Você quer encontrar dicas de conteúdos sobre marketing digital para postar no Instagram? Então fique, leia até o final e descubra.
O marketing digital é um tema que desperta o interesse de milhões de pessoas todos os dias. Na data da redação deste artigo, só no Google, o termo possui uma média mensal de mais de 300 mil pesquisas.
Diante de tanto interesse, é natural que o marketing digital seja encarado como uma oportunidade de ganhar dinheiro na internet.
Por isso, é possível encontrar blogs, sites, perfis, plataformas, entre outros, que envolvem seus conteúdos em torno desse tema.
Nas redes sociais é ainda mais visível como o tema recebe monstruosa atenção.
Ao rolar pelo feed de qualquer hashtag no Instagram relacionada a marketing digital, é fácil encontrar milhões de publicações feitas todos os dias sobre marketing digital.
Só no Instagram, as hashtags #marketingdigital e #mktdigital, juntas, acumulam mais de 38 milhões de publicações.
Com todo esse interesse, fica óbvio que há uma competição acirrada em torno do tema. Então como se destacar? Como criar conteúdos de marketing digital para Instagram que gerem resultados?
Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo do artigo. Continue lendo.
O que é Marketing Digital?
Antes de você receber nossas dicas de conteúdos de marketing digital para postar no Instagram, é importante que você entenda o que significa marketing digital.
Essa compreensão é crucial para você evitar erros básicos ao criar conteúdo desse tema para o seu Instagram.
Temos um guia completo com tópicos sobre o que estudar no Marketing Digital onde você pode aprender ainda mais.
Sendo assim, vamos entender o que é Marketing Digital. Marketing Digital pode ser compreendido como uma extensão do marketing que atua em ambientes digitais.
Como o marketing digital pode ser entendido como um braço do marketing, vejamos o significado do marketing.
A Associação Americana de Marketing define marketing como:
“o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.”
Então, percebe-se que o marketing tem o papel de entregar valor ao consumidor, e no caso do marketing digital, o papel é o mesmo, porém, acontece dentro de um ambiente digital.
Por isso, ao criar conteúdos sobre marketing digital no Instagram, é importante sempre ter em mente o que significa o marketing digital. Isso impedirá que você tire o foco do que realmente envolve o tema.
Sendo o marketing digital uma abordagem que atua em espaços digitais, isso significa que tudo o que temos de mais atual em termos de plataformas digitais pode envolver o marketing.
Atualmente, o marketing digital é trabalhado com maior foco nas redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, mecanismos de pesquisas e outros.
Nas redes sociais, temos como principais plataformas o Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat.
Nessas redes o principal instrumento do marketing digital é o conteúdo de valor, a publicidade segmentada e parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo digital.
Como mecanismos de pesquisa temos o Google, YouTube e o Bing. Neste caso, a abordagem do marketing digital é por meio das intenções de buscas dos usuários e segmentação de público.
O objetivo é entregar a solução mais imediata e precisa possível.
Por último, como aplicativos de mensagens, temos o WhatsApp e o Telegram. Neste caso, os grupos de conversas e a rede de contato são os principais meios de abordagem.
Portanto, é importante conhecer toda a dinâmica que cerca o marketing digital a fim de encontrar a melhor forma de criar conteúdos que tratam sobre sua aplicabilidade com eficácia.
Como criar conteúdos sobre Marketing Digital para Instagram?
Marketing digital é um tema amplo que pode ser explorado de várias maneiras. É muito simples pensar em conteúdos sobre marketing digital.
Complicado mesmo é sair do óbvio, pois com tantos conteúdos espalhados na Internet, dificilmente você encontra um assunto que não esteja saturado.
Hoje, é muito comum as pessoas fugirem de qualquer coisa que envolva marketing digital. É dizer o tema e alguém já pensar que ao final será estimulado a comprar um curso.
Sim, infelizmente existe a ideia de que marketing digital e cursos on-line estão conectados. Mas sabemos que isso não é verdade.
Por isso, qualquer conteúdo sobre marketing digital para Instagram deve ser desenvolvido com estratégia para não causar essa impressão.
Para criar conteúdo sobre marketing digital no Instagram, a princípio, você deve aprender sobre o tema com profundidade.
Depois, é importante que você conheça os melhores aplicativos para marketing digital. Eles facilitarão o seu trabalho e otimizarão o seu tempo.
Isso é possível quando você se concentra em entender o que as pessoas estão realmente querendo aprender e, depois, você orienta e torna isso fácil para as pessoas.
Por exemplo, em marketing digital fala-se muito sobre funil de vendas. Será que realmente todos entendem o que é isso e como funciona? Será que todos conhecem a importância e os benefícios? Será que elas sabem como aplicar isso em seus negócios?
Como pode perceber, entender as principais dúvidas do seu público pode fornecer a você muitas ideias de conteúdos.
Ferramentas como Google Trends podem mostrar a você o que as pessoas estão pesquisando, o que pode auxiliar você a encontrar essas dúvidas que futuramente nortearão você na criação de conteúdo.
Depois, você pode usar ferramentas para criar copys prontas que são capazes de ajudá-lo a escrever sobre o assunto com mais facilidade.
5 conteúdos sobre Marketing Digital para postar no Instagram.
Veja a seguir 10 conteúdos que você pode começar a trabalhar em seu perfil de marketing digital. Você não tem que concentrar-se em usar um ou outro, pelo contrário, pode mesclar os tipos de conteúdos e até usar todos eles.
1 – Dicas e hacks sobre marketing digital.
Você conhece um site ou aplicativo especial gratuito que é muito útil para você? Saiba que isso pode ser uma ótima fonte de conteúdo para postar no Instagram.
Dicas e hacks podem ser qualquer coisa. Tudo ajuda! Por exemplo, muita gente usa o Canva gratuitamente para criar artes gráficas.
No entanto, às vezes, é muito complicado encontrar ícones, elementos ou itens disponíveis de graça para usar nas artes do Canva.
Uma boa saída – que recomendamos, inclusive – é assinar o plano Pro do Canva, porque facilita muito a criação de designs, e você não precisará buscar elementos fora do site. Adquira o plano Pro aqui.
Talvez você conheça um código especial, ou termo, que, ao pesquisar na guia elementos do Canva, pode facilitar muito o trabalho do designer.
Isso mesmo! Isso é um conteúdo.
Ou, quem sabe você conheça aplicativos que forneçam conteúdos prontos para feed do Instagram? É também um ótimo conteúdo sobre marketing digital para postar no perfil do Instagram.
O importante aqui é fornecer dicas que facilitem a vida do empreendedor. Se você os ajudar, provavelmente vão querer segui-lo para ver mais conteúdo.
2 – Frases motivacionais e inspiradoras.
Embora o nicho de marketing digital no Instagram esteja cheio desse tipo de conteúdo – o que talvez faça você questionar se vale a pena adotar esse tipo de conteúdo – as frases motivacionais ainda são ótimos conteúdos sobre marketing digital para postar no Instagram.
O motivo é que geram muito engajamento, além de atrair muito a atenção das pessoas. Muitos empreendedores estão lidando com desafios diariamente.
Suas mentes e corpos estão cansados e, quando se deparam com uma frase inspiradora, eles sentem que seu ânimo é renovado para continuarem trabalhando em busca do seu objetivo.
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Por isso, frases motivacionais são ótimos conteúdos sobre marketing digital para Instagram.
Para garantir mais sucesso, inove. Crie você mesmo suas frases ou reflexões. Você pode usar também frases de outros autores se preferir.
Crie seu próprio modelo autêntico para incorporar as frases e poste.
Mas as frases não precisam ser seu único conteúdo. Você pode pensar nelas como “postagens de respiro”, ou seja, que você usa em certos dias em que você não está com algo mais específico para publicar.
3 – Tutoriais ou guias rápidos em carrossel.
Postagens em carrossel são excelentes para conteúdos que envolvem tutoriais ou guias rápidos.
As publicações em carrosséis no Instagram suportam até o limite de 10 criativos, podendo até mesclar imagens e vídeos.
Sendo assim, você pode criar conteúdos com um passo a passo de como fazer algo específico. Por exemplo, você pode ensinar como abrir conta em um aplicativo ou site, ou como encontrar determinada informação.
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Você também pode usar os carrosséis para falar de algo mais extenso inserindo textos em cada imagem que o espectador desliza.
Ensine coisas como respostas prontas para perguntas inconvenientes de clientes. Gatilhos mentais úteis para convencer alguém a se interessar pelo seu produto, etc.
4 – Recortes de entrevistas, podcasts, filmes e séries.
Quem nunca ouviu algo interessante ou reflexivo enquanto assistia a uma entrevista, ou filme, ou série? Pois bem, você pode fazer recortes desses vídeos e criar conteúdos sobre marketing digital para postar no Instagram.
Muitos canais de podcast entrevistam pessoas interessantes (algumas vezes não) e, às vezes, alguém diz algo interessante capaz de abrir uma boa discussão.
Pode ser um entendimento diferente do senso comum, uma ideia, enfim… Se você viu e gostou, então pode confiar que provavelmente outros também gostarão também.
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Sendo assim, você pode fazer esses recortes e postar em seu Instagram. Você pode usar o Reels e quem sabe ele pode até viralizar.
5 – Memes sobre marketing digital.
O humor é sempre um ótimo conteúdo para Instagram. As pessoas gostam de conteúdos divertidos que são capazes de fazê-las darem muita risada e compartilharem.
Há muita coisa divertida nesse mundo do marketing digital que pode ser fonte de conteúdo para postar no Instagram.
Mas aí, tudo dependerá da sua criatividade para encontrar “sacadas” inteligentes e ganhar o riso das pessoas que seguem você.
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Não há uma regra de que o seu conteúdo do Instagram por ser sobre marketing digital deve sempre ser sério. Você pode pensar em algo bem-humorado de vez em quando.
Isso funciona muito. Se o seu conteúdo sempre é sério e você sente que não está gerando engajamento, talvez uma publicação com uma dose de bom humor possa “desflopar” seu Instagram.
Faça o teste e avalie os resultados. Mas use o humor com inteligência. Seu objetivo é apenas sair um pouco da rotina e ganhar algumas risadas e compartilhamentos. Depois, você volta ao foco.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu algumas ideias de conteúdos sobre marketing digital para postar no Instagram. Como pode ver, antes de tudo, é extremamente importante saber o que é marketing digital.
Ter o conceito ou, pelo menos, a ideia em mente permite que você sempre esteja dentro do foco do tema ao postar conteúdos em seu Instagram.
Você deve buscar conhecer o seu público e saber o que eles pesquisam para ter uma noção sobre o que estão procurando ou que tipo de problema podem estar enfrentando.
Após isso, você terá mais clareza para criar conteúdos relevantes e de muita qualidade que, sem dúvidas, conquistará muitos seguidores para o seu Instagram.