Como criar headline atrativa: guia completo e exemplos inspiradores

como criar headline criativa
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Com tantos estímulos na internet a todo instante, fisgar a atenção de alguém se torna uma tarefa difícil.

É justamente devido a isso que saber como criar headline atrativa é importante.

As empresas estão continuamente tentando atrair de forma estratégica a atenção das pessoas que estão navegando online para convertê-las em leads e, após isso, em clientes.

Isso ocorre quando um dono de negócio publica um artigo de blog ou post em uma rede social.

Ele quer fisgar os usuários para o conteúdo por meio de um título atraente.

A questão é: como é possível conseguir isso se existem vários negócios no mesmo barco, todos tentando firmemente puxar a toalha de mesa para não deixar o seu lado descoberto?

É o que descobriremos a seguir.

O que é headline?

Mesmo que não tenha consciência disso, você sabe o que é uma headline, só que a conhece por outro nome: título principal ou cabeçalho.

Nesse sentido, a headline pode ser o título de um artigo de blog, revista, post em rede social, notícia, ebook e de qualquer conteúdo que uma pessoa ou empresa tenha criado.

A headline, porém, ainda que muito usada em textos, não é exclusiva deles.

Você também encontrará headlines em conteúdo audiovisual, como em títulos de vídeos do YouTube.

Para que serve a headline?

A headline é usada com um foco: chamar a atenção de alguém para consumir determinado conteúdo, por isso ela é escrita com as informações mais relevantes sobre o seu assunto.

Um exemplo? Aqui está a headline de uma notícia:

“Cientistas anunciam descoberta revolucionária em energia renovável”

Veja, se esse é o tipo de conteúdo que consome, esse título principal faria com que você arregalasse os olhos de curiosidade.

Não só isso, mas clicar para saber mais do assunto.

Por que fazer uma boa headline?

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Uma headline deve causar nas pessoas, ainda que de forma inconsciente, a sensação de que elas não estarão jogando o seu precioso tempo no lixo se clicarem para ver o conteúdo.

Ninguém quer perder tempo lendo ou assistindo a algo que não trará nenhum retorno satisfatório.

A seguir, elencamos alguns porquês para fazer uma boa headline. Confira.

Expectativa

Depois da atenção, eis o segundo motivo para criar headline atrativa: expectativa.

Ou seja, deixar claro para as pessoas do que se trata o conteúdo que ela irá consumir.

Isso evita vários problemas, como a indignação por clicar em um vídeo no YouTube cuja headline diz algo até atraente, mas confuso e, por causa disso, acabar achando que consumiria certo tipo de conteúdo quando, na verdade, teve as expectativas frustradas.

Nesse exemplo, os usuários sairão do vídeo assim que perceberem que não estão consumindo o conteúdo que o título dava a entender.

Isso acaba prejudicando a retenção dele — e você deve saber que a baixa retenção de espectadores em vídeos, como no TikTok e YouTube, prejudica o engajamento do perfil.

Otimização

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Outro ponto relevante para você criar headline atrativa diz respeito à otimização dela para mecanismos de busca.

O Google e o YouTube são bons exemplos disso: ao criar um título com a palavra-chave, você aumenta as chances de o seu artigo de blog ou vídeo no YouTube, por exemplo, ser facilmente encontrado pelos usuários interessados.

Tom de voz

Se tem algo que fica claro com uma headline bem escrita é o tom de voz.

Se você cria um título com um tom humorístico ou melancólico, é exatamente esse tom que as pessoas esperam ao clicar para consumir o respectivo conteúdo.

Ou seja, também é um jeito de alinhar as expectativas das pessoas com o que elas estão prestes a consumir.

Exemplo: se você acessa um vídeo cujo título é “Alerta: desastres naturais em aumento”, espera que o conteúdo adote um tom sério e informativo, e não humorístico e descontraído.

Como criar headline atrativa?

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Se você tem dificuldades para criar headline atrativa ou quer aprender truques para fazer uma com agilidade e livre de erros, separamos algumas boas práticas.

A primeira delas é que a headline precisa ser clara e concisa.

Na prática, ela não deve ser longa demais, já que gera desinteresse, nem curta demais, pois pode acabar soando vaga.

A segunda boa prática diz respeito ao uso de perguntas intrigantes no lugar de frases afirmativas: quando você faz uma pergunta interessante para o público-alvo, este terá maiores chances de clicar na headline para consumir o conteúdo.

Se você tem um canal de culinária no YouTube e publica um vídeo com o título “Qual o segredo para o pão caseiro perfeito? (Dica secreta)”, pode ter certeza de que as pessoas interessadas nesse tipo de receita vão clicar para assistir mais rápido do que você imagina.

Outras dicas que você deve aplicar na hora de criar headline atrativa são as seguintes:

  • Use palavras de ação, como “Aprenda” e “Aumente”. Elas incentivam a tomada de decisão.
  • Adote o senso de “urgência” para incentivar a ação imediata. Algumas palavras para gerar essa sensação são: agora, em breve, limitado, hoje e última chance.
  • Use números na headline, pois eles dão a sensação de conteúdo organizado: por exemplo, ao invés da headline “Descubra como organizar as finanças pessoais”, escreva “7 dicas infalíveis para organizar as finanças pessoais”.
  • Acima de tudo, seja honesto: headline sensacionalista não é headline atrativa; na verdade, é um tiro no pé que só fará as pessoas clicarem para consumir o conteúdo e saírem decepcionadas logo em seguida.

3 dicas de geradores de headline criativa

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Caso esteja sem tempo para criar headline criativa ou queira ver exemplos de headlines para adaptar conforme as suas preferências, há vários geradores de headline na internet.

Dê uma olhada a seguir.

1 – Gerador de headline (Guto Campos)

Com este gerador de headline, poucos cliques serão suficientes para achar headlines incríveis para os conteúdos que você produziu.

A proposta dessa ferramenta é fornecer títulos atraentes com base na palavra-chave que você quiser.

Além disso, para tornar a headline mais alinhada ao que deseja, dá até para selecionar a categoria, como “Marca ou Objeto” e “Ação”.

gerador de headline guto campos

2 – Gerador de headline (HeroSpark)

Outro gerador para criar headline atrativa que você possivelmente vai adicionar na sua barra de favoritos é a ferramenta da HeroSpark.

O mais legal dela certamente são os vários estilos de headline possíveis: como fazer, lista, pergunta, notícia, benefício, entre outros.

Escolha o mais alinhado com o tipo de conteúdo que produziu.

gerador de headline herospark

3 – Gerador de headline (Reescrever)

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Esse gerador de títulos é outra alternativa que você precisa conhecer: assim como as anteriores, esta permite que você crie headlines em instantes e conforme certas categorias (teor persuasivo, polêmico, com números, etc.).

gerador de headline reescrever

Alguns exemplos de headlines criativas para se inspirar

Com o tempo, notará que criar headline atrativa não é tão complicado assim.

A prática fará você aprender a criar títulos tão cativantes e estratégicos que deixarão o seu eu do passado incrédulo.

Veja estes exemplos inspiradores:

  • Problemas com insônia? Descubra como dormir bem todas as noites.
  • 7 segredos para transformar a sua rotina matinal em ritual de sucesso.
  • A revolução dos carros autônomos e como isso mudará o mundo.
  • Como alcançar a felicidade verdadeira em sua vida?
  • Empresa inovadora lança produto que vai mudar a sua vida.
  • O fenômeno natural mais misterioso que você nunca ouviu falar.

Hora de criar headline atrativa para seus conteúdos incríveis

Agora você sabe como criar headline atrativa para artigos de blog, legenda de redes sociais, CTA para bio do Instagram, vídeos no YouTube, ebooks que usará com iscas digitais e outros inúmeros formatos de conteúdo.

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Se ainda não se sente confiante para criar headlines com as dicas que abordamos, use os geradores.

Só não deixe de jogar os holofotes do interesse sobre os conteúdos incríveis que você produziu.

Contudo, caso queira criar as próprias headlines, foque em acertar aquele ponto secreto que faz qualquer pessoa clicar no título para consumir um conteúdo.

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