parar de ver anuncio facebook instagram
parar de ver anuncio facebook instagram

Como ocultar anúncios no Facebook e Instagram 2022

Se está buscando saber como acabar de vez com os anúncios do Facebook, temos ótimas notícias para você! Sim, isso é possível. Fique até o final do post e descubra como parar de ver anúncios no Facebook.

Por que vejo anúncios no Facebook?

Existe uma máxima que diz “quando você não está pagando para usar algo é porque você é produto”. Bom, isso se aplica aos usuários do Facebook. A verdade é que todas as suas interações e atividades dentro do Facebook são mapeadas o tempo todo.

Isso ocorre porque tais informações são utilizadas pelos anunciantes do Facebook em suas listas de segmentação de anúncios.

Ou seja, tudo o que você curte, comenta ou compartilha, é registrado para definir suas possíveis preferências e interesses.

Assim, quando anunciantes criam um público, o Facebook exibe os possíveis grupos de interesses e preferências.

Além disso, muitas empresas utilizam dados pessoais dos seus clientes e criam uma lista própria que depois é convertida pelo Facebook em um público personalizado.

Nesse caso, é muito comum empresas como bancos utilizarem seus dados para criarem listas.

Por fim, existe ainda o  Pixel do Facebook que analisa as ações de usuários em um determinado site através de anúncios no Facebook.

Dessa forma, estes sites fazem remarketing dos seus produtos/serviços para os usuários que não completarem uma ação  de compra ou cadastro.

Como parar de ver anúncios no Facebook?

É importante saber que não há como remover definitivamente anúncios do Facebook. Porém, em muitos casos, ocorre de uma determinada empresa veicular anúncio e incomodar usuários devido à sua excessiva frequência.

Se esse é o seu caso, há um passo a passo que poderá seguir para não ver mais determinados anúncios. Confira:

  1. No aplicativo do Facebook, acesse Configurações.
  2. Toque no ícone da lupa na barra localizada na parte superior.
  3. Digite Anúncio e faça a pesquisa.
  4. Toque em Ad preferences.
  5. Toque em Ocultar anúncios para não ver mais anúncios dos anunciantes.

Ainda na mesma página, na parte superior, abaixo do título Preferencias de anúncios, selecione a guia Configurações de anúncios.

Role a página, você verá as opções: Dados sobre sua atividade de parceiros, Categorias usadas para alcançar você, Publicidade baseada no público e Anúncios mostrados fora do Facebook.

Cada uma dessas opções permite que você realize configurações de como os anúncios são exibidos para você:

  • Dados sobre sua atividade de parceiros: você pode definir quais contas (Instagram e Facebook) a Meta pode usar dados de parceiros para mostrar anúncios personalizados para você.
  • Categorias usadas para alcançar você: aqui você pode definir quais informações do seu perfil a Meta pode usar para fornecer informações para anunciantes. Você também pode remover categorias e interesses atribuídos a você com base em suas atividades.
  • Publicidade baseada no público: nesta página, você encontra anunciantes que incluiu seus perfis em listas de públicos para exibir anúncios. Para excluir seus perfis dessas listas, toque no anunciante e remova a permissão.
  • Anúncios mostrados fora do Facebook: aqui você pode remover a permissão para o Facebook exibir anúncios para você fora do Facebook. Role a página e desmarque a opção Permitido.

Outro método mais simples é desativar o anúncio assim que ele aparecer. Este método é ideal para parar de ver determinado anúncio.

Neste caso, quando estiver navegando no feed de notícias do Facebook e ver o anúncio, toque no ícone dos três pontos acima do anúncio, em seguida toque em Ocultar anúncio.

Logo após, selecione o motivo pelo qual não deseja mais ver o anúncio e toque em Concluir. Ao final, você deverá tocar em Concluir novamente.

anúncios no Facebook

Como parar de ver anúncios no Instagram?

Quando você desativa anúncios no Facebook, automaticamente eles deixam de ser exibidos no Instagram também.

Se você preferir, também pode ocultar anúncios específicos no Instagram. Para isso, siga essas etapas:

  1. Quando o anúncio aparecer, toque nos três pontos acima do anúncios.
  2. Toque em Ocultar anúncio.
  3. Selecione o motivo.

Após isso, uma janela confirmando que você não verá mais esse anúncio.

Conclusão

Infelizmente, para quem usa o Facebook e seus produtos, ainda não é possível remover definitivamente os anúncios.

Ainda que você remova todas as empresas, suas interações ainda serão utilizadas pelo Facebook para os seus anunciantes. Mas, a boa notícia é que é possível remover os anúncios inconvenientes seguindo o passo a passo.

Até a próxima!

Você curtiu?