Tendência para o marketing digital: conheça as principais mudanças esperadas

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Ao longo dos anos, o marketing sofreu várias mudanças em seus modelos. Essas mudanças, quase sempre, foram muito rápidas e repentinas. Elas foram tantas que, falar sobre a tendência do marketing digital olhando em um quadro de 10 anos, não é tarefa fácil.

Isso porque o cenário futurístico é nebuloso! Quem poderia contar com uma pandemia mundial com os impactos do tamanho da COVID-19? As tendências do marketing na era digital antes da pandemia já mudaram completamente.

Embora prever o marketing do futuro seja uma tanto obscuro, essa é uma tarefa necessária. O motivo é simples, quando se trata de marketing, sempre se deve estar quilômetros à frente. Assim sendo, vamos fazer uma análise do futuro e tentar explicar qual é a tendência do marketing digital.

O que vai se tornar obsoleto no marketing digital do futuro

As ações comerciais que conhecemos hoje estão condenadas ao fim nos próximos anos. E quem diz isso é o cara conhecido como o pai do marketing, Philip Kotler. Em seu livro Marketing 4.0 do tradicional ao digital, Kotler explica o quão complexo está se tornando a jornada de compra do consumidor.

A não muito tempo, as empresas eram capazes de ditar ao consumidor o que ele deveria pensar da marca. No entanto, hoje, essa realidade se inverteu. Isto é, o consumidor é quem constrói a imagem de uma marca.

Sendo assim, a tendência do marketing digital é que as mídias sociais se tornem ambientes de decisão de consumo. As pessoas agora vão às mídias sociais e moldam a imagem de uma marca.

Além disso, a tendência do marketing digital revela que os anúncios em mídias sociais que conhecemos hoje também vão deixar de existir. Isso fica claro em um estudo da Gallup, ainda de 2014, que analisou a influência das ações comerciais em mídias sociais nas decisões de compra.

Segundo o estudo, 94% das pessoas disseram que não usam as mídias sociais para se envolverem com marcas. Nesse mesmo estudo 64% disseram que o marketing nas mídias não influenciam em suas decisões de compras.

Outro estudo mostra que a razão desse fracasso é que os esforços de marketing de mídia social não se mostram congruentes e alinhados às diferentes necessidades dos usuários de mídia social.

Assim, a tendência do marketing digital é que as marcas se adaptem as necessidades dos usuários ao usarem as mídias sociais.

Instagram e a tendência do marketing digital do futuro

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Embora o estudo mostre que as ações comerciais nas mídias não tiveram sucesso, o Instagram diz outra coisa. Segundo a mídia social, em um estudo de 2015, 60% dos seus usuários usam o Instagram para descobrirem novos produtos. Além disso, 87% das pessoas se inspiram nos influenciadores digitais para comprarem.

Isso pode acabar sendo um pouco confuso, mas é fato que os novos recursos da plataforma estão mudando as coisas. Isso porque as pessoas estão cada vez mais habituadas a usarem as mídias sociais para conhecerem as marcas.

Esse interesse tem forte influência dos influenciadores digitais. Eles conseguem ir além do que as marcas estão conseguindo. Isto é, estão criando conteúdo e inspirando pessoas a determinados hábitos de consumo.

Influenciadores digitais são a tendência do marketing digital do futuro

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Nesse sentido, vemos que as mídias sociais estão cada vez mais valorizando os influenciadores atuantes das suas plataformas. O YouTube e TikTok são exemplos de mídias sociais que remuneram seus influenciadores.

Isso indica que essas mídias estão apostando na força desses influencers para atraírem as marcas. E não é só elas, mas outras mídias como Instagram, LinkedIn e Pinterest estão no mesmo caminho. Embora essas últimas não remunerem seus influenciadores.

O LinkedIn por exemplo é uma mídia que presenteia muitos dos seus influenciadores. Isso reforça a ideia de que as mídias desejam que esses usuários continuem atuantes.

Portanto, a tendência do marketing digital é que os influenciadores e as marcas se conectem cada vez mais. E isso não ficará resumido aos macroinfluenciadores, mas aos microinfluenciadores também. Empresas locais já estão apostando em influenciadores locais para divulgarem sua marca.

O marketing de afiliado como tendência para o futuro

Se estamos dizendo que as pessoas consomem com base em opiniões do seu ciclo social, o marketing de afiliado entra nessa também. O motivo é que esses afiliados usam os laços de amizade ou social para venderem produtos.

Essa é uma estratégia que rompe com a dificuldade das marcas de atingirem determinados públicos. O marketing de afiliado permite que pessoas em qualquer lugar possam chegar e divulgar onde um negócio não conseguiria.

Portanto, esse modelo de marketing também é a tendência para o marketing digital. E, dessa forma, usando as mídias sociais, pessoas vendem e divulgam marcas para seu ciclo social mais próximo.

Inteligência artificial no marketing digital (IA)

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Por fim, temos a IA que será determinante no que diz respeito a tendência do marketing digital. A cada dia que passa, vemos como a IA está cada vez mais aprimorada.

Para ilustrar, pense na Netflix. Você assiste um filme/série e logo em seguida é apresentado outras produções relacionadas. E, geralmente, as indicações são certeiras. A razão é que a IA está cada vez mais evoluída, aprendendo com as nossas ações.

No marketing, a IA será determinante no sentido de encontrar, com cada vez mais exatidão, as nossas preferências. Podemos experimentar hoje um pouco do que será daqui alguns anos.

Ela é capaz de identificar nossas preferências e indicar conteúdos que estamos buscando. Nos próximos anos, a tendência do marketing digital é que ele seja aprimorado.

Conclusão

Como vimos, há uma gama de indicações da tendência do marketing digital. Vimos aqui as principais delas. Nesse interim, podemos presumir que ainda há muitas transformações que vão impactar o marketing digital.

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O futuro reserva uma série de tecnologias que ainda serão exploradas como o 5G, a IA ou quem sabe a impressão 3D. O que se sabe é que o marketing é tão fluido quanto poderia ser um líquido, isto é, muda com muita facilidade, flexibiliza e sofre transformações constantes.

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