Como usar prova social no marketing para aumentar as vendas do seu negócio

prova social marketing
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A prova social no marketing é um elemento essencial para o sucesso de um negócio, sobretudo por conta de um benefício que gera de cara: mais vendas.

Afinal, ela é uma forma eficaz e honesta de mostrar para os seus potenciais clientes que os produtos e serviços que você vende são de qualidade e que vale a pena comprá-los.

Também é um jeito de mostrar que as pessoas que já compraram de você não se arrependeram.

Entenda tudo sobre prova social no marketing e todas as formas que você pode usá-la para aumentar os seus lucros.

O que é prova social?

É um fenômeno ligado à mente humana que diz respeito à tendência que as pessoas têm de seguir o comportamento de outras pessoas.

Elas fazem isso porque acreditam que o comportamento que estão seguindo é o correto.

Em uma linguagem mais comum, você até pode associar a prova social com o “efeito manada”: quando o comportamento de uma única pessoa faz o de outras pessoas ser o mesmo.

Mas o que é prova social no marketing?

No marketing, online ou não, a prova social ganha contornos interessantes, especialmente pela confiança que ela gera nas pessoas.

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é que as provas sociais, sejam quais forem, têm o potencial de rapidamente elevar o número de vendas de um produto/serviço.

Sabe aqueles comentários que vemos quando vamos comprar um produto na internet?

Eles são um tipo de prova social, afinal, nos revelam se vale a pena ou não fazer uma compra.

E aí acontece o que falamos antes sobre o efeito manada: se muitas pessoas que compraram um aparelho eletrônico em certo e-commerce, por exemplo, estão satisfeitas com isso, as chances de você seguir o mesmo comportamento e comprar é gigantesca.

Além do mais, como dito, prova social gera confiança, exatamente o que você, que vende pela internet, quer que os seus potenciais clientes sintam quando forem comprar algo.

Quais são os tipos de prova social?

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Há vários tipos de prova social no marketing, e você tem a liberdade de escolher aquelas que achar mais assertivas para certas situações.

Você também pode mesclar as provas sociais. Isso é até o mais aconselhável, já que irá aumentar as chances de alguém comprar de você.

Vamos entender a fundo quais são esses tipos de prova social? Confira a seguir.

Depoimentos

Os depoimentos dos clientes são uma das melhores provas sociais no marketing.

Elas vão direto ao ponto porque expressam exatamente o que as pessoas que compram de uma empresa acharam sobre um produto/serviço.

Se elas estiverem felizes com a decisão de compra e expressarem essa satisfação, seja escrevendo ou falando, isso vai estimular outras pessoas que também desejam comprar o mesmo tipo de produto/serviço ou na mesma empresa a fazerem o mesmo.

Avaliação de produtos e serviços

Você provavelmente já deve ter feito alguma compra pela internet e visto todas aquelas avaliações de produtos que as pessoas que compraram fazem.

Essas avaliações também são uma prova social no marketing. Isso porque elas demonstram o contentamento ou não dos clientes com um produto/serviço.

Se tiver reclamação de produto danificado ou atraso na entrega, por exemplo, isso será prova social às demais pessoas de que comprar aquele produto não é uma boa decisão.

Estudos de caso

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Os estudos de caso também são um tipo de prova social no marketing, e uma dos melhores, aliás, já que mostram para as pessoas de que maneira um produto/serviço específico ajudou alguém na resolução de um problema.

Só para você entender melhor, um estudo de caso é uma narrativa que vai descrever como um produto, por exemplo, foi usado para obter resultados reais.

Nesse sentido, há basicamente duas formas de uma empresa obter um estudo de caso: quando um dos seus clientes satisfeitos escreve um ou quando ela mesma faz isso.

Influenciadores

Você já foi levado a acreditar que um produto era a melhor coisa que você poderia comprar em determinado momento porque assistiu o story de influencer explicando os benefícios da compra?

Aí está outra prova social no marketing digital: quando pessoas com autoridade, como os influenciadores digitais, fazem ótimos comentários acerca de um produto/serviço.

Nesse caso, as chances de os seguidores desses influencers comprarem por conta do que eles disseram é enorme.

E por quê? Devido a um detalhe crucial no mundo das vendas: a confiança.

Números e estatísticas

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Outra prova social no marketing envolve os números e estatísticas.

Olha só: se você apresenta para os potenciais clientes do seu negócio que a aceitação das pessoas pelos produtos que você vende são grandes, isso é uma forma de demonstrar matematicamente que vende produtos de excelente qualidade.

Um exemplo para deixar claro: imagine que você é dono de uma empresa desenvolvedora de aplicativos no segmento da saúde. Uma das estatísticas para prova social que você pode usar pode ser expressa em um texto persuasivo como este:

“Nos últimos 6 meses, nosso aplicativo ajudou mais de 200 mil pessoas a conquistarem um corpo mais saudável.”

Viu só?

Popularidade em mídias sociais

A popularidade nas mídias sociais também é uma grande prova social no marketing digital. Em plataformas como TikTok e Instagram, é comum certos tipos de produtos ficarem na “boca do povo” de tempos em tempos.

Nesse cenário, quando um produto/serviço ganha essa popularidade, as pessoas que fizeram essa compra e expressaram isso em um vídeo no TikTok, por exemplo, vão influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Essa publicidade, ao contrário do que pode acontecer em outras provas sociais, é ainda mais vantajosa porque as pessoas não a veem como algo “fabricado”, mas como uma ação genuína.

Quando elas veem outras pessoas avaliando positivamente um produto em um vídeo caseiro, por exemplo, isso soa natural, o que acaba aumentando o desejo de compra.

Como usar a prova social no marketing para aumentar as vendas?

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Você pode usar prova social no marketing de diversas formas, no entanto, é importante que siga algumas observações relevantes.

Lembre-se que, embora benéficas para aumentar as vendas, uma prova social pode acabar soando (ou até mesmo sendo) desonesta.

Esclarecido isso, aqui estão algumas dicas:

  • Use provas sociais confiáveis, ou seja, de clientes reais;
  • Evite exageros: se você tentar transbordar o limite de prova social para um produto, isso tem grandes chances de soar negativamente nos potenciais clientes, então seja moderado;
  • Use a prova social em locais estratégicos, como redes sociais e no site da empresa;
  • Seja criativo: vídeos, imagens, textos, áudios e a lista não para. Só tenha em mente que as provas sociais podem e devem ser apresentadas de formas diferentes.

Como e onde conseguir prova social real?

Você pode conseguir uma prova social de inúmeras maneiras.

Não foque em tentar todas as opções agora, apenas concentre-se em conhecê-las e usar as mais alienadas com a sua realidade atual.

Alguns meios para conseguir prova social são:

  • Faça pesquisas, entrevistas e avaliações online para coletar o depoimento dos clientes;
  • Diga que os clientes vão receber alguma recompensa se deixarem um depoimento sobre o que compraram;
  • Faça parceria com influenciadores digitais alinhados com o público-alvo para quem você vende.

Vale a pena comprar prova social?

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Não, definitivamente não vale a pena comprar prova social.

Basta lembrar o que falamos antes: você precisa gerar confiança nas pessoas para que elas comprem de você, certo?

Se você criar provas sociais enganosas, além de estar agindo com desonestidade, também estará colocando o seu negócio em risco — e se algo negativo sobre a sua empresa se espalhar pela internet, a reputação dela será corroída sem piedade.

Use estrategicamente a prova social no marketing

Como você percebeu, as provas sociais têm o potencial de gerar mais vendas para um negócio.

Portanto, seja você dono de e-commerce, de loja física, entre outras modalidades de comércio, é vital que apresente provas de que comprar os seus produtos/serviços é uma ótima decisão.

As pessoas (e todos nós estamos no mesmo barco) não querem se arrepender de uma compra.

Quando vamos comprar algo, queremos nos sentir confiantes de que estamos fazendo a coisa certa — e é justamente por isso que a prova social no marketing é indispensável.

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