Gestão de mídias sociais: o que é e como atua um profissional da área

gestão de mídias sociais
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Antes de você entender a gestão de mídias sociais, é importante destacar que, há alguns anos, se você dissesse a alguma empresa para que ela criasse um perfil em uma rede social, isso soaria estranho.

“Redes sociais? O que isso tem a ver com meu negócio?”

Felizmente, essa visão de mundo mudou com o tempo: atualmente, grande parte dos negócios, independentemente do segmento em que atuam, têm perfil em mídias sociais.

E por quê? Bem, se é nas redes sociais onde os clientes e futuros clientes estão, é lá onde as empresas devem engajar, criar autoridade online e conquistar leads.

Todo esse cenário, porém, tem um problema: nem todas as empresas sabem exatamente como usar as redes sociais de forma promissora, o que torna essencial o trabalho de um gestor de mídias sociais.

E então? Você deseja se tornar esse profissional, mas tem dúvidas sobre as funções dele e por onde começar?

Continue lendo.

O que é gestão de mídias sociais?

A gestão de mídias sociais trata-se do processo de gerenciamento da presença online de uma empresa em diversas plataformas sociais, como o Instagram, o Facebook e o TikTok.

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, esse processo não se resume a escolher quais posts devem ser publicados ao longo da semana e muito menos em saber qual o melhor horário para postar um Reels no Instagram.

As publicações são sim elementos importantes desse gerenciamento, mas nem de longe

os únicos.

Afinal, a gestão de redes sociais abrange diversos aspectos, como a criação de uma estratégia de marketing eficiente capaz de alcançar as pessoas certas e, assim, alavancar um negócio.

O que é um gestor de mídias sociais?

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O gestor de mídias sociais, que pode trabalhar só ou liderando um time, é o profissional encarregado de gerenciar as redes sociais de uma empresa com o objetivo de coordenar ações de marketing e de relacionamento com os clientes e futuros clientes dela.

Entre as funções que ele desempenha, estão a de encontrar um equilíbrio estratégico entre o atendimento ao cliente, a criação de conteúdo e a análise dos resultados.

Aliás, é devido a esses pontos que a gestão de mídias sociais liga-se intimamente ao marketing digital.

Junto a isso, esse profissional também é o responsável por acompanhar as métricas e os indicadores, bem como criar uma linha editorial, montar um calendário de conteúdos, definir as estratégias e, ainda, elaborar e apresentar os relatórios de desempenho para a empresa.

Quanto cobrar para ser gestor de mídias sociais?

O salário médio de um gestor de mídias sociais que trabalha em regime CLT é por volta de R$ 3.112,00.

Também há a possibilidade de ele trabalhar de forma autônoma como freelancer: nesse caso, ele poderá cobrar cerca de R$ 500,00 por rede social.

É importante destacar que esses são valores gerais, já que o trabalho que um gestor de redes sociais irá desempenhar pode englobar mais tarefas ou não, o que influenciará no valor que ele poderá cobrar pelos serviços prestados.

Isso sem contar outras variáveis, como o nível de experiência do profissional, que pode aumentar o valor ganho, e o tipo e a quantidade de redes sociais que ele irá gerenciar.

Como se tornar um gestor de mídias sociais: principais habilidades e capacitações

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Acima de tudo, um dos pontos principais para que você consiga se tornar um gestor de mídias sociais é o estudo.

Isso porque gerenciar perfis requer a aplicação de inúmeras estratégias, bem como de conhecimentos específicos.

Por isso, para ajudar você e aproximá-lo do seu primeiro trabalho, listamos as principais habilidades que um gestor de mídias sociais precisa desenvolver ou aprimorar (caso já as tenha).

Confira.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um dos aspectos mais importantes da gestão de mídias sociais, por isso, o profissional da área deve buscar conhecimento aprofundado sobre Marketing de Conteúdo.

Afinal, esta é justamente a estratégia por meio da qual é possível produzir e distribuir conteúdos relevantes (aqueles que engajam o público-alvo, ajudando-o a resolver dores e desejos) sem promover a empresa de forma explícita.

O Marketing de Conteúdo também envolve o conhecimento sobre variados formatos de conteúdos, além do entendimento daqueles que são mais eficientes em certas situações.

Um bom exemplo disso são os conteúdos em texto, que, embora eficazes, não têm o mesmo desempenho em todas as plataformas e em todas as situações.

Quem deve saber disso para que consiga gerenciar a rede social de uma empresa é o gestor de mídia social.

Experiência em multiplataforma

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Se existe algo que um gestor de mídias sociais vai lidar em sua profissão é com diversas plataformas existentes, como Facebook, LinkedIn, Instagram, TikTok e Twitter.

O ponto é que todas elas têm particularidades, como as estratégias que funcionam melhor, de que forma o público se comporta em cada uma (só pensar no comportamento diferente que têm os usuários do TikTok e do LinkedIn) e os tipos de conteúdos que engajam mais.

Esses são só alguns elementos que ressaltam o quão vital é para este profissional ter experiência em multiplataforma, já que as empresas atuam em mais de uma mídia social.

Uso de ferramentas

Outra habilidade imprescindível para um gestor de mídias sociais trata-se das ferramentas, já que elas o ajudarão a automatizar ações e, desse modo, otimizar processos.

Estamos falando sobre facilitar o dia a dia de trabalho, pois isso aumentará as chances de lucrar mais.

E mais: usar essas ferramentas têm maior peso se você trabalhar como freelancer, já que poderá ter mais clientes, além de ajudá-lo a evitar certas complicações, como esquecer de fazer postagens (há ferramentas que, quando acionadas, publicam de forma automática).

Alguns tipos de ferramentas para se fazer uma gestão de mídias sociais de sucesso:

  • Ferramentas de edição de imagens: auxiliam na criação de posts atraentes, como o Canva, Photoshop, entre outros aplicativos e sites para editar fotos;
  • Ferramentas de análise de dados: favorecem o entendimento do desempenho das estratégicas por meio de relatórios, como Instagram Analytics e Facebook Analytics;
  • Ferramentas de monitoramento de mídias sociais: com elas, como o Scup e o OpSocial, é possível saber como estão as menções à empresa/marca e o que o público-alvo está pensando;
  • Ferramentas de gestão de projetos: caso lidere um time, é importante que, para ser mais produtivo, o gestor de mídias sociais use ferramentas como Trello e Asana.

Graduação e pós-graduação

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Ainda que haja cenários em que pessoas ainda sem formação acadêmica se tornem gestores de mídias sociais, ter um curso superior também é um passo essencial (e que jogará os holofotes sobre você) para começar na profissão.

Nesse sentido, é comum ver gestores de mídias sociais que fizeram graduação em Publicidade ou Marketing, bem como em áreas relacionadas, como Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação Social.

Há, ainda, as pós-graduações relacionadas à gestão de mídias sociais, como a de Marketing Digital e Mídias Sociais.

Cursos específicos

Seguindo a mesma lógica da formação acadêmica, fazer cursos, de forma presencial ou online, é indispensável para se tornar um gestor de mídias sociais.

Alguns exemplos são: Marketing de Redes Sociais, Google Analytics, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital e Mídia Paga.

Portanto, caso você ainda não tenha nenhuma graduação, fazer estes cursos é um bom começo; caso já seja graduado, fazê-los será uma forma de aprimorar os aprendizados que possui.

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Se os cursos que encontrar forem gratuitos, maravilha, porém, se forem pagos, não dê dois passos para trás.

Pelo contrário: mentalize que será um investimento relativo à profissão que deseja seguir, afinal de contas, quanto mais capacitado se tornar, mais requisitado será.

Conclusão

Certamente, a internet é um dos melhores meios para se conseguir clientes e crescer um negócio, o que torna essencial para uma empresa criar perfis em redes sociais e, junto a isso, fazer uma gestão estratégica delas.

Para isso, entretanto, elas precisam de alguém que as ajude, que aumente as suas chances de sucesso.

Você, ao se tornar um gestor de mídias, será exatamente esse profissional.

Portanto, agora que sabe quais passos deve dar para se tornar um gestor de mídias sociais promissor, hora de arregaçar as mangas e partir para cima.

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