Como fazer marketing de conteúdo em 7 passos simples

fazer marketing de conteudo
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Qualquer pessoa, marca ou empresa que deseja em suas vendas deve considerar fazer marketing de conteúdo.

A estratégia certa de conteúdo tem como benefício mais engajamento, crescimento da audiência e, claro, das receitas.

Por isso, é vital aprender como aplicar o marketing de conteúdo de maneira correta para conquistar o melhor resultado em tempo de dinheiro.

Neste artigo, vamos explorar estratégias comprovadamente eficazes para criar e promover conteúdos de qualidade nas redes sociais.

Abordaremos o que é o marketing de conteúdo, suas principais ferramentas, como usá-las na prática e como otimizar o conteúdo para atingir o seu público-alvo.

Confira a seguir.

O que é marketing de conteúdo e como funciona?

Kotler et al. (2016, p. 103), define marketing de conteúdo como: “um conjunto de atividades relacionadas a criar e distribuir conteúdo que seja relevante para a vida dos consumidores, mas também fortemente associado a determinada marca.”

Em outras palavras, é uma estratégia de marketing usada para atrair, envolver e reter um público, criando e compartilhando conteúdo relevante em diferentes plataformas onde o público-alvo está presente.

O objetivo é ser reconhecido pela audiência como uma marca, empresa ou pessoa que detém autoridade, credibilidade e competência por meio da geração de valor dos conteúdos compartilhados .

Este conteúdo pode vir em diferentes formatos, como blogs, e-books, vídeos e postagens em redes sociais.

O Marketing de Conteúdo funciona como uma abordagem que gera relacionamentos duradouros com o público, construindo confiança e credibilidade.

Ao compartilhar informações úteis gratuitamente, o criador atrai clientes para a base do funil, assim conduzindo-os para as próximas etapas, da realização da venda até a fase em que o cliente começa a fazer apologia do produto.

Para atingir esses objetivos, é necessário ter uma estratégia bem definida, que envolva a criação de conteúdo relevante e valioso que atraia, envolve e gere valor para as pessoas.

Isso ajudará a criar uma percepção positiva do negócio, gerando mais vendas e crescendo o número de clientes.

Benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tornou-se uma das principais estratégias de marketing digital nos últimos anos.

Mas, afinal, por que ele faz tanto sucesso?

Uma das principais razões é que o marketing de conteúdo permite que as empresas se conectem com seu público de uma maneira autêntica e significativa.

Em vez de simplesmente tentar vender produtos ou serviços, as empresas podem fornecer informações úteis e educacionais que ajudam as pessoas a resolver problemas ou tomar decisões.

Além disso, o marketing de conteúdo pode ajudar as empresas a se estabelecerem como autoridades em seu setor.

Ao criar conteúdo de qualidade e compartilhá-lo, pode-se demonstrar sua experiência e conhecimento, assim ganhando a confiança de seus clientes e potenciais clientes.

Outra razão pela qual o marketing de conteúdo é tão importante é que ele pode ajudar as marcas e empresas a melhorar sua presença online.

Isso porque o conteúdo de alta qualidade é compartilhado nas redes sociais e em outros canais online, o que pode aumentar a visibilidade da marca e gerar mais tráfego para o site.

E não podemos esquecer que o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que pode fornecer resultados duradouros.

Embora o processo de criação e distribuição de conteúdo possa levar tempo e esforço, o conteúdo pode continuar a atrair e engajar clientes potenciais por meses ou até anos após sua criação.

8 principais tipos de marketing de conteúdo

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À medida que novas tecnologias surgem e evoluem, criam-se novas maneiras de gerar conteúdo valioso por meio de estratégias de marketing.

Um bom exemplo são as redes sociais.

Inicialmente, seu objetivo era conectar amigos e familiares por meio do compartilhamento de publicações em formato de fotos, vídeos ou textos.

Mas, ao longo do processo de mudança dessas plataformas, os conteúdos foram além da diversão e da amizade e também se tornaram conteúdos educativos.

Atualmente, os principais meios de propagação do marketing de conteúdo incluem:

  • Redes Sociais.
  • Canais.
  • Blogs (sites).
  • Podcasts.
  • Aplicativos de mensagens instantâneas.
  • Fóruns de perguntas e respostas.
  • Grupos virtuais.
  • Newsletters.

Como fazer marketing de conteúdo em 7 passos

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Você descobriu o que é marketing de conteúdo, como ele funciona e os tipos mais comuns atualmente.

Agora, veja a seguir como fazer marketing de conteúdo em 7 passos.

1 – Escolha seu nicho de conteúdo.

O primeiro passo para começar a fazer marketing de conteúdo é definir o nicho dos conteúdos que você pretende abordar.

É muito importante que você detenha conhecimento prático e teórico do nicho com o qual deseja trabalhar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Além disso, ao escolher o nicho do seu conteúdo de marketing, você deve considerar sua dimensão de demanda para ter certeza de que há um volume de público significativo.

Ter em mente o tamanho do público é importante para você otimizar seus esforços e posteriormente escalar sua estratégia de alcance quando for oportuno.

Uma boa maneira de encontrar seu nicho ideal é analisar o volume de interesse das pessoas por meio de ferramentas como a Semrush.

Essa, sem dúvidas, é a melhor ferramenta para alguém obter todas as informações necessárias para montar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Com a Semrush você pode encontrar ideias de palavras-chave, ver o seu volume de interesse na web, fazer análise dos conteúdos existentes entre outros.

Embora seja uma ferramenta paga, você pode aproveitar 14 dias de teste gratuito na Semrush e começar a criar sua estratégia sem nenhum custo.

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2 – Defina seu público-alvo e crie sua persona.

Após descobrir qual será o foco central da sua estratégia de marketing de conteúdo, o próximo passo é a identificação do público-alvo e construção da sua persona.

Essa é uma etapa muito importante, pois as informações que obtidas junto com a persona construída servirão como guias para todo o restante da estratégia.

No processo de identificação do seu público, é importante conhecer as necessidades e desejos deles.

Essa informação pode ser a base para elaboração de mensagens de marketing relevantes e atraentes para eles.

Também é fundamental coletar informações demográficas, comportamentais e psicológicas sobre os clientes existentes e potenciais, para entender melhor seus perfis e comportamentos de compra.

A partir daí, é possível criar personas que representem o cliente ideal dentro de cada segmento do público-alvo.

As personas devem ser criadas com base nessas informações coletadas, bem como em insights adicionais obtidos por meio de pesquisas de mercado e entrevistas com clientes.

Ao criar uma persona detalhada, é possível entender melhor as necessidades e desejos específicos do cliente ideal, e como já dito, criar mensagens de marketing de conteúdo mais relevantes e eficazes que ressoam com esses desejos e necessidades.

As personas também ajudam a definir a linguagem e o tom da comunicação, bem como os canais de comunicação mais eficazes para cada grupo de clientes.

3 – Escolha os canais de distribuição do seu conteúdo de marketing.

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Nesse ponto da estratégia, você já conhece o seu público o bastante para saber em quais plataformas eles provavelmente estão presentes.

Embora seja fácil sugerir que você crie conteúdo em todas as plataformas, sabemos que isso não é a realidade da maioria dos negócios, sobretudo dos pequenos negócios.

É exatamente por isso que conhecer o seu público é importante, pois assim você otimiza seus esforços criando conteúdo onde eles estão mais concentrados.

Atualmente as principais redes sociais são o Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e Reddit.

Há também outras plataformas sociais onde pessoas consomem muito conteúdo, como é o caso do YouTube (incluindo o YouTube Shorts), Spotify, Discord, Quora e outras.

Mas não é só porque o seu público está mais presente em uma plataforma que você necessariamente deve criar conteúdo nela.

Antes, vale a pena avaliar o seu nível de competitividade e questionar se é ou não viável se concentrar em outras com mais oportunidades de crescimento.

4 – Combine diversas estratégias de marketing antes de começar.

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Até aqui você já terá uma base sólida de informações necessárias e importantes no processo de produção e criação do marketing de conteúdo.

No entanto, você precisa pensar em como adaptar outras estratégias ao marketing de conteúdo antes de entrar em ação.

Por exemplo, pense em como sua estratégia de marketing de conteúdo se encaixa com sua estratégia de funil de vendas.

Considere também combinar o seu marketing de conteúdo com outras estratégias poderosas como o PNL em vendas, Cross e Up Selling e outras.

Realizar essas combinações potencializa os resultados do seu marketing marketing de conteúdo, seja qual for o objetivo de conversão que você deseja.

5 – Planeje o seu marketing de conteúdo com um calendário de conteúdo.

Em toda e qualquer estratégia de marketing de conteúdo, um calendário de conteúdo é essencial para ter organização na execução da estratégia.

Por isso, é muito importante que você crie um calendário de conteúdo para organizar suas publicações de maneira que façam sentido para o usuário.

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Por exemplo, com um calendário de conteúdo, você pode planejar uma série de conteúdos a serem postados em um determinado período.

O calendário é uma ótima maneira de criar conteúdo regular de maneira estratégica, ao mesmo tempo que otimiza seu trabalho.

Além disso, o calendário é útil no planejamento e construção de pautas dos conteúdos futuros, além de ser um guia para se manter concentrado e consistente no plano.

6 – Coloque sua estratégia de marketing de conteúdo em ação.

Após cumprir as etapas anteriores, é provável que você esteja pronto para começar a colocar sua estratégia de marketing de conteúdo em ação.

Para isso, você pode – e provavelmente precisará – contar com a ajuda de ferramentas e até profissionais para pôr sua ideia em ação.

Nesse sentido, atualmente, existem diversas ferramentas poderosas que podem otimizar o seu trabalho de maneira que você pode criar conteúdo de qualidade e relevante em várias plataformas sem precisar de uma grande ou nenhuma equipe.

Por exemplo, para criar designer como banners, postagens de imagens únicas e/ou carrosséis, vídeos, infográficos e outros, você pode usar o Canva.

Para criar textos para seu blog, descrições de postagens, copys de anúncios e ofertas e/ou direcionar seus usuários para uma conversão de venda ou lead, você pode usar a nossa ferramenta Aveli BioLink.

Se necessitar de algo mais complexo que você mesmo não é capaz de criar, pode contratar seguramente um freelancer por meio da Fiverr sempre que precisar.

Enfim, essas são três ferramentas essenciais para você pôr em ação sua estratégia de marketing de conteúdo sem precisar de uma equipe e de maneira muito econômica.

7 – Colete dados e procure insights para melhorar o seu conteúdo.

Todos os seus esforços no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo podem ser potencializados quando você coleta, analisa e transforma dados brutos em insights.

Por isso, é crucial que você gere relatórios detalhados a partir dos dados obtidos e filtre as informações relevantes a fim de aprimorar o seu marketing de conteúdo.

Para fazer isso, você pode usar os painéis de informações disponibilizados pelas plataformas de redes sociais e outras para analisar os dados coletados.

Vamos tomar como exemplo o Instagram. Contas comerciais no Instagram tem acesso ao painel insights onde é possível acessar dados de análise de até 90 dias.

Nesse painel, você é capaz de identificar números importantes como alcance, impressões, interações diversas com a suas publicações.

Além desses dados, ainda pode encontrar estatísticas demográficas do seu público, horários e dias de maior atividade, incluindo as visitas recebidas em seu perfil.

Já em blogs e sites, você pode usar ferramentas como Google Analytics para coletar e analisar dados de visitas às páginas, além de dados demográficos do seu público.

Onde encontrar ideias para marketing de conteúdo?

Um dos principais desafios ao começar com o marketing de conteúdo é encontrar fontes de ideias para os conteúdos que você deseja criar.

A depender da plataforma que escolher para criar conteúdo, você precisará usar recursos e ferramentas diferentes para encontrar ideias.

Pondo isso em perspectiva, vejamos algumas maneiras de ter ideias para marketing de conteúdo de acordo com as principais plataformas.

Encontrando ideias de marketing de conteúdo para redes sociais.

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Para redes sociais, uma ótima maneira de encontrar ideias para o seu marketing de conteúdo é pesquisando por meio das próprias plataformas.

O TikTok por exemplo é uma rede social com um mecanismo de pesquisa – TikTok SEO – muito eficaz.

Basta digitar algumas palavras na barra de pesquisa e uma chuva de ideias serão apresentadas para você.

Além do TikTok, outra rede social ótima para encontrar ideias de marketing de conteúdo é o Pinterest.

Você pode tanto pesquisar no Pinterest por meio da barra de pesquisa como pode usar usar o Pinterest Trends para encontrar o que está em alta na rede social.

Como ambas as redes sociais são parecidas de maneira geral, você pode adotar uma estratégia de publicações cruzadas para reciclar seus conteúdos.

Ao fazer publicações cruzadas, você usa seus conteúdos do TikTok no Reels do Instagram, no YouTube Shorts e até no Ideia de Pin do Pinterest.

Para isso, você pode contar com a ferramenta BaixarTikTok para remover completamente a marca d’água dos seus vídeos TikTok e reciclá-los em outras redes sociais.

Encontrando ideias de marketing de conteúdo para Blogs, Newsletters, Podcasts e outros.

Para blogs, canais, newsletters e podcasts, além de usar as ideias fornecidas pelas redes sociais citadas acima, você ainda pode usar ferramentas como Semrush e Google Trends para abordar assuntos em alta.

Para essas plataformas, é muito comum trabalhar com assuntos que estão em alta no momento. Por isso, ferramentas como Semrush e Google Trens são muito úteis.

Como essas plataformas são voltadas para conteúdos longos, você pode dividir um tema em partes e criar episódios, assim aprofundando com detalhes todo o assunto.

Onde estudar mais sobre marketing de conteúdo?

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Aqui mesmo na Aveli você pode aprender tudo sobre marketing de conteúdo com foco em redes sociais.

Além do nosso robusto blog, você também pode aprender em outros blogs de marketing digital tão completos quanto o nosso.

Como dica, você pode ir além da internet e aprender por meio de livros conceituados e artigos científicos atuais sobre o tema em questão.

Outra opção interessante para estudar mais sobre marketing de conteúdo é participar de cursos online, workshops ou eventos específicos sobre o assunto.

Essas atividades geralmente são ministradas por profissionais renomados do mercado e podem oferecer uma visão mais aprofundada e prática sobre as estratégias de marketing de conteúdo.

Além disso, também é possível encontrar materiais gratuitos ou pagos, como ebooks, infográficos, podcasts e vídeos, que podem ajudar a complementar o aprendizado e a manter-se atualizado sobre as últimas tendências do mercado.

É importante lembrar que o marketing de conteúdo é uma área em constante evolução, por isso, é fundamental estar sempre em busca de novas informações e aprimoramento contínuo.

Conclusão

Para obter sucesso nas redes sociais, é fundamental investir em Marketing de Conteúdo.

Por meio de uma estratégia bem definida, é possível obter mais engajamento, aumentar a audiência e, consequentemente, gerar mais receitas.

Ao seguir os sete passos apresentados neste artigo, é possível aprender como aplicar o Marketing de Conteúdo de maneira correta e eficaz para obter os melhores resultados em tempo e dinheiro.

Desde a definição do público-alvo até a escolha das principais ferramentas, é possível promover conteúdos de qualidade nas redes sociais e obter o reconhecimento e a fidelização dos seus seguidores.

Portanto, se você deseja ter sucesso nas redes sociais e conquistar a sua audiência, siga essas estratégias comprovadamente eficazes e comece a produzir conteúdos relevantes e de qualidade para o seu público-alvo.

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