Uma das melhores maneiras de manter um fluxo consistente de novos conteúdos sem sacrificar muito tempo é criando um calendário de conteúdo.
Neste artigo, você aprenderá como criar o seu calendário e se organizar para publicar. Confira.
O que é um calendário de conteúdo?
O calendário de conteúdo é um guia para a criação de conteúdo contendo tudo o planejamento do que será compartilhado com seu público.
Pode ser uma combinação de postagens de blog, vídeos e publicações de mídia social.
O calendário de conteúdo inclui a data e hora em que cada conteúdo será publicado, bem como uma visão geral dos tipos de informação que entrarão em cada conteúdo.
O calendário de conteúdo também deve incluir os canais que serão usados para distribuir seu conteúdo.
Canais como Facebook, LinkedIn, Pinterest, e-mail e YoutTube são alguns dos canais mais usados para distribuição.
Usar um calendário de conteúdo também é uma ótima maneira de monitorar o planejamento e as postagens de conteúdo.
Com ele você economiza tempo, mantem-se organizado e planeja com antecedência as mudanças sazonais em tópicos relacionados ao seu negócio (por exemplo, feriados).
Além disso, atrai novos seguidores com novas ideias sobre o que eles querem da experiência de conteúdo.
Por fim, use plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter para distribuir seu conteúdo para atrair mais seguidores.
Quando você precisa de um calendário de conteúdo?
O calendário de conteúdo é ótimo para planejar qualquer tipo de conteúdo, incluindo postagens em blogs, postagens sociais, vídeos, estudos de caso – qualquer conteúdo que você criar pode ser distribuído e ajudar a educar seu público sobre seu negócio.
Se você cria e distribui conteúdo várias vezes por mês, então você precisa de um calendário de conteúdo.
Se você trabalha com várias pessoas, precisa de um calendário de conteúdo para manter todos atualizados.
O que seu calendário de conteúdo deve incluir?
O calendário de conteúdo é usado para manter todos atualizados e organizados.
Adicionar cada detalhe ao calendário de conteúdo pode evitar que as coisas travem e reduzir a confusão.
O calendário de conteúdo deve incluir:
- Tópico do conteúdo.
- Datas: incluindo datas de início e término da distribuição/promoção do conteúdo.
- Links para o conteúdo que está sendo escrito – isso pode ser na forma de links para documentos do Google ou outras ferramentas de publicação.
- Quem está escrevendo, editando e publicando o conteúdo.
- Para o planejamento, também ajuda a incluir grandes feriados ou eventos que impactam sua empresa ou indústria.
Saiba quais são seus objetivos
Esteja você escrevendo um blog, postando em mídias sociais ou campanhas de marketing, é importante entender seus objetivos antes de criar uma agenda de conteúdo.
Por exemplo, se você quiser mais leitores de blog e seguidores no Twitter, crie um blog semanal e adicione boas palavras-chave de SEO ao título para atrair pessoas para clicar e visitar seu site.
Se tudo isso parecer muito complicado, então talvez você possa se concentrar em publicar algo interessante a cada poucas semanas para mantê-lo simples.
Mais uma vez, primeiro entenda seus objetivos!
Escolha um modelo de calendário de conteúdo
Você pode escolher entre vários tipos de calendários de conteúdo.
Existem modelos mensais, modelos semanais e modelos de calendário anual para atender às suas necessidades no próximo ano.
A cadência de suas postagens determinará o tipo de calendário que você deve usar.
Existem muitos modelos de calendário de conteúdo e plataformas para você começar facilmente.
Distribua seu conteúdo
Não pare depois de criar conteúdo. Você vai querer distribuir seu conteúdo onde seu público passa o tempo.
Considere qual plataforma é mais popular com o público-alvo.
Eles estão no Facebook? Instagram? LinkedIn? Se você deseja promover uma postagem de blog, forneça uma lista resumida de publicações na postagem do blog social.
A maioria das plataformas sociais não costuma exibir postagens com links para sites externos, portanto, use a legenda do conteúdo nas postagens sociais para atrair a atenção dos usuários.
Planeje seu calendário de conteúdo
Certifique-se de levar em consideração o que está acontecendo em seu nicho para que possa se manter competitivo e atualizado com as tendências atuais e os principais tópicos.
Desenvolva uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo o mais cedo possível e use dicas, como feriados e mudanças sazonais, ao criar um calendário de conteúdo.
Isso ajudará a criar uma vantagem competitiva, mantendo a relevância em um mercado em constante mudança.
Reaproveite seu conteúdo mais antigo
Se você tem conteúdo que muda sazonalmente ou pode ser atualizado a cada ano, use isso como uma maneira de reciclar seu conteúdo antigo.
Por exemplo, se você tem conteúdo como ‘Melhores Plataformas de Automação de Marketing’, mude-o para ‘Melhores Plataformas de Automação de Marketing para 2022’ para mantê-lo oportuno e relevante.
Decida quando e com que frequência você publicará
Você projetou o calendário de conteúdo perfeito, mas agora precisa decidir com que frequência ele será publicado. Todos os dias? semanalmente?
Publicações diárias podem ser um desafio para algumas marcas porque exigem mais tempo e recursos do que o lançamento de novos materiais semanal ou mensalmente.
Ao decidir sobre o conteúdo que melhor se adapta a eles, considere as preferências de seu público – eles preferem ler postagens mais longas que exigem reflexão significativa ou os tempos de leitura mais curtos são suficientes para atender às suas necessidades?
Concentre-se na qualidade e não na quantidade. Não empurre conteúdo apenas para obter conteúdo.
Revise seu calendário
Certifique-se de passar um tempo com sua equipe para verificar seu calendário de conteúdo regularmente.
Isso ajudará a manter todos no caminho certo e a fazer ajustes, se necessário.
Isso é mais fácil quando você tem um calendário de conteúdo que pode ser compartilhado e mantido atualizado.
Monitore o desempenho do seu conteúdo
Com ferramentas analíticas como o Google Analytics, você pode determinar quais postagens obtêm mais visualizações de páginas de quais canais.
Se você postar em mídias sociais, use as ferramentas da plataforma para rastrear impressões e engajamento, como comentários, curtidas e compartilhamentos.
Faz sentido ver o que no passado desencadeou conversas entre seus seguidores (e novos seguidores em potencial) e dizer a você onde gastar mais energia publicitária em seguida
Conclusão
Um calendário de conteúdo é uma ótima maneira de organizar esforços de marketing. Ao escrever diferentes tipos de postagens em um ano, você pode dominar as tarefas com mais facilidade e concluir todo o trabalho no prazo.
Além disso, ao fazer um plano prático, liste com antecedência todas as informações de que você precisa para diminuir a possibilidade de erros ou atrasos.