Talvez você esteja exausto da sua rotina criativa e precise de algumas ideias novas de conteúdos para TikTok.
Ou, quem sabe, você está crescendo muito e só quer descobrir novos tipos de conteúdos para explorar.
Seja qual for o motivo, o fato é que o TikTok é um aplicativo onde novas tendências surgem o tempo todo.
Então se você quer crescer no TikTok, estar sempre acompanhando as trends no TikTok e criando conteúdos é muito importante.
Criadores de conteúdos, em toda parte, sabem que o TikTok é um ambiente propício para encontrar grandes oportunidades.
Para isso, os conteúdos são essenciais na jornada pela popularidade no aplicativo.
Quanto mais o seu conteúdo for criativo e relevante, mais suas chances de ganhar seguidores e tornar-se famoso se multiplicam.
Então se você está em busca de dicas valiosas, neste artigo, você descobrirá novas ideias de conteúdos para o seu TikTok.
Como criar conteúdo com frequência no TikTok?
Você quer postar conteúdos com regularidade e deseja que esses conteúdos sejam relevantes e engajadores para os seus seguidores, certo?
Saiba então que você não é o único!
Todos os criadores de conteúdo querem isso. O problema é que isso não é fácil e demanda tempo, dedicação e esforço.
Muitos criadores simplesmente mergulham no mundo das mídias sociais sem qualquer tipo de planejamento. Criam conteúdo e postam com muito entusiasmo.
Mas após um tempo, eles percebem que as ideias parecem não vir mais como antes. Então começam a desanimar e sentir a síndrome do impostor.
Se você quer passar longe de um problema assim, saiba que você precisará de planejamento. O primeiro passo é criar um calendário de conteúdo.
O calendário de conteúdo é uma ferramenta bastante útil para explorar todo o conteúdo que você se propõe a trabalhar.
Ao planejar o conteúdo que espera desenvolver no TikTok, além de minimizar problemas com escassez de ideias e irregularidade de postagens, você ainda se beneficia de poder alinhar esse conteúdo.
Sendo assim, antes de tudo, busque elaborar seu planejamento estratégico de conteúdo para TikTok.
Como sempre ter ideias de conteúdos para TikTok?
Esse é outro grande desafio para quem quer ser influenciador no TikTok. Como ter ideias infinitas de conteúdo?
Parece ser algo difícil e até impossível, mas acredite, não é!
A resposta é simples: métricas + tendências = insigths.
Você precisa sempre estar de olho nas métricas da sua conta do TikTok. Aquele painel cheio de gráficos e dados não está lá atoa.
Ele serve para você entender o comportamento do seu público e descobrir onde você pode melhorar.
Por exemplo, se você observar em determinado painel que um dos seus vídeos obteve muitas visualizações comparados aos demais, significa que ele contém conteúdo interessante.
Mas se outro vídeo teve muitas repostagens e compartilhamentos, então significa que seu conteúdo nutre algum tipo de identificação de quem o assiste.
E se outro tem muitos comentários, quer dizer que o conteúdo do vídeo é de alguma forma mais polêmico.
Assim, se você combinar sua compreensão das métricas do seu perfil com as tendências do TikTok (conteúdos em alta), sempre haverá ideias de conteúdos disponíveis.
10 ideias de conteúdos para TikTok
Os vídeos que mais fazem sucesso no TikTok tem como base os seguintes conteúdos:
- Desafios (challenges).
- Conteúdo com base em hashtags populares.
- Vídeos de dança.
- Imitações de canções.
- Reconstituições de diálogos.
- Comentários e opiniões.
- Dicas, hacks e truques secretos.
- Recortes de vídeos e gravações de podcast.
- Dicas profissionais.
- Situações e experiências.
1. Desafios (challenges)
É fácil perceber que os desafios (challenges) são conteúdos que sempre estão em alta no TikTok.
Esses desafios viralizam com muita rapidez pelas mídias sociais e são ótimos para obter mais engajamento.
Então se ganhar mais seguidores é o seu objetivo principal, você deve adotar os challenges de tendências e postar esses vídeos no TikTok.
Ah! Vale te lembrar que nada o impede de começar seu próprio desafio viral usando uma hashtag. Então por que não começar a pensar no seu hoje?
2. Conteúdo com base em hashtags populares
O TikTok é amado por seus usuários por conta dos seus conteúdos divertidos e criativos.
A todo momento surgem novos vídeos humorísticos, curiosos e interessantes no aplicativo.
Esses novos vídeos, como de costume, são marcados por seus criadores em hashtags populares.
Então uma boa maneira de encontrar ideias de conteúdos para TikTok é por meio das hashtags.
Você pode se inspirar nos vídeos que você encontrar, ou, se for o caso, até criar um vídeo semelhante.
Faça uma pesquisa por hashtags de tendências no TikTok e crie um vídeo sobre o mesmo tema usando essas hashtags.
3. Vídeos de dança
Os conteúdos de dança são a marca do TikTok. Quem usa o aplicativo diariamente, sabe que esse é um conteúdo que sempre está em alta.
Criar vídeos de dança é uma ótima maneira de você criar conteúdo regular para o seu perfil no TikTok.
A razão é que os vídeos de dança são fáceis, a maioria dos seguidores gostam e gera muito engajamento.
Com muita frequência surgem novas danças virais no TikTok.
Sendo assim, você pode ficar de olho nos vídeos de danças que estão em alta e replicá-los em seu perfil.
4. Imitações de canções
Sabe-se que o TikTok é muito cobiçado pelos artistas por causa da sua grande capacidade de viralizar músicas.
Por isso, vários cantores pagam o TikTok para promover suas músicas com a expectativa de vê-las viralizarem.
Nesse sentido, você pode se beneficiar com mais engajamento em seus vídeos ao usar músicas promovidas pelo TikTok em seus conteúdos.
Você pode criar vídeos em que você simula estar cantando uma música, por exemplo.
Esse tipo de conteúdo costuma apresentar altas taxas de engajamento, além de serem fáceis de produzir.
5. Reconstituições de diálogos
Esse é um tipo de conteúdo que faz muito sucesso no TikTok. Este conteúdo é divertido e criativo, além de ser também muito fácil de criar.
Você pode escolher alguma cena específica e recriar o diálogo, ou você também pode usar o áudio original e apenas refazer a cena.
Nem precisa ser um diálogo de filme, mas pode ser qualquer conversa aleatória.
E você pode ir além das mídias recriando também situações do cotidiano. Como exemplo você pode pensar no Tiktoker Anderson Profeta.
Ele cria conteúdo para TikTok com base em situações comuns do dia a dia de profissionais ou de qualquer pessoa.
Você pode fazer isso sozinho ou pedir que seus amigos se juntem a você.
6. Comentários e opiniões
Você encontrou alguma coisa interessante nas mídias? Pois saiba que você pode usar isso para criar conteúdo para o seu TikTok.
Usando o recurso tela verde, por exemplo, você pode usar matérias, vídeos ou fotos como plano de fundo e criar seu próprio vídeo dando sua opinião ou explicando algo.
Lucas Faccina, por exemplo, usa seu perfil para comentar e dar dicas sobre modelos de carros e preços.
É cada vez mais comum ver usuários produzindo vídeos nesse estilo TikTok. Esse tipo de conteúdo é ótimo para gerar engajamento, pois, geralmente, rende muitos comentários.
Ele também é ótimo porque é fácil de produzir – você não precisa caprichar em criar um cenário – e você pode falar sobre qualquer coisa que esteja em alta no momento.
7. Dicas, hacks e truques secretos
Sabe aquele truque para fazer algo que só você conhece? Ou talvez aquele site/aplicativo que você usa e pouca gente sabe que existe?
Pois é, pode ser um ótimo conteúdo.
Todo mundo gosta de aprender truques novos, de conhecer novas maneiras de fazer algo, e se você conhece algo útil que facilite determinada coisa, então você pode ensinar seus seguidores.
A Laura Tuttman é um ótimo exemplo. Ela produz conteúdo para TikTok com dicas para estudantes e hacks para computadores e aplicativos.
8. Recortes de vídeos e gravações de podcast.
Esse tipo de conteúdo é ótimo para quem não quer aparecer nos vídeos. Você pode fazer recortes de vídeos e publicá-los em seu perfil.
Se você tem um podcast ou canal no YouTube, pode fazer recortes das gravações e publicar.
Esse modelo de conteúdo é muito prático, dado que você poderá reciclar conteúdos de outras mídias.
Mas, tenha cuidado! Antes de reaproveitar seus vídeos de outras plataformas nos seus conteúdos do TikTok, certifique-se de remover a marca d’água do vídeo.
Dessa maneira, você evita de perder engajamento no aplicativo por reciclar conteúdo de outras mídias.
9. Dicas profissionais
Você atua como profissional em alguma área? Isso quer dizer que você pode usar seu conhecimento para dar dicas para seus seguidores.
Profissionais de educação física, mentores, advogados e muitos outros profissionais geram conteúdo a partir do seu conhecimento e experiência profissional.
A Tiktoker Paula Boarin usa seu perfil para falar sobre carreira e desafios do dia a dia dos profissionais.
@paulaboarin
✅Plano de ação para quem foi demitido (Baseado no que eu faria) 1️⃣Segurar ao máximo os custos. 2️⃣Deixar o CV em dia. Modelo em Word gratuito no meu site paulaboarin.com em PDF no @peixe30.oficial (links na bio). 3️⃣Fazer a melhor foto para seu LinkedIn. 4️⃣Assistir a aula sobre LinkedIn no meu canal e melhorar o perfil (foi em outra encarnação pq estou bem diferente, mas o conteúdo tá valendo!) 😅 5️⃣Acionar as pessoas do entorno sobre estar em busca de oportunidades de trabalho. 6️⃣Participar de eventos,cursos – foco em atualizar currículo, conhecer gente. 7️⃣Pensar em trabalho – não somente em emprego. Enquanto olha para o mercado tradicional vai costurando o plano B (como freelancer/autônomo/PJ/empreendedor). Você não precisa esperar a demissão acontecer para se preparar! Já salve porque essa lista serve para você também! #carreira #mentoriadecarreira #emprego #demissão
♬ som original – Paula Boarin®
Seguindo seu exemplo, você pode usar seu conhecimento para dar dicas rápidas em seu perfil do TikTok.
Quem sabe você também aproveite o conteúdo gerado para atrair novos potenciais clientes.
10. Situações e experiências
Você não precisa se esforçar tanto procurando em todos os lugares ideias de conteúdo para o seu TikTok.
O seu próprio cotidiano ou estilo de vida pode se tornar seu conteúdo.
Com uma dose de bom humor e criatividade você pode criar um conteúdo incrível que poderá render muito engajamento e seguidores para o seu perfil.
A Giovana Camile narrou com humor situações que viveu, assim criando um ótimo conteúdo que rendeu a ela milhões e visualizações.
Da mesma forma, você pode pensar sobre situações que viveu e narrar suas histórias de forma humorada e criativa.
Conclusão
O TikTok é um aplicativo recente e ainda há muito o que explorar nessa nova mídia social.
O grande segredo para não sofrer com escassez de conteúdos no TikTok é você se manter atento as tendências e sempre estar de olho nas métricas.
Conhecer o seu público, saber o que está em alta, conhecer os melhores horários para postar no TikTok, entender como funciona o algoritmo do TikTok, são apenas algumas das muitas ações que você deve adotar para criar bons conteúdos.
Por fim, esteja aberto a receber feedbacks e dicas de sua própria audiência. Seus seguidores podem fornecer ótimas ideias para você criar conteúdo.
Use a seção comentários dos seus vídeos e peça dicas aos seguidores de novos conteúdos para você abordar.
Você gostou das dicas? Tem algo para acrescentar nesta lista? Deixe seu comentário abaixo.