Como criar nome de empresa disponível para registro

por Elissandro Dias

Criar um bom nome de empresa que agrade gestores e consumidores ao mesmo tempo não é uma tarefa nada simples, ainda mais diante de tanta concorrência, o que acaba por reduzir as boas opções disponíveis.

Neste aspecto, equilibrar ambos os objetivos demandam alguns cuidados. Confira a seguir quais são eles.

O que você aprenderá neste post:

  1. Métodos para criar nome de empresa;
  2. Como verificar a disponibilidade do nome para registro da marca;
  3. Como divulgar a marca do negócio;

#1 Como criar nome de empresa

Em primeiro momento, você criará uma lista de nomes, pois será necessário verificar a disponibilidade da marca posteriormente, uma vez que outro negócio pode já estar usando o nome.

Assim, você pode criar um nome de empresa derivado de objetos ou símbolos que representem o nicho do seu negócio. 

Crie uma lista de objetos e outra com expressões que estão ligados ao seu negócio, depois é só começar a unir as palavras.

Exemplos de negócios ao criarem suas marcas.

A microsoft, por exemplo, deu ao seu sistema operacional o nome de Windows, que em português significa Janela, uma referencia ao layout do sistema que abre janelas de arquivos.

Já o nome Nubank foi definido na terceira tentativa, a primeira foi  EOS, mas ele já estava registrado, a segunda, EO2, não foi bem recebida.

Então, os seus idealizadores combinaram a palavra Nu, que vem de sem roupas, pelado mesmo, com bank, que é banco em inglês.

Estratégia das siglas

Você também pode usar siglas para definir um nome para o seu negócio. A sigla é uma combinação das primeiras letras de um conjunto de nomes, por exemplo, as letras iniciais dos nomes dos sócios.

GM, por exemplo representa as palavras General Motors, e P&G representa o nome Procter & Gamble Company.

Nas siglas, o nome é pronunciado letra por letra.

Estratégias do acrônimo

Neste caso, você cria um nome que será pronunciado de forma silábica, semelhante a uma palavra normal. Um exemplo é a Ambev, acrônimo de Anheuser-Busch Inbev.

Geradores de Siglas e Acrônimos

Existem sites que possuem geradores de nomes, siglas e acrônimos para negócios. Uma forma rápida de criar nomes sem dor de cabeça.

#2 Como saber se o nome está ou não disponível?

Após definir uma lista de nomes, o próximo passo será verificar a disponibilidade do nome no INPI – Instituto de Propriedade Industrial.

Embora não tenha planos de registrar sua marca, seja por qualquer motivo, é importante verificar se o nome está disponível para uso. Assim, você evitará problemas quando decidir registrar a marca.

É aconselhável registrar a marca o quanto antes, pois os prejuízos de alterar o nome de uma marca podem ser devastadores para o negócio.

Entre no site do INPI e digite o nome da sua marca e o número da classe que pode ser encontrado nesta lista. Faça uma busca por palavras exatas e radical.

Verifique os resultados, caso encontre o mesmo nome ou semelhante, o ideal é rejeitar o nome, uma vez que o INPI pode considerar que a marca já existe ou há uma sobreposição no nome.

Caso encontre o seguinte resultado, considere que o nome está disponível:

Nome de empresa

#3 Como saber se vão gostar ou não do nome da minha marca?

Nesta última etapa, você buscará descobrir se o nome ganhará a simpatia do seu público. Para isso, é importante que o nome seja de fácil pronuncia, criativo e autêntico.

Não se limite a opinião dos amigos e familiares, uma vez que a relação com você pode comprometer a análise crítica do nome.

Você poderá buscar outras opiniões realizando uma pesquisa anônima, restrita a um grupo que possua similaridade com o seu público.

Leia também: 4 passos para lançar um negócio no mercado com sucesso!

Busque descobrir a opinião do grupo sobre aspectos do nome, como a pronuncia, a criatividade e autenticidade.

Se o resultado for positivo, parabéns! Você tem um nome para a marca do seu negócio.

Até a próxima…

Comentários

LEIA TAMBÉM

Siga-nos nas Mídias Socias

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência online. Ao concordar, você aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.