Melhores geradores de persona: TOP 8 ferramentas online e dicas ao criar suas personas

geradores de persona online
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Os geradores de persona têm grande importância para um negócio, mas você sabe exatamente todos os seus benefícios e como funcionam?

Bem, há vários segmentos empresariais no mercado, o que significa diversos tipos de clientes por aí.

Só isso já revela o quão essencial é para qualquer empresa entender quem são os seus consumidores.

Se ela compreende quem são eles, como as particularidades a seu respeito, é capaz de criar estratégias eficientes para aumentar as vendas, por exemplo.

O inverso do que acabamos de dizer também é verdade: se ela não sabe para quem vende, começa a ter problemas em diversas áreas, como a prospecção de clientes.

Por isso, elaboramos um conteúdo sobre persona, como criar uma e, sobretudo, quais os melhores geradores de persona disponíveis para auxiliar você nesse processo.

Boa leitura!

O que é persona?

Muito usado no mundo dos negócios, persona é um termo que se refere a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa.

Dependendo do negócio, ele pode ou não ter mais de uma persona.

Quando é criada, uma persona conta com vários tipos de dados, como nome, idade, estado civil, objetivos, desafios, comportamentos de compra, canais de comunicação que usa, além de uma breve descrição.

O que são geradores de persona?

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Os geradores de persona são ferramentas que auxiliam as empresas na criação de personas.

Ao ser feito de forma assertiva, esse processo resulta em uma persona bem estruturada.

Nesse sentido, esses geradores possuem diversas funcionalidades, como perguntas orientadoras que ajudam uma empresa a pensar de forma precisa sobre as nuances do seu cliente ideal: quais as preferências de compra dele, os desafios que enfrenta, etc.

Como se cria uma persona?

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Embora seja uma representação fictícia, a persona é criada com base em dados da vida real. É o que a torna o mais condizente possível com a representação ideal de um cliente.

É por esse motivo que, quando ela é criada, são usados diversos dados reais, como informações demográficas, comportamentais e psicográficas.

Essas informações podem ser coletadas dos clientes que uma empresa já tem ou daqueles em potencial.

As empresas buscam por geradores de persona para criar uma persona porque querem entender melhor sobre quem são os seus consumidores e, a partir disso, criar estratégias que vão pegá-los em cheio, aproximando-os da decisão de compra.

Na prática, isso ocorre quando um negócio consegue fazer tráfego pago de sucesso no TikTok porque, primeiro, sabe que os seus clientes ideais usam muito essa mídia social e, segundo, entende qual o tipo de abordagem usar nos vídeos para atrair a atenção deles.

8 melhores geradores de persona online gratuitos

Existem diversos tipos de geradores de persona online, alguns mais completos e fáceis de usar do que outros.

Elencamos os melhores para que você crie personas estruturadas de forma eficiente. Veja.

1 – Criador de Personas Online (UXPressia)

Uma das abordagens que a UXPressia usa para descrever o seu gerador de personas é a criação de personas sem a necessidade de você ter habilidades técnicas.

A ferramenta tem tudo o que você precisa para criar, gerenciar e manter as personas que criou organizadas.

Mesmo tendo uma aparência profissional, ela é totalmente intuitiva.

Uma das suas funcionalidades são os vários modelos agrupados por categorias, como educação e carreira, negócios, saúde e bem-estar.

Ao clicar em um deles, verá modelos de personas, que poderá editar conforme achar necessário.

Outros fatores que tornam esse um dos geradores de persona mais assertivos é o fato de ele ser altamente responsivo, permitir o compartilhamento de um projeto com outros membros do time e disponibilizar conteúdos educativos sobre a criação de personas.

2 – Make My Persona (HubSpot)

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Um dos pontos positivos que você vai perceber assim que acessar o gerador de persona da HubSpot estão logo nas duas alternativas que surgem na tela inicial.

A primeira é para caso você queira saber um pouco mais sobre o que é persona e como fazer pesquisas para coletar dados essenciais na criação de uma.

Essa é uma ótima opção se você estiver começando o seu negócio, afinal, não tem clientes dos quais obter dados.

A segunda alternativa já é o acesso direto ao gerador de persona.

Nele, depois que der um nome à persona e escolher um avatar para representá-la, basta continuar seguindo o passo a passo intuitivo da criação.

Quando finalizar, é só salvar a persona ou fazer o seu download.

hubspot 1

3 – O Fantástico Gerador de Personas (RD Station/Rock Content)

Outra ferramenta com grande potencial de ajudar a sua empresa na criação de uma persona assertiva é o gerador de personas desenvolvido pela Rock Content e RD Station.

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A primeira etapa que este gerador dá para criar uma persona é o preenchimento dos detalhes pessoais dela, a começar pelo nome dela.

Após isso, você terá de preencher outras informações, como as relativas à carreira.

Em cada uma das seções em branco que você deverá preencher há um exemplo “escrito” para ajudar a entender o que escrever.

Esse é outro ponto alto da ferramenta.

rd station

Outros 5 geradores de persona para conhecer

Se quiser mais opções de ferramentas para criar personas, listamos outras. Confira:

  • Gerador de Personas (MAIKON.biz);
  • Persona Builder (SEM Rush);
  • Gerador de Personas (Digitall Evolution);
  • Gerador de Personas (Jornio);
  • Gerador de Personas 3.0 (RD4 Marketing).

Qual o melhor gerador de persona?

Como esse é o tipo de pergunta com respostas diferentes por conta das subjetividades, o melhor gerador de persona é aquele que atende, ao máximo, às necessidades de uma empresa.

Sendo assim, considerando que você já saiba quais são as necessidades da sua, deverá avaliar se as funcionalidades que determinado gerador tem supre elas ou não.

Se suprir, ótimo, você acabou de achar o gerador de persona que procurava.

Outras particularidades que guiarão você na escolha de um gerador de persona bom para o seu negócio são:

  • Facilidade no uso, pois quanto mais intuitivo ele for, mais prática será a criação da persona;
  • Fácil integração com outras ferramentas, como CRM e programas de automação de marketing;
  • Custo: se for uma ferramenta gratuita, maravilha, já que será um gasto a menos, no entanto, se for paga, pondere se vale ou não a pena adquiri-la (as funções a mais que o plano pago da ferramenta dá são um aspecto a ser considerado).

Dicas para criar uma persona

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Ao criar uma persona, é importante que você leve em conta certos fatores, pois serão eles que tornarão o resultado promissor ou não.

Assim, a primeira dica é coletar dados reais de clientes existentes, como os problemas comuns que eles passam e os comportamentos de compra que possuem.

Caso você ainda não tenha clientes porque está iniciando o seu negócio, aqui vai nossa outra dica: faça uma pesquisa de mercado.

Ela, que pode acontecer por meio de pesquisas online e entrevistas, por exemplo, auxiliará na criação da persona.

Outras dicas que você não pode deixar de fora são:

  • Dê importância às características psicográficas ao coletar dados de clientes existentes. Ao entender os interesses e estilos de vida deles, por exemplo, verá com clareza a motivação da persona — e motivação é vital na conquista de clientes;
  • Liste, ao máximo, os desafios e objetivos de cada persona para compreender o que elas desejam conquistar e quais obstáculos enfrentam;
  • Teste e valide: após criar uma persona com um dos geradores de persona abordados, faça um teste para validá-la. Como? Crie uma tática de vendas direcionada a essa persona e, se necessário, faça ajustes, como adicionar mais detalhes no comportamento de compra dela.

Use os melhores geradores de persona

Se você faz parte de uma equipe de vendas, é desenvolvedor de um produto ou dono de uma empresa, saber quais são os melhores geradores de persona é fundamental para criar personas estruturadas.

Isso refletirá no ganho de leads, crescimento do fluxo de vendas, clientes mais satisfeitos e, claro, expansão da empresa.

A boa notícia é que agora você sabe como criar uma e quais ferramentas podem ajudá-lo nessa tarefa, então vá e dê vida à representação fictícia do cliente ideal do seu negócio.