Como fazer parcerias vantajosas e eficazes no Instagram

fazer parceria no instagram
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Fechar parceria no Instagram é um novo jeito de fazer publicidade, porém, se quer bons resultados, precisa de estratégia. Saiba mais a seguir.

Na vida, se você tem influência sobre outras pessoas, significa que pode convencê-las a tomar determinadas atitudes.

A mesma coisa acontece na internet.

Se você tem um perfil no Instagram e trabalha com ele, é importante ter uma boa quantidade de seguidores para que possa apresentar para eles seu negócio e, então, influenciá-los a tomar alguma decisão.

Porém, talvez você não tenha tanto público assim, tanta influência como gostaria.

Com isso, cabe buscar estratégias como, por exemplo, fechar parceria no Instagram.

Quer saber mais?

A seguir, veja como fazer parceria no Instagram de forma simples e quais os métodos mais eficazes.

O que é uma parceria?

Você precisa divulgar seu negócio, mas (ainda) tem pouca influência no ambiente on-line.

Nesse cenário, surge a necessidade de fazer parceria no Instagram: quando você faz um acordo com um influenciador digital para que ele promova você.

É basicamente uma ação publicitária, porém, há estratégias específicas aqui.

Você não pode sair por aí e fechar parceria com qualquer influenciador digital.

Você quer divulgar seu negócio, mas não pode agir sem direcionamento. Precisa adotar métodos eficazes. Os mais eficazes.

Então qual é o influenciador ideal para fechar parceria?

Há diferentes tipos de influenciadores, tanto no que diz respeito à quantidade de seguidores que eles possuem quanto ao tipo público que os seguem.

Tudo isso pesa na hora de escolher o influenciador mais adequado para fazer parceria no Instagram.

Vale lembrar que, quando falamos de influenciadores, não estamos falando somente de pessoas com milhares de seguidores. Não mesmo.

Há mega influenciadores (mais de 1 milhão de seguidores) e micro influenciadores (10 mil a 100 mil seguidores) e você pode fazer parceria no Instagram com qualquer um deles.

8 dicas para adotar métodos eficazes na hora de fazer parceria no Instagram

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1 – Defina o objetivo da parceria.

Porque talvez você esteja confundindo as coisas.

Por exemplo, se quer apenas divulgar sua marca e torná-la mais conhecida, pode considerar a possibilidade de fazer apenas um anúncio no Instagram. Será mais assertivo e provavelmente mais barato.

(Claro, fechar parceria no Instagram com um influenciador também pode ter o objetivo de divulgar sua marca.

Claro que pode. Não estamos descartando a possibilidade, apenas mostrando uma outra talvez mais viável.)

De qualquer forma, definir o objetivo da parceria aumentará as chances de ela dar certo, já que tanto você quanto o influenciador saberão quais ações precisam ter para gerar resultados satisfatórios.

2 – Mantenha seu perfil no Instagram vivo.

Se seu perfil no Instagram não conta com novos conteúdos há muito tempo ou parece abandonado/mal administrado, alguns influenciadores não fecharão parceria com você.

Assim como você procura por um bom influenciador para fazer um acordo, o influenciador analisará se você é alguém com quem ele poderá se envolver sem risco de sujar a própria imagem (afinal, ele divulgará você para os seguidores dele).

Por isso, é importante que seu perfil do Instagram esteja ativo, com postagens atrativas e conteúdo relevante.

3 – Encontre um influenciador alinhado com seu negócio.

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Sua marca tem princípios e valores que a norteiam, certo?

Isso significa que, embora existam inúmeros influenciadores por aí, você não poderá fazer parceria no Instagram com alguns deles porque alguns deles estão desalinhados com sua marca.

Portanto, encontre um influenciador relacionado ao seu negócio. Isso tornará a parceria assertiva e coerente.

Por exemplo, se você definiu que o objetivo da parceria é vender o curso Desenho Realista Para Iniciantes, não faz sentido fechar parceria com uma influenciadora que fala sobre maquiagens.

As coisas estão desalinhadas e a parceria fracassará.

No entanto, se você fechar essa parceria com um influenciador que fala sobre animes, por exemplo, a parceria terá maiores chances de sucesso.

Isso porque um curso sobre desenho realista está, de certa forma, no mesmo universo dos animes (ainda que sejam coisas diferentes).

4 – Ofereça um mídia kit.

As primeiras impressões podem ser complicadas e você deve tomar as melhores decisões para gerar uma boa primeira impressão.

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Por isso, oferecer um mídia kit — apresentação comercial da sua marca em que você menciona seu serviço ao influenciador — ajudará com isso.

O mídia kit fará o influenciador entender os benefícios que ele ganha se fechar parceria no Instagram com você.

Em geral, contém informações como descrição breve sobre seu negócio, benefícios da parceria paga, perfil do público-alvo, etc.

5 – Estabeleça uma ação conjunta.

Digamos que você já tenha definido o objetivo da parceria: vender um curso.

Agora, você precisa estabelecer a ação conjunta com o parceiro, isto é, de que maneira o influenciador fará essa divulgação.

Um ponto importante é conciliar a divulgação com o conteúdo que o influenciador já produz.

Se a divulgação for feita de qualquer forma, soará como algo sem contexto para os seguidores, o que prejudicará o sucesso da parceria.

E isso nos leva ao próximo tópico:

6 – Crie um briefing esclarecedor.

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Mantenha as coisas organizadas e bem definidas. Primeiro, é você quem cria o briefing: basicamente um roteiro do que deve ser feito na divulgação; segundo, o briefing conta com algumas informações como:

7 – Acompanhe os resultados da parceria no Instagram.

Porque isso evitará que você continue investindo em algo que não está trazendo resultados positivos ou que, até está trazendo resultados, só que bem abaixo do ideal.

Você faz o acompanhamento tanto durante a ação quanto depois.

Para isso, use as ferramentas adequadas que darão a você dados e relatórios esclarecedores sobre os resultados da parceria.

Se tiver bons resultados, encontre formas de aprimorar a divulgação para que consiga resultados ainda melhores.

Se tiver péssimos resultados, procure os erros e corrija-os ou, dependendo do caso, finalize a parceria.

Agora que você sabe como fazer parceria no Instagram.

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Fechar parceria no Instagram tem grande potencial de mudar positivamente seu negócio.

Portanto, já que você conhece quais métodos eficazes aplicar para fazer uma parceria dar certo, aproveite e faça isso.

Encontre um influenciador alinhado, defina ações, acompanhe resultados e faça tudo que precisar para ter uma parceria de sucesso.