5 passos para lançar um negócio no mercado com sucesso

Lançar um negócio
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Quando se é novo no mercado, um dos maiores desafios é saber como lançar um negócio.

É necessário muita habilidade e frieza para fazer isso em meio a muita concorrência e todo um público cheio de desconfianças sobre você.

Então é natural sentir-se perdido sobre como se lançar, como os concorrentes reagirão e se conseguirá despertar a curiosidade do seu público-alvo.

Estes são apenas alguns dos vários calafrios que você sentirá às vésperas do lançamento.

Neste guia, traremos para você tudo sobre como se lançar no mercado sem falhar nos itens mais importantes. Confira.

Criando o lançamento do seu negócio

Quando você decide lançar o seu negócio, é altamente recomendável que você faça um checklist e verifique se está tudo pronto para se apresentar ao público.

O lançamento certo poderá determinar toda a trajetória seguinte do seu negócio. Da mesma forma, um lançamento errado pode acarretar consequências difíceis de se reverter.

Neste sentido, você deve avaliar se está tudo pronto para lançar seu negócio.

Por exemplo, você tem um público-alvo definido, isso é ótimo, mas criou um funil de vendas para prospectar clientes e convertê-los?

Já analisou se cabe ou não aplicar estratégias de vendas como Cross Selling ou Up Selling em seu negócio?

Estes são apenas alguns exemplos que ilustram como ter um negócio estruturado pode ser mais complexo do que se pensa.

O lançamento ideal deve ter o máximo de instrumentos e estratégias inerentes ao negócios já definidas ou, no mínimo, avaliadas.

Além disso, é importante ter uma projeção do que se espera do lançamento do seu negócio.

Essa projeção é útil para conectar as ações que serão feitas com os resultados esperados e, assim, determinar se o lançamento realmente tem potencial para o alcançar o que se espera dele.

Como lançar um negócio com sucesso em 5 passos

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Como visto, há uma elementos complexos que compõe o checklist do que deve estar pronto ao lançar um negócio no mercado.

Para guiá-lo melhor nessa jornada, a seguir, conheça 5 passos para lançar o seu negócio com sucesso.

Passo 1: escolha o canal certo

Quando se pretende lançar um negócio, o meio que utilizará para isso dirá muito sobre o seu público e posicionamento.

Engana-se quem pensa que quanto mais canais de divulgação, melhor!

Isso porque, escolher o canal mais apropriado, além de lhe conferir mais objetividade, evita uma possível impressão distorcida sobre para que veio e quem é o seu público-alvo.

Considere, por exemplo,  anunciar a inauguração de uma loja em carro de som ou na estação da rádio municipal.

Estes meios, por terem a audiência voltada para o popular, atribuem ao negócio característica de ofertas de produtos populares.

De modo contrário, entregar convites personalizados para um grupo, atribui ao negócio a características de oferta de produtos exclusivos.

E aqui, cabe ressaltar: saber quem é o seu público-alvo norteará toda a sua estratégia.

Portanto, a dica é: escolha o canal mais apropriado e a voz com a qual promoverá o lançamento do seu negócio.

Por exemplo, seu negócio é e-commerce? Então vale a pena certificar-se de estar hospedando sua loja em uma das melhores plataformas de vendas on-line.

Isso porque uma ótima plataforma lhe dará as melhores ferramentas de captação de potenciais interessados que posteriormente serão prospectados.

Se o seu canal é o e-commerce e você não tiver disponível ferramentas que lhe permitam fazer remarketing no futuro, esse canal deve ser trocado por um mais adequado.

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Ou, quem sabe o seu negócio é uma loja virtual no Instagram. Neste caso, você deve saber muito bem como criar conteúdo capaz de segmentar o seu público-alvo.

O Instagram pode ser um canal incrível, mas isso somente se você tem as habilidades certas para usá-lo em seu favor.

Portanto, fique muito atento ao canal que escolheu para o lançar o seu negócio.

Passo 2: defina quem é você e qual é o seu diferencial

Pense, você se lançará no mercado, logo, pouca gente conhece seu produto ou serviço. Para as pessoas, saber de quem elas comprarão fará toda diferença.

Por isso, procure dizer às pessoas o que motivou você a abrir o seu negócio.

Além disso, destaque o seu diferencial.

Um exemplo é quando alguém destaca que, na sua cidade, utiliza uma tecnologia exclusiva na sua prestação de serviço ou conta com uma linha de produtos conceituada de alta qualidade.

Se a sua realidade é semelhante ao exemplo, então faça as pessoas saberem disso.

Passo 3: dê ao cliente a oportunidade de ter uma experiência gratuita

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Quase ninguém resiste a uma oferta gratuita.

Por isso, para quem vai lançar um negócio, essa é uma excelente forma de despertar a curiosidade do seu potencial cliente, e também é uma oportunidade de conquistá-lo com o seu produto.

Uma boa dica é investigar o seu nicho e saber como outros negócios estão atraindo pessoas. Vale também checar outros setores semelhantes, principalmente os considerados melhores nichos para vender na internet.

Eles são ótimas fontes de inspiração para ter ideias de como criar “iscas” para “fisgar” potenciais clientes.

Muitos deles ofertam experiências gratuitas e podem dar a você um norte do que aplicar para atrair mais pessoas.

Então não perca a oportunidade de usar essa estratégia.  Se você fabrica produtos alimentícios, por exemplo,  pode criar pequenas amostras para degustação.

Passo 4: use as mídias sociais para lançar seu negócio

As pessoas confiam muito mais na opinião de outros consumidores do que na propaganda de uma empresa.

Ou seja, na realidade atual, exibir a opinião dos seus clientes sobre o seu produto/serviço é uma estratégia chave para o sucesso de se lançar um negócio.

Ao lançar seu negócio, você pode adotar algumas estratégias simples e muio eficazes no momento de lançar sua empresa.

Usar as mídias sociais é uma delas. Isso pode ser feito de várias maneiras.

Em nosso guia completo de como divulgar no Instagram você aprende como usar essa mídia social para ter mais alcance de público-alvo.

Uma delas, por exemplo, é criar um grupo de pessoas para compartilhar nas suas mídias sociais fotos da sua experiência com seu negócio.

Dessa forma, ao lançar o seu negócio no mercado, mostrar a opinião de quem já experimentou do seu produto/serviço vai romper as desconfianças de muitos interessados.

Conclusão

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Lançar um negócio no mercado é uma ação que demanda planejamento e muita estratégia.

Saber como fazer isso é um divisor de águas no ingresso do seu negócio no mercado.

Por isso, faça uma análise SWOT da sua empresa antes e use essas informações para tomar as decisões.

Dessa forma, você terá todas as chances de lançar o seu negócio no mercado com sucesso.

Siga as nossas dicas e com certeza você irá obter resultados maravilhosos!

Agora é ir com tudo e fazer sucesso!

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