Neste artigo, você vai aprender como monetizar seu perfil do Instagram por meio do Gerenciador de Colaboradores da Marca. Confira.
Instagram atuando junto com os influenciadores
O Instagram tem atuado com intensidade no incentivo aos criadores de conteúdo.
Para isso, nos últimos anos, a plataforma criou diversos recursos, com o objetivo de explorar ao máximo a criatividade dos seus usuários.
Nesse sentido, o Instagram, ao longo dos últimos anos, integrou muitas atualizações a plataforma.
Por exemplo, podemos citar os recursos mais recentes, como: o conteúdo de marca, novas configurações de Stories, vídeos no feed e, mais recentemente, o Reels.
Ou seja, fica claro o interesse do Instagram em atrair e incentivar os influenciadores a criarem mais conteúdo.
Principalmente, considerando o novo cenário com a concorrência do TikTok. Sendo assim, podemos prever ainda mais ações nesse sentido.
Embora o Instagram tenha se empenhado em disponibilizar novos conteúdos de criação para os usuários, a monetização parecia um tabu para a plataforma.
Isso porque, pouco tempo atrás, a única forma de monetizar o Instagram era usando ele para direcionar usuários para outros canais.
Isto é, o Instagram não disponibilizava um programa próprio de monetização de conteúdo de usuários.
Porém, com o Gerenciador de Colaboradores da Marca, finalmente, os criadores de conteúdo tem a possibilidade de monetizar o seu conteúdo do Instagram.
O que é o Gerenciador de Colaboradores da Marca?
O Gerenciador de Colaboradores da Marca é um recurso que possibilita conectar criadores de conteúdo e marcas, afim de fecharem parcerias.
O criador de conteúdo, ao fazer parte do Gerenciador de Colaboradores de Marca, tem acesso a milhares de anunciantes do Facebook.
Esses anunciantes estão à procura de criadores de conteúdo para atuarem em parceria em ações de marketing.
Assim, com o Gerenciador de Colaboradores da Marca, por meio das informações da conta do Instagram, as marcas conhecem criadores de conteúdo e, caso se interessem em um perfil, podem propor uma parceria a ela.
O Gerenciador de Colaboradores da Marca funciona como um intermediador. Isto é, com ele, é possível fechar contratos seguros com marcas.
Para isso, o interessado deve criar um perfil e apresentar informações da conta. Dessa forma, se as marcas gostarem do perfil, elas vão entrar em contato para propor parcerias.
Qualificação para integrar ao Gerenciador de Colaboradores da Marca
O primeiro passo é se inscrever nos Colaboradores da Marca. Antes, é importante atender alguns critérios de qualificação para ser aprovado.
Para usar ferramentas de monetização, sua conta precisa atender aos seguintes requisitos:
- Ser pública e atualmente ativa.
- Ser uma conta profissional (conta comercial ou conta de criador de conteúdo).
- Ter 10.000 seguidores ou mais.
- Nos últimos 60 dias, um total de pelo menos 1.000 engajamentos em publicações (considerando curtidas e comentários). ou pelo menos 100 horas de visualização em vídeos de conteúdo original.
- Nenhum histórico de violação de conteúdo.
Como se inscrever para ser um Colaborador da Marca
A princípio, é necessário se inscrever para participar. Para isso, você deve acessar o painel do Estúdio de Criação.
Logo após, você deve entrar na aba do Instagram. Em seguida, vá em “Monetização“.
Será aberto um painel onde será informado a você se está ou não qualificado para fazer parte dos Colaboradores da Marca.
Além disso, você verá mais quatro guias: “Conteúdo“, “Portfolio“, “Briefings de Projeto” e “Configurações“.
Como usar o Gerenciador de Colaboradores da Marca para fechar parcerias
Na ferramenta, você poderá mostrar as informações do seu perfil e, assim, chamar atenção das marcas.
Lá, poderá compartilhar informações estatísticas da sua conta e tudo que entender ser relevante sobre seu perfil.
Assim também, você pode mostrar seu interesse em trabalhar com uma marca.
Para isso, basta curtir a página da empresa usando o Gerenciador de Colaboradores da Marca. Ao fazer isso, você aparece na lista de criadores de conteúdo sugeridos dela.
Você poderá conhecer os briefings de projetos e analisar quais são os melhores para você.
Na guia, você tem acesso as informações como: nome, prazo para se candidatar, status, faixa de retribuições e datas da campanha.
Além disso, você também pode compartilhar seu público com os anunciantes. Eles usarão seu público para direcionar anúncios. Assim, você pode compartilhar vários seguidores que se envolveram com suas publicações nos últimos 90 dias.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como monetizar conteúdo do seu Instagram com o Gerenciador de Colaboradores da Marca.
Com ele, criadores de conteúdo e marcas se conhecem e podem fechar parcerias. A ferramenta permite que criadores de conteúdo mostrem seus resultados como influenciadores e, dessa maneira, atrair interessados.
Para quem já usa o Instagram como influenciador, o gerenciador vem para ajudar ainda mais a encontrar novas oportunidades de explorar o Instagram para ganhar dinheiro.