O que mais viraliza no TikTok? 7 tipos de conteúdos virais

o que mais viraliza no TikTok
Publicidade

Quer descobrir o que mais viraliza no TikTok? Neste artigo, você saberá quais são os conteúdos que mais viralizam no TikTok. Leia e confira.

O TikTok é a mídia social que mais cresce atualmente.

Seu poderoso algoritmo é cobiçado por criadores de conteúdo em todo mundo devido ao seu grande poder de viralizar conteúdo.

No curto tempo de existência do TikTok, muitos indivíduos anônimos alcançaram fama, um feito que antes era raro acontecer.

Um grande exemplo é o Khaby Lame. Até pouco tempo atrás, Lame era só um jovem anônimo que ganhava a vida como qualquer outro jovem.

Mas tudo mudou depois que Lame começou a criar vídeos no TikTok. Seus posts viralizaram de tal maneira que, em pouco tempo, ele já acumula mais de 100 milhões de seguidores.

Assim como Lame, muitos outros criadores de conteúdo se tornaram famosos por meio do TikTok, sendo que muitos deles já criavam conteúdo durante anos.

Nesse sentido, saber o que mais viraliza no TikTok pode ajudar você a encontrar ideias para os seus vídeos e, quem sabe, ter a sorte de algum deles viralizar.

Como o TikTok seleciona vídeos para viralizar?

Para saber com mais precisão o que mais viraliza no TikTok, é importante entender como funciona o seu algoritmo.

Essa compreensão é útil para facilitar o seu trabalho. Ao conhecer sua dinâmica de funcionamento, torna-se mais simples otimizar seus vídeos para o aplicativo.

Vale também considerar que é ele o responsável por entregar os conteúdos publicados.

Sendo assim, vejamos como funciona.

A primeira coisa que você precisa saber é que o TikTok é de certa forma bastante democrático, pois dá a cada vídeo uma oportunidade ao mostrá-lo a um pequeno público na página Para Você (FYP).

Sim, seu vídeo é exibido mesmo se você tiver 0 seguidores.

Se o seu vídeo tiver um bom desempenho com este pequeno grupo, o algoritmo do TikTok continuará a exibi-lo para mais pessoas que eles acham que irão gostar.

Por causa disso, normalmente você pode dizer nas primeiras horas se tem um vídeo viral ou não.

Abordando a questão de forma mais técnica, o TikTok analisa nove pontos-chave para exibição de um vídeo para outros usuários, sendo eles:

  • Visualizações de vídeos.
  • Curtidas e comentários.
  • Seguidores.
  • Encaminhamentos.
  • Compartilhamentos.
  • Salvamentos.
  • Tempo médio de exibição.
  • Taxa de conclusão.
  • Conteúdo do vídeo.

O mais difícil deles (conteúdo de vídeo) está relacionado a direitos autorais de áudios, conteúdo violento ou de apelo sexual.

Quando você publica um vídeo, o algoritmo exibe para um pequeno grupo de pessoas (geralmente em sua área local).

Depois, ele observa as visualizações, comentários e taxa média de tempo assistido.

Se o engajamento do seu vídeo se mostrar positivo, ele será veiculado para um público geográfico maior.

Quanto mais dados o TikTok recebe, mais ampla é a distribuição do vídeo.

O que mais viraliza no TikTok?

Publicidade

No TikTok, a todo momento, aparecem novas tendências. Em todo o mundo existe alguém criando um novo tipo de desafio, ou dança, ou usando de forma criativa algum efeito, etc.

Ao passo que surgem novos vídeos, os atuais vão sendo esquecidos. Essa é a dinâmica do TikTok. Tudo tão intenso quanto é instantâneo.

O que está em alta agora no aplicativo pode não estar mais em pouco tempo.

Por isso, apontar o que viraliza não é uma tarefa simples, dado que talvez fique em alta só por algum tempo.

Sendo assim, o ideal em relação ao que mais viraliza no TikTok é encontrar abordagens de vídeos que apresentem maior estabilidade.

Em outras palavras, você precisa entender o que costuma funcionar no TikTok independente de toda a volatidade de tendências que o aplicativo possui.

Esses conteúdos são perfeitos para você continuar criando seus vídeos no aplicativo com regularidade.

Você pode recorrer a eles sempre que estiver com escassez de ideias de conteúdos para TikTok.

Nesse sentido, existem algumas abordagens de vídeos que já provaram serem estáveis no TikTok.

Não importa o que esteja bombando no momento, se você usá-los, continuará a receber engajamento.

O que mais viraliza no TikTok são vídeos de:

  • Danças (que usam músicas em alta).
  • Dicas (hacks secretos, truques, entre outros.)
  • Desafios (challenges).
  • Memes.
  • Curiosidades.
  • Opiniões e comentários sobre temas em alta.
  • Dublagens e reconstrução de diálogos.

Desde o surgimento do TikTok, as danças, desafios, dublagens e reconstrução de diálogos sempre estiveram em alta no TikTok.

Esses formatos de conteúdos são a marca do aplicativo. O TikTok é constantemente chamado de aplicativo de “dancinhas” e “memes”.

No caso das danças, o que muda é apenas a música que é utilizada. Basta saber qual música está fazendo sucesso no momento e então usá-la no vídeo.

Como saber o que vai viralizar no TikTok?

Publicidade

Sim, é possível prever o que pode viralizar no TikTok.

A princípio, você deve estar sempre acompanhando a página Para você do aplicativo e também a página descobrir.

Essas páginas do aplicativo mostram quais são as tendências. Ao ficar de olho nas publicações dessas páginas, você descobre o que está se popularizando em seu nicho.

Indo mais além, você também pode acompanhar as músicas em alta. Basta você tocar no botão “Criar” e depois em “adicionar música”.

Após isso, vá para a seção “Populares”. Lá você encontrará as músicas em alta no aplicativo. Então você poderá usar qualquer uma das músicas disponíveis para criar seus vídeos.

E óbvio, o outro método é por meio das hashtags. Elas são diariamente carregadas de novos vídeos e você pode acompanhá-las para sempre estar a par das novidades.

Você pode ter uma noção mais abrangente do que está em alta no aplicativo seguindo as hashtags mais populares do TikTok.

5 Dicas para viralizar vídeos no TikTok

Publicidade

1. Inicie chamando atenção

O TikTok é um aplicativo em que você precisa chamar a atenção das pessoas antes que elas rolem o feed para assistir a outros vídeos.

Se não prender atenção até o final, a maioria das pessoas sairá antes do fim do vídeo.

Por isso, pense em como você pode chamar atenção com o vídeo nos primeiros segundos para que as pessoas entendam o que estão assistindo.

2. Mantenha o seu vídeo o mais objetivo possível

A menos que seja necessário o seu vídeo ser longo, mantenha-os curtos e objetivos.

O Tiktok analisa a duração média do tempo de exibição em comparação com a duração do vídeo como um método de avaliação da qualidade.

É mais provável que as pessoas assistam a 8 segundos de um vídeo de 10 segundos do que a 48 segundos de um minuto.

3. Grave seu próprio áudio

O TikTok espera mostrar o seu vídeo ao público certo e usará todas as ferramentas que você fornece para entender o conteúdo do seu vídeo e mostrá-lo às pessoas certas.

Você pode fazer isso na legenda ou na hashtag, mas usando a narração no vídeo, você pode fornecer a eles mais palavras-chave e informações sobre o conteúdo do vídeo para que possam mostrar seu conteúdo ao público certo.

4. Use músicas ou sons populares

Publicidade

Independentemente de você decidir narrar ou não, sempre vale a pena adicionar alguns hits ao seu vídeo.

Claro que você pode escolher sua própria música, mas o TikTok é uma plataforma social onde as pessoas se alimentam de tendências populares, então, se você usa música popular atual, é mais provável que se dê bem.

Sempre coloque uma música de fundo silenciosa durante a narração.

5. Inclua detalhes aleatórios para as pessoas comentarem

As pessoas gostam de comentar sobre o conteúdo aleatório do vídeo.

Elas gostam de apontar e comentar pequenos detalhes que não são o foco principal do vídeo.

Esse é um dos elementos que mais viraliza no TikTok, pois induz às pessoas a comentarem o seu vídeo.

Quanto mais comentários você recebe, maior a probabilidade de se tornar viral.

Portanto, quanto mais detalhes aleatórios você der às pessoas, maior será a probabilidade de você receber um comentário.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre o que mais viraliza no TikTok. Como dito, existem certos tópicos que sempre estão presentes no aplicativo e que você pode usá-los em seus vídeos.

Publicidade

Embora você agora saiba o que mais viraliza, é importante que você entenda que o sucesso está em combinar as estratégias.

Combine esses conteúdos com as analises do seu perfil e com as tendências do aplicativo. Essa somatória fornecerá a você ideias de vídeos mais precisas.

Publicidade

Você curtiu?

×