesquisa realizada pela Later, usando dados extraídos de 1º de janeiro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022, analisou mais de 44 milhões de postagens no feed do Instagram (excluindo Reels) e descobriu que:

  • As postagens do carrossel têm a maior taxa média de engajamento de todos os tipos de postagem do feed.
  • As imagens têm uma taxa de engajamento média um pouco maior do que as postagens do feed de vídeo (exceto Reels).

Em outra pesquisa, agora abrangendo o ano de 2020, percebeu-se que as taxas médias de engajamento caíram para todos os tipos de postagem do feed ao longo do tempo.

As postagens do carrossel tiveram consistentemente as maiores taxas médias de engajamento de todos os tipos de postagem do feed.

No entanto, o que de fato dá mais engajamento no Instagram atualmente é são os Reels.

Há um foco da plataforma neste momento nas postagens do Reels, enquanto postagens tradicionais do feed estão sendo afetadas em termos de engajamento devido a esta concentração.

Qual melhor horário de engajamento no Instagram?

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Existem alguns estudos sobre qual é o melhor momento para postar no Instagram. Não é tarefa simples selecionar um único horário entre tantos estudos, pois cada um deles dependem do fuso horário.

Mas, este são alguns dos horários sugeridos pelos estudos:

  • HubSpot – entre 14h e 15h.
  • Sprout Social – quarta-feira às 11h e sexta-feira às 10h-11h.
  • Expert Voice – quarta-feira: 11h e 15h.
  • Later – 9h-11h (EST).

Obs: estes estudos utilizam o fuso horário EST, que vem a ser o fuso horário da costa leste dos Estados Unidos e Canadá.

Quais ações prejudicam o engajamento no Instagram?

Tão importante quanto fazer tudo certo é não fazer errado.

Nesse sentido, existem várias práticas que você deve ter cuidado ao usar em seu Instagram, pois elas podem prejudicar seu engajamento.

Evite as seguintes atitudes para não prejudicar seu engajamento no Instagram:

  • Comprar seguidores, ou perfis do Instagram, ou adquirir muitos seguidores por meio de sorteios.
  • Republicar vídeos com marca d’água de outras plataformas.
  • Usar muito texto sobreposto em uma postagem de feed ou de vídeo.
  • Usar somente hashtags de alta popularidade.
  • Postar conteúdo polemico que venha receber muitas denúncias.

Existe muitas outras atitudes que você deve evitar, mas as relacionadas acima são as mais comuns e você pode e deve evitá-las, pois elas prejudicam seu engajamento.

Conclusão

Aprendemos nesse artigo as principais dicas de como aumentar o engajamento do Instagram.

Existem uma série de ações que, quando combinadas, possibilitam maior alcance e engajamento da conta.

Entre as mais importantes podemos destacar a regularidade das postagens, relevância e qualidade do seu conteúdo e otimização das publicações.

Você deve sempre ter em mente que os algoritmos do Instagram mudam constantemente, isso demanda que você esteja sempre atento as mudanças para se adaptar rapidamente.

Siga as dicas acima e, com toda certeza, você aumentará seu engajamento no Instagram.

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