O engajamento dos seus vídeos Reels nem sempre precisam depender apenas de alcance orgânico. Você pode criar anúncios para o seu Reels e ter muitas vantagens.
Sabemos que nem sempre os Reels postados obtêm bons resultados, e se você depender só do seu potencial de alcance orgânico, isso pode ser muito frustrante.
Por isso, patrocinar Reels é uma alternativa muito viável para quem deseja alavancar seu perfil com rapidez.
Além disso, vale lembrar que, embora o Reels tenha sido lançado em meados de 2020, o Instagram ainda o está priorizando entre os seus outros recursos.
Então se você realmente deseja crescer seu Instagram, este é um momento muito oportuno para você conseguir isso. E o Reels pode ser sua melhor vantagem.
A seguir, aprenda como patrocinar seu Reels para ter mais engajamento no seu Instagram. Confira.
É possível turbinar Reels no Instagram?
Sim, é possível turbinar Reels, mas nem todos os vídeos podem ser turbinados.
Então se você está preocupado porque não consegue Turbinar Reels no Instagram, pode ficar mais tranquilo agora – ou talvez não – porque em alguns casos não é possível.
Embora o botão Turbinar apareça disponível para todos os Reels no aplicativo, dependendo da data em que você postou e/ou os elementos presentes em seu Reels, você não conseguirá turbiná-lo.
No entanto, você pode patrocinar seus vídeos como forma alternativa.
Inicialmente, criar anúncios para Reels não estava disponível no Instagram. Porém, após um tempo, o Instagram começou a testar esse recurso em alguns países.
Após obter bons resultados com os testes, além dos vários aprimoramentos realizados no recurso, o Instagram finalmente lançou essa opção para todos.
Então agora você pode patrocinar seus Reels semelhante aos anúncios de outros recursos, como publicações do feed e stories.
Como funciona os anúncios do Reels no Instagram?
Os anúncios do Reels aparecem nas principais páginas do aplicativo, como a página da aba Reels, no Explorar e até mesmo no feed do Instagram.
Esse é um dos melhores posicionamentos para criar anúncios no Instagram, pois as pessoas gastam muito tempo assistindo a vídeos nessas páginas.
Os Reels patrocinados são semelhantes as postagens orgânicas, porém, será exibido a etiqueta Patrocinado e algum botão para direcionamento de clique (se você configurar um).
Eles são exibidos no formato vertical (9:16) e tem duração máxima de 30 segundos. As pessoas podem curtir, comentar, salvar e compartilhar normalmente.
Vantagens patrocinar Reels no Instagram.
Como já falamos antes, o Reels é um recurso que está em evidência no Instagram. O aplicativo está priorizando esse formato em detrimento de outros recursos.
Uma pesquisa feita pela Later revela que o Instagram vem reduzindo o alcance das publicações do feed nos últimos anos, e o Reels é o que mais está crescendo.
Não dá pra saber o que o Instagram pretende fazer com o formato de fotos, mas até agora, tudo indica que o conteúdo de vídeos curtos é a tendência para o aplicativo nos próximos anos.
Então você pode aproveitar esse momento único para crescer o seu perfil, e promover seus Reels pode ser a oportunidade que você procura.
Desvantagens de patrocinar Reels no Instagram.
Em se tratando de posicionamentos de anúncios no Instagram, o Reels apresenta peculiaridades que exigem muita atenção, principalmente para quem deseja patrocinar um vídeo.
Os anúncios usando Reels não são como os convencionais que conhecemos. Você precisará que seu Reels seja criativo e envolvente para obter bons resultados.
Do contrário, os usuários vão saltá-lo para assistir o próximo vídeo sem pensar duas vezes. Por isso, é muito importante ter um planejamento estratégico focado no seu público-alvo para ser certeiro com o seu anúncio.
Como patrocinar Reels no Instagram
A princípio, você não conseguirá patrocinar seu Reels por meio do aplicativo do Instagram. Para criar seu anúncio, você terá que acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook.
Se você nunca acessou esse painel, então primeiro você deve criar sua conta de negócios. Apos isso, adicione as informações de pagamentos em sua conta.
Para patrocinar o seu Reels você seguirá estes passos:
- Acesse o Gerenciador de anúncios do Facebook.
- Crie uma campanha de Engajamento.
- Em Conjunto de anúncios, defina orçamento e configurações de segmentação de público.
- Em posicionamentos, selecione a opção Posicionamentos manuais. Desmarque todas as opções, exceto a opção Instagram. Abaixo, selecione os posicionamentos Feed do Instagram, Explorar do Instagram e Instagram Reels.
- Em anúncio, selecione sua conta do Instagram e use como criativo o seu Reels postado.
- Clique em Publicar.
A seguir, você verá com mais detalhes cada um desses passos.
Entre no seu painel do Gerenciador de Negócios. No canto superior à sua esquerda, clique nas três linha em paralelo e depois em Gerenciador de Anúncios.
Localize o botão verde Criar e clique nele. Depois, selecione o objetivo da sua campanha. Neste exemplo, selecionamos a opção Engajamento. Ao selecionar sua campanha, a opção Dê um nome à sua campanha ficará disponível.
Recomendamos que você já dê um nome para sua campanha, conjunto de anúncios e anúncios para facilitar o processo. Depois, clique em Continuar.
Configurações da campanha.
Na tela que se abrirá, você não terá que fazer nada, exceto se sua campanha enquadra-se em categorias de anúncios especiais, ou se você desejar criar mais de um conjunto de anúncios para a mesma campanha e quiser otimizar o orçamento para todas as campanhas.
Ademais, clique em Avançar.
Configurações do conjunto de anúncios.
Neste tela, selecione o objetivo de conversão do seu anúncio. Você vai indicar ao Facebook qual é a ação que você deseja obter do usuário que interagir com o seu anúncio.
Neste exemplo, selecionamos a opção No seu anúncio e depois selecionamos Engajamento com a publicação.
Com isso, queremos que os usuários engajem com o Reels patrocinado para obter curtidas, comentários e outros.
Orçamento.
Em seguida, defina as configurações para o seu orçamento. Você pode escolher entre Orçamento diário e Orçamento vitalício. No orçamento diário, você define o valor máximo que deseja gastar por dia com o seu Reels patrocinado.
Já no orçamento vitalício, você define quanto deseja gastar com o seu anúncio no total e, assim, o Facebook automaticamente gastará seu orçamento, de acordo com as oportunidades, sem ultrapassar o valor total definido.
Escolha uma dessas opções e defina o valor que deseja gastar. Depois, defina uma data de programação para início e fim da sua campanha.
Observe que, na coluna à sua direita, é possível encontrar uma estimativa dos resultados com base no orçamento e programação definida.
Público.
Na sequência, defina o público para o qual você quer direcionar seu Reels patrocinado. Você pode segmentar seu público definindo idade, gênero, localização, interesses, dados demográficos e comportamento.
Essa etapa é muito importante, pois você deve direcionar seu Reels para as pessoas com mais chances de engajarem. Para saber mais sobre como criar públicos, temos um guia de como criar públicos para anúncios no Facebook.
Posicionamento do anúncio.
Logo após, na seção Posicionamentos, selecione a opção Posicionamentos manuais. Aqui, você vai definir em quais locais o Facebook deverá exibir o anúncio do seu Reels.
Desmarque as opções Facebook, Audience Network e Menssenger, deixe marcado somente a opção Instagram. Abaixo, deixe selecionado apenas os posicionamentos Feed do Instagram, Explorar do Instagram e Instagram Reels.
Custo por resultado.
Role até o final. Em Otimização e veiculação, defina um valor de custo por resultado. Aqui você define o valor máximo que o Facebook pode gastar por cada engajamento em seu vídeo.
Você pode deixar em branco, porém, isso dará ao Facebook liberdade total para gastar seu orçamento e obter engajamentos para o seu vídeo. Isso pode ser ruim, pois o custo por engajamento pode tornar-se alto, principalmente nos primeiros dias do seu anúncio.
Então o ideal é que você defina um valor com base em quantos engajamentos você quer obter. Na coluna à direita, você verá uma estimativa de quantos engajamentos diários poderá conquistar com o valor máximo de custo por resultado que você definir.
Depois, clique em Avançar.
Configurações do anúncio.
Na guia Anúncio, você configurará o seu Reels que deseja patrocinar. Neste exemplo, vamos patrocinar um Reels que já foi publicado no Instagram.
Sendo assim, na seção Identidade, selecione sua Página do Facebook e sua conta do Instagram. Em Configuração de anúncio, selecione a opção Usar publicação existente.
Na seção Criativo do anúncio, clique em Selecionar publicação.
Na parte superior da janela que se abrirá, selecione a aba Instagram. Logo abaixo, localize a opção Filtrar por e marque a opção Reels para que todos os seus Reels postados apareçam.
Selecione o Reels que você quer patrocinar e clique em Continuar.
À sua direita, você verá uma prévia do Reels patrocinado. Você pode selecionar os posicionamentos para ver como o seu Reels aparecerá em cada um deles.
Abaixo do criativo do seu anúncio, você ainda poderá definir um botão para chamada de ação. Use isso se você quer direcionar o usuário para algum outro canal. Se for o caso, insira a URL para qual ele será direcionado ao clicar no botão.
Em Editar posicionamentos, você ainda pode editar como o seu anúncio aparece em determinados posicionamentos. Como definimos posicionamentos específicos, isso não é necessário, pois o vídeo está adequado para todos os posicionamentos escolhidos.
Por fim, clique em Publicar.
Seu anúncio passará para o status de Em análise e quando for aprovado, ele será veiculado conforme a programação definida.
Dicas para patrocinar Reels no Instagram
Agora que você viu como patrocinar o seu Reels, temos algumas dicas que podem ajudar você a ter sucesso com o seu anúncio.
Para você obter grande resultados, é importante que você direcione seu anúncio para as pessoas certas.
Se o seu Reels patrocinado aparecer para as pessoas certas, você terá muito engajamento, mas se for exibido para as erradas, seu anúncio será um fracasso.
Por isso, antes de patrocinar seu Reels, crie um público com base nas pessoas que engajaram com o seu perfil.
Depois, crie um público semelhante com base nessas pessoas. Esse público conterá pessoas parecidas com quem engajou com os seus vídeos e são mais propícias a gostarem do seu Reels patrocinado.
Para isso, no Gerenciador de Negócios, clique em Públicos. Depois clique em Público semelhante.
Clique em Criar nova fonte. Depois clique em Público Personalizado.
Selecione como fonte de dados a opção Conta do Instagram e clique em Continuar.
Na parte superior da janela, selecione a opção TODOS OS. Selecione a conta de origem, e deixe as demais opções padrão e clique em Criar público.
Um público semelhante com base nas pessoas que engajaram com suas postagens do Instagram será criado. Você poderá usar esse público futuramente para direcionar seus Reels patrocinados.
Patrocinar vs. Turbinar Reels: qual é o melhor?
Embora sejamos tentados a pensar de maneira intuitiva que ambos são a mesma coisa, muitos sinais indicam que não são.
Patrocinar e turbinar é diferente um do outro.
Patrocinar é realmente fazer publicidade, ou seja, não há qualquer influência no engajamento orgânico do vídeo – exceto engajamento indireto obtido por compartilhamentos.
Já o recurso turbinar do Instagram dá sinais de que uma postagem recebe um impulso do aplicativo para atingir mais pessoas, assim contribuindo para o engajamento da postagem.
No entanto, não há nada que prove que de fato isso ocorra. Mas, como dica, é mais interessante você turbinar seu Reels do que patrociná-lo, pois, certamente, seu engajamento orgânico futuro de próximos vídeos poderá ter resultados melhores.
Sugerimos no entanto que experimente usar os públicos automáticos ao turbinar, pois assim o próprio Instagram aprenderá como entregar melhor os seus Reels.
Conclusão
Neste guia, você aprendeu como patrocinar Reels no Instagram. Como visto, no momento, isso só é possível por meio do Gerenciador de anúncios do Facebook.
Patrocinar Reels pode ser uma excelente maneira de obter mais engajamento nos seus vídeos e ganhar muitos seguidores no Instagram.
Você pode aproveitar esse momento em que o Reels está em destaque no aplicativo e ter excelentes resultados.
Como recomendado, é importante analisar como criar seu anúncio, pois o Reels não é como os anúncios do feed e stories. O ideal é você se concentrar em criar vídeos envolventes, capazes de despertar a curiosidade da audiência.