Você pode cobiçar o topo da caixa de entrada de email do seu destinatário e ao mesmo tempo economizar muito ao enviar e-mail marketing grátis.
O e-mail marketing é uma estratégia poderosa para angariar novos públicos de forma independente, tirando de cena intermediários desnecessários e fazendo contato direto com o seu público.
Por essa razão e outras mais, investir em ferramentas de e-mail marketing é uma ótima decisão de negócio.
Neste artigo, você descobrirá onde criar e enviar e-mails marketing gratuitamente por meio de ferramentas online.
Continue lendo para aprender mais.
É possível enviar e-mail marketing grátis?
Sim! Existem diversas ferramentas online, de muita qualidade, que oferecem esse serviço gratuitamente.
Todas tem um limite de uso dos seus recursos, mesmo assim, você pode promover com sucesso suas campanhas de e-mail marketing de forma gratuita.
Essas ferramentas são ideais para iniciantes que não têm uma grande lista de assinantes, sendo uma ótima opção até que o seu projeto se consolide.
Com esses serviços gratuitos, você mesmo pode configurar suas campanhas e enviar e-mails marketing para sua lista de assinantes facilmente.
Como escolher o melhor serviço de envio de e-mail marketing?
Quando se trata de envios de e-mail marketing, não basta olhar apenas ofertas de recursos gratuitos, limites de envio e assinantes, existe algo mais importante do que tudo isso, a reputação do e-mail.
Provavelmente você quer que seus e-mails fiquem estacionados na caixa de entrada do remetente, pois assim as chances deles serem abertos são grandes, então você precisa ficar atento a isso.
Existem muitas soluções no mercado e várias delas procuram atrair novos clientes com ofertas generosas de limites gratuitos. Portanto, fique atento, pois isso deve estar em segundo plano.
Abaixo, apresentamos os serviços mais confiáveis em termos de reputação e ofertas para envio de e-mail marketing.
As 7 melhores ferramentas de e-mail marketing grátis
Estas são as plataformas onde é possível enviar e-mail marketing grátis para sua lista de remetentes:
- HubSpot
- Brevo (antigo Sendinblue)
- SendPulse
- Mailjet
- Mailchimp
- Mailerlite
- Sender
Todas elas oferecem configurações fáceis para criação de formulários que você pode incluir em seus sites e outras plataformas para obter leads, assinantes e outros.
SERVIÇO | LIMITE DE ASSINANTES | ENVIOS DE E-MAIL MENSAIS | ENVIOS DIÁRIOS DE E-MAIL |
---|---|---|---|
HubSpot | Ilimitado | 2.000 | Ilimitado |
Brevo | Ilimitado | 9.000 | 300 |
SendPulse | 500 | 15.000 | 500 |
MailJet | ilimitado | 6.000 | – |
Mailchimp | 500 | 1.000 | – |
MailerLite | 1.000 | 12.000 | – |
Sender | 2.500 | 15.000 | – |
Vamos nos aprofundar mais sobre cada uma destas ferramentas e analisar ponto a ponto as ofertas de cada uma.
1 – HubSpot.
A HubSpot é uma conceituada plataforma de CRM que oferta soluções de marketing para os mais diversos tamanhos e modelos de negócios.
Em meio a suas diversas soluções, como CMS e gestão de pipeline de vendas, a HubSpot ainda conta com uma ferramenta para envio de e-mail marketing gratuito muito interessante.
A começar pela facilidade na configuração das campanhas, a HubSpot tem um cuidado especial em ajudar você com toda montagem da sua base de e-mail marketing fornecendo instruções fáceis de acordo com o seu nível de conhecimento.
Ainda que você tenha zero experiência com envio de e-mails marketing, com a HubSpot, que é uma entre os melhores CRM do mercado, você encontrará uma tela intuitiva, com muitos tours explicativos que ajudarão você a aprender sozinho como começar.
Veja algumas das muitas vantagens em usar a HubSpot para enviar e-mail marketing grátis:
- Limites de envio de e-mails: até 2.000 e-mail/mês gratuitos.
- Lista de assinantes: sem limite para lista de assinantes.
- Formas de envio: escolha se deseja enviar o e-mail imediatamente ou agende dia e hora para o envio.
- Importação de assinantes: importe facilmente assinantes por meio de arquivos .csv, .xls ou .xlsx, ou conecte-se ao Google, Outlook, Mailchimp e outros.
- Opções de envio de e-mail marketing: envie e-mails em massa manualmente ou de forma programada.
- Construtor de e-mail: crie e personalize seu e-mail marketing a partir de modelos pré-prontos com o editor “arrastar e soltar”. Você também pode personalizar seu e-mail com código HTML.
- Relatórios de e-mails: acesse relatórios de abertura de e-mails, cliques e outras ações rastreadas .
- Relatórios de integridade de e-mails: gerencie a reputação dos seus e-mails e descubra o que fazer para melhorá-los.
- Lista hard bounced: gerencie assinantes que não devem mais receber e-mails por razões diversas.
O limite de 2.000/mês envios não é um dos mais generosos do mercado, mas a poderosa integração do e-mail marketing + CRM da HubSpot torna tudo bem mais interessante.
Além disso, o e-mail marketing da HubSpot é uma das poucas sem um limite de envios diário, o que pode ser muito útil quando precisar enviar e-mails para uma lista de até 2.000 assinantes.
2 – Brevo (antes Sendiblue).
A Brevo (antiga Sendinblue) também ganhou seu lugar no mercado como uma ferramenta altamente eficiente para profissionais de marketing de todos os tamanhos de negócios.
Sendo uma plataforma intuitiva, a Brevo simplifica o processo de criação e envio de e-mails, independentemente do seu nível de conhecimento.
Veja o que você pode fazer usando a Brevo como ferramenta de e-mail marketing gratuita:
- Limites de envio de e-mails: até 300 e-mails por dia e até 9.000/mês.
- Lista de assinantes: sem limite para lista de assinantes.
- Importação de assinantes: importe sua lista de assinantes usando arquivos .csv ou .txt, use opção copiar/colar, ou conecte sua conta a serviços como Google, Outlook, Mailchimp e outros.
- Formas de envio: flexibilidade de enviar e-mails em massa manualmente ou programar campanhas para serem enviadas automaticamente em horários específicos.
- Construtor de e-mails: você pode criar seu modelo com o editor “arrastar e soltar” ou personalizar a partir de modelos prontos para uso e ainda pode usar o editor HTML.
- Relatórios de e-mails: obtenha relatórios da taxa de entrega, abertura e cliques dos seus e-mails enviados.
A Brevo é uma solução indicada para quem tem uma lista pequena de assinantes e precisa realizar envio de e-mails diários, por exemplo o envio de newsletters.
Se você precisar enviar e-mails para uma lista de assinantes maior que 300 pessoas, então terá que distribuir sua lista por alguns dias, neste caso, é mais vantajoso usar os serviços da HubSpot.
3 – SendPulse.
A SendPulse é uma das ferramentas com a maior oferta de envio de e-mails marketing gratuito da lista, sendo o total de 15.000 envios mensais.
Embora tenha uma das ofertas gratuitas mais generosas, há um limite para sua lista de remetentes, você só pode enviar e-mails para até 500 assinantes.
Em seu plano gratuito, a SendPulse oferece uma variedade de recursos e funcionalidades em seus serviços de e-mail marketing.
Algumas das funcionalidades oferecidas são:
- Limites de envio de e-mails: até 15.000 e-mail/mês gratuitos.
- Lista de assinantes: até 500 assinantes.
- Formas de envio: escolha se deseja enviar o e-mail imediatamente ou agende dia e hora para o envio.
- Importação de assinantes: importe facilmente assinantes por meio de arquivos .csv ou vcard, API, ou conecte-se a plataformas como Mailchimp, ConstantContact e outras.
- Opções de envio de e-mail marketing: envie e-mails em massa manualmente ou de forma programada.
- Construtor de e-mail: crie e personalize seu e-mail marketing a partir de modelos pré-prontos com o editor “arrastar e soltar”. Você também pode personalizar seu e-mail com código HTML.
- Relatórios de e-mails: acesse relatórios de abertura de e-mails, cliques e outras ações rastreadas .
Essas são apenas algumas das funcionalidades oferecidas pela SendPulse em seus serviços de e-mail marketing.
Assim como a HubSpot e o Brevo, a reputação e sucesso de envio de e-mails com a SendPulse é ótima, então você pode usá-la com total confiança.
4 – MailJet.
O MaiJet tem como destaque generosos limites mensais de e-mails e lista de assinantes, o que o posiciona entre as melhores ferramentas de e-mail marketing gratuito.
Assim como as anteriores, com o MailJet você tem um editor de e-mail fácil de usar, também com o recurso arrastar e soltar, e modelos predefinidos.
O que torna este um dos melhores serviços gratuitos de e-mail marketing?
- Limites de envio de e-mails: envie até 6.000 e-mails/mês, limitado a 200 e-mails/dia, gratuitamente para sua lista de assinantes.
- Lista de assinantes: não há limite de adição de assinantes.
- Importação de assinantes: importe facilmente assinantes por meio de arquivos .csv, .xls ou .xlsx, ou conecte-se ao Google, Outlook, Mailchimp e outros.
- Formas de envio: envie e-mails em massa manualmente ou de forma programada.
- Construtor de e-mails: você pode criar seu modelo com o editor “arrastar e soltar” ou personalizar a partir de modelos prontos para uso e ainda pode usar o editor HTML.
- Rastreamento de e-mails: estatísticas básicas com números sobre taxas de abertura, clique e não entrega.
O MailJet é útil se o seu objetivo for enviar e-mails para uma lista de assinantes pequenos, como o caso de envio de newsletters para listas menores que 200 assinantes diários.
Neste caso, a Brevo ou a SendPulse soam como opções melhores, porque disponibilizam mais capacidade de envios diários que o MailJet.
Agora, se você deseja enviar e-mail para grupos maiores, certamente a HubSpot será uma opção mais viável, uma vez que não possui limite para envio de e-mails diários.
5 – Mailchimp.
O Mailchimp é uma das plataformas de envio de e-mail marketing mais populares do mercado e já fez muito sucesso.
Um dos principais motivos da popularidade do Mailchimp foi o seu antigo plano de 2.000 assinantes, seus belíssimos layouts de e-mails e sua competente capacidade de entrega.
Mas algumas coisas mudaram dentro da oferta do seu plano gratuito – você saberá mais a frente – o que não a posiciona mais no topo das melhores ferramentas de e-mail marketing gratuito.
Embora isso, o Mailchimp, por conta da sua popularidade, está disponível nas mais diversas integração com plugins, plataformas e outros.
Veja com mais detalhes os destaques do Mailchimp como ferramenta para enviar e-mail marketing grátis:
- Limite de envio de e-mails: até 1.000 envios por mês, com limite de 500 envios diários.
- Lista de assinantes: você pode adicionar até 500 assinantes.
- Importação de assinantes: você pode importar assinantes com facilidade usando arquivos .csv ou .txt. É possível também importar seus assinantes com a opção copiar/colar, ou pode conectar sua conta a outros serviços.
- Construtor de e-mails: também conta com o editor “arrastar e soltar” e muitos modelos para personalizar suas campanhas.
- Relatório de e-mails: acesse dados de aberturas e cliques dos remetentes em suas campanhas de e-mails.
Se você quer belos layouts de e-mail e uma entrega confiável, o Mailchimp é uma opção confiável de envio de e-mail marketing grátis.
No entanto, é uma das soluções mais limitadas em recursos gratuitos. Seu construtor, embora seja muito intuitivo e completo, não permite uso de HTML e outras opções interessantes de personalização.
O Mailchimp pode ser melhor que o Brevo quando você precisar enviar e-mails marketing para mais de 300 assinantes (limite do Brevo), mas está em desvantagem se comparar com opções como HubSpot e SendPulse.
6 – MailerLite.
O MailerLite ainda não é tão popular quanto os seus concorrentes, o que o força a entregar um pouco mais de recursos gratuitos para angariar clientes.
Embora seja uma solução de e-mail marketing muito jovem, já se destaca devido ao sucesso das suas funcionalidades e aprovação do público.
Sim, você encontrará também no MailerLite belíssimos modelos, um construtor de e-mail simples e até mesmo algumas ferramentas avançadas que você esperaria encontrar de gigantes como Mailchimp.
Vamos ao que interessa sobre o MailerLite:
- Limites de envio de e-mails: até 12.000 envios mensais de e-mail para até 1.000 assinantes no plano gratuito.
- Importação de contatos: importe até 1.000 assinantes por meio de arquivos .csv, .txt e .xls.
- Construtor de e-mails: você pode criar seu modelo com o editor “arrastar e soltar” ou personalizar a partir de modelos prontos para uso e ainda pode usar o editor HTML.
- Rastreamento de e-mails: rastreie e-mails únicos enviados para os assinantes. Receba notificações em tempo real quando os e-mails forem abertos ou clicados.
- Relatórios de integridade de e-mails: gerencie a reputação dos seus e-mails e descubra o que fazer para melhorá-los.
O MailerLite é uma opção muito equilibrada para quem deseja um serviço de e-mail marketing com uma oferta generosa de e-mails gratuitos e assinantes diários.
Entre as opções desta lista, podemos destacar que a MailerLite atende muito bem o custo/benefício, assim como as soluções anteriores.
7 – Sender.
De todas as ferramentas de envio de e-mail marketing gratuito, sem dúvidas o Sender é a opção mais generosa em seu plano gratuito.
Uma das vantagens é que, além de um limite de 15.000 envios mensais, você ainda tem uma lista de assinantes de até 2.500 remetentes, sem limite diário de envio.
Estas são as funcionalidades em destaque no plano gratuito da Sender:
- Limites de envio de e-mails: até 15.000 e-mail/mês gratuitos com limite de 2.500 e-mails diários.
- Lista de assinantes: sem limite para lista de assinantes.
- Formas de envio: escolha se deseja enviar o e-mail imediatamente ou agende dia e hora para o envio.
- Importação de assinantes: importe assinantes por meio de arquivos .xlsx, .txt, ou .csv, ou conecte-se ao Mailchimp ou GetResponse.
- Opções de envio de e-mail marketing: envie e-mails em massa manualmente ou de forma programada.
- Construtor de e-mail: crie e personalize seu e-mail marketing a partir de modelos pré-prontos com o editor “arrastar e soltar”. Você também pode personalizar seu e-mail com código HTML.
- Relatórios de e-mails: acesse relatórios de abertura de e-mails, cliques e outras ações rastreadas .
A Sender não é tão popular quanto as primeiras soluções HubSpot, Mailchimp ou SendPulse, mas apresenta uma quantidade de envio de e-mails e assinantes na sua oferta de plano gratuita mais atrativa que todas as opções até aqui.
Conclusão
Neste artigo, você descobriu as 7 principais ferramentas online para envio de e-mail marketing grátis.
Há uma grande variedade de soluções de e-mail marketing no mercado, mas, neste conteúdo, nos concentramos apenas nas mais confiáveis e com as melhores ofertas.
Cada uma das ferramentas que apresentamos possuem excelentes ofertas de recursos gratuitos para você começar suas campanhas de e-mail marketing, mesmo que não tenha algum conhecimento.
E aí, gostou das sugestões? Tem alguma para compartilhar?
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