Como criar Mídia Kit atrativo para parcerias publicitárias

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Quando marcas e empresas estão à procura de influenciadores para firmar parcerias, elas esperam receber deles um Mídia Kit capaz de convencê-los a fechar negócio.

Patrocinadores em potencial querem encontrar dados e informações relevantes dos trabalhos desenvolvidos e do seu público para tomarem a melhor decisão.

O influenciador que deseja ter sucesso em fechar parcerias publicitárias com potenciais patrocinadores, deve criar um Mídia Kit completo que forneça informações e dados relevantes dos seus trabalhos.

E, claro, que também contenha elementos que vendem a proposta.

Um Mídia Kit bem estruturado vende facilmente o trabalho do influenciador. Ele abre o caminho, responde dúvidas e deixa você com a caneta e o papel na mão para assinar o contrato.

Por isso, neste guia, mostraremos como criar um Mídia Kit completo, capaz de convencer potenciais interessados a fecharem parcerias publicitárias com você.

Leia até o final e descubra.

O que é Mídia Kit?

Mídia Kit é um documento que influenciadores, criadores de conteúdo ou blogueiros usam com a finalidade de fornecer informações relevantes sobre si e sua atuação, descrevendo suas principais atividades nas plataformas ou redes, apresentando dados de desempenho e estatísticas da sua audiência.

Com o Mídia Kit, eles podem se candidatar a projetos e/ou fazerem propostas de parceria publicitária para patrocinadores interessados.

Quando marcas e empresas estão à procura de potenciais parceiros publicitários, esse documento entra em ação e abre caminho para a negociação.

É como se fosse um currículo contendo o que há de mais relevante e vantajoso do seu produto/serviço para um potencial parceiro conhecê-lo e saber se vale ou não começar uma negociação.

Por que ter um Mídia Kit?

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Como dito, potenciais patrocinadores interessados estão à procura de pessoas ou negócios para parcerias publicitárias. Certamente, eles querem otimizar tempo, logo, desejam obter algum documento que concentre as principais informações do pretendido.

Nesse sentido, um Mídia Kit bem estruturado não só mostra o porquê você pode ser muito interessante para um trabalho específico, como também revela que você é profissional.

Outro motivo é que, é mais interessante para você mostrar o seu trabalho do que deixar que o investiguem e descubram coisas de você sozinhos. 

Isso porque, pode ser que o potencial patrocinador encontre informações sobre você que o desanime a fechar negócio.

Por exemplo, suponha que uma marca interessada investigue que tipo de influenciador digital é você.

Durante a pesquisa, a equipe da marca identifica que seu tipo de influenciador é o que eles buscam, porém, também descobrem que, no TikTok, você não tem tanta influência.

Será que isso pode ser ruim para você? Talvez sim, talvez não faça diferença. Mas, e se eles se limitassem ao que você pôs em seu Mídia Kit? Pode ser mais interessante, concorda?

Em seu Mídia Kit, obviamente, você se concentra em mostrar todo o potencial do seu público e sua influência, no caso do exemplo acima, deixa o seu TikTok de lado, enquanto trabalha para que ele cresça também.

O que por em um Mídia Kit?

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O Mídia Kit deve conter informações importantes da sua atuação nas mídias sociais e outros, fornecendo aos interessados motivos para escolherem você.

Na prática, não há regras sobre o que deve constar em seu Mídia Kit. É você quem decide o que é ou não interessante sobre o seu trabalho e que valha a pena incluir nesse documento.

No entanto, embora todos tenham a liberdade de elaborá-lo aos seus moldes pessoais, existem algumas boas práticas que, sem dúvidas, vale a pena observá-las no momento de criar seu Mídia Kit.

A seguir, veja um checklist completo do que não deve faltar no seu Mídia Kit.

Sua foto ou logomarca.

Um Mídia Kit incrível começa com uma boa foto. Uma imagem vale mais que mil palavras? Bom, pode não ser o caso aqui, mas, sem dúvidas, pode fazer a diferença – com a estratégia certa, claro.

E como conseguir isso? A princípio, tire o foco de querer usar uma bela foto sua. A foto do seu Mídia Kit não é para encantar o potencial patrocinador com a sua beleza, mas sim mostrar como você valoriza uma boa imagem.

Isso só é possível quando você se concentra na emoção que deseja passar para quem está avaliando seu Mídia Kit.

Pondo isso em perspectiva, pense primeiro em como quer ser visto. Se você trabalha com conteúdos complexos, por exemplo, vale a pena usar uma foto que transmita seriedade e concentração.

Se o seu conteúdo é sobre dicas do dia a dia ou semelhante e envolve uma abordagem leve e descontraída, a foto ideal será aquela que transmita alegria – você sorrindo, por exemplo.

Agora, se representar um negócio, sua logomarca será o suficiente. No entanto, a regra é a mesma. Avalie sua logomarca e veja qual é o seu estilo.

A grande sacada aqui é provocar propositalmente um sentimento que favoreça sua imagem.

Minibiografia.

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Os patrocinadores sempre desejam encontrar perfis de parceiros publicitários que refletem sua identidade e propósito.

Quando decidem escolher alguém para divulgar o seu produto/serviço, eles querem pegar carona no prestígio que o parceiro tem com a sua audiência.

Por isso, marcas e empresas estudam o seu perfil e avaliam se ele é o ideal para o trabalho e a imagem do negócio.

A minibiografia do seu Mídia Kit terá esse papel de revelar a esses interessados o seu perfil, dando uma breve amostra de quem é você e, com certeza, depois será mais avaliada a fundo.

Sendo assim, conte sua história de forma breve. Diga quando começou e o porquê. Conte como isso te faz sentir e o que você aspira para o futuro. Inclua ainda o que você faz e quais são os tópicos principais do seu conteúdo.

Exiba seus melhores números.

Essa é parte do seu Mídia Kit que mais merece sua atenção. Aqui, é recomendável que você apresente números com estratégia para convencer o potencial patrocinador de que vale a pena firmar parceria com você.

Tenha em mente que marcas e empresas possuem equipes de marketing qualificadas, ou seja, elas sabem bem o que estão procurando e não se deixam enganar muito fácil.

Então não adianta se orgulhar ou se envergonhar da sua quantidade de seguidores, pois esses números não são os que mais interessam.

Esses potenciais patrocinadores querem saber sobre o seu alcance e engajamento. Por isso, ainda que um concorrente tenha o triplo do seus seguidores, o que será posto à prova é o desempenho da sua conta.

Nesse sentido, não ponha somente o seu número de seguidores, destaque seus bons números também! Calcule sua taxa de engajamento e mostre o seu desempenho.

Mas se o seu engajamento não for algo para se orgulhar, então pense em outros números, como sua taxa de crescimento de seguidores do último ano, alcance médio por postagem, visitas ao perfil nos últimos meses, média de visualizações de stories e outros.

Encontre os números que favoreçam você e os destaque no seu Mídia Kit. Acrescente gráficos simples para ilustrar como o seu desempenho é significativo.

Disponibilize-se para o uso dos colaboradores ou conteúdo da marca.

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Mostrar-se profissional inclui ser transparente com o seu potencial patrocinador. Por isso, deixe-os saberem que você está disposto a fornecer todos os dados das parcerias publicitárias que fizer.

O recurso colaboradores da marca do Instagram ou conteúdo da marca do TikTok, estão disponíveis para os usuários que firmam parcerias publicitárias. Com eles, você marca o seu patrocinador, dando-lhe acesso aos dados de desempenho da sua postagem.

Essa atitude revela sua autoconfiança em seu trabalho e sua transparência. Por isso, mencione em seu Mídia Kit que oferece esse modelo de trabalho de parceria.

Dê o preço do seu trabalho.

Se você já tiver preços estabelecidos para parcerias publicitárias, então é útil disponibilizá-los em seu Mídia Kit.

Essa informação faz sentido, pois espanta “curiosos” que podem tomar o seu tempo e não fechar negócio, ao mesmo tempo que atrai aqueles cujo orçamento é compatível com os seus preços.

Em nossa guia, aqui no site, você descobre como cobrar por postagem no Instagram corretamente.

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Além disso, voltando ao profissionalismo, inclua também a opção de trabalhar com contrato. É uma segurança para ambos em diversos sentidos.

Então, lembre-se, ter preços estabelecidos e um contrato passam uma imagem mais profissional do seu trabalho, contribuindo para sua credibilidade.

Dê prova social do seu trabalho.

Não deixe de compartilhar feedbacks de parceiros anteriores. Se você já atuou em outras parcerias, peça o feedback e inclua também em seu Mídia Kit.

Comentários positivos do seu trabalho são úteis para passar confiança ao interessado, deixando-o cada vez mais próximo de fechar a parceria com você.

Agora, se você ainda não possui parcerias anteriores, experimente alguns trabalhos gratuitos. Com certeza existem empresas que aceitarão divulgações gratuitas.

Após isso, peça o seus feedbacks e inclua. Para quem está iniciando é uma ótima maneira de obter provas sociais que ajudam a gerar mais credibilidade.

Disponibilize seus contatos.

Por último, não pode faltar os seus contatos. Recomendamos você focar como principal meio de contato o seu endereço de e-mail.

Com os e-mails, você evita a exposição dos seus contatos pessoais – a menos que você use outros meios exclusivos para contatos profissionais.

Além disso, o e-mail é interessante porque a maioria destes patrocinadores trabalham com esse meio de contato. Então, para eles, é mais simples iniciar uma negociação com você por e-mail.

5 dicas para o seu Mídia Kit

Você já tem um checklist do que incluir no seu documento de Mídia Kit, agora, separamos mais algumas dicas extras para você.

1 – Atualize sempre o seu Mídia Kit.

De tempos em tempos, atualize seu Mídia Kit. Isso certamente será necessário, principalmente se você incluir em seu documento alguns dados de performance dos seus canais/redes e preço do seu trabalho.

É também interessante você incluir a informação de data de atualização no cabeçalho do documento, pois, dessa forma, quem acessar o seu Mídia Kit saberá que os dados ali presentes estão atualizados.

 2 – Divulgue seu Mídia Kit com restrições.

Recomendamos que você não deixe seu Mídia Kit aberto a qualquer pessoa. É interessante que ele seja disponibilizado apenas para quem realmente tem interesse.

Esses dados podem ser copiados e usados de por pessoas mal intencionadas, por isso, mantenha-os o mais reservados possível.

Com dica, use sua Link Bio para disponibilizar o seu Mídia Kit e crie um formulário para solicitar esse documento.

Assim, quem quiser obtê-lo, precisará fornecer alguns dados antes de receber o seu documento. Isso ajudará a afastar os curiosos.

3 – Deixe seu Mídia Kit o mais visual possível.

Deixe as imagens, gráficos e números falarem por seus resultados. Quanto mais visual for o seu Mídia Kit, mais ele será atrativo e fácil de ser entendido.

Evite usar gráficos e dados estatísticos complexos. Simplifique seus números o máximo possível para facilitar sua leitura. Se possível, use também infográficos para representar seus dados.

Com isso, seu Mídia Kit conseguirá atrair mais a atenção dos interessados.

4 – Crie seu Mídia Kit no Canva.

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O Canva é uma excelente ferramenta em todos os sentidos. Sem dúvidas é a ferramenta mais simples para você criar o seu Mídia Kit sem a necessidade de recorrer a um designer.

No Canva, você deve pesquisar por “Press Kit” para encontrar os diversos templates disponíveis para criar o seu Mídia Kit.

Há muitos templates gratuitos lá. Porém, você deve ter em mente que muitas pessoas usam esses templates, o que acaba por tornar o seu tão comum quanto o da maioria.

Sem dúvidas, os melhores templates do Canva são os disponíveis para assinantes Pro. Então, será mais interessante se o seu Mídia Kit for criado usando um template do Canva Pro.

5 – Crie uma linha do tempo de conquistas.

Tenha um acompanhamento frequente das evoluções dos seus canais e redes para mostrar sua linha do tempo de conquistas em seu Mídia Kit.

Ilustre a ascensão do seu número de seguidores ou inscritos, ou engajamento, ou ainda, as suas visualizações, mostre como você tem grande potencial.

Esse tipo de informação diz para o interessado que vale a pena apostar em você, pois está crescendo continuamente e ele pode se beneficiar disso.

Por isso, crie um relatório com os seus números, acompanhe sua evolução ao longo do tempo e destaque suas principais conquistas.

Conclusão

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Neste guia, você descobriu o que é Mídia Kit e como criar o seu para atrair e conquistar parcerias publicitárias.

Esse é um documento muito útil para abrir caminho para negociações e você pode usá-lo estrategicamente para obter patrocinadores.

Com nossas dicas, você conseguirá criar um Mídia Kit atrativo e capaz de trazer ótimos resultados para o seu trabalho.

Perguntas frequentes

O que é Mídia Kit?

Mídia Kit é um documento que influenciadores, criadores de conteúdo ou blogueiros usam com a finalidade de fornecer informações relevantes sobre si e sua atuação, descrevendo suas principais atividades nas plataformas ou redes, apresentando dados de desempenho e estatísticas da sua audiência.

O que por em um Mídia Kit?

Em seu Mídia Kit é importante constar: 1. Sua foto ou logomarca. 2. Minibiografia. 3. Seus melhores números. 4. Informe que usa o colaboradores ou conteúdo da marca. 5. Preço do seu trabalho. 6. Provas sociais do seu trabalho. 7. Seus contatos.

Onde criar Mídia Kit?

No Canva. Nele, você deve pesquisar por “Press Kit” para encontrar os diversos templates disponíveis para criar o seu Mídia Kit.

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