Uma das grandes dúvidas de quem atua no mercado do marketing de influência é determinar quanto cobrar por uma divulgação via postagem no Instagram.
Não ter ideia de como precificar seu trabalho causa muito desconforto, afinal, como saber se está ou não cobrando um valor justo pela divulgação?
O pior é que praticamente não há pistas de influenciadores mais experientes sobre como cobram por seus publiposts, o que torna esse desafio ainda maior.
Com um mercado que movimenta bilhões nos últimos anos, não dá para ter esse tipo de dúvida, pois ela pode causar muitos prejuízos.
Por isso, neste guia, você descobrirá como calcular o preço por divulgação – ou publipost – no Instagram. Confira.
O problema dos métodos comuns para cobrar por postagem no Instagram
Se fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará uma série de matérias ensinando métodos de como calcular o preço por postagem no Instagram.
Quase todas as matérias mostram os mesmos métodos de cálculo de preço.
Esses métodos envolvem cálculos para precificação de publiposts semelhantes ao cálculo de uma prestação de serviço comum.
E é este o problema desse tipo de método de cobrança de divulgação no Instagram.
O motivo é que, embora o publipost seja uma prestação de serviço, esse trabalho é diferente de uma prestação de serviço convencional.
Os serviços comuns no mercado entregam uma solução objetiva, não é o caso de uma divulgação no Instagram, pois este entrega uma solução subjetiva.
Na sequência, vamos explicar o problema de cada um desses métodos de precificação.
O problema de cobrar por postagem com base em horas de trabalho.
A maior parte dos métodos de precificação para publipost ensinados na web envolvem cálculos com base em quanto o influenciador quer ganhar e quanto ele quer trabalhar.
Assim, é ensinado que o influenciador deve encontrar o preço por hora de trabalho – divide-se quanto quer ganhar por quantas horas quer trabalhar – para calcular quanto cobrar por divulgação.
Existe até calculadoras prontas para isso, como é o caso dessa da 99freelas.
Mas esse método tem muitos problemas. A começar pela transparência.
Como o parceiro saberá que você realmente dedicou aquele tempo cobrado para produzir o publipost?
Talvez, você sugira que uma boa saída seja estimar o tempo gasto no serviço para determinar o valor e resolver esse ponto.
O problema é que, se você gastar mais ou menos tempo que o estipulado – e isso acontece – o preço final pode ser injusto.
Além da transparência, dar preço na postagem de divulgação no Instagram baseado em horas de trabalho causa a ideia de que você cobra por tempo e não por resultado.
É exatamente esse fator que torna o serviço de divulgação no Instagram diferente dos serviços comuns.
Quem patrocina sua postagem está em busca de resultados que são variáveis e não uma solução objetiva.
Em outras palavras, o patrocinador do seu publipost deseja gerar conversões por meio da sua divulgação, e cobrando por tempo, você estará se concentrado na produção e não no resultado do serviço.
O problema de cobrar por postagem com base em número de seguidores.
As equipes de marketing sabem muito bem que número de seguidores é quase irrelevante em campanhas de marketing de mídias sociais.
Afinal, embora o número indique um potencial de alcance, não reflete de fato o engajamento do perfil.
Com a enorme quantidade de bots nas redes sociais, marcas e empresas estão atentas às contas que compram seguidores para passar uma ideia de autoridade.
Além disso, sabe-se bem que alguém pode ter menos seguidores que outro e, mesmo assim, ter mais engajamento.
Por tudo isso e mais, cobrar por postagem de divulgação no Instagram com base em seguidores não passa confiança de resultados aos patrocinadores.
O problema de cobrar por postagem com base em calculadoras da Internet.
Existem algumas calculadoras na internet que precificam o valor de divulgações no Instagram, como é o caso da calculadora do MarketinHub.
Mas, essa calculadora e outras usam dados superficiais da sua conta, tais como seguidores, curtidas, comentários e número de postagens dos últimos 12 meses para estimar o preço que você pode cobrar por publipost.
Só que esse cálculo é genérico e, considerando que o valor de certos nichos são diferentes um do outro, ao usar esse método, você está assumindo que seu preço não é com base no valor do seu público, mas sim com base nessas métricas.
Com isso, o preço do seu publipost será o mesmo de qualquer um que tenha os mesmos números que você, mesmo que seu público seja diferente.
O problema de cobrar por postagem com base em alcance.
Talvez esse seja o método mais próximo do justo para estimar quanto cobrar por divulgações no Instagram, haja vista que leva em consideração uma métrica importante, o alcance.
Nesse método, é cobrado um valor por cada mil pessoas alcançadas, o que torna a cobrança do publipost vinculada a resultados e não a fatores objetivos como ocorre com os anteriores.
Mas ainda existe um problema nesse método. O primeiro é que alcance é algo muito vago. Não quer dizer nada além de que x número de pessoas viram a sua postagem.
O segundo é que o preço estipulado por mil pessoas alcançadas não tem uma referência, ele é determinado de forma espontânea, ou seja, não tem como saber se ele é ou não justo.
Como cobrar por postagem de divulgação no Instagram corretamente?
O melhor método para calcular o preço de uma divulgação no Instagram requer encontrar o valor do custo por ação (CPA) do seu público e cobrar por interações em seu publipost, somando ao final uma taxa fixa de serviço.
O valor do seu publipost deve levar em conta o valor do CPA do seu público, pois, dessa maneira, você estará concentrado em entregar conversões ao patrocinador da sua postagem.
Sendo assim, você determina um preço para o CPA e, ao final de um tempo previamente combinado, você multiplica esse valor pelo total de interações com a postagem.
Depois, você soma ao preço do resultado o valor da taxa fixa de serviço que corresponderá um percentual do resultado da campanha.
Por exemplo:
Valor do CPA: R$ 2,30.
Número total de interações: 205.
Taxa de serviço: 25%.
Total: 2,30 x 205 + 25% = R$ 589,37.
Esse método é semelhante ao usado por plataformas de anúncios. Elas cobram o preço da veiculação de anúncios com base no valor total por CPA.
Como descobrir o valor do meu público do Instagram?
Uma boa maneira de você encontrar o preço do seu público do Instagram é identificar as palavras-chave principais do seu conteúdo e usar ferramentas como Semrush ou Google Ads para saber quanto os anunciantes pagam por esta palavra-chave.
No Google Ads, por exemplo, o valor exibido ao fazer uma busca nessa ferramenta corresponde ao resultado de leilões em que anunciantes concorrem para ter seu anúncio exibido nos resultados do Google.
Da mesma forma é com a Semrush. Você encontra o valor do CPC – custo por clique – da palavra-chave pesquisada.
Esses valores podem ser uma referência para você estimar quanto cobrar por CPA em sua postagem.
Existem outros fatores também, tais como o tipo de ação que o anunciante deseja pagar. Quanto mais específica for a ação, mais caro você deve cobrar.
Por exemplo, cliques no link da bio é uma conversão mais difícil que obter curtidas, ou seja, se essa for a ação escolhida, então ela deve ser mais cara que o valor de uma curtida.
Você também pode cobrar pelo total de interações, o que é interessante, pois envolve tudo o que aconteceu no seu publipost.
Por que cobrar taxa de serviço no publipost?
Além de você cobrar pelos resultados da divulgação que realizou no Instagram para o seu parceiro, existe o trabalho de produção da postagem.
Cobrar por esse trabalho com base no preço dos resultados é uma ótima maneira de ser justo quanto a qualidade da postagem. Em outras palavras, quanto melhor for o resultado de desempenho da postagem, maior será a recompensa por seu trabalho de produção.
Você também pode – aliás, deve – criar taxas diferentes para os tipos de postagens que desenvolver, pois algumas são mais difíceis de produzir que outras.
4 dicas ao cobrar por postagem no Instagram
Agora que você sabe como cobrar corretamente, veja mais algumas dicas úteis para usar no momento de negociar uma parceria.
1 – Tenha uma política de preços em seu Mídia Kit.
Se você tem um Mídia Kit, acrescente a ele a política de preços que você usa para cobrar por divulgações no Instagram.
Temos um guia completo de como criar o seu Mídia Kit de sucesso e fechar parcerias no Instagram e outras redes.
Mostre o quão valioso é o seu público para que os potenciais patrocinadores encontrem razões para fechar parcerias vantajosas no Instagram com você.
2 – Estime os resultados.
Mostre ao potencial patrocinador da divulgação uma estimativa dos resultados que ele pode obter patrocinando uma campanha com você.
Para isso, tenha os resultados de outros publiposts prontos para apresentar e dar uma prévia de que fechar negócio com você tem muitas vantagens.
Além disso, tenha as principais métricas da sua conta sempre atualizadas e prontas para apresentar para os parceiros no momento de negociação.
3 – Faça contratos de todas as parcerias.
Seja qual for o tempo de parceria, sempre tenha um modelo de contrato pronto para usar ao fechar negócio. O contrato é sua maior segurança nessas negociações.
Ela é crucial para proteger seus interesses e os dos parceiros, além de revelar que você é alguém que atua de forma profissional.
4 – Tenha diversas opções de pagamentos.
Se possível, diversifique as formas de pagamento do seu serviço de divulgação de postagens por meio do Instagram.
Forneça opções como pagamentos por cartão de crédito, boletos, Pix e outros. Dessa maneira, você torna a negociação mais vantajosa para você e para o parceiro.
Conclusão
Neste guia, você descobriu como cobrar por postagem no Instagram corretamente. Como visto, o método mais justo e vantajoso é estabelecer um preço de CPA e somar ao final sua taxa de serviços.
Além disso, apresentamos algumas dicas úteis que você pode usar no momento de fechar parcerias publicitárias no Instagram.
Como cobrar por postagem de divulgação no Instagram corretamente?
O método correto requer encontrar o valor por ação (CPA) do seu público e cobrar por interações em seu publipost somada com uma taxa fixa de serviço sob o preço total.
Como descobrir o valor do meu público do Instagram?
Identifique as palavras-chave principais do seu conteúdo e use ferramentas como Google Ads ou Semrush para saber quanto os anunciantes pagam por esta palavra-chave.
Por que saber como cobrar por postagem no Instagram?
Entender com calcular o preço a cobrar por postagem no Instagram é importante para encontrar o valor justo pela divulgação.