Como funciona publi no Instagram: guia completo

publi no instagram
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Se você acompanha perfis de influenciadores digitais no Instagram, sejam grandes ou não, já deve ter visto alguns deles fazendo a publicidade de um produto ou serviço.

E isso provavelmente encheu os seus olhos, afinal, quem não gostaria de receber os produtos de uma empresa na porta de casa, divulgá-los nos stories e receber por isso?

Tão importante quanto entender sobre o que se trata a publi no Instagram é compreender como esse processo funciona na prática: quanto se ganha, como se faz, quais erros evitar, entre outros fatores.

Continue lendo para se aprofundar nesses e em outros aspectos sobre o assunto.

O que é uma publi no Instagram?

Também conhecido como publipost ou post patrocinado, a publi no Instagram diz respeito à divulgação de um produto/serviço de uma empresa por meio de imagem e/ou vídeo.

Um jeito fácil de saber se um perfil está fazendo uma publi no Instagram, por exemplo, é quando conseguimos encontrar em um dos seus posts a indicação para “parceria paga”.

De forma simplificada, o post patrocinado pode acontecer de diferentes formas no Instagram. Isso irá depender do que foi acordado com a marca.

Nesse sentido, a divulgação de um produto/serviço pode ser feita:

  • em um único story ou em uma sequência deles;
  • em um único post no feed ou em uma sequência deles;
  • em um reels;
  • em um “pacote”, que pode contemplar tanto story quanto post no feed e reels, por exemplo.

De acordo com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), existem 3 aspectos que tornam um conteúdo em um conteúdo publicitário. São eles:

  • quando se divulga um produto, serviço, causa ou outro sinal associado que esteja sendo mencionado no conteúdo;
  • quando existe uma relação comercial entre a marca e o influenciador, seja ela remunerada ou não (em caso de permuta, por exemplo);
  • quando existe algum controle editorial da marca, ainda que mínimo, sobre o quê ou como o influenciador deve postar determinado conteúdo.

Qual é o valor de uma publi no Instagram?

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Quando se trata de preço de publi, há uma variedade de componentes envolvidos até se saber o valor a cobrar por postagem no Instagram.

Por isso, não existe uma resposta única que irá servir para todos os perfis que farão esse tipo de serviço.

Entre esses componentes, podemos destacar a forma como a publi irá acontecer.

Se a divulgação de um produto for feita por meio da publicação de uma foto no feed, por exemplo, isso irá demandar certo esforço, o que resultará em determinado valor.

Mas e se o produto for divulgado por meio de um vídeo que tenha sido feito de forma mais detalhada e criativa?

Isso com certeza vai exigir mais esforço e tempo do influenciador, o que vai tornar o valor da publi maior.

O “tamanho” da publi no Instagram também irá influenciar, uma vez que muitas empresas optam por fechar uma certa quantidade de publiposts ao longo de determinado período.

Isso, como você deve imaginar, pode deixar ou não a publi mais clara.

Além disso, o engajamento que um perfil possui é outro importante elemento de peso na hora de definir o valor de uma publi: quanto mais impressões e curtidas um perfil tiver, por exemplo, maior será o alcance da marca quando ela tiver o seu produto/serviço divulgado.

O valor de uma publi no Instagram, portanto, varia bastante, pois depende do poder de influência que um perfil possui, além de análises detalhadas sobre ele e do contrato com a empresa (número de divulgações, formatos das publicações, etc.).

Como fazer uma publi corretamente no Instagram?

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As publis no Instagram podem ser feitas de diferentes maneiras, mas nem todas elas vão gerar excelentes resultados.

Confira alguns jeitos de fazer uma publi do jeito certo.

Alinhamento com o perfil

Há perfis que produzem conteúdos voltados para o humor, então as publicidades que eles fazem adotam, naturalmente, esse mesmo tom humorístico.

É aconselhável que se faça dessa forma para que o post patrocinado não destoe do tipo de conteúdo que os seguidores do perfil já consomem. Isso tornará a publi mais eficiente.

Alinhamento com a empresa

Como regra geral, a forma de fazer uma publi corretamente no Instagram é fazê-la de acordo com o que foi combinado com a empresa.

Se ela permite que você inove um pouco mais na hora de promover um produto/serviço, ou se dá dicas de expressões que você deve evitar usar, é isso que precisa seguir para fazer uma boa publi.

Em se tratando de uma empresa de calçados masculinos, por exemplo, talvez ela queira que você crie stories mostrando desde o momento em que você recebeu o produto em casa até a hora em que você irá usá-lo e dar dicas.

Ou talvez a empresa simplesmente queira que você use o produto no dia a dia, aparecendo com ele nos stories e, vez ou outra, ressaltando de forma orgânica os pontos positivos sobre ele.

Marcação

Legalmente falando, toda publicidade deve ser obrigatoriamente anunciada, sejam aquelas que aparecem na televisão, em revistas, em um vídeo no YouTube ou, como no caso em questão, em um post no Instagram.

Por isso, quando a publi se dá por meio de uma imagem ou vídeo postado no feed, é necessário incluir nele a identificação de “parceira paga”.

Já quando acontece em uma imagem ou vídeo postado no story, deve-se incluir a hashtags #publi próxima ao nome da marca em todos os stories em que ocorre a divulgação.

Dicas para conseguir publis no Instagram

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Certas ações vão ajudar você a conseguir fechar parcerias com empresas e, assim, fazer publi no Instagram. Dê uma olhada nestas duas:

1 – Crie conteúdo de qualidade

Sem um conteúdo de qualidade, o seu perfil no Instagram não irá conseguir curtidas, nem comentários, nem compartilhamentos, nem seguidores.

O resultado disso é um só: você não terá engajamento suficiente para conseguir fazer uma publi, afinal de contas, as empresas querem gerar conversão em vendas quando fecham parceria com um influenciador, e se você tem pouco engajamento, significa que ela terá poucas chances de sucesso com a publicidade.

Por isso, uma das dicas mais importantes para conseguir publis é justamente tornar o seu perfil altamente engajado na rede social.

Um bom jeito de começar isso é aplicando as melhores técnicas de SEO para Instagram.

Em outras palavras, é importante que você tenha uma quantidade considerável de audiência e que essa audiência seja significativamente engajada.

Assim, quando os seguidores virem você divulgar um produto, irão desejar comprar da empresa divulgada.

2 – Entre em contato com empresas

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Como mencionado, há alguns cenários possíveis quando se trata de fazer publi no Instagram: a empresa pode entrar em contato com você ou você pode entrar em contato com a empresa.

O problema é que apenas esperar que as empresas entrem em contato para fechar uma parceria publicitária não é estratégico — até porque, dependendo do cenário de um perfil, isso pode demorar bastante a acontecer.

Por isso, o mais recomendável é que você entre em contato com as empresas, propondo a parceria.

Seja uma loja de roupas, uma hamburgueria ou um negócio de eletrônicos, tudo o que você precisa fazer é conversar com uma empresa alinhada tanto com o tipo de conteúdo que você produz quanto com o tipo de público que você atinge.

Se você é um influenciador digital que trabalha fazendo transmissões ao vivo de jogos eletrônicos, por exemplo, o público que segue você no Instagram é predominantemente de jovens.

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Diante disso, entrar em contato com empresas do segmento de jogos, por exemplo, é o mais estratégico a se fazer.

Isso porque o que elas vendem “combina” com o tipo de conteúdo que você produz e com o público que você atinge.

Sua vez de fazer uma publi no Instagram promissora

Se você ainda não tem tantos seguidores quanto gostaria ou ainda não tem um perfil tão engajado, foque em conseguir isso.

Há algumas formas, como criar vídeos virais e conteúdos bombásticos.

Caso você já tenha passado por essa etapa, e, ainda assim, as empresas ainda não entraram em contato com você para fazer publi no Instagram, pesquise aquelas mais alinhadas com o seu perfil e proponha parcerias!

Lembre-se: algumas delas só estão esperando por um convite atraente — e você pode fazê-lo.

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