Como criar perfil para sua empresa no Google Meu Negócio? Guia completo

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Então você quer descobrir como pôr empresa no Google Meu Negócio, certo?

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é que essa etapa é só uma parte do pacote. Isso porque é crucial que você entenda como essa ferramenta funciona e suas vantagens.

Afinal, estamos falando de um perfil online — e perfis empresariais no ambiente online servem para muitas finalidades, sobretudo para conquistar clientes e aumentar os lucros.

É isso que você está em busca também, não?

Maravilha, então vamos entender os detalhes sobre o assunto a seguir.

O que é o Google meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta com a qual as empresas conseguem criar um perfil. Qualquer negócio, independentemente do porte e segmento, consegue fazer isso.

Ao criar um perfil no Google Meu Negócio, a empresa torna-se visível nos resultados de pesquisas do Google e, também, no Google Maps.

Assim, as pessoas, que podem ser clientes ou futuros clientes, conseguem ver informações no perfil da empresa. Entre elas, o nome do negócio, o horário em que ele funciona e fotos.

Eles também conseguem ver onde a empresa se localiza, produtos e/ou serviços vende e até as avaliações de clientes.

Todos esses aspectos têm a sua relevância. Falaremos de forma mais detalhada logo, logo.

Como funciona o Google Meu Negócio?

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Antes de entender como pôr empresa no Google Meu Negócio, é vital que você entenda como essa ferramenta funciona de forma prática.

Isso nos leva a uma metáfora que torna tudo mais claro: o Google Meu Negócio é como uma biblioteca online, porém, no lugar de livros, encontramos uma infinidade de empresas.

Saúde, tecnologia, alimentação, seguros, roupas, calçados: todos os segmentos que você imaginar estão presentes no Google Meu Negócio.

Portanto, ao pôr empresa no Google Meu Negócio, o funcionamento da ferramenta se dá mediante as pesquisas do Google.

Se você digitar o nome de uma empresa na barra de pesquisas, obterá como resultado todos os detalhes a respeito dela.

Dois cenários práticos

Isso que acabamos de falar é uma explicação resumida sobre o assunto, já que o Google, sendo o mecanismo de busca avançado que é, leva alguns fatores em conta.

Quer ver um exemplo?

Se você pesquisar por uma empresa, o Google irá exibir resultados para você com base na relevância das empresas e, ainda, com base na proximidade geográfica delas.

Isso, no entanto, acontece se você pesquisar o nome da empresa, o que nós sabemos que se trata de apenas um dos cenários.

Outra situação é quando o usuário (e talvez você até já tenha feito isso) pesquisa por um produto, serviço ou setor específico.

Nesse caso, o Google, que entende a intenção de busca dos usuários, exibe as empresas que vendem o produto/serviço em questão.

E mais: como o Google tem acesso à localização do usuário, nem sequer é necessário dizer que está em busca de um produto/serviço vendido por uma empresa geograficamente perto.

Ele automaticamente compreenderá isso.

Vale a pena pôr minha empresa no Google meu Negócio?

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Você já deve ter entendido, ainda que inconscientemente, os benefícios de se pôr empresa no Google Meu Negócio.

No entanto, para deixar isso mais claro em sua mente, vamos listar todos os motivos que evidenciam o porquê de fazer isso. Confira.

Presença online

Não há como negar que estar na internet, sobretudo nos dias atuais, é crucial para que as empresas consigam crescer no mercado.

Há alguns motivos particulares para isso, mas vamos resumir na seguinte afirmação: estamos “todos” na internet. Não o tempo todo, mas durante uma parte significativa dele.

E é justamente por isso que pôr empresa no Google Meu Negócio é essencial, pois é a maneira de ela ser facilmente encontrada por pessoas interessadas em fechar negócios com ela.

Interação com clientes

Outro ponto importante para se pôr empresa no Google Meu Negócio tem a ver com os clientes, que, como nós sabemos, fazem a roda de todos os negócios girarem.

Por isso, quando você coloca a sua empresa no Google Meu Negócio, consegue fazer algo vital para o sucesso dela: ter interações com os clientes.

Na prática, você consegue responder às avaliações que os clientes deram — e olha que nem estamos nos aprofundando em todos os pontos positivos que o quesito “prova social” gera nas outras pessoas que estão pensando em comprar algo da sua empresa.

Você também consegue responder dúvidas, o que ajuda na percepção das pessoas a respeito do seu negócio.

Maior chance de vendas

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E aqui está uma das maiores vantagens do Google Meu Negócio: as oportunidades de vendas.

Isso acontece porque pôr empresa no Google Meu Negócio também é uma maneira de se promover produtos e serviços.

Existe uma série de medidas que você pode adotar para aumentar as suas chances de conquistar novos clientes por meio disso, no entanto, separamos estas dicas principais:

  • Coloque fotos de qualidade para cada produto ou serviço: a primeira impressão talvez não importe em algumas áreas da vida humana, mas no mundo das vendas conta (e bastante!);
  • Crie uma descrição para o produto ou serviço tão atraente quanto informativa — isso tem grande peso na decisão de compra do usuário;
  • Aplique SEO: seja no título, seja nas descrições, use palavras-chave relevantes para o seu produto/serviço. Isso ajudará os futuros clientes a acharem a sua empresa.

Quanto custa fazer Google Meu Negócio?

Se os motivos que listamos para pôr empresa no Google Meu Negócio não foram o bastante para convencer você, aqui está o motivo final:

É tudo totalmente de graça. Sem qualquer custo. Nenhum centavo saindo do seu bolso para criar um perfil otimizado capaz de facilmente aparecer nos resultados de busca do Google.

Como colocar meu negócio no Google Meu Negócio?

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Pôr empresa no Google Meu Negócio é tão fácil quanto criar um perfil em uma rede social.

Você, claro, terá de seguir corretamente todos os passos, mas o processo é bem intuitivo.

Usando o computador para fazer isso, aqui está o passo a passo:

  • Faça login com a sua conta do Google. Se ainda não tem, crie uma (sugerimos que inscreva-se com o domínio do seu email comercial);
  • Vá para Criar um perfil;
  • Coloque o nome da sua empresa;
  • Pesquise as categorias de negócio e selecione a sua;
  • Clique em “Próxima”;
  • Escolha a localidade que os clientes podem ir visitar a sua empresa. Você poderá preencher outros dados aqui, como “Não” para caso não tenha funcionários no local durante o período de funcionamento;
  • Coloque a área de cobertura do seu negócio (tem como colocar até 20 áreas de cobertura);
  • Coloque telefone e URL do site da sua empresa;
  • Escolha a opção de verificação — o mais recomendado é que você reveja todas as informações que colocou nos passos anteriores antes de solicitar a verificação.

Como interagir com seus clientes no Google Meu Negócio?

Agora que sabe como pôr empresa no Google Meu Negócio e todos os porquês para fazer isso o quanto antes, elaboramos boas práticas que você pode implementar na hora de interagir com os clientes pela ferramenta.

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Além de responder às avaliações e dúvidas dos clientes que nós mencionamos antes, o Google Meu Negócio também oferece o recurso de chat.

Ou seja, você consegue conversar em tempo real com eles, o que é excelente para dar um suporte ágil e de qualidade.

No chat, é importante que você seja eficiente e claro nas respostas, pois não há como saber em que momento da jornada do cliente está a pessoa do outro lado da tela.

Em outras palavras, a depender do que está sendo conversado e da experiência que a pessoa tiver no chat, isso pode ser decisivo no fechamento de uma compra.

Vale mencionar também que, eventualmente, você pode dar de cara com avaliações negativas. Isso acontece em qualquer negócio.

Portanto, se você se deparar com isso, deve adotar algumas medidas básicas, como pedir desculpas pelo ocorrido e oferecer soluções para o problema.

Combinado?

Agora é hora de ir e criar o perfil online da sua empresa no Google Meu Negócio — e, ei, desejamos que as oportunidades de vendas aumentem para o seu negócio.

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