As 5 melhores soluções CRM do mercado, gratuitos e pagos: descubra a melhor

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Um negócio online pode ter tantas frentes que, em certo ponto, fica impossível atuar sem a ajuda de um sistema especializado, por isso, contar com um dos melhores CRM do mercado é tão importante.

Se este é o seu caso, então ficará feliz em saber que neste conteúdo você descobrirá as melhores soluções disponíveis na atualidade.

Quer descobrir qual é o melhor CRM para o seu negócio? Fique, leia e confira.

O que é um CRM e para que serve?

CRM é a sigla que representa Customer Relationship Management – ou gerenciamento do relacionamento com o cliente em português. CRM é uma solução que permite os negócios se conectarem com clientes em diversos níveis e extremidades.

Em outras palavras, o CRM é uma ferramenta que permite explorar diversas oportunidades por meio da integração de recursos para conectar marketing, vendas, conteúdo, equipe, atendimento e mais.

Com o melhor CRM, você pode adicionar contatos, criar listas, enviar e-mails marketing, automatizar atendimento, oferecer suporte, gerenciar equipes e vendas, entre outras possibilidades.

Por tudo isso, contar com um CRM significa multiplicar as oportunidades de negócios, explorando todas as possibilidades que estão ao alcance, tudo em um só lugar.

Recursos que uma solução de CRM oferece

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Há muitos recursos interessantes que você encontra presente nos melhores CRMs do mercado, sendo alguns deles:

Recursos de marketing.

Todos estão mais do que convencidos sobre o quão importante é o marketing de conteúdo para um negócio – e sem dúvida para o funil de vendas.

Tradicionalmente, a maioria dos negócios concentram sua estratégia de conteúdos de marketing nas redes sociais e comunidades online como grupos em aplicativos.

Então as melhores soluções de CRM são capazes de facilitar a gestão de conteúdo de redes sociais por meio da oferta de plataformas que permitem publicar, agendar postagens e realizar análises de engajamento.

Mas além das redes, há diversos outros canais com potencial enorme para geração de conteúdo de marketing, e um deles é o e-mail e SMS.

Os melhores CRMs do mercado oferecem em seu pacote de funcionalidades recursos para envio em massa de e-mails e SMS.

CRMs de excelência dispõe de um módulo intuitivo, fácil e recheado de modelos, para os mais diversos fins, para seus clientes criarem facilmente suas campanhas.

Com o e-mail marketing, você pode criar campanhas automatizadas ou pode simplesmente enviar ofertas e newsletteres diretamente no e-mail do seu público.

Com o SMS, os melhores CRMs do mercado oferecem aos clientes um módulo para criação de campanhas para envio de SMS em massa.

Recursos de CMS.

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CMS é a sigla que representa Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo. Esse recurso permite que você crie um blog site exclusivo para o seu negócio.

Essa funcionalidade está presente nos melhores CRMs do mercado, sendo útil para os negócios que planejam criar conteúdo relevante para sua audiência ou desejam fornecer mais informações por meio de um site.

As soluções de CRM de ponta tem um módulo fácil de criar um site sem a necessidade de seu cliente ter conhecimento de programação.

Com editores de arrastar e soltar, a partir dos modelos fornecidos, você mesmo é capaz de criar sites com aparência profissional com poucos cliques.

Recursos de pipeline de vendas.

Gerenciar os leads não é lá tarefa muito fácil, principalmente quando você tem que gerenciar diversas extremidades de um negócio quase todos ao mesmo tempo.

Um CRM respeitável ajuda você neste problema quando oferece ferramentas de gerenciamento de pipeline de vendas. Com essas ferramentas, seu trabalho é facilitado.

O melhor CRM vai entregar para você uma plataforma que tornará possível organizar e acompanhar todo o seu ciclo de vendas em um só lugar.

De que maneira? Mostrando como os leads prospectados estão percorrendo o seu pipeline e fornecendo insights que orientam como romper barreiras e fechar ainda mais negócios.

Você economiza pois não precisará de um profissional de TI e você mesmo poderá adicionar, editar e excluir estágios, além de atribuir tarefas à sua equipe para trabalhar cada lead.

Recursos de atendimento ao cliente.

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Na era da tecnologia, você não pode ficar para trás enquanto os concorrentes estão investindo em inovações em seus negócios, por isso, o CRM certo dará a você a vantagem de integrar tecnologias de ponta ao seu negócio.

Por meio da inteligência artificial, você não precisa mais depender de uma enorme equipe de atendimento.

Você pode usar chatbots para responder dúvidas e fornecer informações básicas aos clientes 24h por dia, 7 dias na semana.

Além dos chatbot, há diversas outras maneiras de você atender os seus clientes e os melhores CRMs do mercado integram recursos que facilitam o agendamento de reuniões, abertura de tickets de suporte entre outros.

Recursos de gerenciamento de contatos, orçamentos, negócios e tarefas.

Sem dúvidas os melhores CRMs contam com funcionalidades capazes de dar a você controle total do seu negócio em um só lugar.

Você cria e gerencia listas de contatos, adiciona membros de equipe, gerencia seu acesso e atribui tarefas, compartilha informações de orçamento e outros.

Além disso, o CRM também torna possível criar e gerenciar contratos, assinaturas, planos, enviar avisos e realizar ajustes necessários.

O CRM adequado para o seu negócio terá competência para tornar todos os dados que o alimentam em informações para geração de publicidade por meio de integração com as principais plataformas de anúncios.

Recursos de integração

Quando se fala em CRM, não tem como ignorar a importância da necessidade de ter uma ferramenta com alta qualidade de integração.

Naturalmente, os negócios utilizam diversas plataformas para gerenciar desde as tarefas até às demandas de clientes e fornecedores.

Logo, o melhor CRM será aquele que dispor de recursos que permitem integração com as ferramentas mais populares do mercado, como caixa de e-mail do Google, ou Outlook, WhatsApp, redes sociais entre outros.

O CRM deve ser capaz de se conectar com as ferramentas já utilizadas e integrar com os seus recursos para fornecer ainda mais possibilidades.

As 6 melhores soluções gratuitas de CRM do mercado

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Você descobriu o que os melhores CRMs têm, agora, conheça a seguir uma seleta lista das melhores soluções do mercado atualmente.

1 – HubSpot.

A HubSpot é um software SaaS com uma das soluções de CRM mais populares do mercado.

E o porquê disso é que as equipes de marketing e vendas parecem adorar os recursos de geração de leads da plataforma, pois dão a eles poder para coletarem leads de mídias sociais como Facebook, Linkedin e Google.

Além disso, esses profissionais usam a HubSpot para criar um banco de dados de prospects e clientes, entender onde cada prospect está no processo de vendas e construir estratégias de vendas mais eficazes.

O que torna o CRM da HubSpot diferente é que ele atua com ênfase no inbound, ou seja, dá aos seus clientes a oportunidade de criarem uma experiência de marketing para o seu público-alvo sem precisar incomodá-los e/ou bombardeá-los com ofertas irritantes.

E se você deseja criar um site poderoso, criar páginas de destino de alta conversão, enviar e-mails personalizados, acelerar as vendas ou otimizar o atendimento ao cliente, saiba que a HubSpot é um sistema de CRM completo que vem equipado com todas essas ferramentas e muito mais.

Na HubSpot você tem um painel simples e intuitivo, relatórios completos e de fácil análise, uma poderosa ferramenta de e-mail marketing, um módulo de gestão de pipeline de vendas, recursos de gestão de redes sociais, ferramentas para atendimento e suporte ao cliente entre outros.

E não podemos deixar de mencionar que uma das grandes vantagens da HubSpot é a possibilidade de usar a ferramenta gratuitamente.

Isso significa que você pode experimentar essa solução e avaliar se ela serve a demanda do seu negócio antes de fazer um investimento efetivo.

E se você quer saber para quem é a HubSpot, sugerimos que essa solução é adequada para aqueles que não entendem de código ou não têm experiência em manutenção de páginas da web, pois este perfil de cliente considera a HubSpot um CRM muito fácil de usar.

Logo, você não precisa ter experiência em tecnologia para se orientar em todos os recursos que a plataforma oferece.

A HubSpot tem todas as ferramentas que as pequenas empresas precisam para expandir seus negócios.

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Sua versão gratuita é perfeita para equipes de vendas menores, integra-se bem com mais de 200 ferramentas e possui uma funcionalidade de marketing por e-mail decente.

crm hubspot

2 – Salesforce.

Sem dúvidas a tradição de uma empresa em determinado setor é um diferencial, e nesse aspecto a Salesforce apresenta uma grande vantagem, pois é uma das mais antigas em soluções de CRM.

A Salesforce tem muitos produtos e extensões, como por exemplo, recursos de gestão de relacionamento com cliente que abrange desde o marketing e vendas até o suporte ao cliente.

Assim como a HubSpot, a Salesforce integra em seu CRM um poderoso recurso para envio de campanhas de e-mail marketing.

Você também cria e configura automação de marketing, gestão de redes sociais e outros.

Com a Salesforce, você conta com funcionalidades que permitem configurar auto atendimento de cliente, sendo uma funcionalidade eficaz para geração de leads e retenção de clientes.

O Salesforce tem muitas integrações de alta qualidade, um exemplo bem-sucedido é a integração com o software de contabilidade Quickbooks.

E ainda conta com integrações com o Zoho e também pode configurar sincronizações com a HubSpot ou o Outlook.

A Salesforce é uma solução que conta com uma ferramenta muito interessante, o Einstein IA que pode oferecer dicas de “coaching” relevantes e atualizadas, ou descobertas de oportunidades para equipes de vendas, com base no histórico de êxito.

A pontuação de leads do Einstein também vai além das ferramentas de marketing do Salesforce, classificando os leads e priorizando os mais importantes ou os maiores negócios.

Há também o Einstein Activity Capture, que sincroniza seu e-mail, calendário e conta do Salesforce. Por fim, há o Einstein Account Insights para metas mais avançadas de desenvolvimento de negócios.

O Salesforce tem muitos planos e preços. Existe um plano de software de CRM essencial por US$ 25. Um plano de CRM profissional custa US$ 75.

salesforce crm

3 – Piperdrive.

O Piperdrive está entre um dos melhores CRM, sendo uma solução respeitada pelo público com diversos recursos que podem impulsionar qualquer negócio.

Essa solução apresenta funcionalidades como módulo de gestão de contatos, leads, criador de formulários web, recursos de chatbots, pipeline de vendas, diversas integrações e assistente baseado em IA.

Entre suas muitas funcionalidades, podemos destacar os chatbots alimentados por IA, e a funcionalidade de chat ao vivo, que é uma ótima maneira dos representantes do seu time de vendas e suporte ao cliente se conectarem com novos contatos.

Vale também enfatizar a integração de e-mail com plataformas como Gmail ou Microsoft Outlook para sincronizar automaticamente todas as comunicações por e-mail entre os dois sistemas.

Ah, e se você ainda trabalha com planilhas, pode usar o Pipedrive para conectar os dados da sua planilha com o Google Planilhas para obter mais funções e flexibilidade.

A mesma coisa vale para Google Slides para apresentações e outros.

Na assistência de vendas, a Piperdrive conta com a inteligência artificial para ajudar seus vendedores a saber como e quando é a melhor metodologia para aumentar o desempenho de sua gestão de vendas e fechar mais negócios.

Indo para o ponto que mais lhe interessa, não há uma versão gratuita do Pipedrive, mas há uma avaliação gratuita que normalmente dura 14 dias, e se você tiver um cupom especial, pode experimentar por até 21 dias.

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4 – Zoho CRM.

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Podemos arriscar dizer que o Zoho é um sistema de CRM favorito para startups e pequenas empresas. Essa solução impressiona facilmente os vendedores em empresas de qualquer tamanho.

Isso se deve em parte ao fato de o Zoho CRM ser muito fácil de usar. Isso sem mencionar a flexibilidade na hora de escolher o melhor pacote Zoho CRM, que é altamente personalizável graças as muitas opções de complementos.

O Zoho CRM conta com a oferta de uma versão gratuita de plano, sendo muito adequado para pequenas equipes de 3 pessoas.

Você pode querer comparar o plano gratuito do Zoho com o plano Standard e facilmente se enganar pensando que há muitas semelhanças, só que não.

O plano gratuito não conta com funcionalidades como previsão de vendas e possui um limite para o banco de dados de organização do produto.

Você também não terá acesso a insights de e-mails e não poderá ter muitas pipelines de vendas.

Em se tratando de funcionalidades, no Zoho você encontra gerenciamento básico de contatos, e-mail marketing, geração de leads, algumas ferramentas básicas de automação de fluxo de trabalho e análises padrão.

Por tudo isso, imagino que esteja se perguntando, por que o Zoho é interessante? Primeiro, por seu custo (USD $14) que dá a você acesso a um CRM muito competente para o que se propõe.

Outro ponto interessante é que cada aplicativo individual do Zoho é feito para atender uma necessidade pontual, isso significa que você pode dimensionar o uso dessa plataforma exatamente para o que você precisa.

E para fechar as razões pelas quais o Zoho é um entre os melhores CRM do mercado, podemos falar de uma maneira geral que a combinação de todas as ferramentas do Zoho dá a você muita vantagem.

Combinando ferramentas de campanha de marketing da Zoho, com modelos de email e marketing multicanal e gerenciamento de marca, você tem nas mãos um CRM muito completo.

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5 – Monday CRM.

E para fechar nossa lista dos melhores CRM do mercado, apresentamos o Monday CRM.

Monday é um software comumente usado para gerenciamento de tarefas, controle de tempo e gerenciamento de projetos.

Esta é uma solução muito competente no que tange a ajudar equipes a se comunicar e colaborar, inclusive à distância.

O Monday.com também é adequado se você busca por uma solução capaz de automatizar fluxos de trabalho, isto é,  otimizar as tarefas da sua equipe e com isso fazê-los se dedicarem a tarefas mais importantes.

Com relação às vantagens do Monday, não há como não dizer como ele é simples de aprender e usar. Traduzindo: não se preocupe em dedicar muito tempo treinando seu time para usá-lo.

Além disso, conta com uma API robusta e uma enorme biblioteca de integrações.

O que isso quer dizer? Estamos falando de integrações populares como Microsoft Outlook, Microsoft Teams, Dropbox, Slack, Zoom, Google Calendar, Drive, Gmail e muito mais.

Existem integração de CRM como Salesforce, integrações de marketing como Mailchimp, integrações de desenvolvimento de software como Jira e integrações de ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello e Asana também.

E aqui vai a melhor notícia, o Monday tem uma versão gratuita, que de maneira geral é funcional para até 2 usuários.

Nessa versão, o Monday também oferece quadros e documentos ilimitados. A biblioteca de modelos – com mais de 200 – também está disponível no plano gratuito.

zoho crm

Qual é o melhor CRM do mercado?

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Depois de checar a nossa lista, se você ainda tem essa dúvida, podemos dar uma contribuição para “clarear” essa questão nebulosa.

Se você não tem experiência com código e gerenciamento de websites, e também quer uma ferramenta que ajude a gerenciar seus contatos e enviar e-mails marketing com competência, vá de HubSpot.

Agora, se você quer algo com mais possibilidades e versatilidade – e aqui estamos falando de mais recursos – e também vai lidar com grandes orçamentos, a Salesforce é uma boa opção.

Por fim, se você está mais concentrado em uma solução com bom custo/benefício, considere o Piperdrive ou Zoho CRM, ambas são as mais em conta e oferece funcionalidades satisfatórias.

Conclusão

Neste artigo, mostramos para você as 5 principais soluções de CRM do mercado, quais são as principais características de cada uma e o que considerar ao escolher.

Há diversas soluções no mercado, sendo uma tarefa difícil decidir qual é a melhor, no entanto, partindo desta lista com os melhores CRM do mercado, as chances de realizar uma escolha bem-sucedida são grandes.

Recomendamos que você desfrute dos planos gratuitos ofertados pela maioria das soluções de CRM desta lista antes de decidir qual implantar em seu negócio.

Agora, compartilhe conosco nos comentários sua opinião ou sua experiência com uma das ferramentas desta lista ou outras.