Sorteio no Instagram: vale a pena? Veja 5 dicas para não errar no seu sorteio

sorteio no instagram
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Sorteios no Instagram podem fazer você ganhar muitos seguidores, mas como fazer do jeito certo e se beneficiar dessa estratégia?

Continue deslizando para aprender tudo sobre sorteios para ganhar seguidores no Instagram.

Confira logo mais.

Vale a pena fazer sorteio no Instagram para ganhar seguidores?

Quem nunca foi marcado em algum sorteio relâmpago no Instagram? Pois bem, com tantos sorteios acontecendo o tempo todo, é fácil pensar que isso deve ser muito vantajoso.

Os sorteios foi uma das principais formas desenvolvidas pelos usuários do Instagram para ganhar seguidores com muita rapidez.

Com a alta popularidade dessa estratégia, é fácil encontrar sorteios acontecendo por todo o canto no Instagram. No entanto, embora pareça ser muito eficaz, existem muitas dúvidas a respeito de usar essa estratégia.

Será que realmente vale a pena fazer sorteio no Instagram para ganhar seguidores?

É inegável o poder dos sorteios para ganhar muitos seguidores no Instagram. Mas existem dois problemas nessa estratégia que merecem muita atenção: a retenção desses seguidores e a relevância deles.

Embora essa estratégia tenha o potencial de gerar uma enxurrada de seguidores para o seu perfil, esses problemas podem dar um “banho de água fria” no seu entusiamo algum tempo depois.

Mas com um bom plano na manga, é possível contornar esses problemas e transformar essa estratégia em uma catapulta que o levará a um crescimento rápido e seguro.

Então sim, vale a pena, desde que você obtenha seguidores relevantes para o conteúdo da sua conta, além de possuir um planejamento a longo prazo para reter esses seguidores.

Como fazer sorteio no Instagram do jeito certo?

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Conheça a seguir os principais pontos a se observar no momento de criar um sorteio para ganhar seguidores no Instagram, e também, como usá-los para ter os melhores resultados.

1 – Objetivo do sorteio.

Basicamente, o objetivo dos sorteios no Instagram é ganhar seguidores rapidamente. Isso ocorre de forma simples: sorteia-se um objeto entre os usuários que seguirem as regras do sorteio.

Geralmente essas regras são:

  • Seguir perfis do Instagram.
  • Curtir a publicação do sorteio.
  • Marcar outras pessoas nos comentários da postagem do sorteio.
  • Compartilhar no próprio story a publicação do sorteio.

Embora o objetivo seja ganhar de seguidores, é possível também para conquistar resultados satisfatórios indo um pouco mais além.

Não é só o número de seguidores que você ganhar com o sorteio que importará, mas sim quantos deles realmente tem potencial para engajarem com o seu conteúdo depois.

Nesse sentido, o prêmio em questão faz toda diferença na hora de determinar se vale ou não a pena criar um sorteio no Instagram para ganhar seguidores, pois ele deve funcionar como uma isca para atrair perfis do seu público-alvo.

Portanto, concentre-se no objetivo do sorteio e escolha aquele que possui o formato mais adequado para o estilo e nicho do seu perfil.

2 – Escolha do prêmio do seu sorteio no Instagram.

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Como dito, a isca que vai te dar mais seguidores será o prêmio do sorteio do Instagram. Por isso, escolha estrategicamente o objeto a ser sorteado.

O ideal é que o prêmio seja o mais relacionado possível com o seu conteúdo do Instagram, pois, do contrário, os novos seguidores terão menor probabilidade de gostar do seu conteúdo.

Para ilustrar, imagine que uma conta do Instagram, cujo conteúdo é sobre maquiagem, crie um sorteio no Instagram e ofereça como prêmio um iPhone.

Sabendo que o iPhone é um dispositivo popular, diversos usuários, incluindo homens, concorrerão a esse prêmio.

Embora um iPhone angarie um grande volume de seguidores, uma parcela deles podem não se enquadrar no perfil do público da conta.

Como resultado, após o sorteio, grande parte desses seguidores deixarão de seguir esta conta.

Além disso, por esses novos seguidores não engajarem com as publicações – pois não são o seu público – o alcance da conta será afetado negativamente, pois para os algoritmos do Instagram esses usuários não consideram esse perfil relevante.

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Continuando com este mesmo exemplo, porém com uma diferença: o prêmio agora é uma maleta de maquiagem especial recheada de itens.

Com toda certeza, os perfis que seguirão a conta para concorrer a este prêmio têm mais relação com o conteúdo do perfil. Logo, as chances deles engajarem futuramente com as publicações da conta são maiores.

3 – Tenha cautela se é o seu primeiro sorteio.

Se você não tem experiência com sorteio no Instagram, busque conhecer como realizar e, principalmente, tenha cautela no investimento. O motivo é que você pode acabar gastando muito sendo que existe riscos de haver um retorno insatisfatório.

Sendo assim, na sua primeira tentativa, comece oferecendo prêmios com bom custo-benefício.

Apure o resultado e, após ter uma prévia dos ganhos de seguidores, decida se vale ou não a pena realizar outro sorteio.

Outra dica para poupar investimento no seu primeiro sorteio é escolher ferramentas gratuitas que te ajudam na realização, porque assim você não gasta diretamente o seu dinheiro e assegura aos seus seguidores confiança e transparência.

Uma plataforma que oferece esse sorteio instagram, dentre outras vantagens, é a Simpliers.

Nela você consegue criar a arte do sorteio, fazer a seleção randômica do ganhador, divulgar e compartilhar os vencedores e o melhor de tudo, garantindo segurança, transparência e profissionalismo para sua ação.

Por isso é uma excelente opção, inclusive usada por grandes marcas e até celebridades, como Marina Ruy Barbosa, Guilherme e Benuto, entre outros.

4 – Período do sorteio.

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O período do sorteio não deve ser muito curto e nem muito longo, o ideal é que ele aconteça em até 20 dias.

Quando o sorteio é muito curto, pode não dar tempo atrair potenciais participantes, e quando o período é muito longo, as pessoas tendem a ter um interesse menor em participar e acompanhar.

Então defina um prazo adequado para realizar o sorteio. Defina um prazo razoável para que todos os potenciais interessados possam participar e que não mine o interesse dos participantes.

5 – Sorteios com parcerias.

Os sorteios com parcerias tem como sua grande vantagem a divisão dos custos e também a oportunidade de atrair públicos semelhantes.

No entanto, como dito acima, é importante buscar prever qual é o perfil dos usuários que provavelmente participarão.

Sendo assim, ao criar um sorteio no Instagram, selecione parceiros com base no seu público para atingir os melhores resultados possíveis.

Como reter os seguidores ganhos com o sorteio?

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Após o sorteio, para reter os seguidores que você ganhou, aplique as estratégias a seguir.

Apague ou arquive a publicação após o fim do sorteio.

Existem usuários que têm o hábito de salvar as publicações dos sorteios que participam no Instagram para, logo após o fim deles, deixarem de seguir as contas.

Portanto, para minimizar a perda de seguidores, imediatamente após o sorteio, apague ou arquive a publicação. Desse modo, esses usuários terão mais dificuldades em deixar de seguir sua conta.

Desative sua conta caso esteja perdendo muitos seguidores.

Essa estratégia deve ser adotada em caso de perca de um alto volume de seguidores. Como foi dito, existem usuários que participam de sorteios no Instagram e depois deixam de seguir as contas do sorteio.

Neste caso, ao desativar a conta temporariamente, você poderá interromper as perdas. Considere fazer isso em último caso, pois isso pode acarretar prejuízos para o seu engajamento.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu se vale ou não a pena participar de sorteios no Instagram para ganhar seguidores. Como vimos, é importante analisar bem o fator de retenção desses seguidores ganhos por meio do sorteio.

Como dito, todo o investimento pode ser perdido se os seguidores ganhos deixarem de seguir a sua conta após o sorteio. Sendo assim, a melhor forma de evitar que isso aconteça é saber bem que categoria de sorteio do Instagram é o ideal para seu perfil, e ainda, o seu formato e regras.

Com uma modelagem de sorteio estratégica, é possível obter bons resultados com o sorteio do Instagram, assim ganhando muitos seguidores e, após, poder engajá-los nas publicações do seu perfil.

E aí, você acha das dicas? Consegue descobrir se vale ou não a pena criar um sorteio para o seu perfil? Conta aí nos comentários e até a próxima.

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