O que é Ramp up de vendas e como aplicar em seu negócio para aumentar suas vendas

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Você até pode não saber exatamente o que é ramp up de vendas, mas certamente vai querer mais do que tudo que a sua empresa realize esse processo estratégico. E logo!

Poderíamos elencar inúmeros motivos para isso, mas vamos focar na essência dessa tática: escalar os resultados de vendas de um negócio.

Isso soa melhor, não?

Como veremos neste conteúdo, o ramp up de vendas gera diversas vantagens para uma empresa e é adotado em situações específicas.

Saber quais são elas e, em especial, quais as ações necessárias para implementar um ramp up de vendas de forma assertiva são fatores-chave.

Quer entender mais do assunto e como potencializar a lucratividade da sua empresa?

Hora de descobrir!

O que é ramp up de vendas e quais são os tipos?

Se você traduzir apenas a expressão “ramp up” para o português brasileiro, ela significará aceleração ou alavancagem.

Por isso, quando estamos falando do ramp up de vendas, a expressão se refere ao processo estratégico que uma empresa adota com o objetivo de planejar e implementar o aumento das vendas.

De forma específica, uma empresa aplica o ramp up de vendas em certos cenários, como quando quer fazer o lançamento de um novo produto ou quando está se inserindo em um novo mercado.

Ela também o realiza quando deseja aumentar a base de clientes.

Resumindo, ramp up de vendas serve para alavancar o fluxo de vendas de um negócio.

E de que forma esse aumento pode ser conquistado? Há várias estratégias para isso.

Veremos melhor a respeito delas nos tópicos seguintes.

Tipos de ramp up de vendas

Há diferentes tipos de ramp up de vendas, isto é, maneiras diferentes de alavancar as vendas.

Uma empresa irá combinar diferentes tipos em momentos variados.

Ela fará isso levando em conta as suas necessidades em dado período, bem como os objetivos que tem de alcançar.

Confira os principais tipos de ramp up de vendas a seguir:

  • Ramp up de vendas sazonais: planejamento antecipado para aumentar o número de vendas em determinadas épocas do ano, como feriados;
  • Ramp up de vendas de produto/serviço: quando uma empresa quer ter um grande número de vendas no lançamento de um produto/serviço novo no mercado;
  • Ramp up de vendas online: comum em lojas virtuais, foca em desenvolver táticas que aumentem a presença digital da empresa, resultando em mais vendas.

O que é curva de ramp up de vendas?

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A curva de ramp up de vendas é uma representação visual do número de vendas de um produto/serviço ao longo de determinado período após algumas medidas da empresa, como o uso de uma nova estratégia de vendas ou o lançamento de um novo produto.

Essa curva, que pode ser colocada em gráfico, é uma forma de a empresa visualizar vários aspectos vitais relativos às vendas, como monitorar o progresso delas, identificar tendências, planejar metas e definir expectativas realistas.

A curva do ramp up de vendas também serve para guiar um negócio no ajuste das estratégias de marketing e vendas.

Ou seja, se as vendas não estiverem indo muito bem, ele toma decisões que sanem isso, como fazer a alocação de recursos, aumentar o tamanho do time de vendedores e mudar o preço de um produto ou colocá-lo em promoção.

Como aplicar o ramp up de vendas em um negócio?

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Para uma empresa conseguir aplicar o ramp up de vendas do jeito certo, deve aplicar as medidas inerentes a esse processo.

Não se resume a implementar estratégias de vendas e muito menos treinar o time de vendas.

Envolve diversos aspectos, que, em sinergia, fazem o ramp up de vendas ser um sucesso.

A seguir, confira os passos mais relevantes que uma empresa deve tomar.

Defina metas de vendas

É crucial estabelecer todas as metas que se quer alcançar com o ramp up de vendas.

Elas, além de realistas e mensuráveis, devem ser de curto, médio e longo prazo.

É uma forma de orientar a empresa durante o progresso ou não das vendas ao decorrer do processo.

Conheça o público-alvo

Não tem como aplicar o ramp up de vendas sem levar em conta aqueles que comprarão o produto/serviço da empresa.

Eles são parte indispensável para o êxito dessa estratégia.

Assim, a empresa deve conhecer a fundo tudo sobre o seu público-alvo: necessidades, medos, desejos, dores, objeções e outros fatores que possam aumentar a chance de conversão em vendas.

Tal conhecimento tem grande peso no direcionamento das estratégias de marketing e vendas.

Capacite o time de vendas

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Treinar os vendedores é vital para o sucesso do ramp up de vendas pela seguinte razão: eles não podem apenas conversar com os potenciais clientes sobre os benefícios que um produto da empresa tem.

Isso deve ser feito de forma estratégica, honesta e não invasiva.

Caso contrário? Todo o investimento (como criar campanhas de marketing complexas) que a empresa fez para aumentar as chances de conversão em vendas terá sido em vão.

Por isso, é primordial que a equipe de vendas seja treinada para aprender as melhores técnicas de vendas, bem como desenvolver habilidades de atendimento ao cliente.

Ela também precisa estar por dentro de tudo acerca do produto/serviço.

Só assim conseguirá contornar estrategicamente as objeções de compra dos clientes em potencial.

Use um sistema de gestão de cliente

Sistemas de gestão em geral são ótimas ferramentas tecnológicas para a eficiência empresarial, e usar um software de gerenciamento de cliente, também conhecido como CRM, vai contribuir significativamente para o sucesso do ramp up de vendas.

Isso ocorre porque tal sistema auxilia a empresa a rastrear leads, ou seja, achar oportunidades de vendas.

Isso facilita a identificação dos leads mais engajados, fazendo a equipe de vendas priorizá-los, já que eles estão mais propensos a fechar uma compra.

Valorize testes e feedback

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Como mencionado, saber o que é ramp up de vendas é compreendê-lo como um processo focado no aumento das vendas que pode ou não dar certo em determinados momentos.

Um jeito de descobrir esses momentos que precisam ser ajustados e melhorados para preservar o progresso das vendas é fazendo testes de desempenho das estratégias tanto de marketing quanto de vendas.

Nesse sentido, também é importante coletar o feedback dos clientes, conhecendo melhor as necessidades deles.

Isso é primordial para evoluir o ramp up de vendas e torná-lo mais assertivo.

Monitore e analise os dados

Não tem como aplicar todo o processo de alavancagem das vendas sem olhar para os dados e analisar o que eles estão dizendo.

Estamos falando sobre o uso de métricas para saber como está o desempenho das vendas.

Ou seja: as metas estão sendo alcançadas? Alguma tendência foi identificada? Em quais pontos da estratégia é preciso fazer melhorias? O que está impedindo que mais leads se transformem em clientes?

Esteja preparado para o aumento de vendas

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Se tudo for feito da forma correta, o resultado é um só: o aumento das vendas.

Isso, obviamente, é maravilhoso para a empresa, porém, cuidado, pois ela precisa estar preparada para esse cenário.

Ou seja, com o aumento de vendas, a qualidade do produto ou serviço pode acabar sendo comprometida, então atente-se a isso.

Outro ponto: a infraestrutura da empresa deve suportar o grande crescimento das vendas, do contrário, ela terá problemas logísticos.

Tenha atendimento de qualidade

Aconteça o que acontecer, sempre voltaremos a esse ponto: a satisfação dos consumidores.

Seguindo a mesma lógica abordada no tópico acima, quanto mais vendas são feitas, mais clientes são conquistados.

Tudo isso requer a necessidade de um atendimento de qualidade.

E é sempre bom lembrar que a jornada de um cliente não acaba quando ele compra algo.

E sabe por quê? O pós-vendas pode fazê-lo se arrepender amargamente de ter comprado ou fazê-lo se sentir tão satisfeito que certamente comprará outras vezes dela.

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Aumente os lucros com um promissor ramp up de vendas

Você acabou de descobrir não apenas o que é ramp up de vendas, mas todos as razões que fazem dele uma estratégia empresarial essencial para o aumento da lucratividade.

E mais do que isso: compreendeu os elementos de uma assertiva implementação do ramp up de vendas, desde o treinamento do time de vendas até a definição estratégica de metas e atendimento de qualidade ao cliente.

Ah, e não se esqueça de monitorar todo o progresso do ramp up de vendas: sobre os erros, conserte-os e melhore a estratégia; sobre os acertos, aprimore-os ainda mais.

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