O que é melhor, fazer concurso ou abrir uma empresa? Descubra!

por Elissandro Dias

Quase todo mundo, em algum momento da vida, faz a mesma pergunta quando a questão é a carreira: o que é melhor, fazer concurso ou abrir uma empresa? Nós vamos ajudar você. Confira!

Se escolher entre as duas coisas fosse uma questão de comparar vantagens, sem sombra de dúvidas, entre fazer concurso ou abrir uma empresa, o concurso público possui bem mais vantagens que abrir um negócio.

Isso porque o ponto forte de se fazer um concurso e se tonar servidor público, quando comparado a abrir uma empresa, é a estabilidade. 

Assim, quem é servidor público ganha se comparado a abrir uma empresa, pois conta com a segurança financeira, direito a descanso em feriados, finais de semana, férias entre outros.

De modo oposto, ao contrário de fazer concurso para ser servidor público, ao abrir uma empresa, do empreendedor demanda-se muita coragem, otimismo e paciência.Pois são necessários para lidar com as turbulências de um negócio.

Desse modo, saiba que o empreendedor muitas vezes abre mão do descanso e assume muitos riscos. Mas, nem tudo é desvantagem, pois quando o negócio prospera, os ganhos podem ser muito maiores.

Leia também:

Para quem é ideal fazer concurso?

Características.

Fazer concurso para se tornar servidor público é ideal para aqueles que não gostam de assumir riscos. E ainda, é para quem gosta de rotinas, é organizado, disciplinado, gosta de trabalhar com regras, atribuições bem definidas e gosta de servir as pessoas.

Além disso, concurso é para aqueles que gostam de descansar e ter a certeza de que todo mês terá um valor fixo na sua conta.

Neste aspecto, concurso é mais vantajoso do que abrir um negócio, pois uma empresa foge de todas estas vantagens.

Desvantagens.

A remuneração é de acordo com o plano de carreira, logo, quem deseja fazer concurso para ser servidor público não poderá ter grandes aspirações de crescimento salarial.

Além disso, os cargos no serviço público costumam ser mais indicações políticas do que por competência.

Assim, geralmente, servidor público se frustra por não ser valorizado por sua competência e qualificação.

Por fim, devido ao cargo, as atribuições costumam com o tempo se tornarem uma rotina, sem muitos desafios que instigue a buscar por soluções inovadoras.

Para quem é ideal abrir uma empresa?

Características.

Para quem busca de desafios, gosta de correr riscos, é inquieto, foge as regras e limites, se adapta a diferentes cenários e circunstâncias. 

Além disso, tem habilidade para lidar com pessoas, negociar e deseja crescimento financeiro.

Desvantagens.

O capital financeiro costuma ser flutuante, não há descanso e lida com diversas situações de elevado stress.

Além disso, a desvantagem, se comparado a fazer concurso, é que, quem deseja abrir uma empresa, sofre com constantes momentos de frustração e instabilidades.

Leia também:

Qual devo escolher afinal, fazer concurso ou abrir uma empresa?

Com certeza, escolha aquilo com a qual mais se identifica. Vale lembrar que o cenário atualmente para quem deseja fazer concurso e se tornar servidor público é cada vez pior.

Isso porque a estabilidade já foi praticamente removida, além disso, os impactos econômicos costumam afetar muito os servidores públicos.

Já para quem deseja abrir um negócio, o mercado é altamente competitivo, pois muitos empreendem para fugir do desemprego e outros motivos.

Logo, é importante verificar se de fato possui ou não o perfil de empreendedor, pois cada característica é importante para lidar com os cenários que serão construídos.

Assim, escolha com base em suas características e aspirações para fazer a melhor escolha.

Comentários

LEIA TAMBÉM