TikTok: aprenda e descubra tudo sobre como usar o aplicativo

tiktok guia profissional de marketing
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Descubra o que é TikTok e por que ele é importante para o seu marketing, aprenda com o nosso guia e receba dicas que vão ajudá-lo a criar conteúdo engajador.

O TikTok é atualmente a rede de mídia social em mais rápido crescimento no mundo, então aprenda tudo sobre como usar o aplicativo, antes que seus concorrentes passem você!

TikTok não é uma plataforma apenas de adolescentes e de publicação de vídeos cômicos.

O TikTok, hoje, abriga mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, ele conquistou a Geração Z  e até mesmo seus pais e avós se juntaram a eles na plataforma.

À medida que o aplicativo cresce e sua faixa etária se amplia, vários modelos de negócios estão tendo grande sucesso. Muitos deles estão construindo públicos massivos e muito engajados em pouco tempo.

Neste artigo, mostramos como o formato de vídeo curto do TikTok pode ajudar marcas que estão dispostas a abraçar seu lado divertido e criativo para construir uma conexão autêntica com o público.

O que é TikTok?

TikTok, a plataforma social de compartilhamento de vídeos curtos, é o aplicativo de mídia social de crescimento mais rápido da história.

TikTok é uma plataforma de mídia social em rápido crescimento, baseada no compartilhamento de vídeo móvel de formato curto.

Sua missão de “inspirar criatividade e trazer alegria” motiva os usuários a compartilhar conteúdos divertidos, explorar sua criatividade e ideias.

Nesse sentido, os TikTokkers se divertem com a produção de vídeos que fazem rir, cantar, dançar e criar.

Apenas dois anos atrás, o TikTok era principalmente uma plataforma para a Geração Z que faziam dublagem de vídeos e danças.

Hoje, pessoas de todas as gerações migram para o canal de mídia social para assistir a vídeos curtos, que divertem de inúmeras maneiras, como:

  • Dançando
  • Desafios (Challenges)
  • Dicas e hacks
  • Receitas
  • Tutoriais
  • Trolagens

challenge

Música e dança ainda são temas populares do TikTok e estão no centro da maioria dos desafios do TikTok.

No entanto, em 2021, os usuários estão conhecendo e explorando novos temas e assuntos em conteúdo de vídeos.

História do TikTok: como surgiu?

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Na China, o TikTok é chamado de Douyin. Douyin, o antecessor do aplicativo TikTok, foi lançado em 2016 pela ByteDance, a startup mais valiosa do mundo.

O TikTok estreou oficialmente no exterior após a fusão com Musical.ly em 2018. O sucesso do TikTok não é isento de controvérsias.

No ano passado, a legislação foi brevemente proibida pelos legisladores indianos, citando a degradação cultural e o conteúdo claro como motivos.

O TikTok ganhou um novo competidor em 2020. Byte, um dos co-fundadores do Vine, se tornou o novo concorrente do TikTok e saltou para o topo da App Store da Apple em 24 de janeiro.

O Google saltou para os videogames curtos com Tangi. Na Ásia, com o apoio da Tencent, o Kuaishou está se tornando cada vez mais popular, e seu aplicativo irmão, Kwai, é popular no Brasil.

O que você pode fazer no TikTok?

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Assistir e criar vídeos: o vídeo é o núcleo da experiência do TikTok. Você pode pausar, parar e iniciar a gravação, cronômetro e outras ferramentas para carregá-los ou criá-los no aplicativo.

O streaming em tempo real também é uma opção. Os usuários podem adicionar filtros visuais, efeitos climáticos, telas divididas, telas verdes, transições, adesivos, GIFs, emojis, etc.

Adicione música: a extensa biblioteca de música do TikTok e a integração com o Apple Music é onde o aplicativo se destaca em todas as outras plataformas sociais.

Os criadores podem adicionar, remixar, salvar e descobrir músicas e sons por meio de listas de reprodução, vídeos etc.

Interação: os usuários do TikTok podem seguir suas contas favoritas e dar curtidas, presentes, fazer comentários ou compartilhar seus vídeos favoritos.

Você pode adicionar vídeos, hashtags, sons e efeitos à seção “Favoritos” do usuário.

Descobrir: o feed do Descobrir é sobre hashtags, mas os usuários também podem pesquisar palavras-chave, usuários, vídeos e efeitos sonoros.

As pessoas podem adicionar amigos procurando por seu nome de usuário ou digitalizando seu TikCode exclusivo.

Insights da conta: os dados do TikTok mostram o número de seguindo e seguidores, bem como o número total de curtidas recebidas pelos usuários.

Como o Twitter e o Instagram, as contas oficiais também possuem uma marca de verificação azul.

Moedas virtuais: as moedas podem ser usadas para fornecer presentes virtuais no TikTok. Quando o usuário compra, ele pode ser convertido em um diamante ou emoji. Os diamantes podem ser trocados por dinheiro.

Por que o TikTok é importante para os profissionais de marketing?

O TikTok é um ótimo lugar para os negócios desenvolverem um vínculo com clientes e potenciais clientes.

Ele também oferece uma ótima oportunidade de expandir o alcance do seu negócio, dado que é uma das raras plataformas em que ainda é possível se tornar viral “da noite para o dia”.

O rápido crescimento do TikTok nos últimos dois anos foi importante, sobretudo em 2020, um ano em que as pessoas confiaram nas redes sociais como nunca antes.

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Em meio a lockdowns, quarentena e distanciamento social, o humor, o entretenimento, a música e as informações de Covid do TikTok foram importantes para as pessoas.

No final de 2020, o TikTok se tornou o principal aplicativo não relacionado a jogos do mundo, com cerca de 987 milhões de downloads em apenas 12 meses, mesmo com a proibição na Índia no início do ano.

TikTok app mais baixado
Fonte: Relatório resumido do quarto trimestre da SensorTower 

Até o momento, o aplicativo TikTok foi baixado mais de 2,5 bilhões de vezes.

Com sua reputação e grande audiência agora ancorada nas rotinas diárias, o TikTok não deve mais ser ignorado pelas empresas, marcas e profissionais de marketing de mídia social.

Hoje, o TikTok é o canal de mídia social para marcas com visão de futuro que querem se conectar com grandes públicos em um nível pessoal.

Os profissionais de marketing que desejam que seus negócios se conectem com o público, precisam aproveitar as vantagens do TikTok enquanto ele ainda é jovem o suficiente para dar oportunidades únicas para empresas de qualquer tamanho!

Como funciona o TikTok?

Os usuários do TikTok criam vídeos em formato 9:16 com duração entre 15 e 60 segundos, geralmente, eles implementam efeitos divertidos, sobreposições de texto e música antes de publicar.

Como outras plataformas sociais, os usuários podem curtir e comentar sobre o conteúdo, no entanto, os comentários não aparecem a menos que um visualizador clique para vê-los.

O formato de comentários ocultos do TikTok permite aos usuários um tipo de feed de notícias mais seguro. Esse formato ajuda os usuários a aproveitarem o conteúdo mais saudável e menos tóxico.

Como os desafios (challenges) engajam os usuários?

Os desafios são uma inspiração para alguns dos melhores conteúdos do TikTok.

tiktok

Enquanto a tendência de manchetes baseada no medo e sensacionalismo continuam a permear muitas das notícias e mídias sociais atuais, o TikTok é visto como um lugar de fuga para as pessoas que querem apenas se divertir.

Isso explica o crescimento explosivo do TikTok que, ao que tudo indica, vídeos curtos divertidos, provocantes e criativos são o que as pessoas apreciam.

Quem está no TikTok?

Apenas dois anos atrás, o TikTok era uma plataforma de mídia social emergente, impulsionada pela Geração Z. A presença da marca existia, mas limitada principalmente a empresas voltadas a Geração Z e públicos-alvo jovens.

Desde então, o aplicativo vem mudando seu estilo e também conquistou o seu lugar no gosto das gerações mais velhas.

Hoje, o TikTok é o “queridinho” dos usuários de todas as idades e de um número incontável de empresas que promovem suas marcas na plataforma.

Quantos anos têm os usuários do TikTok?

O relacionamento próximo entre a Geração Z e seus avós desempenhou um papel significativo na expansão da diferença de idade no TikTok, especialmente durante 2020.

Conforme a plataforma cresceu, adolescentes e jovens encontraram maneiras divertidas de incorporar avós, e até mesmo pais, em seus vídeos.

Os dados demográficos mais recentes do TikTok não abrangem a maior parte de 2020, quando pessoas de todas as idades começaram a migrar para a plataforma.

No entanto, os dados mais recentes divulgados em junho de 2020 mostram que, em comparação com os anos anteriores, a população intergeracional aumentou.

Marcas mais seguidas no TikTok

Três das marcas mais seguidas no TikTok (não incluindo o próprio TikTok), de acordo com um relatório da Contentworks , são:

  • Flighthouse
  • NBA
  • Nickelodeon

Cada marca construiu um grande público sem sacrificar as relações interpessoais necessárias para gerar altos níveis de engajamento.

A empresa de mídia e entretenimento Flighthouse tem 27,5 milhões de fãs e 2,3 bilhões de curtidas, o que a torna uma das marcas mais seguidas no TikTok.

A empresa de mídia Flighthouse construiu seu público por meio de parcerias com influenciadores.

De acordo com a Contentworks, a marca escolheu trabalhar especificamente com influenciadores nativos do TikTok que já estavam se saindo bem na plataforma, em vez de usar celebridades ou pegar influenciadores emprestados do Instagram.

Conteúdo mais popular no TikTok

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Segundo o relatório da Statista, Entretenimento é a categoria principal no TikTok, com base em visualizações de hashtag.

As quatro categorias principais no TikTok são:

  1. Entretenimento: 443,3 bilhões de visualizações de hashtag
  2. Dança: 150,3 bilhões de visualizações de hashtag
  3. Partidas: 54 bilhões de visualizações de hashtag
  4. Fitness / esportes: 43,3 bilhões de visualizações de hashtag

Outras categorias principais incluem dicas domésticas, beleza/cuidados com a pele, moda, receitas e culinária e outros.

categorias populares no TikTok
Fonte: Statista

Como começar no TikTok

Ao contrário de muitas outras plataformas de mídia social, o TikTok só permite que seus usuários postem vídeos – então, a menos que você os coloque em um formato de vídeo, você não poderá postar fotos ou memes.

A boa notícia é que sua interface de usuário oferece muitas opções criativas, e você não perderá imagens estáticas.

Mesmo incluindo efeitos especiais, música e imagens, publicar vídeos é tão rápido e simples que é fácil entender como o TikTok é tão popular!

Como criar um vídeo do TikTok

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Primeiro, grave seu vídeo:

  1. Toque no ícone “+” no TikTok (geralmente no centro inferior do aplicativo).
  2. Toque no botão vermelho grande para começar a filmar.
  3. Toque na marca vermelha para terminar sua gravação.

Em seguida, adicione efeitos especiais:

  1. Adicione uma música: toque no ícone de sons para adicionar uma música e selecione uma música na biblioteca TikTok de músicas gratuitas. Em seguida, toque no ícone da tesoura logo acima das seleções de música e arraste para selecionar o ponto de partida da sua música.
  2. Adicione efeitos: toque no ícone de efeitos e selecione tocando e segurando sua escolha. Você pode liberar o porão e mudar para diferentes efeitos ao longo do seu vídeo.
  3. Adicione texto: toque no ícone de texto e escreva sua mensagem. Em seguida, escolha um tipo de fonte e cor.
  4. Adicione adesivos: toque no ícone de adesivos e, em seguida, role até tocar e selecione seu adesivo animado.
  5. Adicione filtro: toque no ícone do filtro (localizado no lado direito para IOS) para selecionar o filtro.
  6. Adicione efeitos sonoros: se você quiser adicionar efeitos sonoros como esquilo, eco, hélio e muito mais, toque no ícone de efeito sonoro localizado perto do ícone do filtro.
  7. Complete seus efeitos especiais: quando terminar de adicionar todos os seus elementos criativos toque “próximo” para acessar suas opções de postagem.

Por fim, escolha suas configurações e publique seu vídeo:

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  • Adicione uma legenda.
  • Adicione #hashtags ou marcações tocando nos ícones rotulados.
  • Selecione seu disfarce.
  • Escolha suas configurações de privacidade. Defina se o vídeo será público, privado ou para amigos.
  • Defina permissões de comentários.
  • Defina permissões de dueto e reagir.
  • Defina salvamento para albúm.
  • Toque no botão vermelho “Publicar” para publicar seu vídeo.

Como carregar e adicionar música aos vídeos existentes

Se você já gravou o seu vídeo, você pode enviá-lo para o TikTok da galeria do seu smartphone com os passos abaixo.

Para começar, toque no ícone “+” que permite criar um vídeo e, em seguida,:

  1. Toque no botão “Carregar”
  2. Toque no ícone “Adicionar som”
  3. Toque em “My Sound” no canto superior direito
  4. Selecione uma música da sua biblioteca tocando nela
  5. Toque em “Gravar” e filme seu vídeo
  6. Toque na marca de verificação vermelha ✔  no canto inferior direito quando terminar de filmar.

Remover ruído de fundo dos vídeos no TikTok?

Seu ar condicionado ou ventilador fez barulho? Seu cachorro latiu durante o vídeo? O trânsito lá fora atrapalhou o áudio?

Remova o ruído de fundo do seu vídeo com as seguintes etapas:

  1. Toque no ícone da batedeira no canto superior direito
  2. Abaixe o som original para remover o ruído de fundo (opcional)
  3. Ajuste o volume do áudio, se necessário.

Conclusão

O TikTok cria oportunidades excepcionais para o conteúdo gerado pelo usuário e negócios, que são alguns dos melhores tipos de vídeos de marketing para marcas que buscam ganhar confiança dos consumidores.

Não existe uma fórmula para se tornar viral no TikTok. Deixe espaço em sua estratégia de marketing TikTok para ser criativo, se divertir e seguir o fluxo.

Se algo falhar, aprenda com isso e passe para a próxima experiência. Participe da piada. Não planeje ser levado muito a sério no TikTok.

Você já experimentou o TikTok? Adoraríamos ouvir sobre isso! Conte-nos sobre o seu conteúdo e ideias do TikTok nos comentários!

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