Como criar um e-commerce do zero: guia completo

como criar um e-commerce
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O e-commerce é um modelo de negócio que permite que as empresas vendam seus produtos on-line para clientes em todo o mundo.

Há uma série de fatores que ajudaram a tornar o e-commerce um sucesso, incluindo a disponibilidade de acesso à internet, o aumento da demanda do consumidor e a diminuição do custo de envio de produtos.

O e-commerce pode ser um modelo de negócio muito lucrativo, pois as empresas conseguem vender seus produtos a um custo menor do que as lojas tradicionais.

Além disso, as empresas são capazes de atingir uma gama mais ampla de clientes do que as lojas tradicionais.

Neste guia, descubra como cria um e-commerce do zero em passos muito simples.

Confira.

O que é preciso para começar um e-commerce?

Da mesma forma que se inicia um negócio com estabelecimento físico para vendas, deve-se tomar algumas decisões antes de criar um e-commerce.

Sendo assim, partiremos do pressuposto de que você já tomou algumas decisões importantes, como: escolher o melhor nicho para vender na internet, produtos a serem comercializados, onde encontrará os melhores fornecedores e como fará a logística de entrega.

Vamos considerar também que você já criou o seu funil de vendas e decidiu sobre se usará estratégias de Cros Selling e Up Selling e Pipeline de vendas.

Após decidir esses pontos, a próxima etapa é criar sua loja virtual de e-commerce e planejar o seu posicionamento de mercado.

Mas, antes de criar seu negócio de e-commerce, vejamos alguns outros pontos que você deve observar antes de começar.

Nome da marca do seu e-commerce.

Você deve criar um nome e uma identidade visual para o seu negócio de e-commerce.

O nome que você dará ao seu e-commerce deve estar livre para uso. Sendo assim, é recomendável que você crie um nome para sua empresa que esteja livre para registro.

Faça uma pesquisa minuciosa no site do INPI e verifique se a marca que pretende criar está ou não registrada.

Ainda que não esteja, verifique se há concorrentes com o mesmo nome, pois isso evitará disputas futuras que podem causar muitos problemas.

Estando livre, é recomendável que você inicie o registro da marca nominal e visual.

Domínio do seu e-commerce.

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O próximo passo é obter o nome de domínio do seu e-commerce, o endereço do seu futuro site.

Você deve realizar uma pesquisa de disponibilidade de domínio e verificar se a aquisição está livre.

Pesquise e verifique a disponibilidade de domínios terminados em .com e .com.br. Estando disponíveis, é recomendável adquirir ambos.

.com e .com.br são terminações amigáveis ​​para a maioria das pessoas. Intuitivamente, elas acham que o site da sua empresa é uma combinação do nome da sua marca e um desses finais.

Assim, ao obter um nome de domínio que termina em .com e/ou .com.br, você garante que seu e-commerce seja mais fácil de ser encontrado pelas pessoas.

Além disso, você deve decidir qual dessas terminações (.com ou .com.br) deve ser definida para o domínio do seu e-commerce.

Se você pretende vender local ou nacionalmente, é recomendável que você use um nome de domínio .com.br, caso contrário, escolha um endereço que termine em .com.

Um endereço .com.br para e-commerce nacional torna mais provável para os mecanismos de buscas com Google e Bing mostrarem seu site para os brasileiros, enquanto um .com é melhor para sites com metas de tráfego global.

Embora você só precise escolher um, ter os dois é importante para garantir a exclusividade da marca, já que ninguém pode possuir esses endereços, enquanto o outro pode ser configurado para redirecionar para o domínio principal.

Por exemplo, se você escolher como domínio principal meudominio.com.br, você pode configurar o endereço meudominio.com para redirecionar seus visitantes ao domínio principal.

Obs: caso o domínio não esteja disponível para o nome da sua marca, ainda que o nome pretendido para a sua marca esteja livre para registro, é recomendável que você o descarte e encontre outro nome para o seu e-commerce com domínio disponível.

Onde comprar domínio para e-commerce com os melhores preços?

Para os domínios com final .br, você pode comprar o registro por meio do site registro.br por R$40/ano, e fica mais barato à medida que você aumenta o tempo de registro.

Certamente, você encontrará sites com preços menores. No entanto, fique atento pois esses sites com preços menores reduzem o preço do primeiro ano, porém, depois, aumentam o valor das renovações.

Já o registro por meio do registro.br garante um valor fixo anual de renovação. Mesmo que compre o registro por 1 ano, na próxima renovação o valor continuará o mesmo.

Com relação ao registro de domínios com final .com e outros, atualmente, o site mais barato é a Namecheap.

Embora o preço para registro de domínios seja em dólares americanos, ainda assim, costuma sair mais barato que sua compra em sites nacionais.

Comprando com o nosso cupom de afiliado Namecheap você adquire seu domínio .com com desconto e paga apenas USD $5,98.

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Feito as verificações indicadas acima, agora, você está pronto para começar sua loja e-commerce.

Como criar um e-commerce do zero?

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Em primeiro lugar, é importante avaliar qual método é o mais adequado para criar sua loja virtual e-commerce, levando em conta algumas condições.

Há basicamente duas opções: criar seu e-commerce usando uma solução de infraestrutura de internet essencial para comércio como a Shopify ou Nuvemshop, ou criar sua loja por meio de um CMS como o WordPress, Magento ou Joomla.

Como criar um e-commerce usando uma solução de infraestrutura de internet essencial para comércio.

É a opção ideal se você não tem nenhum conhecimento em criação de sites ou não tem quem faça isso pot você, ou ainda, se o seu orçamento é baixo.

Prós: você evita a parte “chata” e complicada de criar um site. Poderá criar o seu e-commerce do zero você mesmo e de forma muito barata. Você terá uma loja profissional e poderá gerir o seu site de forma muito intuitiva.

Contras: baixa capacidade para lidar com alto volume de tráfego e você estará limitado a usar os recursos, ferramentas, configurações e opções de personalização da plataforma.

Há muitas soluções para essa “dor” disponíveis no mercado, o que gera dúvidas sobre qual é a melhor solução, por exemplo: Shopify ou Yampi?

Até então, o destaque tem sido para Nuvemshop ou Shopify. Ambas possuem uma gama de recursos, ferramentas, configurações e temas para o seu site.

Mas devemos admitir que a Shopify, embora seja mais cara e sua cobrança seja em dólar, possui mais recursos, layouts e estrutura para você criar sua loja e-commerce com aparência e recursos profissionais.

Inclusive, em grandes grupos no facebook, os usuários escolhem fazer dropshipping na Shopify por considerá-la a melhor.

Você pode testar a Shopify durante 3 meses pagando USD $1/mês com este link  e descobrir se vale a pena.

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Já a Nuvemshop, por não ser tão completa como a Shopify, é mais barata. Ainda assim, possui diversos recursos e ferramentas que permitirão você construir uma loja profissional.

Você pode criar sua loja com um plano gratuito ou fazer um teste de 30 dias para um plano pago da Nuvemshop e experimentar a plataforma.

Usando o nosso link de afiliado Nuvemshop você tem 25% de desconto na primeira mensalidade de um plano pago.

Como criar um e-commerce usando o CMS.

Além das opções acima, você pode criar sua loja e-commerce usando um CMS – Content Management System – como WordPress, Magento e Joomla.

Entre os principais CMS do mercado, o mais popular é o WordPress. Estima-se que mais de 35% dos sites na internet usam o WordPress para gerenciar os seus sites na internet.

Inclusive, este site usa o CMS WordPress.

Para ter um site no WordPress, é necessário que você tenha um domínio e um servidor para hospedar o seu site. Para hospedar o seu site, você pode usar os serviços de uma empresa de hospedagem.

Servidor de hospedagem para sua loja e-commerce.

Para você entender o funcionamento de um site, pense no domínio como o endereço da sua residência, a casa como o seu site e o terreno como a hospedagem.

Uma ótima opção custo-benefício de hospedagem é a Hostinger. Na Hostinger, você pode começar com uma hospedagem compartilhada.

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A hospedagem compartilhada da Hostinger além de ser barata, tem como outras vantagens uma capacidade maior para receber tráfego, se comparado a Shopify ou Nuvemshop, um ótimo suporte em português, 24/7, e até 100 contas de e-mail profissional grátis por domínio com direito a uso do SMTP.

A desvantagem da Hostinger é que seu servidor não é rápido como outras alternativas do mercado. Mas, se estiver começando, será o bastante.

Se desejar uma hospedagem mais potente, outras opções são a Cloudways e a Contabo.

A Cloudways é sem dúvidas a mais potente, porém, mais cara, com cobrança em dólar  e seu suporte é todo em inglês.

Já a Contabo é mais barata, embora também seja faturada em dólar americano e tenha suporte ao cliente em inglês.

Vale alertar que, após uma rápida pesquisa em fóruns no Reddit, você descobre que as opiniões dos clientes revelam que os servidores da Contabo são lentos, embora seus hardwares indiquem o contrário.

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Escolhido o seu servidor de hospedagem, o próximo passo é apontar o seu domínio para ele.

Na Hostinger, você fará isso adicionando o domínio na plataforma e alterando os Nameservers no registrador do domínio.

Já outras empresas de hospedagens, é bem provável que você tenha que criar uma conta em um gerenciador de Zona DNS como a Cloudflare, substituir os nameservers no registrador pelos nameservers da Cloudflare e, depois, apontar os registros A e AAAA (ou CNAME) para o endereço de IP do servidor de hospedagem.

Tema para sua loja e-commerce.

Após configurar seu servidor de hospedagem, você terá que instalar o sistema WordPress. Essa etapa é simples, pois a maioria das hospedagens realizam a instalação com apenas um clique.

Com o WordPress instalado, a próxima etapa é a escolha de um tema para a sua loja de e-commerce.

Você verá alguns temas gratuitos instalados. No entanto, eles dificilmente servem para a sua loja. Por isso, você deverá comprar um tema.

Um ótimo lugar para obter temas WordPress é no Envato Market.

Nele, você encontra diversos temas modernos, rápidos e com muitos recursos.

Para e-commerce, o ideal é você buscar por temas com suporte Woocommerce. Assim, você poderá configurar o seu tema para gestão das vendas usando Woocommerce.

O Woocommerce é um plugin gratuito do WordPress para gestão de produtos e vendas dentro do WordPress. Muitos temas são desenvolvidos com integração fácil com esse plugin.

Ao escolher um tema, obeserve seu layout e veja se ele corresponde ao objetivo da sua loja. Após escolher e comprar, você deve instalá-lo e ativá-lo no WordPress.

Por fim, você poderá editar o tema, adicionando sua marca, alterando cores e outras ferramentas de personalização.

Gateway de pagamento e checkout.

Você também deverá encontrar checkouts e gateways para o seu e-commerce. Eles são vitais para o sucesso das suas vendas.

O checkout é a etapa responsável pela conversão. É o momento em que o cliente insere seus dados para finalizar a compra. O checkout certo promoverá altas taxas de conversão em vendas.

Já o Gateway é responsável pelo processamento dos pagamentos, identificando a legitimidade da compra, protegendo o cliente de violação dos seus dados e o vendedor de compras fraudulentas.

Há diversos serviços de checkout e gateways no mercado. Você ler o nosso guia sobre melhores gateways de pagamentos e descobrir qual é a mais indicada para você.

Já os checkouts, atualmente, as mais populares do mercado são a Stripe e Mercado Pago. Mas há diversas outras como Yampi, Appmax e Cart Panda.

Todas estas oferecem tecnologia de checkout transparente. Isto é, o cliente efetua a compra sem deixar o site, assim resultando em mais conversões de vendas.

Conclusão.

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Neste guia, apresentamos a você todos os passos para criar um e-commerce do zero na prática, além de sugestões para suas escolhas.

Cabe considerar que, provavelmente, você terá gastos maiores usando um CMS, pois terá que substituir muitas das complexas configurações manuais por plugins que, em sua maioria, fornecem recursos básicos gratuitos insatisfatórios o suficiente para obrigá-lo a adquirir suas versões pagas.

Usando infraestruturas de internet para comércio como a Shopify ou Nuvemshop, você poderá iniciar seu e-commerce com mais simplicidade.

Com o tempo, poderá avançar para um site WordPress com mais capacidade.

Você gostou das dicas? Tem alguma sugestão? Compartilhe nos comentários.

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