Você decidiu que vai entrar no mundo do e-commerce com um negócio de drop, agora sua pergunta é: “como começar um negócio dropshipping do zero?”
Então veio para o guia certo! Aqui, você descobrirá como começar seu negócio dropshipping do zero em oito passos.
Ao longo deste guia, forneceremos tudo o que você precisa saber, além de dicas valiosas para começar com o pé direito e ter sucesso logo de início.
Confira.
Vale a pena criar um negócio dropshipping do zero?
Como provavelmente você já sabe, o dropshipping é um modelo de negócio que, diferente do e-commerce comum, você não trabalha com um estoque.
No dropshipping, o lojista vende um produto, após isso ele realiza sua encomenda junto ao fornecedor, que faz todo o trabalho logístico necessário até que o produto seja recebido em mãos pelo cliente.
É justamente por não ter que lidar com a logística de envio e não precisar adquirir um estoque para começar a vender que o dropshipping é um negócio tão atraente.
Além de você ser poupado de toda “dor de cabeça” com logística e estoque dos produtos, o dropshipping é muito lucrativo se você conduz o seu negócio da maneira correta.
Então, sim! Vale a pena criar um negócio dropshipping do zero porque, além não ter que lidar com a logística de envio dos produtos e guarda de estoque, você ainda pode lucrar muito.
8 passos para criar um negócio dropshipping do zero
A pouco você descobriu que dropshipping pode ser um ótimo negócio, agora, vamos mostrar como criar seu negócio dropshipping do zero em oito passos.
Confira a seguir.
1 – Escolha o nicho e produtos que você venderá em sua loja dropshipping.
Antes de qualquer coisa, sua primeira decisão é escolher o nicho e quais produtos você pretende comercializar em sua loja dropshipping.
Essa deve ser sua primeira decisão, pois ela servirá como base para todas as demais escolhas que você precisará fazer até finalizar sua loja e começar a vender.
E antes que você pergunte, não é recomendado criar loja dropshipping genérica. O ideal é criar uma loja dropshippig de nicho.
Lojas dropshipping de nicho tendem a ter mais sucesso por várias razões, como:
- Estratégia de vendas: As lojas de nicho têm mais facilidade para criar um funil de vendas e implementar estratégias de Cross Selling ou Up Selling. As lojas genéricas exigem que você desenvolva diferentes funis e diferentes estratégias de vendas para diferentes nichos de produtos. Então, um único nicho reduz esse trabalho.
- Estratégias de Marketing: As lojas de nicho são melhores para criar estratégias de marketing pelas mesmas razões acima. As lojas genéricas buscam atender diferentes públicos, enquanto as lojas de nicho focam apenas em um único público-alvo.
- Gestão do negócio: assim como nos motivos anteriores, as lojas de nicho possuem uma gestão do negócio mais simples, pois você consegue focar em um nicho de produto e não precisa lidar com vários fornecedores diferentes, preços de produtos diferentes e assim por diante.
- Mais oportunidades de lucro: as lojas de nicho em dropshipping têm mais facilidade em reter clientes, uma vez que são mais fáceis de se tornarem referência para o cliente.
Existem muitos outros motivos, mas quase todos eles se baseiam no fato de que as lojas de nicho são mais fáceis de gerenciar, pois você pode otimizar o trabalho.
As lojas genéricas lidam com diferentes públicos, o que demanda múltiplas estratégias e tarefas.
A menos que você tenha uma equipe grande, o recomendável é escolher um ou alguns dos melhores nichos para o seu negócio.
Além do nicho, é importante escolher bem os produtos. O ideal é cuidar para não deixar de fora da sua lista os produtos que mais vendem no dropshipping.
Como dica, procure comprar alguns produtos e teste você mesmo para ter certeza que são bons e atendem as expectativas dos seus futuros clientes.
Tente descobrir quais são os produtos e nichos mais populares nas pesquisas da web. Você pode encontrar isso usando geradores de palavras-chave como a Semrush.
A Semrush é um dos melhores SEO tools do mercado. Com a Semrush, você descobre os principais termos de pesquisas da web e tendências que ajudarão você a escolher o nicho e o produto certo.
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2 – Crie a identidade visual do seu negócio dropshipping.
Da mesma forma que ocorre quando você cria um e-commerce do zero, você precisa criar sua marca e identidade visual, como um logotipo e outros elementos importantes.
Tudo isso será a base para sua estratégia de marketing no futuro.
Sua marca deve refletir o que você deseja despertar em seus futuros clientes.
A princípio, você deve criar um nome para sua loja dropshipping.
Um bom começo é inspirar-se no nicho da sua loja para criar o nome e a identidade visual do seu negócio.
Crie uma lista de 5 ou 3 nomes em potencial. Depois, verifique sua disponibilidade para uso.
Este é um passo importante que evitará muitos problemas no futuro.
Ao verificar a disponibilidade de uso do nome da sua empresa, você elimina o risco de usar um nome que já está registrado por outra empresa.
Para fazer essa verificação e criar um nome de empresa disponível, você deve acessar o site do INPI e verificar se o nome de seu interesse está em uso ou não.
Se verificado que o nome está disponível, isto é, ninguém está usando ou não compete com outra empresa de mesmo setor, você poderá escolhê-lo para sua loja.
É recomendado também que você já dê entrada com processo de registro de marca, assim, você garante legalmente que outra pessoa não use este nome no futuro.
Quanto a identidade visual, você pode contratar um freelance na Fiverr para isso.
Na Fiverr, há milhares de profissionais altamente qualificados que você mesmo pode comprovar por meio do feedback de outros clientes que atestam a qualidade do seu trabalho.
3 – Compre seu domínio de site.
Assim como recomendamos você entrar com o pedido de registro de marca para evitar problemas futuros com disputas, o mesmo vale para o domínio.
O domínio é o endereço da sua loja virtual e o ideal é que ele corresponda exatamente ao nome da sua loja.
Então, nessa jornada para criar sua loja dropshipping do zero, antes mesmo de fechar o nome da sua loja, verifique se o nome de domínio está disponível para aquisição.
Essa verificação é nada mais que pesquisar em sites de compra de domínio o nome que escolheu e ver se está ou não disponível para TLDs .com e .com.br.
Essas TLDs são as mais populares, sendo recomendável você criar seu domínio com elas.
Caso descubra que o nome de domínio para o seu negócio está livre para uso, compre-o e faça o seu registro o quanto antes para garantir que ninguém atravesse você e o obtenha primeiro.
Ah! E fique atento, porque existem muitos sites que vendem domínios de TLD .com muito baratos, porém, o preço de renovação do ano seguinte é muito mais caro.
Um ótimo site para comprar domínio .com barato e com preço de renovação justo é na Namecheap.
Você pode comprar seu domínio .com por apenas USD $5,98 com o nosso link exclusivo Namecheap.
Outra recomendação, compre ambos, tanto o domínio de TLD .com quanto o de TLD .com.br.
Se não comprar os dois, pode ser que alguém compre o outro e você corra risco dos sues clientes confundirem o seu site com o outro, daí ser importante garantir os dois.
Então você pode adquirir seu domínio .com na Namecheap e seu domínio .com.br no Registro.br por R$ 40/ano.
Assim, você pode escolher usar ambos ou apenas um e redirecionar o outro para o TLD principal que escolheu.
Caso nenhum dos nomes de domínios com essas TLDs estejam disponíveis, é sugerido você repensar o nome do seu negócio.
Sim, haverá outras TLDs disponíveis como .net, .net.br, .shop, .cc e outras, mas elas são menos populares e seus clientes podem ter problemas para identificar o endereço oficial da sua loja.
Portanto, dê preferência a aquisição de domínios .com e .com.br para começar sua loja drophipping do zero com sucesso.
4 – Crie as redes sociais.
Você também deve se antecipar na criação de nome de usuário das redes sociais do seu negócio dropshipping.
Garanta para sua loja bons nomes de usuários antes que alguém passe na sua frente e crie uma conta com eles.
Crie contas para sua loja de drop em redes sociais como Instagram, TikTok, Pinterest, YouTube e Facebook.
É bem provável que você não encontre o nome da sua loja na integra disponível para uso.
Neste caso, vale incluir alguns termos para garantir.
Se a sua loja tiver domínio .com.br, por exemplo, crie uma conta de rede social com o seunome.br ou seunome.of e assim por diante.
Personalize seu nome de usuário e evite usar nome aleatórios fornecidos pelas redes sociais.
Evite também nomes com número ou caracteres com underline ou traço.
5 – Escolha os fornecedores da sua loja drosphipping.
O próximo passo para construir seu negócio dropshipping do zero é selecionar fornecedores em potencial.
Garantir que você trabalhará com os melhores fornecedores de dropshipping será crucial para garantir vendas bem-sucedidas e a satisfação de seus futuros clientes.
Considere selecionar seus fornecedores depois de encontrar respostas para as seguintes perguntas:
- Retiradas ou devoluções: saiba com o fornecedor qual é o processo quando o cliente retira ou quer devolver um produto.
- Tempo de atendimento de um pedido: desde a venda até a entrega, certifique-se de que seu fornecedor seja rápido no pedido e no envio.
- Suporte ao cliente: teste sua equipe de suporte para descobrir se eles são ou não competentes.
- Seguro de encomenda: verifique o que eles fazem se uma encomenda extraviar durante o envio.
- Avaliações ou referências online: descubra a opinião e o feedback de outros dropshippers que encomendam produtos com ele.
- Contrato de dropshipping: alguns fornecedores atuam diretamente com lojistas que trabalham com dropshipping. Descubra se o potencial fornecedor tem experiência com clientes que vendem por meio de drosphipping.
Lembre-se de que há muitos outros fatores que você deve levar em consideração antes de escolher um fornecedor.
Faça alguns testes antes de fechar negócio e garanta que você está escolhendo o melhor fornecedor para o seu negócio dropshipping.
6 – Escolha a plataforma para criar sua loja dropshipping.
Você já tem o nome, a identidade visual, já escolheu o nicho e os produtos, já tem uma lista de fornecedores, agora é o momento de escolher onde criar sua loja dropshipping.
Há muitas soluções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens que você deve pesar no momento de escolher qual hospedará sua loja.
Nesse sentido, basicamente existem duas opções: criar sua loja por meio de um Sistema de Gestão de Conteúdo – CMS ( WordPress, Joomla e outros), ou por meio de soluções de infraestrutura básica para comercio virtual.
WordPress ou Joomla são plataformas técnicas que exigem algum conhecimento relevante, principalmente para quem deseja usá-las para e-commerce ou dropshipping.
Você descobrirá que há muitos plugins que facilitam a vida de quem usa essas plataformas, mas é bom avisar que os bons são pagos – e pagos em dólar na maior parte das vezes – ou oferecem funcionalidades gratuitas muito limitadas.
Além disso, esses plugins podem deixar seu site mais lento – e quanto menor for sua experiência em configurar sites, mais plugins usará e consequentemente mais lento será sua loja.
E também é importante saber que não há suporte se você enfrentar problemas.
Um site WordPress, por exemplo, não tem suporte algum.
Então se você enfrentar problemas, precisar implantar uma nova funcionalidade, fazer um ajuste ou qualquer coisa parecida, precisará contratar um desenvolvedor.
Por outro lado, uma alternativa interessante, principalmente para quem vai começar dropshipping do zero, são as soluções de infraestrutura para comércio eletrônico.
Traduzindo: plataformas para criar sites de maneira fácil e com preço acessível, como Shopify e Nuvemshop.
Essas soluções oferecem produtos especialmente para quem vai começar no dropshipping, além de todo o suporte, recursos e ferramentas profissionais.
A melhor parte é que você pode testar as duas durante um tempo e só depois adquirir um plano para manter sua loja online.
Isso é ótimo, pois assim você pode experimentar essas soluções a baixíssimo custo antes de investir muito dinheiro nisso.
Por exemplo, você pode criar sua loja dropshipping na Shopify e testar qualquer plano durante 3 meses pagando apenas USD $1/mês.
Ou, pode criar sua loja na Nuvemshop, testar durante 30 dias e depois assinar um plano com 25% de desconto na primeira mensalidade com o nosso link exclusivo.
E se você quer saber qual das duas é a melhor, poderá descobrir isso em nosso análise detalhada da Shopify ou Nuvemshop.
7 – Defina o checkout e gateway de pagamento da sua loja dropshipping.
Por mais absurdo que soe, levar alguém até o seu site não é a parte mais difícil de vender por meio de dropshipping.
A parte mais difícil são as conversões!
É por isso que integrar um excelente checkout e gateway de pagamento é muito importante para alcançar sucesso.
Você precisa escolher entre as melhores gateways de pagamento aquela capaz de gerar o maior volume de conversões para sua loja.
O papel do checkout é conduzir o cliente até a finalização da compra, por isso, é essencial que ela promova boa experiência para o cliente.
Ótimas soluções de checkout, além de uma boa experiência, sugerem outros produtos e ajudam você a recuperar clientes que abandonam o carrinho.
Já o papel do gateway é receber e processar os pagamentos das vendas que realizar.
Ótimas soluções de gateway disponibilizam diversas opções de pagamento ao cliente e protegem você de compras fraudulentas.
8 – Divulgue sua loja dropshipping e comece a vender do zero.
Com sua loja dropshipping ativa, é a hora da ação: divulgar seus produtos e começar a vender.
Inicialmente, você não poderá contar com um grande volume de tráfego orgânico.
Portanto, é essencial que você considere fazer campanhas de tráfego pago em plataforma de anúncios para atrair visitantes para o seu site.
Para isso, você pode começar estudar como fazer tráfego pago ou considerar contratar um gestor especialista para anunciar sua loja para você.
Você também pode investir na contratação de redatores para criar postagens de blog, a fim de sanar dúvidas e fornecer dicas de uso dos seus produtos.
Assim que tiver uma base razoável de conteúdos no blog, promova seus conteúdos por meio de e-mails marketing gratuitos.
Enquanto isso, precisará trabalhar suas redes sociais e demais plataformas para conquistar clientes por meio de tráfego orgânico que é gratuito.
Para criar conteúdo nas redes sociais, uma dica é usar a ferramenta Canva.
O Canva não só será útil na criação de postagens de redes sociais, como também de banners para o seu site e imagens dos seus produtos.
Nesse ponto, é totalmente viável investir em um plano Canva Pro, pois você acessa a templates profissionais prontos e otimiza muito trabalho, podendo assim ganhar mais tempo.
Considere também investir em conteúdos de blog no seu site.
Esses conteúdos são excelentes para tirar dúvidas dos seus clientes, ao passo que você aproveita a oportunidade de promove seus produtos.
Quanto dinheiro é preciso para começar no dropshipping?
Você provavelmente gastará algo próximo a R$ 364 de início se optar por criar sua loja na Shopify, por exemplo.
Estes são os prováveis investimentos que fará de início:
- Pedido de registro de marca INPI (opcional): R$ 142.
- Assinatura de qualquer plano Shopify: USD $1*.
- Aplicativo DSers‑AliExpress Dropshipping: USD $19,90.
- Domínio TLD .com na Namecheap: USD $5,98*.
- Domínio TLD .com.br no Registro.br: R$ 40.
- Assinatura Canva Pro (opcional): R$ 34,90.
*Os valores em dólares foram convertidos cotando o seu preço a R$ 5,50.
Agora, se você pretende criar sua loja com usando um CMS como o WordPress, seus custos iniciais podem se próximos de R$ 438, considerando os seguintes investimentos:
- Hospedagem Hostinger: R$ 39,99/mês.
- Tema Makali WordPress Envato Market: USD $ 27*.
- Domínio TLD .com na Namecheap: USD $5,98*.
- Domínio TLD .com.br no Registro.br: R$ 40.
- Assinatura Canva Pro (opcional): R$ 34,90.
- Pedido de registro de marca INPI (opcional): R$ 142.
*Os valores em dólares foram convertidos cotando o seu preço a R$ 5,50.
Obs: pode haver custos com a contratação de um desenvolvedor para construir e configurar o seu site WordPress e isto não foi incluído na lista acima.
Estes valores são uma estimativa dos custos envolvidos para começar um negócio dropshipping.
De modo geral, dropshipping é um modelo de negócio de baixíssimo investimento inicial.
Conclusão
Esperamos que nossas dicas e informações tenham sido úteis para ajudá-lo a entender como funciona o dropshipping e como começar seu negócio do zero com sucesso.
Lembre-se de que, embora seja um modelo de negócios relativamente simples, o dropshipping exige planejamento, dedicação e muito trabalho.
No entanto, se você seguir esses passos, terá uma base sólida para começar e aumentar suas chances de sucesso.
O mundo do e-commerce está em constante evolução, e o dropshipping é uma oportunidade única para empreendedores que querem entrar nesse mercado.
Não tenha medo de experimentar e buscar sempre novas formas de melhorar o seu negócio.
Com perseverança e determinação, você pode alcançar seus objetivos e criar um negócio lucrativo e sustentável.
Boa sorte!