O Pinterest é uma rede social que nos últimos anos tem se popularizado no Brasil. Recentemente, a plataforma atingiu a marca de 433 milhões de usuários ativos mensais.
Grande parte do seu público, cerca de 60%, correspondem as mulheres. No entanto, o Pinterest não é exclusivo a elas. O volume de homens nessa rede também têm crescido consideravelmente nos últimos anos.
Outro ponto interessante é a Geração Z e Millennials. Eles vêm se apresentando como os principais públicos que impulsionam a mídia social ao longo do tempo.
Esses números revelam como a mídia social tem evoluído.
A maioria das pessoas conhece o Pinterest como um lugar onde podem encontrar ideias através de imagens.
Porém, poucos sabem que o Pinterest é uma mídia social poderosa que serve muito bem aos negócios. O motivo é que Pinterest dispõe de ferramentas que permitem redirecionar pessoas para os mais diversos canais.
Muita gente usa, mas poucos exploram seu potencial para o branding do seu negócio e sabem como criar conteúdo na plataforma. Por isso, neste guia, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber.
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. O Pinterest se propõe a ser uma plataforma que visa estimular ideias e inspirar seus usuários.
Essa plataforma é totalmente visual. Sua principal funcionalidade é ser um buscador exclusivo de imagens. Em outras palavras, podemos dizer que ele funciona como um Google, porém, ele entrega como resultado de busca imagens.
Para ilustrar, no Pinterest, muitas pessoas buscam inspiração sobre decoração, ideias de combinação de roupas, receitas, fotos, lugares, etc. Para isso, elas realizam uma busca na plataforma, onde encontram ideias que possam ajudá-las.
O Pinterest sempre foi o lugar para descobrir ideias e a inspiração para colocá-las em prática, de receitas a tutoriais de beleza, ideias de estilo e casa, e muito mais.
O que são Pins?
Pins são ideias que se apresentam através de imagens. Neles podemos encontrar ideias visuais, ou de artigos de sites, que abordam o assunto que foi buscado na plataforma.
Isto é, Pins são as imagens publicadas na plataforma. Desse modo, com os Pins, os usuários mostram suas ideias visualmente.
Além disso, os Pins apresentam a funcionalidade Closeups. Essa funcionalidade possibilita dar um close (aproximar) no Pin e revelar outros Pins semelhantes.
Como funciona o Pinterest?
Como em outras redes sociais, no Pinterest os usuários criam perfis. A partir daí, é possível criar pastas onde pode-se salvar as ideias (Pins) nelas.
O Pinterest apresenta uma estrutura muito como outras redes sociais. A exemplo do Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, o Pinterest apresenta um feed de notícias, perfil de usuário e buscador.
No feed encontramos uma gama de Pins exibidos. Esses Pins aparecem de acordo com as últimas buscas realizadas. Desse modo, pode-se descobrir novos Pins, pastas e perfis que podem ser seguidos.
Há também uma aba onde podemos encontrar os Pins publicados apenas pelos perfis que foram seguidos. Por fim, no buscador (ícone da lupa), podemos fazer buscas de Pins através de palavras-chave.
No perfil, podemos gerenciar as pastas criadas. Pode-se criar pastas, configurar níveis de privacidade, pastas em destaque, etc.
Além das informações do perfil como endereço de website, descrição, fotos de perfil e capa.
- Perfil Aveli.com.br no Pinterest.
Além disso, há a opção de Pinterest para negócios (Pinterest Business). Neste caso, o perfil tem acesso a estatísticas da conta e funções que permitem direcionar seguidores para fora do Pinterest.
No Pinterest Business, o proprietário da conta pode validar um canal que deseja direcionar as pessoas. Por exemplo, pode-se adicionar um site ao perfil e, dessa forma, direcionar seguidores ao site.
Como funciona o algoritmo do Pinterest?
O Pinterest, assim como o Google, possui um algoritmo que funciona como um motor de busca. Isto é, ele se baseia nas palavras-chave dos Pins para entregar um resultado ao usuário.
Sendo o Pinterest uma rede social voltada para pesquisas, assim como o Google e outros mecanismos de buscas, as postagens envolvem estratégias de SEO no Pinterest.
Além disso, não podemos esquecer que estamos lidando com uma mídia social visual. Seu algoritmo analisa a estrutura visual dos Pins e os agrupam de acordo com a semelhança de cores, fontes de texto e imagens.
Por isso, saber usar corretamente as palavras-chave e quais são os Pins mais engajados é o grande segredo para ter sucesso no Pinterest.
Ou seja, para ganhar seguidores nessa mídia social, é necessário conhecer bem o público-alvo. Dessa forma, será possível encontrar os tópicos de pesquisa e trabalhá-los nos Pins.
Como crescer e ganhar seguidores no Pinterest?
O primeiro passo é criar pastas para salvar os Pins. Como dito, no Pinterest podemos criar pastas e configurá-las para serem públicas ou secretas.
Quando são públicas, os usuários podem encontrá-las nos resultados de buscas e até mesmo segui-las. Quando são secretas, somente o proprietário poderá vê-las. Na opção das pastas públicas, temos a pasta colaborativa. Isto é, pode-se adicionar a ela colaboradores que poderão adicionar Pins.
Quando se é novo no Pinterest, essa é uma boa oportunidade de começar a crescer. Isso porque há pastas que são seguidas por muitas pessoas. Sendo assim, quando alguém consegue ser um colaborador de uma pasta popular, seus Pins têm maiores chances de serem vistos.
Finalmente, tenha regularidade de postagens no Pinterest. O ideal é postar, no mínimo, duas vezes ao dia. Por isso, estude bem o seu público e planeje os posts.
Criando pastas no Pinterest
Ao criar pastas no Pinterest, insira no título e descrição palavras-chave correspondentes aos Pins que serão salvos nelas. Pode-se também inserir na descrição da pasta hashtags para facilitar nos resultados de busca.
Empregues termos como “dicas de” e “ideias de” nos títulos e na descrição. No Pinterest os usuários costumam muito usá-los para realizar pesquisas.
- Pastas no Pinterest.
Outro fator importante é a organização das pastas. Crie pastas e, se necessário, subpastas para organizar o conteúdo. Desse modo, quanto mais organizado for a pasta, maiores são as chances de serem seguidas.
Criando bons Pins
Se estamos em uma mídia social cuja ênfase é no visual, então não dá para ignorar esse fator na hora de criar os Pins. Uma boa estratégia é buscar Pins populares sobre um assunto e estudar sua estrutura.
Dessa forma, é possível saber quais são os Pins que as pessoas mais gostaram e se inspirar neles como modelo na hora de criar. Depois, vem a parte mais importante, a hora de publicar o Pin.
Como dito, combinar os termos “dicas de” e “ideias de” com as palavras-chave costuma ser uma ótima estratégia. Nesse sentido, use-as nos títulos e descrição do Pin. Use também hashtags no fim da descrição do Pin.
Use gatilhos mentais nos títulos para chamar atenção dos usuários e provocá-los a realizar uma ação. Por fim, selecione a pasta onde irá salvar o Pin. Escolha uma pasta que de fato corresponda ao Pin.
Conclusão
O Pinterest apresenta uma ótima oportunidade para quem deseja encontrar novos públicos e direcioná-los a outros canais. Para quem possui e-commerce, o Pinterest dispões de funções que podem ajudar lojistas a venderem seus produtos.
O Pinterest também é muito útil para quem atua como afiliado. Muitos obtêm renda extra considerável usando o Pinterest para vender produtos de terceiros.
Já para os influenciadores digitais, o Pinterest pode servir como um espaço para direcionar novos seguidores a contas de outras mídias sociais.