Google Notícias: tutorial de como cadastrar o seu site

Aprenda como cadastrar, configurar e ativar o seu site para o Google Notícias

Nesse artigo, você aprenderá passo a passo como cadastrar o seu site para enviar os seus artigos para o Google Notícias. Confira.

O que é o Google Notícias?

O Google Notícias ou Google News é uma plataforma que compila notícias e as mostram aos usuários do app do Google. Ele agrega matérias de editores e revistas do mundo todo e as exibe de forma personalizada ao usuário.

O Google Notícias acompanha em tempo real as publicações de matérias na web, as organiza por região e categorias e as exibe por meio do aplicativo aos usuários. O algoritmo aprende com a experiência dos usuários e exibe notícias para eles com base em seus interesses.

Sendo assim, visando mais visitas de usuários ao seu site, cadastrar-se no Google notícias pode ajudar você a crescer seu volume de visitantes.

Qual é a importância do Google Notícias para o meu site?

O Google Notícias exibe notícias diárias para milhões de pessoas no mundo todo. Muito provavelmente, em algum momento, você já recebeu uma notificação de notícias em seu smartphone.

Como cadastrar seu site no Google News

Nesse sentido, quando um site tem suas publicações exibidas no Google Notícias, as chances de crescer o volume de visitantes é muito grande. Isso porque, como explicamos, são milhões de pessoas que usam o Google e recebem notificações de notícias.

Portanto, se você deseja que suas publicações sejam exibidas como notícias, é necessário cadastrar o seu site Google Notícias. A seguir, você vai aprender como cadastrar o seu site no Google Notícias.

Como seu site pode aparecer no Google Notícias

Existem várias formas de ter suas publicações exibidas no Google Notícias. Em tese, se você usa o Yoast SEO Premium, nele, já existe uma guia onde é possível configurar sua publicação.

Além disso, mesmo que não use o plugin Yoast, não é necessário se cadastrar para que as suas publicações apareçam no Google Notícias. No entanto, alertamos que não é totalmente confiável que seu post aparecerá no Google Notícias sem um cadastro.

A princípio, o Google Notícias dá preferência a exibição de matérias de sites que estão amigáveis com as recomendações de melhores práticas para a experiência do usuário.

Por exemplo, se o seu site não possui uma versão AMP, isso pode ser uma desvantagem. O motivo é que o Google gosta de sites rápidos, por isso, ter uma versão AMP das suas matérias pode ajudar a se tornar mais amigável para o Google Notícias.

Sendo assim, há algumas ações que você pode fazer em seu site para que ele tenha mais oportunidades de ter suas publicações exibidas no Google News.

Cadastrando seu site no Google Notícias

Embora não seja necessário nem mesmo configurar a publicação para que ela apareça no Google Notícias, como dito, existem algumas ações que podem facilitar isso.

O primeiro passo é se cadastrar no Google Notícias. Para cadastrar seu site no Google Notícias é necessário inscrever-se no Publish Center.

Nele você poderá inserir seu domínio de site que deseja que as matérias sejam exibidas nele. Sendo assim, acesse o Pulish Center com a conta Google do seu Search Engine Console e vá em “Adicionar publicação“.

Cadastrar site no Google Notícias

Em seguida, adicione o nome do site que deseja cadastrar no Google Notícias.

Cadastrando site no Google News

Continuando, a janela de configuração será aberta imediatamente. Caso isso não aconteça, vá em “Editar“.

Aqui você deverá inserir o seu domínio de site. Após isso, vá em “Verificar o site no Search Console“. Ressalte-se que sem o site estar verificado não é possível continuar com o cadastro no Google Notícias.

Cadastrar site no Google Notícias

Role a barra de navegação e encontre “Distribuição“. Em seguida, defina para quais países deseja que suas publicações sejam exibidas no Google Notícias.

Cadastrar site no Google News

Configurando o conteúdo para o Google Notícias

Na guia “Conteúdo” você vai definir a exibição das publicações no Google Notícias. Esse é o ponto mais importante de todo o processo de como cadastrar seu site no Google News. Sendo assim, você verá algumas opções de origem de conteúdo.  Selecione a opção “Feed“.

Conteúdo para o Google Notícias

Após isso, dê um nome a guia de publicações. Em seguida, insira o domínio de origem do conteúdo. Por exemplo, se a origem for uma determinada categoria, insira o link e no final acrescente a palavra “feed/”.

Dessa forma, o Publish Center vai recuperar todo o conteúdo originado pelo link e vai exibi-lo em seu perfil do Google Notícias.

Definindo conteúdo para o Google News

Se você disponibiliza em seu site uma versão AMP, deixe a caixa marcada. Se não, desmarque a caixa e continue. Ademais, deixe as configurações padrão.

Confirguração de conteúdo exibição no Google Notícias

Insira o domínio e verifique-o novamente para aprovar a origem do conteúdo no Google Notícias.

Domínio de site para o Google News

Personalizando o Google Notícias

Na guia imagem, você vai personalizar o seu site no Google Notícias. Insira a logo do site seguindo as recomendações de tamanho de imagem.

Na guia “Anúncio” você pode definir um conta do Google AdSense ou do Manager para receber por anúncios exibidos nas matérias publicadas no Google Notícias. Além disso, você também pode definir um percentual limite para o Google controlar seu inventário de anúncios.

Assim também, na guia “Avançado” você pode restringir as publicações a determinados grupos. Se você não tem interesse nessa configuração, pule-a e vá para a guia “Revisar e Publicar“.

Nele, você verá os campos do formulário que não foram preenchidos. Caso seja exibido a informação de que há seções de conteúdo vazias, aguarde cerca de 24 h e depois volte. Isso é algo normal. Leva algum tempo para o Google encontrar as publicações do Feed RSS do seu site.

Quando tudo estiver pronto, aparecerá a opção “Enviar e Publicar“. Depois que enviar para a publicação, seu site estará com o status de “EM REVISÃO“.

cadastrar site Google Notícias

Por fim, aguarde a análise do Google e a aprovação.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu como cadastrar, configurar e publicar o seu site para enviar publicações ao Google Notícias. Como vimos, não é necessário cadastrar no Google News para que suas publicações sejam exibidas nele. No entanto, realizar o cadastro possibilita ao site mais oportunidades de ter seus posts exibidos no aplicativo.

Comentários

Leia Mais
Pix como funciona
Pix, como funciona? Saiba o que é, para que serve e como usar