7 maneiras de fazer SEO social em suas Redes Sociais

seo social aveli.com .br
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Se você está se concentrando apenas em dar algo (posts) para os algoritmos das redes sociais entregarem o seu conteúdo, saiba que pode estar perdendo ótimas oportunidades.

Nos últimos anos, vimos as principais redes sociais atualizarem seus algoritmos e classificadores de uma inteligência de aprendizagem para uma inteligência capaz de entender a intenção de pesquisa, interpretar conteúdos de postagens e entregá-los com mais precisão aos usuários.

Essa mudança gerou o que agora conhecemos como SEO social. Neste guia, exploramos tudo sobre SEO social de modo a atualizar você sobre a nova dinâmica das principais redes sociais.

Confira.

O que é SEO social?

Recentemente, as principais redes sociais do momento, TikTok e Instagram, incorporaram em seus aplicativos uma barra de pesquisa.

Por meio dela, usuários podem pesquisar por conteúdos publicados na plataforma apenas digitando alguns termos associados à sua intenção de busca.

Os conteúdos dos resultados que aparecem nas pesquisas realizadas pelos usuários somente são exibidos graças a uma estratégia conhecida como SEO.

O SEO social é a técnica de produzir conteúdo otimizado para interpretação dos algoritmos e classificadores de redes sociais.

Ele é semelhante ao SEO tradicional que sites e blogs usam para otimizar suas páginas a fim de exibi-las nos principais motores de buscas da web.

O objetivo do SEO social é fornecer à tecnologia de inteligência artificial dessas plataformas dados do conteúdo produzido para que possam ser exibidos em pesquisas relacionadas ao tópico abordado no conteúdo.

Quanto mais otimizado é o conteúdo publicado em uma rede, maiores são as chances de ele ser exibido para pessoas com intenção de busca pelo tópico por meio de algoritmos e classificadores.

7 maneiras de fazer SEO social em suas redes sociais

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A seguir, aprenda como aplicar a técnica de SEO nas principais redes sociais. Veja como.

1 – Otimize o nome de usuário.

No Instagram, TikTok, Pinterest, Facebook e YouTube, o SEO começa no perfil, isto é, na famosa bio.

É importante que você otimize as informações constantes na biografia da sua conta para que públicos relevantes possam encontrar sua conta facilmente.

O primeiro passo é o nome de usuário. Ele deve ser o mais simples possível para que as pessoas tenham facilidade em memorizá-lo e pesquisá-lo.

Ele também deve ser o mais próximo possível do nome da marca ou pessoa, além de ser o mais parecido possível em todas as redes.

O Aveli, por exemplo, inclui o nome em todas as nossas redes sociais.

No Facebook e Instagram, estamos como @aveli.com.br, no TikTok, @aveli.br, no Pinterest, @avelibrasil, no Twitter, @AveliBR e no YouTube é @aveliBR.

Evidentemente que o ideal seria que todos os nomes fossem iguais, porém nem sempre isso será possível, como aconteceu em nosso caso.

Ainda assim, buscamos deixar os nomes de usuários o mais semelhante possível, seguindo um padrão que facilite nos encontrar de forma intuitiva em qualquer rede social.

Essa é uma dica que deixamos para você. Recomendamos também que você evite usar em seu nome de usuário números, caracteres especiais como @, _, traço, ponto e outros quando isso for possível.

Pense que tipo de termo alguém que deseja encontrar sua rede usará para pesquisar e considere incluí-lo em seu nome de usuário.

2 – Use palavras-chave na biografia do perfil.

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Este é o ponto em que você trabalha a estratégia de SEO com foco em fornecer aos algoritmos e classificadores de redes sociais dados dos tópicos de conteúdo que você aborda em sua conta.

Além disso, as informações da biografia servem para os classificadores fazerem correspondência de dados com os termos de pesquisas dos usuários.

Em termos práticos, se a sua conta do Instagram tem como tópico de conteúdo dicas de beleza e moda, você quer que sua conta seja exibida em resultados de pesquisa toda vez que alguém buscar por estes termos ou outros relacionados.

Então para ter uma estratégia de SEO social eficaz, inclua palavras-chave relacionadas à sua conta para que seu perfil apareça em resultados de pesquisas de usuários.

Aqui vai uma dica, use a ferramenta Semrush para descobrir as palavras-chave mais pesquisadas pelo seu público e as tendências de termos de buscas da web relacionados ao seu nicho.

Você pode testar essa ferramenta sem nenhum custo e com todos os seus recursos, por 14 dias, clicando em nosso link exclusivo da Semrush.

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Após descobrir as palavras-chave mais valiosas do seu setor, considere usá-las em sua biografia.

Para ilustrar, todas as redes do Aveli têm o termo “Marketing de Mídias Sociais” com o propósito de ser encontrado toda vez que alguém buscar por termos associados a este

Para ser ainda mais eficaz, no Instagram, por exemplo, tente inserir o termo junto ao nome.

Trazendo em perspectiva mais uma vez, no nome que consta na biografia do Instagram do Aveli, está “Aveli – Marketing de Mídias Sociais”.

Sendo assim, você pode se inspirar em nossa prática para aplicar a mesma técnica em suas contas de redes sociais.

3 – Inclua palavras-chave e hashtags relevantes na descrição do contéudo.

Agora as principais redes sociais já são capazes de fornecer em resultados de buscas publicações associadas aos termos pesquisados.

Isso é possível porque os algoritmos realizam uma correspondência do termo pesquisado com palavras-chave e hashtags contidas nas publicações.

Então, em sua estratégia de SEO social, se você quiser que sua postagem apareça como resultado de pesquisa quando alguém buscar por termos associados ao conteúdo da sua postagem, insira-os na descrição e nas hashtags.

Vale ressaltar que, devido a essa atualização em redes como Instagram, não vale mais a pena a estratégia de ocultar hashtags nos comentários das postagens.

Por isso, certifique-se de incluir as hashtags na descrição das postagem.

4 – Adicione texto alternativo.

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O principal objetivo do texto alternativo é tornar o conteúdo visual mais acessível, principalmente para quem possui alguma deficiência.

E para além de tornar o conteúdo acessível, existe ainda o benefício adicional de ajudar o Instagram a entender exatamente qual é o seu conteúdo, para que possa atendê-lo em resposta a pesquisas relevantes.

Muitas pessoas ignoram essa etapa no momento de criar uma publicação nas principais redes sociais e não sabem o quanto isso pode contribuir no desempenho.

Então em sua próxima postagem, lembre-se de adicionar texto alternativo. Faça uma descrição detalhada da postagem e experimente isso para obter resultados melhores.

5 – Marque a localização.

Se o seu conteúdo é voltado para o público de um determinado local, o recurso de localização pode ser uma grande vantagem para você.

Ao marcar seu conteúdo em uma localização, ele aparecerá nos mapas das redes sociais, que podem funcionar como uma busca de negócios locais.

O Instagram e o TikTok são redes que disponibilizam esse recurso.

Muitas pessoas realizam pesquisas de locais em redes sociais. Ao marcar suas postagens em localizações estratégias, essas pessoas poderão encontrar facilmente suas publicações.

Para estratégias de SEO do Instagram mais detalhadas, confira nossa postagem completa no blog sobre SEO do Instagram.

6 – Renomeie a mídia com palavras-chave.

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Ao carregar uma mídia para publicar nas redes sociais, seja ela uma foto ou vídeo, experimente renomear o arquivo com as palavras-chave do tópico em foco.

Admitimos que não há nada que diz que essa prática faz alguma diferença para redes sociais, mas em ferramentas como Google, Pinterest e YouTube, usuários relatam efeitos benéficos.

Como fazer isso não te custará nada, a dica é que você experimente isso em suas próximas publicações.

7 – Mantenha o contraste do texto com o plano de fundo.

As tecnologias das redes sociais atuais são poderosas. Há suspeitas de que são capazes até mesmo de conseguir ler o que se encontra escrito em uma imagem.

Considerando isso, é importante garantir em sua estratégia de SEO social que o texto presente em sua publicação possa ser lido pela IA das plataformas.

Uma das maneiras de fazer isso é atentar-se para o contraste do texto e plano de fundo. Quanto maior for, mais fácil é a leitura do texto para os algoritmos.

Como dica, use uma regra simples e que sempre funcionou: quando o plano de fundo for escuro, use cores claras no texto, e vice-versa.

Qual rede social é a melhor para SEO social?

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Todas as plataformas sociais apresentam formas diferentes para incorporar técnicas de SEO. Então qual é o melhor?

A princípio, deve-se entender que as redes onde seu trabalho de SEO importa são aquelas em que seu público tem maior probabilidade de gastar tempo ou realizar pesquisas.

Em termos de recursos diretos de SEO, o YouTube é a plataforma social que mais atua como mecanismo de pesquisa.

Temos um guia completo com tudo sobre SEO para YouTube. Nele, você aprenderá como criar uma estratégia que trará resultados ainda melhores para o seu canal.

Olhando para o SEO social de outra maneira, se você deseja que seu conteúdo social apareça nos resultados de pesquisa do Google, o YouTube destaca-se novamente.

Além disso, depende. O Twitter e o Google têm uma parceria que permite que os tweets apareçam com destaque nos resultados de pesquisa.

O Pinterest é altamente classificado para conteúdo altamente visual. Portanto, para seu conteúdo alcançar os usuários, é necessário fazer SEO no Pinterest.

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As páginas do LinkedIn aparecem com frequência em pesquisas de negócios, enquanto as páginas do Facebook têm uma classificação especialmente alta para empresas locais.

O Google também está trabalhando atualmente para melhorar sua capacidade de indexar e veicular resultados de vídeo do TikTok e do Instagram.

Conclusão

SEO social é a técnica de adicionar recursos baseados em texto, como títulos, texto alternativo e descrições, às suas postagens para ajudar as pessoas que navegam em plataformas sociais a encontrar seu conteúdo facilmente.

Como visto, essa é uma estratégia que pode impulsionar o desempenho das suas postagens nas principais redes sociais e que vale a pena investir.

Diz aí, curtiu as nossas dicas? Tem alguma que gostaria de compartilhar? Conte nos comentários.

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