Neste artigo, você vai aprender como monetizar seu perfil do Instagram por meio do Gerenciador de Colaboradores da Marca. Confira.
Instagram atuando junto com os influenciadores
O Instagram tem atuado com intensidade no incentivo aos criadores de conteúdo.
Para isso, nos últimos anos, a plataforma criou diversos recursos, com o objetivo de explorar ao máximo a criatividade dos seus usuários.
Nesse sentido, o Instagram, ao longo dos últimos anos, integrou muitas atualizações a plataforma.
Por exemplo, podemos citar os recursos mais recentes, como: o conteúdo de marca, novas configurações de Stories, vídeos no feed e, mais recentemente, o Reels.
Ou seja, fica claro o interesse do Instagram em atrair e incentivar os influenciadores a criarem mais conteúdo.
Principalmente, considerando o novo cenário com a concorrência do TikTok. Sendo assim, podemos prever ainda mais ações nesse sentido.
Embora o Instagram tenha se empenhado em disponibilizar novos conteúdos de criação para os usuários, a monetização parecia um tabu para a plataforma.
Isso porque, pouco tempo atrás, a única forma de monetizar o Instagram era usando ele para direcionar usuários para outros canais.
Isto é, o Instagram não disponibilizava um programa próprio de monetização de conteúdo de usuários.
Porém, com o Gerenciador de Colaboradores da Marca, finalmente, os criadores de conteúdo tem a possibilidade de monetizar o seu conteúdo do Instagram.
O que é o Gerenciador de Colaboradores da Marca?
O Gerenciador de Colaboradores da Marca é um recurso que possibilita conectar criadores de conteúdo e marcas, afim de fecharem parcerias.
O criador de conteúdo, ao fazer parte do Gerenciador de Colaboradores de Marca, tem acesso a milhares de anunciantes do Facebook.
Esses anunciantes estão à procura de criadores de conteúdo para atuarem em parceria em ações de marketing.
Assim, com o Gerenciador de Colaboradores da Marca, por meio das informações da conta do Instagram, as marcas conhecem criadores de conteúdo e, caso se interessem em um perfil, podem propor uma parceria a ela.
O Gerenciador de Colaboradores da Marca funciona como um intermediador. Isto é, com ele, é possível fechar contratos seguros com marcas.
Para isso, o interessado deve criar um perfil e apresentar informações da conta. Dessa forma, se as marcas gostarem do perfil, elas vão entrar em contato para propor parcerias.
Qualificação para integrar ao Gerenciador de Colaboradores da Marca
O primeiro passo é se inscrever nos Colaboradores da Marca. Antes, é importante atender alguns critérios de qualificação para ser aprovado.
Para usar ferramentas de monetização, sua conta precisa atender aos seguintes requisitos:
- Ser pública e atualmente ativa.
- Ser uma conta profissional (conta comercial ou conta de criador de conteúdo).
- Ter 10.000 seguidores ou mais.
- Nos últimos 60 dias, um total de pelo menos 1.000 engajamentos em publicações (considerando curtidas e comentários). ou pelo menos 100 horas de visualização em vídeos de conteúdo original.
- Nenhum histórico de violação de conteúdo.
Como se inscrever para ser um Colaborador da Marca
A princípio, é necessário se inscrever para participar. Para isso, você deve acessar o painel do Estúdio de Criação.
Logo após, você deve entrar na aba do Instagram. Em seguida, vá em “Monetização“.
Será aberto um painel onde será informado a você se está ou não qualificado para fazer parte dos Colaboradores da Marca.
Além disso, você verá mais quatro guias: “Conteúdo“, “Portfolio“, “Briefings de Projeto” e “Configurações“.