Se você está aqui, significa que, em algum conteúdo que você encontrou no Instagram ou TikTok, alguém usou a expressão “Rede vizinha”, “App vizinho” ou “Aplicativo vizinho”.
Essa expressão tem despertado a curiosidade de muitos usuários. Mas afinal, o que ela significa? Por que usam essa expressão?
A seguir, você conhecerá com todos os detalhes. E mais, descobrirá quando e como usar essa expressão em seus conteúdos.
O que significa Rede vizinha?
O Instagram e o TikTok estão travando uma grande disputa entre si por atenção e preferência dos usuários.
Embora o TikTok seja muito recente, vários usuários já abraçaram o aplicativo chinês desde o seu lançamento, e vem ganhando usuários com muita rapidez.
Todo esse avanço do TikTok praticamente obrigou o Instagram a reconhecer o valor do seu concorrente. Por isso, em resposta, o Instagram lançou o Reels para competir diretamente com o TikTok.
Mas o lançamento do Reels trouxe alguns novos problemas. Muitos usuários do TikTok e do Kwai passaram a reciclar seus vídeos para o Reels.
Essa prática, de certa maneira, se transformou em uma propaganda para os concorrentes do Instagram em seu próprio aplicativo.
Então o Instagram decidiu implementar medidas mais severas para conter a propagação de conteúdo dos seus concorrentes dentro do próprio Instagram.
Como os vídeos reciclados de aplicativos como TikTok e Kwai exibem suas marcas, o Instagram decidiu modificar o seus algoritmos para reduzir o alcance de vídeos que possuírem marcas d’agua de outros aplicativos.
O próprio Instagram anunciou a nova regra por meio do perfil @creators, o que imediatamente obrigou os usuários a buscarem novas formas de reciclarem seus vídeos de outros aplicativos sem suas respectivas marcas d’água.
Além disso, a simples menção nominal do aplicativo concorrente, passou a ser visto pelos usuários como uma atitude que poderia prejudicar o desempenho das publicações.
Embora somente o Instagram tenha adotado essa regra oficialmente, os usuários também estenderam essa regra para o TikTok.
Por esse motivo, criou-se a expressão “rede vizinha”, “aplicativo vizinho” ou “app vizinho” a fim de referenciar o aplicativo concorrente sem fazer menção dele abertamente.
Por que dizem rede vizinha no TikTok e no Instagram?
A princípio, é importante saber que não há problema em falar do TikTok no Instagram ou vice-versa.
A simples menção do TikTok em suas legendas ou em comentários não é proibida pelo Instagram e nem pelo TikTok.
No entanto, usar vídeos do TikTok no Instagram pode resultar em perda de engajamento, e muitos usuários têm o hábito de reciclar seus vídeos publicados do TikTok no Instagram.
Embora o Reels seja uma resposta do Instagram ao seu concorrente, é fato que o TikTok é uma plataforma que caiu no gosto das pessoas – principalmente por causa dos seus inúmeros recursos que possibilitam explorar toda a criatividade dos usuários – por isso, naturalmente, muitos preferem se dedicar a criação de vídeos no TikTok e depois republicá-los no Reels.
Logicamente, o Instagram, percebendo a popularidade do TikTok e a reciclagem de vídeos no Reels, já se moveu para desestimular essa prática em sua plataforma.
Ou seja, o Instagram quer minar as oportunidades dos usuários de falarem do TikTok no Instagram.
Em sua conta, o Instagram, por meio do perfil @creators do aplicativo, divulgou uma série de recomendações aos criadores de conteúdo.
Entre as recomendações, há orientações com respeito a qualidade gráfica dos vídeos publicados, e também sobre a reciclagem – isto é, falar do TikTok no Instagram – de vídeos publicados em aplicativos de terceiros no Reels do Instagram.
Na publicação acima, o Instagram explica que estudou as preferencias dos usuários com relação a publicações no Reels e concluiu que:
Também ouvimos que os Reels de baixa qualidade de vídeo (ou seja, borrados devido à baixa resolução) ou conteúdo que é visivelmente reciclado de outros aplicativos (ou seja, contém logotipos ou marcas d’água) tornam a experiência do Reels menos satisfatória.
E ainda no mesmo post, prosseguiu dizendo:
“Portanto, estamos tornando esse conteúdo menos detectável em lugares como a guia Reels.”
Como dito, o Reels entrou em cena em 2020 em competição direta com o TikTok.
A última atualização do algoritmo se concentrou fortemente no Instagram Reels, incentivando o uso do Reels em vez de reciclar vídeos do TikTok.
O Instagram trabalha para que seu algoritmo identifique marcas d’água de aplicativos de terceiros, e assim priorize conteúdo nativo da plataforma.
Sendo assim, os usuários do Instagram e do TikTok usam a expressão “aplicativo vizinho” para referenciar o aplicativo concorrente e não serem punidos pelo algoritmo com a perda de engajamento.
Quando devo usar “app vizinho” no Instagram ou TikTok?
É recomendado que você use essa expressão no Instagram ou TikTok quando for necessário se referir ao seu concorrente.
Embora existam muitos conteúdos no Instagram e no TikTok em que criadores falam nominalmente do concorrente sem perder engajamento, não vale a pena arriscar.
Essa expressão já é popular e as pessoas entendem quando ela é usada. Por isso, você não precisa ter receio em utilizá-la.
No entanto, isso não quer dizer que você não deva ter cuidado. Você não tem que falar do concorrente sem necessidade.
Veja alguns motivos ou situações para você usar a expressão “rede vizinha”, “app vizinho” ou “aplicativo vizinho” no Instagram e TikTok:
- Quando for pedir à sua audiência que sigam seu perfil em outra rede.
- Quando tiver que referenciar o concorrente durante sua fala em algum tópico que você abordar em seu conteúdo.
- Quando você quiser usar uma hashtag para fazer menção do concorrente. Ex: #redevizinha.
- Quando você precisar adicionar um texto à sua postagem para mencionar o aplicativo concorrente.
- Quando você incluir legendas em seu vídeo e for preciso mencionar o concorrente.
Existem várias outras situações, mas as relacionadas acima são as mais comuns para usar a expressão “rede vizinha”.
Como remover a marca d’água do TikTok
Você pode facilmente baixar vídeo TikTok sem marca d’agua por meio do site baixartiktok.com.
Esse site permite que você baixe tranquilamente qualquer vídeo público do TikTok gratuitamente pelo smartphone, Tablet ou computador desktop.
Você só precisa copiar o link do vídeo do TikTok, colar no campo específico do site e clicar em Baixar.
Em seguida, você será perguntado sobre o formato e a qualidade que deseja salvar o vídeo do TikTok. Há diversas opções para escolher.
Após escolher as configurações do vídeo, ele será baixado em poucos segundos sem a marca d’agua do TikTok.
Se você quiser somente extrair o áudio em mp3 de um vídeo TikTok, nesse site você também consegue.
Conclusão
Como pode ver, não há proibição em falar ou usar (reciclar) vídeos do TikTok no Instagram ou vice-versa. No entanto, o Instagram deixa claro que os usuários que têm essa prática perderão engajamento.
Por essa razão, muitos usuários, ao pedirem para serem seguidos no aplicativo concorrente, usam a expressão aplicativo vizinho.
Lembre-se, promover seu conteúdo em várias plataformas é uma ótima maneira de aumentar seu alcance e impressões, impulsionar mais engajamento nas mídias sociais, ganhar mais seguidores e reconhecimento pelo tempo gasto na criação desse conteúdo.
Experimente qualquer um desses hacks para remover a marca d’água do TikTok antes de reciclar vídeos do TikTok para o Reels e observe os insights dos seus vídeos.
Conte nos comentários se você usou as dicas e se deu tudo certo! Até a próxima!