Sorteio no Instagram para ganhar seguidores: como fazer do jeito certo

por Elissandro Dias

Sim, vale a pena criar um sorteio no Instagram para ganhar seguidores, porém, existem alguns aspectos importantes que você deve observar para se beneficiar dessa estratégia.

Portanto, para saber quais aspectos são esses, leia até o final para não errar na hora de investir em um sorteio para ganhar seguidores no Instagram.

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1º entenda o objetivo do sorteio

Basicamente, o objetivo dos sorteios no Instagram é ganhar seguidores rapidamente. Isso ocorre de forma simples; um objeto é sorteado entre os usuários que seguirem as regras do sorteio, que geralmente são: seguir as contas determinadas, curtir a publicação, marcar outras contas pessoais nos comentários e compartilhar no próprio story a publicação do sorteio.

Embora o objetivo geral seja ganhar seguidores (e de quebra engajar o perfil) é preciso ir um pouco mais além para realmente conquistar resultados satisfatórios.

Isso porque não é só o número de seguidores que você acumular com o sorteio que importa, e sim quantos deles realmente tem potencial para engajarem com o seu conteúdo depois.

Nesse aspecto, o prêmio em questão faz toda diferença na hora de determinar se vale ou não a pena criar um sorteio no Instagram para ganhar seguidores. Isso porque o prêmio deve funcionar como uma isca que atrairá perfis que são do seu público-alvo.

2º Escolha corretamente o prêmio do seu sorteio no Instagram

Como foi dito acima, o prêmio do sorteio no Instagram é uma isca para conquistar novos seguidores, e tais seguidores devem ser usuários do seu público-alvo. Por isso, é importante definir estrategicamente qual será o objeto a ser sorteado para assim atingir o melhor resultado possível.

Nesse sentido, o prêmio deve estar o mais relacionado possível com o seu conteúdo do Instagram, do contrário, os novos seguidores terão menor probabilidade de gostar do seu conteúdo. Para ilustrar, imagine que um Instagram sobre maquiagem crie um sorteio no Instagram dando como prêmio um iPhone.

Sabendo que o iPhone é um celular querido popularmente, diversos usuários, incluindo homens, irão concorrer ao prêmio. Embora um iPhone angarie um grande volume de seguidores, uma parcela destes pode não se enquadrar no perfil do público da conta.

Como resultado, após o sorteio no Instagram, grande parte desses seguidores deixarão de seguir esta conta. Além disso, por estes novos seguidores não engajarem com as publicações (afinal, não são o seu público), o alcance da conta será prejudicado, uma vez que para o algoritmo do Instagram estes usuários não consideram os posts relevantes.

Agora, usando o mesmo exemplo, porém com uma diferença: o prêmio agora é uma maleta de maquiagem especial recheada de intens.

Com toda certeza, os perfis que seguirão a conta para concorrer a este prêmio tem muito mais a ver com conteúdo do perfil. Logo, as chances deles engajarem com as publicações futuras da conta é bem maior.

3º Dicas para quem vai criar um sorteio no Instagram

1ª tenha cautela se é o seu primeiro sorteio

Se você não tem experiência em criação de sorteio no Instagram, busque conhecer como realizar e principalmente, tenha cautela no investimento. Isso porque você pode acabar gastando muito e obtendo um retorno insatisfatório.

Sendo assim, na sua primeira tentativa, inicie oferecendo prêmios com bom custo-benefício. Apure o resultado e, após ter uma prévia dos resultados em termos de ganhos de seguidores, decida se vale ou não uma próxima.

2ª período do sorteio

O período do sorteio não deve ser muito curto (menor que uma semana) e nem muito longo (acima de 20 dias), o ideal é que a data do sorteio no Instagram seja cerca de 20 dias.

Quando o sorteio é muito curto, pode não dar tempo atrair potenciais participantes, quando o período é muito longo, as pessoas tendem a ter um interesse menor em participar e acompanhar.

3ª sorteios com parcerias

Os sorteios com parcerias tem como sua grande vantagem a divisão dos custos e também a oportunidade de atrair públicos semelhantes. No entanto, como dito acima, é importante buscar prever qual é o perfil dos usuários que provavelmente participarão.

Assim, quando criar um sorteio no Instagram, selecione parceiros com base nos seus públicos para desse modo atingir os melhores resultados possíveis.

4ª apague ou arquive a publicação após o fim do sorteio

Existem usuários que já criaram o hábito de salvar as publicações dos sorteios no Instagram que participam para, logo após o fim deles, deixar de seguir as contas.

Portanto, para minimizar tais perdas, logo após o fim do sorteio, apague ou arquive a publicação. Desse modo, esses usuários terão mais dificuldades em deixar de seguir sua conta.

5ª desative sua conta caso esteja perdendo muitos seguidores

Essa sugestão deve ser adotada em caso de perca de um alto volume de seguidores. Como foi dito antes, existem usuários que participam de sorteios no Instagram e logo depois deixam de seguir as contas do sorteio.

Neste caso, ao desativar a conta temporariamente, você poderá interromper as perdas.

Conclusão: sim, vale a pena criar sorteio no Instagram para ganhar seguidores. Para que você obtenha os melhores resultados, pense no prêmio como sua isca, pense em qual é o perfil do usuário que participaria do sorteio, e assim, determine o prêmio.

O sorteio é uma ótima estratégia para ganhar seguidores de forma rápida e aumentar o engajamento no Instagram, portanto, invista pois costuma entregar excelentes resultados.

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