Por que pessoas seguem e depois param de seguir? Saiba tudo agora!

seguem e depois param de seguir

Quer entender porque há pessoas que seguem e depois param de seguir? Isso aconteceu com você várias vezes e da mesma forma? Então fique, leia até o final e entenda porque isso acontece.

Por que as pessoas seguem e depois param de seguir?

No Instagram, é muito comum se deparar com pessoas que seguem e, depois de um tempo, param de seguir.

O motivo desses perfis fazerem isso, é porque buscam aumentar o seu próprio número de seguidores.

Esses perfis seguem contas do Instagram esperando que as contas seguidas os sigam de volta.

No entanto, como o Instagram estabelece que um perfil só pode seguir até 7.500 contas, esses perfis, como forma de continuar seguindo contas em massa sem atingir esse limite, deixam de seguir quem seguiu de volta.

Além disso, pessoas que seguem e param de seguir, geralmente, tem o auxílio de robôs do Instagram, isto é, scripts ou programas que automatizam as ações da conta do Instagram.

Embora a maioria das pessoas que seguem e depois deixam de seguir usem “bots” do Instagram, há também pessoas que fazem isso manualmente.

O objetivo não muda, elas também desejam ganhar seguidores, então elas seguem pessoas no Instagram com o intuito de chamar atenção delas, depois, assim que são seguidas de volta, deixam de seguir.

Como descobrir pessoas que seguem e param de seguir no Instagram?

Se você percebeu que está perdendo seguidores no Instagram com frequência, é bem possível que várias pessoas que seguiu você, seguiu para depois pararem de seguir.

Nesse sentido, há algumas formas de você evitar pessoas que seguem e param de seguir. A princípio, você deve evitar seguir imediatamente de volta quem seguiu você.

Quando você age assim, a pessoa consegue o que deseja — que você a siga — e para de te seguir dentro de pouco tempo.

Por isso, o indicado é você não seguir de volta imediatamente.

A melhor escolha é esperar, pois, se a conta seguiu você por interesse, ela continuará te seguindo apenas por algum tempo, cerca de 7 dias, e vendo que você não seguiu de volta, deixará de segui-lo.

Dessa forma, você descobre quem são as pessoas no Instagram que seguem e depois param de seguir, assim evitando perder seguidores futuramente.

Como parar de perder seguidores no Instagram?

Além disso, para evitar perder seguidores no Instagram, o ideal é você descobrir quem são as  pessoas que já seguem você, mas que possivelmente vão deixar de segui-lo no futuro.

Normalmente, identifica-se essas contas por meio de características como desproporcionalidade de seguindo e seguidores.

Ou seja, quando você é seguido — ou recebe uma solicitação de seguir — por uma conta que segue menos de 1/3 do seu próprio número de seguidores, provavelmente trata-se de uma conta que deixará de segui-lo em breve.

Talvez você esteja se perguntando como essas contas encontram você, pois bem!

Se você gosta de usar hashtags em seus posts, ou marcar localizações, ou ainda, curtir publicações de pessoas famosas no Instagram, então o motivo é esse.

Esses robôs coletam os nomes de usuários por meio de curtidas, marcações, localizações e hashtags para seguir. É por essa razão que você volta e meia é seguido por estranhos.

Continuando, outra característica dessas contas que seguem você e deixam de seguir depois é que elas normalmente são fantasmas. Ou seja, elas interagem pouco com as suas publicações.

Você poderá encontrar essas contas na seção seguir do seu perfil. Atualmente, o Instagram passou exibir para os usuários quais são os perfis que eles seguem, mas apresenta baixa interação.

Combinando a informação dos seus seguidores ociosos com uma análise da proporção de seguindo e seguidores, você poderá facilmente identificar quem deixará de te seguir futuramente.

Sendo assim, você pode escolher entre deixar de segui-los, removê-los dos seus seguidores, ou ainda, esperar que eles deixem de segui-lo (mas não os siga de volta).

Dicas para não perder seguidores no Instagram

1 – Poste conteúdo com regularidade

Se você é daqueles que publica uma vez ou outra, então é bem possível que esse seja um dos motivos de um seguidor deixar de segui-lo.

Entenda que as pessoas esperam que você faça publicações com regularidade, que elas querem saber mais do seu dia a dia, e até mesmo sobre a sua intimidade.

Não pense que você precisa ser um famoso para as pessoas quererem saber mais da sua rotina. A verdade é que as pessoas têm muita curiosidade sobre qualquer estranho.

Com isso não entenda que elas estão curiosas sobre a sua vida, mas entenda que se você mostrar um pouco a elas, então elas vão querer saber mais.

Sendo assim, publique com mais frequência, compartilhe momentos da sua rotina, isso manterá os seus seguidores engajados e interessados em continuar vendo o seu conteúdo.

2 – Interaja

Como foi dito, é possível encontrar na seção seguidores dados dos usuários com quem você tem poucas interações.

Nesse sentido, se você consegue vê-los, isso significa que eles podem ver você também.

Então a melhor maneira de não entrar na lista de seguidores fantasmas de alguém é interagindo com ela. Para isso, você não precisa abrir o chat e passar algum tempo conversando.

Você precisa apenas começar a curtir as publicações que são exibidas no seu feed de notícias, e quando achar interessante, reagir a stories e outros.

É muito comum as pessoas verem publicações interessantes, mas esquecerem de curtir. Se você não interagir com as pessoas que você segue, logo você estará na lista de fantasmas delas.

Portanto, sempre que possível, não perca a oportunidade de curtir, comentar, visualizar stories e reagir. Fazendo isso, você evitará entrar na lista de seguidores fantasmas.

3 – Evite pessoas que seguem e depois param de seguir

Com tudo o que foi dito, você já aprendeu a reconhecer quem segue você para depois parar de segui-lo. Então é só você se decidir como pretende gerenciar isso.

Como foi sugerido, evite seguir de volta imediatamente e analise bem a proporção seguidores e seguindo do perfil. No entanto, saiba que você não precisa ser radical quanto a isso.

Há também muitas pessoas que seguem e não deixam de seguir. Você descobrirá isso analisando o equilíbrio entre quantidade de seguidores e seguindo.

Quando esse número é equilibrado, há grandes chances da pessoa realmente seguir você por bons motivos. Agora, se há desproporcionalidade, ainda que o número de seguindo seja maior que o de seguidores, então fique atento.

Isso porque, quando há muitos seguindo e poucos seguidores, é provável que a conta ainda está ganhando seguidores, por isso fique atento sobre isso também.

4 – Evite polemizar

Em um mundo onde as mídias sociais não perdoam os usuários e os cancelam quando agem mal, todo cuidado com o que anda postando é pouco.

Se o objetivo é não perder seguidores no Instagram, então você deve considerar ter cuidado ao tratar de assuntos ou temas polêmicos.

Nesse sentido, política, religião e sexualidade estão entre os temas que mais geram polemicas.

Sendo assim, considere abordar esses temas com respeito a opiniões diferentes, pois do contrário, o risco de criar uma polemica que pode ser prejudicial é considerável.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu porque há pessoas que seguem e param de seguir, e também como descobrir quem são essas pessoas.

Como você viu, muitas pessoas adotam essa prática para continuarem seguindo contas infinitamente.

Você também aprendeu como não perder seguidores no Instagram.

Como dito, a chave para evitar que isso aconteça é postar com regularidade, interagir, evitar as pessoas que seguem e param de seguir, e, finalmente, evitar polemicas no seu Instagram.

E aí, gostou do artigo? Você conhecia essas estratégias? Conte aí nos comentários.