Sorteio no Instagram para ganhar seguidores: como fazer do jeito certo

Descubra as vantagens e desvantagens de participar de sorteio no Instagram para ganhar seguidores

Sorteio no instagram para ganhar seguidores vale a pena

Sim, vale a pena criar um sorteio no Instagram para ganhar seguidores, porém, existem alguns aspectos importantes que você deve observar para se beneficiar dessa estratégia.

Portanto, para saber quais aspectos são esses, leia até o final para não errar na hora de investir em um sorteio para ganhar seguidores no Instagram.

Vale a pena fazer sorteio no Instagram para ganhar seguidores?

Quem nunca foi marcado em algum sorteio relâmpago no Instagram, não é mesmo? Com tantos sorteios acontecendo o tempo todo no Instagram, é obvio que qualquer pessoa vai acreditar que isso certamente deve funcionar muito bem.

Essa foi uma das principais formas desenvolvidas pelos usuários do Instagram que desejavam ganhar seguidores com muita rapidez.

Com o sucesso da estratégia – que de fato ajuda a ganhar muitos seguidores – a estratégia se popularizou e por todo canto do Instagram, encontra-se alguém provendo algum sorteio.

No entanto, fica ao questionamento no ar: será que realmente vale a pena fazer sorteio no Instagram para ganhar seguidores?

Pois, bem! Com o tempo, muitos que criaram sorteios para ganhar mais seguidores tiraram conclusões importantes dessa tática.

Embora sejam conclusões óbvias quando você pensa em engajamento, não é fácil levá-las em consideração. Isso porque, a ideia de ganhar muitos seguidores com os sorteios cegam os interessados.

Mas, na prática, após o sorteio, o desafio é, sem dúvidas, reter esses seguidores. Sua tarefa após o fim do sorteio será engajar os seguidores ganhos, e isso não é tarefa fácil, por isso, você deve pensar com muito cuidado na hora de decidir participar de um sorteio do Instagram para ganhar seguidores.

1º entenda o objetivo do sorteio

Basicamente, o objetivo dos sorteios no Instagram é ganhar seguidores rapidamente. Isso ocorre de forma simples: sorteia-se um objeto entre os usuários que seguirem as regras do sorteio. Seguir as contas determinadas, curtir a publicação, marcar outras contas pessoais nos comentários e compartilhar no próprio story a publicação do sorteio, são as regras, geralmente.

Embora o objetivo é o ganhar de seguidores, dá para conquistar resultados satisfatórios indo um pouco mais além. Isso porque, não é só o número de seguidores que você acumular com o sorteio que importa, e sim quantos deles realmente tem potencial para engajarem com o seu conteúdo depois.

Nesse aspecto, o prêmio em questão faz toda diferença na hora de determinar se vale ou não a pena criar um sorteio no Instagram para ganhar seguidores, pois o prêmio deve funcionar como uma isca para atrair perfis do público-alvo.

Portanto, concentre-se no objetivo do sorteio e escolha aquele que possui o formato mais adequado para o estilo e nicho do seu perfil.

2º Escolha corretamente o prêmio do seu sorteio no Instagram

Como foi dito, a isca que vai te dar mais seguidores será o prêmio do sorteio do Instagram. Por isso, defina estrategicamente o objeto vai sortear, para assim atingir o melhor resultado possível.

Nesse sentido, o prêmio deve estar o mais relacionado possível com o seu conteúdo do Instagram, do contrário, os novos seguidores terão menor probabilidade de gostar do seu conteúdo. Para ilustrar, imagine que um Instagram sobre maquiagem crie um sorteio no Instagram dando como prêmio um iPhone.

Sabendo que o iPhone é um celular querido popularmente, diversos usuários, incluindo homens, irão concorrer ao prêmio. Embora um iPhone angarie um grande volume de seguidores, uma parcela destes pode não se enquadrar no perfil do público da conta.

Como resultado, após o sorteio no Instagram, grande parte desses seguidores deixarão de seguir esta conta. Além disso, por estes novos seguidores não engajarem com as publicações (afinal, não são o seu público), o alcance da conta será prejudicado, dado que para o algoritmo do Instagram estes usuários não consideram os posts relevantes.

Agora, usando o mesmo exemplo, porém com uma diferença: o prêmio agora é uma maleta de maquiagem especial recheada de intens.

Com toda certeza, os perfis que seguirão a conta para concorrer a este prêmio tem muito mais a ver com conteúdo do perfil. Logo, as chances deles engajarem com as publicações futuras da conta é bem maior.

3º Dica para quem vai criar um sorteio no Instagram

1ª tenha cautela se é o seu primeiro sorteio

Se você não tem experiência em criação de sorteio no Instagram, busque conhecer como realizar e principalmente, tenha cautela no investimento. Isso porque você pode acabar gastando muito e obtendo um retorno insatisfatório.

Sendo assim, na sua primeira tentativa, inicie oferecendo prêmios com bom custo-benefício. Apure o resultado e, após ter uma prévia dos resultados como ganhos de seguidores, decida se vale ou não uma próxima.

2ª período do sorteio

O período do sorteio não deve ser muito curto e nem muito longo, o ideal é o sorteio no Instagram aconteça em até 20 dias.

Quando o sorteio é muito curto, pode não dar tempo atrair potenciais participantes, quando o período é muito longo, as pessoas tendem a ter um interesse menor em participar e acompanhar.

Então defina um prazo adequado para realizar o sorteio. Considere um período suficiente para que todos os potenciais interessados possam participar e que não ameace o interesse dos participantes.

3ª sorteios com parcerias

Os sorteios com parcerias tem como sua grande vantagem a divisão dos custos e também a oportunidade de atrair públicos semelhantes. No entanto, como dito acima, é importante buscar prever qual é o perfil dos usuários que provavelmente participarão.

Assim, quando criar um sorteio no Instagram, selecione parceiros com base nos seus públicos para desse modo atingir os melhores resultados possíveis.

4ª apague ou arquive a publicação após o fim do sorteio

Existem usuários que já criaram o hábito de salvar as publicações dos sorteios no Instagram que participam para, logo após o fim deles, deixar de seguir as contas.

Portanto, para minimizar tais perdas, logo após o fim do sorteio, apague ou arquive a publicação. Desse modo, esses usuários terão mais dificuldades em deixar de seguir sua conta.

5ª desative sua conta caso esteja perdendo muitos seguidores

Essa sugestão deve ser adotada em caso de perca de um alto volume de seguidores. Como foi dito antes, existem usuários que participam de sorteios no Instagram e logo depois deixam de seguir as contas do sorteio.

Neste caso, ao desativar a conta temporariamente, você poderá interromper as perdas.

Conclusão: sim, vale a pena criar sorteio no Instagram para ganhar seguidores. Para que você obtenha os melhores resultados, pense no prêmio como sua isca, pense em qual é o perfil do usuário que participaria do sorteio, e assim, determine o prêmio.

O sorteio é uma ótima estratégia para ganhar seguidores de forma rápida e aumentar o engajamento no Instagram, portanto, invista, pois, costuma entregar excelentes resultados.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu se vale ou não a pena participar de sorteios no Instagram para ganhar seguidores. Como vimos, é importante analisar bem o fator de retenção desses seguidores ganhos por meio do sorteio.

Como dito, todo o investimento pode ser perdido se os seguidores ganhos deixarem de seguir a sua conta após o sorteio. Sendo assim, a melhor forma de evitar que isso aconteça é saber bem que categoria de sorteio do Instagram é o ideal para seu perfil, e ainda, o seu formato e regras.

Com uma modelagem de sorteio estratégica, é possível obter bons resultados com o sorteio do Instagram, assim ganhando muitos seguidores e, após, poder engajá-los nas publicações do seu perfil.

E aí, você acha das dicas? Consegue descobrir se vale ou não a pena criar um sorteio para o seu perfil? Conta aí nos comentários e até a próxima.

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