Ótimas ideias de postagem no Instagram promovem sua marca, atraem seus seguidores e é difícil resistir a compartilhar com outras pessoas.
O Instagram continua sendo uma das principais redes sociais para se conectar com os clientes, principalmente quando se tem boas ideias de postagem no Instagram.
90% dos usuários do Instagram dizem que seguem pelo menos uma empresa, o que significa que as marcas têm a oportunidade de estreitar seu relacionamento com clientes e encontrar novos clientes em potencial.
Até a Geração Z mostra-se muito ativa na plataforma, mesmo quando a maioria deles preferem outras plataformas, como o TikTok, por exemplo.
Além da geração Z, os usuários adultos passam quase 30 minutos por dia na plataforma, por isso, você deve criar algumas postagens criativas no Instagram para chamar a atenção de seus seguidores.
Abaixo, temos o que achamos ser as melhores ideias de postagem do Instagram. Experimente alguns deles por si mesmo e veja como eles se saem!
1 – Use o Instagram Reels
Às vezes uma boa ideia de postagem no Instagram é mostrar o rosto (ou rostos) por trás dos bastidores do seu perfil. Com o Reels, você pode mostrar trechos de sua vida diária, paixões, objetivos e qualquer curiosidade sobre você ou seu time.
Experimente este post sempre que tiver novos seguidores. Esta é uma oportunidade para que novos públicos realmente conheçam você e se conectem efetivamente.
2 – Faça sorteios e/ou concursos.
Apresentar um produto ou serviço com um sorteio é uma ótima maneira de aumentar o engajamento no Instagram.
Ao convidar pessoas para marcar amigos, compartilhar postagens e seguir seu perfil, você pode gerar interesse em seus produtos e alcançar novos públicos a um custo muito baixo.
No caso das ideias de conteúdo do Instagram, essa ideia proporciona um ótimo ROI (retorno sobre o investimento).
Vale ressaltar que o Instagram tem um recurso de parceria de conteúdo de marca que facilita a publicação de postagens de conteúdo de marca em seus feeds.
Construir relacionamentos com criadores de conteúdo e colaborar em ideias de postagem no Instagram, pode fazer você ganhar mais atenção para seus produtos e serviços.
4 – Crie memes e conteúdos de humor.
Humanize e dê humor à sua conta do Instagram compartilhando memes relevantes que você sabe que vão ressoar com seu público.
Feitos corretamente, os memes podem aumentar o reconhecimento da marca e fortalecer o engajamento com o cliente. Ao se conectar com seu público em um nível emocional, você parecerá mais autêntico.
Tente mantê-los interessantes, oportunos e relevantes. No melhor cenário, você viraliza. No pior, não acontece nada. Mas antes de postar, tenha uma segunda opinião para evitar conflitos.
2 – Responda a perguntas.
Use sua seção de comentários do Instagram para criar postagem criativa como resposta a um comentário.
Use essa ideia de postagem no Instagram e crie um Reels para responder a comentários do seu outro Reels, por exemplo. Às vezes, as palavras não são o bastante para esclarecer algumas dúvidas, por isso, criar publicações a partir de perguntas que recebe no DM ou dos comentários é uma ótima fonte de novos conteúdos.
Pesquisas mostram que os Reels com pessoas e áudio têm melhor desempenho, portanto, lembre-se disso ao criar suas respostas. Vá além e comece a falar diretamente com o seu público.
3 – Desmistifique os mitos da indústria.
Há muita informação na internet nos dias de hoje. Mas, dependendo do seu nicho, você pode ser um especialista em seu setor.
Ajude a desmistificar alguns mitos comuns que seu público pode ter com uma postagem que pode esclarecer as coisas.
Se você tem uma loja que vende produtos para pele como hidratantes, por exemplo, crie uma publicação sobre três equívocos comuns sobre hidratantes.
Assuma a liderança e concentre-se em alguns mitos de cada vez.
4 – Crie um carrosséis.
Você sabia que as postagens do carrossel do Instagram têm uma média de 1,4 vezes mais alcance e 3,1 vezes mais engajamento do que as postagens normais do Instagram?
Com os carrosséis, você pode compartilhar várias fotos ou vídeos. Os usuários podem simplesmente deslizar para a esquerda para ver tudo. Como você pode compartilhar até 10 imagens, esse tipo de postagem é útil quando as imagens não correspondem à sua mensagem.
Algumas ideias para postagens em carrossel incluem a criação de apresentações de slides. Alternativamente, você pode expandir a história visual com um carrossel.
5 – Compartilhe experiências.
As pessoas geralmente precisam de prova social antes de gastar seu dinheiro com algum produto. Isso significa que eles geralmente recorrem a avaliações on-line, sites de terceiros ou até mesmo à sua própria seção de avaliações para ver o que outras pessoas têm a dizer.
Você pode simplesmente começar a criar conteúdos em que você compartilha sua experiência com determinados produtos ou serviços. Isso ajudará a criar confiança entre seu público.
6 – Mostre influenciadores usando seu produto.
Outra prova social que você pode compartilhar com seu público é o endosso de um influenciador. Esses tipos de parcerias podem trazer novos públicos para sua marca e mostrar uma figura credível que ateste seu produto.
Apenas certifique-se de que ele se encaixa bem em termos de vibração e valor com a proposta e o seu projeto de conteúdo.
7 – faça perguntas em sua postagem no Instagram.
Se você deseja que seu público se envolva com seu conteúdo, ou mesmo entre si, faça perguntas em sua postagem no Instagram.
Por exemplo, pergunte aos usuários “Qual é um conselho que você nunca esquecerá?” Essa pergunta oferece aos usuários a oportunidade de refletir e se envolver, além de aprender com ideias de outras pessoas.
Esses tipos de perguntas também podem ser usados para entender que tipo de produto, serviço ou conteúdo de evento seu público gostaria de ver.
8 – Tutoriais.
O que é melhor do que apresentar o seu produto? Mostrar como usar melhor o seu produto.
A publicação de tutoriais agrega valor aos clientes atuais e potenciais. Encontre maneiras de compartilhar dicas e truques para que eles possam aproveitar ao máximo o que seu produto ou serviço tem a oferecer.
Se você é um influenciador, ao compartilhar dicas de como usar melhor certos produtos, além de se tornar relevante para o seu público, pode até despertar o interesse de marcas para fechar parcerias no Instagram.
9 – Mostre os bastidores.
Deixe seu público ver o que está acontecendo nos bastidores. Isso humanizará seu perfil e fará com que as pessoas conheçam quem está por trás dele.
Mostre suas ideias de branding com fotos de antes e depois, por exemplo. Compartilhe descobertas, erros e mostre como e o que tem feito para trazer o melhor para o seu público.
Se você atende clientes, esta é uma ótima oportunidade para mostrar o seu diferencial na vida das pessoas. É revelando os bastidores que você se propõe ao seu público o desejo de uma conexão mais intensa com eles.
10 – Crie tendências.
Algum tipo de vídeo é tendência nas mídias sociais? Como marca, você não precisa ficar de braços cruzados. Encontrar suas próprias tendências é uma ótima maneira de ser notado.
Isso pode significar seguir as últimas tendências de danças virais, mostrar o valor do seu negócio ou criar um vídeo Reels muito criativo capaz de inspirar os usuários.
11 – Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário.
Todos querem receber mais atenção, principalmente que é fã de verdade. Então se você compartilhar conteúdos gerados pelos usuários, seus seguidores certamente se sentirão motivados a criar mais conteúdos.
O melhor marketing ainda é o boca a boca. Sendo assim, crie hashtags e peça aos usuários que marquem você em suas postagens, por exemplo.
Você também pode compartilhar como outras pessoas veem seu produto e como usá-lo em suas próprias vidas. Diga aos usuários que você compartilhará suas postagens e dará créditos a elas.
12 – Compartilhe seus erros.
A essa altura, você provavelmente já está cansado ouvir nos dizer que você deve humanizar sua marca, mas as pessoas realmente querem conhecer você de verdade!
Uma maneira de fazer isso é mostrar os erros que você cometeu ao longo de seus negócios ou vida. Você pode até ajudar a evitar que outras pessoas repitam seus erros.
Essa é mais uma entre as muitas ideias de postagem no Instagram capazes de criar conexões poderosas com o seu público. Dificilmente eles resistirão não comentar ou compartilhar.
13 – Compartilhe uma cena de ação.
Revele os mistérios por trás de seus produtos e serviços mostrando os bastidores em ação.
Ao agir, você pode convidar seu público a participar do processo para ver como sua criação é feita.
Com opções para acelerar ou desacelerar o vídeo, você pode brincar para tornar seus vídeos de criação mais dinâmicos.
14 – Mostre suas conquistas.
Você não tem que mostrar só as falhas, também pode mostrar suas conquistas. Elas podem servir como inspiração e orgulho para os seus seguidores.
Por exemplo, às vezes é bom parar e refletir sobre o passado. Ao compartilhar um ano em uma postagem de comentário, você pode mostrar o quão longe você chegou em um curto período de tempo. Sim, você pode se gabar totalmente de suas conquistas.
E você não precisa economizar um ano de tempo de revisão antes de dezembro ou janeiro. Sempre que você comemorar um marco, olhe para trás e anote as etapas ou os principais movimentos necessários para chegar lá.