As hashtags do Instagram ainda são uma das formas mais eficazes de obter mais engajamento.
Com a estratégia certa de uso, você multiplica as chances de sua postagem chegar a novos públicos e destacar sua postagem como sugerida pelo Instagram.
Sabemos que esse tópico gera inúmeras dúvidas e que existem uma série de mitos em torno do uso de hashtags no Instagram.
Afina, como encontrar as melhores hashtags para sua postagem? Quais são as melhores hashtags atualmente?
Continue lendo para descobrir as respostas.
As hashtags do Instagram são uma forma de marcar sua postagem em uma categoria de assunto. Elas ajudam o Instagram a exibir sua postagem para pessoas que têm mais chances de se interessarem pelo conteúdo.
Elas também marcam sua postagem na página particular da hashtag, nos resultados de pesquisa e na página Explorar do Instagram.
Além disso, as hashtags também funcionam como referência para o algoritmo do Instagram.
Por meio delas, o Instagram interpreta o teor do seu conteúdo e o recomenda aos usuários que provavelmente possuem interesse.
Embora isso seja óbvio de certa forma, o assunto hashtags sempre provoca muitos debates, especialmente depois que o Instagram recomendou recentemente o uso de apenas 3 a 5 hashtags.
Ver essa foto no Instagram
Além da surpreendente recomendação dada, ainda existe o recurso de pesquisa por palavras-chave no aplicativo que pode indicar a transição da plataforma para um mundo totalmente novo.
Isso põe em cheque o uso dessa marcação, afinal, se os algoritmos são capazes de entender o teor da descrição de uma postagem, seu uso torna-se irrelevante em termos de proporcionar mais alcance.
Mas, mesmo diante de todos esses avanços, as hashtags ainda são muito importantes no Instagram. Combinadas com uma forte estratégia de conteúdo, eles podem ajudar a gerar resultados satisfatórios.
Como dito, elas (hashtags) ainda são muito importantes no Instagram em termos de ganho de engajamento. Mas, isso requer usá-las com estratégia para que se possa experimentar os melhores resultados.
Logo, não se deve usar hashtags a revelia em uma postagem. Muitos cometem essa falha. O fato de uma hashtag ser popular não significa que ela seja interessante para o seu conteúdo.
Para usá-las com estratégia, a princípio, deve-se concentrar em avaliar a sua relevância para o conteúdo da postagem.
Lembre-se, ela é uma forma de marcação, sua função é categorizar o conteúdo da postagem.
Por isso, busque hashtags de nicho para a sua postagem. Eis a seguir dois motivos para você fazer isso:
- o primeiro é que dificilmente as pessoas pesquisam por hashtags genéricas, tais como #instagood ou #love;
- segundo, porque você quer dar o máximo de pistas para os algoritmos sobre o conteúdo da sua publicação.
Além disso, é extremamente importante avaliar o nível de competição das hashtags que pretende utilizar. A depender do volume de postagens presentes na página de uma hashtag, é inviável usá-la em sua publicação.
Nesse sentido, o nível de competição de uma hashtags é um fator muito importante para a escolha de quais incluir em sua postagem. A seguir, conheça a lista das hashtags mais populares do Instagram.
Usar hashtags muito populares nem sempre é a melhor estratégia para obter mais engajamento em suas postagens e stories, pois sua elevada competitividade torna menos provável que sua publicação seja vista.
Porém, isso não quer dizer que não possa ou deva usá-las. É possível inclui-la em sua postagem junto com outras hashtags do seu setor.
Estas são as 50 hashtags mais famosas do Instagram atualmente:
- #love
- #design
- #instagood
- #interiordesign
- #fashion
- #inspiration
- #style
- #art
- #smallbusiness
- #shoplocal
- #motivation
- #foodie
- #homedecor
- #travel
- #halloween
- #photography
- #beauty
- #handmade
- #food
- #realestate
- #health
- #wellness
- #selfcare
- #fitness
- #lifestyle
- #home
- #photooftheday
- #shopsmall
- #nature
- #instafood
- #supportlocal
- #ootd
- #architecture
- #skincare
- #selflove
- #vegan
- #luxury
- #healthy
- #beautiful
- #foodporn
- #business
- #entrepreneur
- #linkinbio
- #fall
- #interior
- #foodstagram
- #healthylifestyle
- #adventure
- #homedesign
- #delicious
A maior parte das hashtags populares estão no idioma inglês, isso sugere que seu uso, para quem cria conteúdo na língua portuguesa, é inútil.
O motivo é que elas dificilmente são pesquisadas por usuários no Instagram do idioma português, além de algumas delas não serem hashtags de nicho.
Como mencionado antes, embora uma postagem no Instagram permita no máximo 30 hashtags, a plataforma recomenda aos criadores que usem de 3 a 5 hashtags em suas postagens, .
Isso vai contra tudo o que ouvimos antes sobre como as hashtags funcionam no Instagram.
No entanto, considerando o novo foco em palavras-chave e SEO, isso, de certa forma, faz sentido.
O Instagram está implementando mais feeds de conteúdo sugerido, como é o caso da página Reels.
E, para oferecer conteúdo sugerido assertivo, o Instagram ainda precisa ser capaz de categorizá-lo com precisão.
O que podemos presumir? Menos hashtags = auto categorização mais precisa.
Um estudo feito pela Later indica que, à medida que mais hashtags são incluídas em uma postagem, de 1 para 30, o alcance aumenta em cerca de 11%.
Para colocar isso em perspectiva, para uma conta com 20 mil seguidores, isso soma 2.200 contas por postagem.
Mesmo a partir de 2020, a tendência é que, quanto mais hashtags, mais os resultados são satisfatórios.
E agora? Bom, ainda é recomendável usar mais hashtags para aumentar seu alcance e engajamento nas postagens do Instagram.
No entanto, como o Instagram fornece um feed de conteúdo mais sugerido, focar em menos hashtags, porém mais relevantes, pode ser uma estratégia que vale a pena testar.
Antes de escolher uma hashtag para sua postagem, é uma boa ideia pensar sobre os diferentes tipos de hashtags que você pode adicionar em sua postagem.
Isso ajudará a garantir que você cubra todas as bases com sua estratégia de hashtag.
Existem cinco tipos principais de hashtags a serem consideradas:
- Hashtags baseadas em localização, como #cidademaravilhosa ou #gramado
- Hashtags de marca para campanhas ou eventos, como #aveli ou #lollapalooza
- Hashtags do setor que descrevem seu nicho, como #marketingdigital ou #financaspessoal
- Hashtags focadas na comunidade para reunir sua comunidade, como #empreendedoras ou #dev
- Hashtags descritivas que descrevem o conteúdo de sua postagem real, como #dicasinstagram #dicasmaquiagem.
Não existe segredo de quantas dessas hashtags você deve usar, mas lembrar as diferentes categorias pode ajudá-lo a selecionar as melhores hashtags para sua postagem.
Apresentamos a seguir 3 formas diferentes que você pode usar para encontrar as melhores hashtags para a sua postagem:
1 – Faça pesquisas no Explorar do Instagram.
A página Explorar do Instagram é uma ótima fonte de ideias para sua estratégia de hashtag no Instagram.
Para obter os melhores resultados, pesquise palavras-chave relacionadas ao seu nicho ou conteúdo e veja os resultados “Principais”.
Essas postagens obviamente funcionam bem no algoritmo do Instagram, então confira as diferentes hashtags usadas e se elas se aplicam ao seu conteúdo.
O número de postagens marcadas em uma determinada hashtag deve ser levado em consideração na hora de escolher quais usar em sua próxima postagem.
Se uma hashtag já for usada em milhões de postagens, é provável que suas postagens desapareçam em meio as outras milhões de publicações.
Por outro lado, se houver apenas algumas centenas de postagens marcadas em uma hashtag, é provável que ninguém a procure na página Explorar do Instagram.
Para um equilíbrio sensato, concentre-se em hashtags com 10.000 a 200.000 postagens.
Para ver o número de postagens com hashtags, acesse a ferramenta de pesquisa de hashtag no Instagram na página Explorar.
Essa é uma ótima maneira de avaliar e também encontrar inspiração.
Por exemplo, você pode encontrar uma hashtag mais de nicho que comece com as mesmas palavras-chave, mas tenha um volume de postagens mais adequada.
O Instagram confirmou que as hashtags são válidas tanto legendas das postagens quanto nas seções de comentários, portanto, depende totalmente de você onde melhor incluí-las.
O momento também é algo a se considerar. Se você postar hashtags manualmente nos comentários, faça isso assim que sua postagem for publicada.
Como otimizar tempo em uma estratégia de hashtag no Instagram?
Encontrar de 20 a 30 novas hashtags para cada postagem que você compartilha é demorado, mas existem maneiras de tornar o processo mais prático.
Uma forma é você criar sua própria relação contendo de 20 a 30 hashtags relacionadas ao tema de conteúdo principal e que você possa adicionar rapidamente a cada postagem.
A melhor maneira de construir uma estratégia de hashtag é construí-la sobre uma base sólida. Depois de encontrar as hashtags que deseja usar, é importante começar a testá-las e analisar seus resultados.
Analisar o desempenho de suas hashtags é a melhor maneira de monitorar o sucesso de seus testes e ajustar sua estratégia ao longo do tempo.
As hashtags são uma maneira eficaz de alcançar novos públicos e aumentar seus seguidores, mas é preciso tempo e esforço para obter bons resultados.
Lembre-se, uma estratégia inteligente de hashtag ainda é uma das maneiras mais eficazes de crescer o Instagram.
Conclusão
Neste guia, você aprendeu como usar hashtags no Instagram para obter mais engajamento em suas postagens.
Como visto, as hashtags exercem um importante papel na configuração de uma postagem otimizada para os algoritmos do Instagram.
Apresentamos também as 50 hashtags mais populares do Instagram que podem servir como opções entre as hashtags que planeja utilizar em sua postagem.