Assim como é preciso saber como funciona a receita de uma torta de chocolate para fazer uma sobremesa impecável, também é necessário compreender como funciona o algoritmo do YouTube Shorts para conseguir ter sucesso na plataforma.
Essa analogia pode parecer simples, até mesmo boba, mas demonstra bem qual a importância de se aprofundar nesse assunto, sobretudo se você for um criador de conteúdo.
Além do mais, existem alguns cenários aqui: você pode não saber a receita, logo, não conseguirá fazer o bolo.
Ou: você conhece a receita, mas não sabe como colocá-la em prática, o que acaba dando no mesmo.
Em outras palavras, neste conteúdo, você não somente irá conhecer melhor acerca do algoritmo do YouTube Shorts.
Também irá entender como ter êxito na plataforma utilizando-se de técnicas alinhadas ao funcionamento do algoritmo.
E então… quando você menos esperar, verá o seu engajamento alavancar: visualizações, inscritos, sucesso com os Shorts.
É o que deseja? Continue lendo!
O que é algoritmo do YouTube Shorts?
O YouTube Shorts, criado pelo YouTube, é uma plataforma similar ao TikTok, já que foca nos conteúdos em formato de vídeos curtos.
Mas… e o algoritmo dessa plataforma? O que ele é exatamente?
Em termos gerais, um algoritmo, seja lá de qual rede social estejamos falando, trata-se de uma sequência de instruções que define o que uma máquina deve fazer.
No caso em questão, ele determina o que uma mídia social deve fazer.
Uma vez esclarecido esse conceito, fica mais fácil entender o que é o algoritmo do YouTube Shorts: sequência de instruções codificadas na plataforma responsável por definir como ela funciona.
Em outras palavras, ele decide quais Shorts os espectadores assistem.
Como funciona o algoritmo do YouTube Shorts?
O algoritmo do YouTube Shorts, assim como o de outras plataformas e redes sociais, usa sinais para determinar o que as pessoas vão consumir quando entrarem para assistir a algo no Shorts.
E de que forma ele faz isso?
Bem, se você quer puxar conversa com alguém, mas não sabe como, o que faria?
Uma boa jogada é achar assuntos que essa pessoa gosta.
Se a viu ouvindo certa música ou vestindo a camiseta de uma série de TV, por exemplo, tome isso como ponto de partida.
É mais ou menos essa a lógica do algoritmo do YouTube Shorts: com base nos sinais que as pessoas dão, ele tenta prever quais conteúdos elas gostam de assistir para, a partir disso, recomendar Shorts interessantes.
O algoritmo faz isso observando o comportamento de um usuário no Shorts: se ele curtiu o vídeo, se digitou algo na seção de comentários, se passou certo tempo no vídeo (grande indicativo de que provavelmente gosta de ver conteúdos desse tipo).
Dessa forma, caso as previsões do algoritmo estiverem corretas, ele continuará fazendo aquilo que conceituamos anteriormente: definirá quais Shorts a pessoa verá na plataforma.
3 fatores que guiam o algoritmo do YouTube Shorts
Como acabamos de abordar, o algoritmo irá recomendar os Shorts para os usuários com base em determinados fatores e sinais de comportamentos.
Entender quais são eles é crucial na hora de criar uma estratégia eficiente na plataforma, especialmente se você é uma empresa que usa o YouTube Shorts para atrair potenciais clientes.
Confira a seguir quais fatores guiam o funcionamento do algoritmo do YouTube Shorts.
Retenção
Atire a primeira pedra quem nunca passou um Shorts logo nos primeiros segundos.
É algo comum de acontecer, sobretudo porque não queremos perder tempo assistindo a conteúdos desinteressantes.
Queremos ver Shorts somente do que gostamos ou de conteúdos que, no mínimo, tenham despertado algum tipo de interesse súbito e aleatório em nossas mentes.
O algoritmo usará essa métrica, a retenção do usuário, para definir o quanto as pessoas que assistem aos seus Shorts gostam deles.
Se os usuários deslizam rapidamente, diminuindo a retenção do Shorts, ou se ficam até o final porque o conteúdo é arrebatador de tão bom, o algoritmo tomará esses dados como base para recomendar ou não outros Shorts a eles.
Um conselho de ouro? Aposte em ganchos matadores logo nos primeiros segundos do vídeo para evitar que os usuários deslizem rapidamente para o Shorts seguinte.
Crie introduções instigantes, prometa algo incrível no final do vídeo… independentemente dos truques que usar para aumentar a retenção dos usuários, ou você os fisga, ou quando se der conta, eles já se foram.
Histórico de assistidos
Outro aspecto no qual se baseia o funcionamento do algoritmo do YouTube Shorts está no histórico de assistidos de um usuário.
Tudo bem, o fato de um vídeo estar no histórico de assistidos não quer dizer que o usuário gosta daquele tipo de conteúdo.
Mas se existem vários vídeos acerca do mesmo conteúdo, por exemplo, aí a história é outra.
O algoritmo do YouTube Shorts vai analisar esse histórico para decidir quais Shorts mostrar a um usuário.
Afinal, se a plataforma quer que uma pessoa continue deslizando pelo seu infinito e atraente feed, nada mais justo do que mostrar vídeos similares aos que ela já viu.
Conteúdo parecido
No mesmo sentido do tópico anterior, o algoritmo do YouTube Shorts também irá verificar os Shorts que um usuário já assistiu para mostrar conteúdos parecidos com eles.
É uma forma de fazer a roda continuar girando sem ter de reinventá-la, ou, como dizem, “não mude de cavalo no meio do rio”.
E é por isso que você precisa adotar algumas medidas para que os seus vídeos continuem aparecendo no feed das pessoas, como criar Shorts com temáticas parecidas.
Portanto, sempre crie conteúdos que estejam relacionados entre si.
Isso vai favorecer a ação do algoritmo, já que ele já age recomendando conteúdos parecidos aos que um usuário consome (produzir conteúdos similares vai ser só um pequeno empurrão).
Junto a isso, verifique o que os seus concorrentes na plataforma andam produzindo.
Você, obviamente, não irá copiar o conteúdo deles nem nada do tipo.
Irá apenas se inspirar para criar vídeos com maiores chances de serem recomendados aos usuários que já assistiram a algum Shorts que você produziu.
Por que é importante entender o algoritmo do YouTube Shorts?
Comecemos deste ponto: se você é um criador de conteúdo, entender como funciona o algoritmo do YouTube Shorts é crucial para que tenha sucesso com os vídeos.
Ou, usando outras palavras: é a maneira de você não perder tempo produzindo conteúdo à toa.
Isso ocorre porque, quando você entende como essa sequência de instruções codificadas no YouTube Shorts age, conseguirá criar vídeos assertivos para o público-alvo que deseja atingir.
Você vai criar uma irresistível bandeja de Shorts que fisgará ele em cheio.
E se isso acontecer?
O algoritmo fará o resto do trabalho, recomendando eficientemente e nas horas oportunas os seus Shorts aos usuários que gostaram de ver os seus conteúdos.
A lógica é simples: você quer que as pessoas assistam ao seu conteúdo, pois isso vai aumentar o engajamento, que, por sua vez, vai gerar grana — isso se você tiver monetizado o YouTube Shorts, é claro.
Do outro lado, a plataforma quer manter os usuários dentro dela, consumindo os Shorts que você e uma infinidade de outros criadores de conteúdos produzem.
Isso vai beneficiar a receita do YouTube por meio das publicidades.
Todos ganham!
Conclusão
O algoritmo do YouTube Shorts, bem como o de outras plataformas, é um aspecto primordial para que se tenha sucesso na produção de conteúdo.
Isso é válido tanto para uma pessoa comum, que usa o Shorts apenas para passar o tempo, quanto para uma empresa ou criador de conteúdo, que a utiliza para obter receita por meio da monetização e/ou gerar oportunidades de negócio.
Como visto ao longo do conteúdo, o algoritmo do YouTube se baseia em comportamentos do usuário, por isso, você deve adotar ações que conversem com isso.
Se quiser dar uma olhada, pode acessar as métricas do seu canal e verificar quais vídeos aumentam a sua audiência.
É um jeito de continuar criando conteúdo usando estratégias que já se comprovaram eficientes.
Apenas foque em fazer o algoritmo trabalhar ao seu favor.