Como fazer thumbnail para YouTube que encante?

Como fazer thumbnail para YouTube

Milhares de usuários estão navegando pelo YouTube agora mesmo. Como fisgá-los para dentro dos vídeos do seu canal?

Tudo bem, tudo bem, títulos irresistíveis farão os usuários clicarem em seu vídeo.

Nada de objeção. Nada de hesitação. Nada de desinteresse.

Mas…

Nem sempre títulos bastam. Às vezes eles simplesmente não seduzem tão bem os usuários. As palavras não brilham. Elas “falham”. Falta algo.

Gostaria de tornar seus vídeos mais atraentes e fazer os usuários clicarem rapidamente para assisti-los?

A seguir, aprenda como fazer thumbnail para YouTube. Também listamos 2 dicas bônus que impedirão o fracasso das suas thumbnails.

Antes disso…

O que é thumbnail?

No mundo virtual, thumbnail diz respeito a uma imagem em miniatura que representa determinado conteúdo.

Teste rápido…

Você pesquisa no YouTube “Música para estudar melhor”. O primeiro resultado é um vídeo chamado “Música para estudar e se concentrar (áudio 8D)”.

Antes de decidir assisti-lo ou não, seus olhos encaram sua thumbnail chamativa: o desenho de um cérebro brilhando numa coloração azulada e, por cima do desenho, o texto AUMENTE O PODER DO SEU CÉREBRO.

Por fim, seduzido pela thumbnail, você clica para assistir ao vídeo.

Para que serve uma thumbnail?

Uma thumbnail existe para fisgar a audiência. Para encantá-la e fazê-la clicar no vídeo do seu canal — ao invés de clicarem nos vídeos dos canais concorrentes.

A thumbnail, se usada com estratégia, pode ser um elemento chave para você crescer no YouTube.

No entanto, atenção: se uma thumbnail for mal feita ou, pior, se nem sequer for feita, os usuários dificilmente assistirão ao vídeo.

Agora que você sabe o que é thumbnail e para que serve, hora de aprender como fazer thumbnail para YouTube.

5 dicas de como fazer thumbnail chamativa

1 – Texto

Quando há texto na thumbnail, há maiores chances de sedução — desde que você consiga usar as palavras certas, claro.

Caso consiga, tudo o que o cérebro dos usuários lhes dirá quando virem a thumbnail chamativa será: “Assista! Assista! Assista!”

Dicas de como fazer thumbnail para YouTube com textos eficientes:

  • Seja direto e sedutor. A thumbnail tem pouco espaço para texto, e você tem pouco tempo para fisgar o usuário.
  • Não diga a mesma coisa do título do vídeo no texto da thumbnail. Combine as duas coisas e tenha uma thumbnail chamativa.

Exemplo:

  • Título do vídeo: Tudo o que você precisa saber sobre Vênus.
  • Texto da thumbnail: Vênus é o irmão mau da Terra?
  • Por que o texto da thumbnail é bom? Porque complementa a promessa do título. Porque cria curiosidade sobre o planeta Vênus. Porque os usuários interessados no planeta Vênus clicarão no vídeo sedentos por respostas.

2 – Fonte

Fontes podem soar como um elemento descartável. Como se fossem inúteis. Como se qualquer fonte servisse.

Errado. Errado. Errado.

Fontes também ajudam. Se seu canal é de humor, por exemplo, fontes “sérias” não cairão bem.

Nesse caso, utilizar fontes dinâmicas tornará a thumbnail chamativa porque “conversará” com o conteúdo cômico do vídeo.

Acima de tudo, escolha fontes legíveis. Lembre-se: usuários podem ser bastante apressados/impacientes, o que significa que qualquer obstáculo pode fazê-los clicar em outro vídeo.

3 – Cor

Cores não importam?

Imagine que você vai ao supermercado e encontra uma pipoca numa embalagem de cor marrom. O quão estranho seria?

Você sabe, pipocas com embalagens cor marrom são incomuns.

Por quê? Quando se trata de comida, marrom não é visualmente atraente. Vermelho e laranja sim. Marrom não.

Escolher as cores erradas ao criar uma thumbnail é como empacotar uma pipoca numa embalagem de cores desinteressante.

Ao invés de encantarem os usuários, cores ruins os farão perder qualquer interesse de clicar no vídeo.

Para saber como fazer thumbnail para YouTube, escolha cores estratégicas. Considere os pontos a seguir:

  • Identidade visual do canal. Se seu canal já tem paleta de cores definida, use-a. Isso fará os usuários reconhecerem seus vídeos.
  • Atente-se ao contraste de cores. Se o fundo da thumbnail possuir cores escuras, por exemplo, use cores claras no texto para evitar a confusão visual do usuário.
  • Fuja de tonalidades semelhantes em toda a thumbnail. Isso a tornará entediante. Quebre padrões usando cores distintas para destacar elementos importantes.

4 – Imagem

Sem imagem, sem thumbnail, afinal, ela é representação em miniatura de todo o conteúdo do vídeo.

Algumas dicas de quais imagens usar na thumbnail:

  • Selecione uma cena do vídeo, faça a captura de tela dela e, em seguida, insira os elementos encantadores, como texto e cores.
  • Escolha uma imagem (você pode usar bancos de imagens gratuitas para isso) e monte uma thumbnail chamativa a partir dela.
  • Para tornar as imagens mais atraentes, use filtros e efeitos.
  • Preze por imagens de qualidade. Imagens com resolução ruim espantarão usuários.

Como fazer thumbnail para YouTube

5 – Ícones e emojis

Não tem como fazer thumbnail para YouTube sem mencionar ícones e emojis. Esses elementos tornarão a thumbnail chamativa.

Veja:

  • Se o vídeo é sobre pegadinhas, adicionar emojis de gargalhadas cai bem.
  • Se o vídeo é sobre teorias da conspiração, emojis pensativos e ícones de interrogação aumentarão o poder de sedução da thumbnail.
  • Se o vídeo é sobre empreendedorismo e vendas, gráficos e emojis/ícones relacionados a dinheiro serão a cereja do bolo.

Atenção: utilize ícones e emojis estrategicamente. Não polua a thumbnail com uma enxurrada deles.

2 dicas bônus

1 – Clickbait

Clickbait basicamente é prometer algo na thumbnail (ou mesmo no título), mas não cumprir com a promessa.

Acontece que, com o passar dos anos, os usuários estão cada vez mais espertos em relação a promessas enganosas/sensacionalistas.

Se você criar uma thumbnail ao estilo clickbait, está acabado. Você perderá os usuários.

2 – Thumbnail tampada

Alguns elementos visuais do YouTube podem acabar tampando partes da thumbnail. Evite isso criando uma thumbnail chamativa com suas partes estrategicamente montadas.

Alguns elementos do YouTube que podem cobrir partes da thumbnail são:

  • “Assistir mais tarde“;
  • “Adicionar à lista”;
  • Duração do vídeo.

Uma thumbnail chamativa fará toda a diferença…

Agora que você sabe como fazer thumbnail para YouTube, pratique as dicas e aumente o tráfego dos seus vídeos.

Títulos irresistíveis e técnicas de SEO não são as únicas estratégias responsáveis no sucesso de um canal no YouTube. Criar thumbnail chamativa também é.

Portanto, vá em frente e faça thumbnails tão sedutoras que seja impossível de os usuários não clicarem para assistir ao vídeo.