SEO para YouTube: como chegar ao topo da pesquisa

SEO para YouTube
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Quer que os seus vídeos fiquem no topo das pesquisas do YouTube? Quer aprender fazer SEO para seus vídeos do YouTube?

Neste artigo, você descobrirá como implementar uma estratégia de SEO eficaz para elevar os seus vídeos para o topo da classificação das pesquisas no YouTube. Confira.

O YouTube é uma das principais plataformas acessadas no mundo e principalmente por brasileiros.

Isso se deve em parte pelo fato de que muitas pessoas preferem assistir vídeos sobre algo do seu interesse a ler um artigo de um blog na internet.

Além disso, o YouTube é uma plataforma capaz de gerar muito dinheiro para criadores de conteúdo e influenciadores. Por essa razão, todos os dias, um volume monstruoso de vídeos são publicados sobre os mais diversos assuntos.

É praticamente impossível não encontrar um vídeo no YouTube sobre qualquer coisa. De reparos mais complexos às gambiarras mais confusas, o YouTube detém um acervo de conteúdo valioso para quem deseja conhecimento gratuito.

Porém, embora exista tantos vídeos sobre quase qualquer coisa, muitos usuários não têm suas necessidades de pesquisas contempladas com os vídeos que estão no topo, o que acaba por abrir uma oportunidade para os vídeos que estão abaixo.

Então mesmo que você possua um canal novo, seu vídeo ainda pode ser assistido por alguém que não encontrou a resposta nos vídeos das primeiras classificações.

Nesse ponto, o SEO no YouTube pode ser a estratégia perfeita para fazer seu vídeo escalar a classificação e chegar ao topo.

Como funciona a classificação dos resultados de pesquisa de vídeo no YouTube?

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Antes de você aprender a usar o SEO em seus vídeos do YouTube, vamos entender como funciona a classificação dos vídeos na plataforma.

Assim como é no Google, no YouTube a classificação dos vídeos está condicionada a qualidade do SEO e também a qualidade do canal.

Canais mais antigos, que possuam muitos inscritos e altas taxas de engajamento, tem seus vídeos praticamente empurrados para as primeiras classificações nos resultados de pesquisa do YouTube.

Porém, isso não significa que não existe espaço para quem está iniciando um canal novo. Como dito, nem sempre os vídeos que estão no topo contemplam todas as dúvidas de quem pesquisou.

Às vezes, há vídeos no topo da pesquisa que passam longe do que alguém está procurando. Então esse usuário, provavelmente, abrirá outros vídeos em busca da responsa mais adequada.

Para estar no topo, sem dúvidas, você deve se dedicar a desenvolver uma boa estratégia de SEO para YouTube.

Veja a seguir como construir sua estratégia de SEO para Youtube.

8 Passos para fazer SEO no YouTube.

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Para garantir as primeiras posições nos resultados de pesquisa do YouTube, é crucial que você siga cada etapa a seguir para otimizar os seus vídeos e conquistar espectadores:

  1. Escolha suas palavras-chave com estratégia.
  2. Inclua palavras-chave no título do vídeo.
  3. Incluir palavras-chave no arquivo de vídeo.
  4. Otimize sua descrição.
  5. Use hashtags de vídeo.
  6. Selecione uma categoria de vídeo.
  7. Use miniaturas atraentes.
  8. Adicionar legendas e legendas ocultas.

1 – Escolha suas palavras-chave com estratégia.

Algumas palavras-chaves apresentam níveis altíssimos de competição. Por isso, é importante que você escolha bem as palavras-chave que deseja competir dentro do YouTube.

Como dito antes, canais mais antigos, com muitos inscritos e com um bom SEO estão sempre no topo das pesquisas de certos termos no YouTube. Se o seu canal é novo, você precisa buscar estratégias que fujam da competição com esses canais.

Só criar um vídeo no YouTube e publicá-lo não vai funcionar. Mesmo que o seu vídeo esteja incrível, se o assunto do seu vídeo contemplar um termo de pesquisa muito competido, seu conteúdo vai desaparecer em meio aos milhares de vídeos postados.

Então o primeiro passo é selecionar bem a sua palavra-chave. Qual é o nível de competição dela? Seu canal é competitivo o bastante para essa palavra-chave? Faça essas perguntas a si mesmo antes de criar o seu vídeo.

Algumas ferramentas são capazes de lhe fornecer informações sobre a palavra-chave que você deseja usar como assunto no seu vídeo. Essas ferramentas são:

  • Ferramenta de palavras-chave gratuita do WordStream.
  • Planejador de palavras-chave do Google.
  • Moz ou Semrush.
  • Pesquisa do Google — a pesquisa sugere, as pessoas também perguntam, pesquisas relacionadas e outros.

Se o seu canal no YouTube é novo, então a melhor forma de ter sucesso no seu SEO é investir seu conteúdo em palavras-chave de cauda longa.

Esses termos de buscas possuem níveis de competição menores e você poderá ter mais chances de ter seu vídeo assistido.

2 – Use palavras-chave no título do seu vídeo.

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Após encontrar a palavra-chave que usará como referência para o conteúdo do seu vídeo, vamos iniciar os primeiros passos de implementação das técnicas de SEO para YouTube.

O título é um dos principais elementos da sua estratégia de SEO. Ele não só deve conter as palavras-chave, como também tem o propósito de fisgar o usuário do YouTube.

Para isso, você deve se dedicar a construir um título chamativo, capaz de atrair quem encontrar o seu vídeo em um resultado de pesquisa no YouTube. Mas tenha cuidado! Não crie um título do tipo clickbite, pois você pode se prejudicar.

Seja razoável na hora de criar o título para o seu vídeo do YouTube. Não tente exagerar muito ou prometer algo que não cumprirá no seu vídeo.

3 – Inclua a palavra-chave no nome do seu arquivo de vídeo.

Antes de carregar o seu vídeo no YouTube, certifique-se de renomear o arquivo com a respectiva palavra-chave. Essa simples ação pode contribuir consideravelmente no sucesso da sua estratégia de SEO para YouTube.

4 – Otimize a descrição do seu vídeo do YouTube.

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A descrição do vídeo é essencial para o sucesso do SEO do seu vídeo. Uma boa otimização é capaz de fornecer ao YouTube informações valiosas que serão determinantes para a posição do seu vídeo nos resultados de pesquisa de vídeo do YouTube.

É muito importante que você faça de cara uma boa otimização do seu vídeo, pois a cada edição, seja para mudar a thumbnail, a legenda, o título ou texto da descrição, seu vídeo é avaliado novamente.

Sendo assim, para não correr o risco de precisar fazer alguma alteração e prejudicar o desempenho do seu vídeo, tente fazer o mais perfeito possível logo na primeira vez que publicar.

Eis algumas recomendações importantes para construção de uma descrição otimizada:

  • Inclua uma visão geral do seu vídeo usando linguagem natural, não foque as palavras-chave.
  • Insira as palavras-chave mais importantes no início de sua descrição.
  • Escolha de 1 a 2 palavras principais que descrevam seu vídeo e as destaque na descrição e no título.
  • Use ferramentas de palavras-chave , como o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do Google Ads , para identificar palavras-chave em alta e seus sinônimos. Incluir esses termos pode ajudar você a obter mais tráfego da pesquisa.

Faça sua descrição ser de fato relevante. Não escreva por escrever. A descrição tem a função de complementar as informações do vídeo, então pense nela dessa forma na sua estratégia de SEO para YouTube.

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5 – Use hashtags de vídeo para gerar resultados de pesquisa no YouTube.

Assim como nas redes sociais mais comuns as hashtags têm a função de segmentar o conteúdo nele marcado, no YouTube não é diferente.

Inserir hashtags é uma técnica de SEO para YouTube muito eficaz, pois ajuda a plataforma a entender para quem você criou o seu vídeo. Sendo assim, pense nas hashtags que estão relacionadas ao conteúdo do seu vídeo.

Escolha cuidadosamente e insira-as em seus vídeos para obter melhores posições nos resultados de pesquisa.

6 – Categorize seu vídeo.

Quando um usuário decide realizar a pesquisa de um vídeo no YouTube por meio do recurso de busca avançada, ele pode selecionar as categorias de vídeo que deseja filtrar.

Então como pôde perceber, a categorização do seu vídeo é muito importante, principalmente para esse tipo de ação dos usuários que pesquisam no YouTube.

Ao categorizar o seu vídeo, você não só rotula o conteúdo como também facilita que o seu público-alvo encontre com  mais facilidade o seu conteúdo.

No momento de publicar o seu vídeo, selecione a categoria correspondente que tenha mais relação com o tema do vídeo.

7 – Personalize sua imagem em miniatura (thumbnail).

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Dentro do conjunto de ações de SEO para YouTube, a imagem em miniatura é um dos principais elementos para atrair um usuário que “passou o olho” no seu vídeo nos resultados de pesquisa.

Uma boa imagem em miniatura é capaz de fisgar com sucesso esse usuário que viu rapidamente o seu vídeo nos resultados. Por isso, você deve levar muito a sério esse elemento na hora de fazer o SEO do seu vídeo do YouTube.

Nós temos um guia completo de como fazer thumbnail para YouTube em que você descobrirá tudo que precisa para ter uma imagem em miniatura para o seu vídeo que atraia espectadores.

 8 – Adicione legendas e legendas ocultas.

A legenda automática do YouTube tem como principal função ajudar o espectador a entender o que foi dito no vídeo. Essa legenda soluciona problemas de dicção dos apresentadores, auxiliando quem está assistindo.

Já as legendas ocultas tem como função possibilitar que os espectadores que não podem ouvir o áudio do vídeo por algum motivo, possam acompanhar o conteúdo mesmo que ele esteja mudo ou muito baixo.

Os arquivos de legendas e legendas ocultas contêm o texto falado no vídeo, como transcrições.

O arquivo também conterá timecode para quando cada parte do texto for exibida no vídeo corresponda à fala ou a outros elementos visuais.

Outro benefício de ter uma transcrição do seu vídeo é que ele pode ser indexado por uma ampla variedade de mecanismos de busca, assim como um blog.

Na tela de upload de vídeo, você pode escolher o idioma do arquivo e do vídeo. Existem muitos guias muito bons sobre como criar arquivos SRT para seus vídeos.

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